Eram muito diferentes. Ambos extraordinários GR. Mas o Schmeichel teve uma carreira muito superior à do Preud’Homme e, talvez por isso, estando a um nível superior.
Atenção que, apesar de ter jogado alguns anos nas galinhas, o Preud’Homme foi um Senhor como jogador, dentro e fora de campo. e a principal razão pela qual as galinhas não se afundaram mais no final da época de 90.
Quando chegou ao Sporting era uma das estrelas mais cintilantes da constelação do futebol mundial.
No dia em que soube que vinha para o Sporting, quando o vi na televisão, de casaco claro, calça de ganga e chinelos (é verdade, sim senhor, de chinelos) ao lado do Luis Duque, pensei mesmo que estava a sonhar.
Foi um orgulho ter este Grande Senhor duas épocas a jogar de Leão ao peito e vê-lo ajudar-nos a quebrar um enguiço de 18 anos.
Nunca me vou esquecer. A minha filha ainda não tinha 3 anos na altura e ainda não falava completamente bem mas ensinei-a a dizer “Peter Schmeichel” que ela, com o seu jeitinho bem engraçado dizia “Peter Smeichelel”, e corria para a televisão com o dedinho a apontar para o ecrã sempre que o “Great Danish” aparecia.
Sem a menor dúvida Peter Schmeichel, não foi só melhor que o Preud’homme, foi um dos melhores da história, o melhor que vi jogar.
Como já disseram, basta comparar o que cada um conseguiu na sua carreira.
Vê este vídeo impressionante. Repara na forma como ele crescia em cima dos avançados, era um guarda-redes muito grande e com uma grande envergadura e sabia usar o seu tamanho como poucos. Além disso técnicamente era irreprensível, não só tentava defender, como tentava deixar a bola fora do alcance dos adversários, isso vê-se muito em bolas que vai buscar longe e não tem hipótese de segurar, dava um jeito com os dedos para as fazer rolar em torno da baliza para fora.
E algo que esse vídeo não mostra era a já citada imponência e influência. Os avançados temiam enfrentá-lo, e os defesas temiam deixá-lo mal, era o rei da grande área. Peter Schmeichel History’s Greatest Goalkeeper
Em termos de notoriedade, sem dúvida a mais famosa contratação feita por um clube português. Era novo quando ela aconteceu. Como inglês, conhecia-o muito bem. Não queria acreditar quando soube que ele tinha sido contratado pelo Sporting.
Pensando bem, se ponderarmos o clube que o contratou (o país, as capacidades financeiras, o campeonato) e o jogador contratado (o nome, as conquistas, o estatuto que ainda o beneficiava então, a sua qualidade), pode muito bem ser das contratações mais singulares da história do futebol. E veio para Portugal já numa época em que o dinheiro se movimentava no mundo do futebol em largas quantidades.
Encaixou fabulosamente no Sporting. Adorava vê-lo a discutir com o André Cruz, que nunca se calava quando o Peter berrava com ele.
Tudo foi diferente quando ele chegou ao Sporting. Era ele, já um fenómeno, e os equipamentos dele, um todo preto e outro de uma cor fluorescente, que lhe assentavam muito bem.
Lembro-me de vários momentos. Lembro-me de ele empurrar o Nuno Gomes, enxotando-o como o lixo que ele era. Uma bactéria do futebol ao lado do Peter, talvez o melhor guarda-redes de todos os tempos. Das reacções dele a determinadas decisões da arbitragem. Da recepção no peito e pontapé de bicicleta, torta, em Vidal Pinheiro.
Tinha cerca de 6/7 anos e mesmo assim não me esqueço do orgulho que tinha neste senhor, lendário para o nosso enorme clube… Algo inacreditável, visto que tinha saído dum Man.Utd para o Sporting (inferior em notoriedade), muito respeito para este enorme guarde-redes, que marcou sem dúvida o futebol português.
Bom, no auge, no auge já não… mas ainda em grande. E de caretas o maior keeper que alguma vez passou nos relvados em Portugal. Lembro-me de muitos episódios, de muitas defesas, e de algumas em que ficava mal na foto… mas o tipo era tão bom, tão monstruoso, tinha tanto estatuto, que mesmo nas poucas vezes que isso acontecia, ficavas sempre com a sensação que não. E depois, como toda a gente lhe tinha um medo pavoroso… ninguém abria a boca! :lol:
É um dos poucos jogadores de que me lembro ver jogar em criança. Já nessa altura o achava qualquer coisa de espectacular, e hoje em dia depois de recordar grandes defesas dele em video acho que é justo afirmar que foi um dos melhores de sempre na sua posição. Uma LENDA que sentiu a camisola do nosso Sporting!!!
Ainda me lembro de estar no mIRC no canal do Sporting e alguém ir lá dar a info que o Schmeichel vinha para o Sporting, o desgraçado foi tão gozado e uns dias depois confirmou-se, nem queria acreditar! Um enorme guarda-redes em todos os sentidos, como ele saia da baliza aos gritos com os defesas quando eles falhavam, lembro-me perfeitamente dele sair disparado na direcção do César Prates aos berros “César, you stupid f*ck!!” quando ele deixou um adversário passar.