Tenho que concordar com o Sigurd. Nos ultimos 25 anos, assim por alto, o Casillas:
bateu o record de internacionalizacoes pela seleccao Espanhola, sendo o capitao nas vitorias do Europeu em 2008 e 2012 e Mundial em 2010 (onde foi considerado o guarda redes do torneio)
bateu o record de guarda redes com mais presencas na Liga dos Campeoes
ganhou a Liga dos Campeoes em 2000, sendo titular com apenas com 19 anos.
ganhou Liga dos Campeoes de 2001/02 vindo do banco na final, e tendo sido considerado um dos melhores em campo
ganhou 5 vezes a Liga Espanhola pelo Real Madrid.
O Schmeichel foi um grande guarda redes, mas em termos de titulos na carreira, ainda fica aquem do Casillas (apesar de tambem ter ganho uma Liga dos Campeoes e um Europeu).
Nota: esta avaliação, tal como o resultado do IFFHS, tem como base dados estatisticos, e nao preferencias se era este ou aquele o melhor - entre grandes jogadores, havera sempre gente que prefira um a outro…
Para mim Schmeichel e Van der Saar foram mesmo os 2 melhores que vi, todavia, a carreira do Casillas é absolutamente fenomenal. Não nos podemos esquecer que aos 18 anos se tornou O guarda redes daquela que é, provavelmente, a equipa mais mediática do mundo e não só conquistou diversos títulos para essa equipa como, nalguns deles, foi uma das, senão A, peça fundamental para a sua conquista!
Tendo em conta que para essa classificação contam muito os títulos, acaba por se compreender a posição do Casillas. Agora, em termos de qualidade individual como guarda-redes, para mim ficaria assim:
1 - Schmeichel (não por ter jogado no Sporting, porque já o considerava o melhor nos tempos do United)
2 - Buffon
3 - Van der Saar
4 - Casillas
5 - Kahn
O Casillas é um guarda-redes fantástico, o Van der Saar também o foi tal como o supracitado Preud’homme e outros como o Cech por exemplo, mas para mim não têm comparação com esses três, principalmente com o dinamarquês. De longe o melhor que alguma vez vi, e não falo pelo que fez no Sporting, era fantástico a todos os níveis e fazia as balizas parecerem minúsculas atrás de si.
Completamente, de tão inacreditável que foi acho que todos nos lembramos do momento em que soubemos que ele vinha para o Sporting.
Eu estava na escola, na altura no 5º ano salvo erro, alguém soube da notícia e foi a correr avisar toda a gente durante o intervalo, primeiro foi a incredulidade, depois o choque por algo tão inacreditável ter acontecido e depois as comemorações de todos os sportinguistas como se da vitória num campeonato se tratasse enquanto os benfiquistas estavam de queixos caídos no chão ainda sem quererem acreditar.
Não querendo prolongar muito mais o off-topic o meu top seria algo como Buffon, Schmeichel, Kahn, Van Der Sar e Casillas.
Ainda assim há vários guarda-redes muito bons que não constam e que gostei bastante como exemplo o Toldo.
ahaha, é verdade é! Eu estava em Almoçageme e lembro-me de ver a noticia na rtp2 , e ficar incrédulo também. Foi uma lenda que tivemos oportunidade de ver ao vivo com a camisola do Sporting e isso enche-me de orgulho até hoje ;D
By the way, a primeira camisola que comprei do Sporting foi dele, e obviamente ainda guardo esse tesouro com muita estima. Um dia se se proporcionar, peço ao senhor para assinar essa camisola.
Estava numa discoteca em Abrantes, e eram umas 2h da manhã quando confirmaram. Fiquei um bom bocado a ver na sic noticias, a noticia. Foi incrível, lembro-me desse momento como se fosse hoje.