Tinha a mania de ir tomar o pequeno almoço a um café lá do bairro, em puto, e sempre que podia lia o record. Um dia vejo naquele quadro destinado às transferências, nas dúvidas, o nome daquele guarda redes que estava num universo diferente de tudo o que eu conhecia, que tinha conquistado a Champions da maneira mais dramática possível ainda há uns tempos. O choque foi a reacção inicial, depois a negação, mas a realidade veio e foi incrível. Ainda tive que aturar uns quantos “eish é um frango!!” de colegas meus mas no fim valeu a pena. Um caso especial neste clube que nunca mais se vai repetir :mais:
É o Kasper. Lembro-me de ouvir histórias sobre o miúdo nos treinos da equipa, que defendia remates dos colegas do pai como se fosse um guarda-redes feito, nunca cheguei a saber até que ponto era verdade.
Yashin, Buffon, Petr Cech, Vitor Damas, Carlos Gomes, Carvalho, Rui Parício, Zubizarreta, Preud’homme, Gordon Banks. Tens aí 10 que são melhores que ele alguma vez foi, de várias épocas e assim do topo da minha cabeça. Muitos mais existirão.
Para se ter a noção do quanto mexeu com o país a presença de Peter Schmeichel no Sporting, e em Portugal, deixo aqui o artigo do Record da época, numa ida do dinamarquês à residência oficial do Presidente da República:
Peter Schmeichel: «Sporting só deve pensar em si próprio»
DINAMARQUÊS RELATIVIZA CONFRONTO DIRECTO COM O FC PORTO E BENFICA
PETER Schmeichel foi segunda-feira à tarde recebido no Palácio de Belém, onde apresentou ao Presidente da República, Jorge Sampaio, o livro autobiográfico, recentemente lançado na Inglaterra e Dinamarca.
Eram 16.20 horas quando o internacional dinamarquês entrou na residência oficial do Presidente da República. Bem-disposto, vestido em tom informal, de imediato foi recebido por Jorge Sampaio. Uma audiência privada, que durou sensivelmente trinta minutos. Tempo suficiente para Peter Schmeichel sublinhar a ”simpatia” com que o chefe de Estado o recebeu.
”Trata-se de uma pessoa muito simpática e pareceu-me que o vosso país está em boas mãos”, afirmou, no final da audiência, o guarda-redes, explicitando como surgiu a iniciativa: ”Disseram-me no Sporting que o Presidente estava interessado em ler o meu livro e resolvi, com todo o prazer, oferecer-lhe uma cópia.”
Mais reservado foi quando questionado sobre o conteúdo da conversa que manteve com Jorge Sampaio, sportinguista assumido. ”Foi uma conversa muito privada e é algo que vai ficar entre nós”, respondeu, com um sorriso nos lábios. O mesmo sorriso apresentado face ao resultado positivo averbado pelo Sporting no Restelo. ”Foi muito bom para nós. Os rapazes estiveram bem”, adiantou, sublinhando: ”Os resultados do fim-de-semana revelaram-se muito importantes, pois permitiram-nos estar num lugar que nos poderá lançar para uma posição ainda melhor.”
Apesar de satisfeito, o guarda-redes relativizou o confronto directo com o Benfica e FC Porto. ”Já o disse anteriormente e repito: não acho boa ideia estar sempre a olhar para o FC Porto e o Benfica. Temos é de dar tudo pelo Sporting, fazermos tudo para vencermos os nossos jogos e pensar unicamente em nós. Em suma, tentarmos ganhar o maior número possível de jogos e, se tivermos desafios em que as coisas não nos corram bem, tentar tirar sempre desses encontros algo de útil.”
Feliz por estar em Portugal, Schmeichel diz que ainda é cedo para falar sobre uma eventual continuidade por mais anos, embora admita essa hipótese: ”Neste momento, tenho dois anos de contrato com o Sporting, mas nunca se sabe. Até poderei ficar mais tempo. Acabei de chegar e é um pouco prematuro falar sobre isso. Tenho outros condicionalismos, embora esteja a gostar de estar aqui. Espero ficar por muitos, muitos anos, mas acabei de chegar.”
No final, tempo ainda para abordar a possibilidade de Teddy Sheringham, dianteiro do Manchester United, ingressar no Sporting: ”Ouvi falar disso. Sei que o Teddy está livre no final do ano. É apenas o que sei. Sei também que ele gosta de vir de férias para Portugal. Desde que o conheço, que vem para cá todos os verões. Ainda não falei com o Teddy sobre isso, mas talvez o faça.”
BIOGRAFIA À VENDA NO PRÓXIMO ANO
O livro autobiográfico de Peter Schmeichel apenas deverá estar disponível em Portugal no decorrer do próximo ano.
”A tradução ainda não está terminada, e por isso penso que até ao final do ano o livro não será publicado em Portugal”, explica Schmeichel. A obra já foi lançada em Inglaterra e na Dinamarca, onde a adesão do público tem sido significativa. De tal modo, que no país de origem de Schmeichel já atingiu o número um do ”top” de vendas.
”Pelas informações que tenho, está a ser um sucesso”, afirma, satisfeito, o internacional nórdico.
A biografia retrata a carreira do actual ”keeper” leonino. Os momentos vividos na selecção, ao serviço da qual conquistou um Campeonato da Europa, e no Manchester United, onde na época passada se sagrou campeão europeu, constituem o ponto alto. Mas o Sporting, apesar do curto tempo que Schmeichel ainda tem de Portugal, não deixa de ter um lugar na obra.
LESÃO DEBELADA ATÉ JOGO DE SÁBADO
Peter Schmeichel deverá estar em condições de defrontar a União de Leiria, no sábado à noite, em Alvalade.
O guarda-redes ainda não está na plenitude das suas faculdades físicas, mas é previsível que quarta-feira já esteja apto a treinar.
Nesta fase, o processo de recuperação passa apenas pelo reequilíbrio da força muscular.
De resto, o atleta somente foi excluído do lote de convocados tendo em vista a partida com o Belenenses, por uma questão de precaução, no sentido de não forçar a lesão sofrida na inserção do tendão de Aquiles. Uma lesão que o levou a ser substituído no jogo em que a selecção dinamarquesa venceu Israel por 3-0 e que garantiu o apuramento para o Campeonato da Europa a realizar-se no próximo ano, numa organização conjunta da Holanda e da Bélgica.
Curiosamente, Schmeichel completa terça-feira um mês de ausência da equipa leonina.
Na última vez que o internacional dinamarquês alinhou pelos leões, o clube de Alvalade venceu, por 2-0, o Sp. Braga.