Peseiro diz que sai quando achar que está a prejudicar o SCP

Porque é que ele não se demite?
A capa do Record diz tudo.

Acho que sou o último defensor do Peseiro. Ou um dos últimos. :slight_smile:
Não me batem nem me insultem, sff :oops:

Acho que sou o último defensor do Peseiro. Ou um dos últimos. :) Não me batem nem me insultem, sff :oops:

Mas ó miguel, ainda acreditas mesmo que aquilo ainda vai ao lugar com o Peseiro ou é mesmo só por teimosia?

Oh Miguel

Explica-me lá porque defendes o Peseiro s.f.f. é que sinceramente já não consigo enteder os defensores de tal senhor.

Não consigo ver muitas qualidades em dito senhor, vamos falar com toda a franqueza, o dito é uma pessoa honesta mas tirando isso o que é que tem? Não consigo ver nada mais, não consigo ver carisma, liderança, capacidade de inverter acontecimentos dentro do campo, se lhe restava uma capacidade de construir um equipa também essa capacidade também já se foi.

Eu não insulto ninguém, mas o que é que vês no dito senhor que eu já não consigo ver nada, quando olho para ele por um lado dá pena por outro dá me raiva de ver como está a deixar o meu clube e não é homem para ter uma atitude digna desse nome e demitir-se.

Diz que tem o apoio da Direcção e dos Sócios tem?

Acho que sou o último defensor do Peseiro. Ou um dos últimos. :) Não me batem nem me insultem, sff :oops:

Mas ó miguel, ainda acreditas mesmo que aquilo ainda vai ao lugar com o Peseiro ou é mesmo só por teimosia?

:slight_smile:

Sei que sou teimoso na vida.
Mas de facto, acredito que o Sporting vai ser campeão, com o Peseiro no comando. (o meu objectivo sempre foi roubar o lugar de oráculo ao bach :lol: )

(Em jeito de semi-off-topic, por acaso lembro-me da eliminação do Benfica há 1 ano contra o Anderlecht, e da reacção deles ; no fim da mesma época foram campeõ(E)s e o Trap transformou-se num súper-herói ; este exemplo não é, obviamente, a base da minha fé nem do meu raciocínio ; é apenas uma ilustração ingénua do que me vai na memória ; não passa de um mero exemplo)

Sei que sou teimoso na vida. Mas de facto, acredito que o Sporting vai ser campeão, com o Peseiro no comando. (o meu objectivo sempre foi roubar o lugar de oráculo ao bach :lol: )

diz-nos só que raio andas a tomar que nós também precisamos disso rápido!

PS - a tua comparação com o orcs united é transparente - no fundo até tu esperas no máximo ser campeão às três pancadas, não jogando um boi e se possível ajudado pelos árbitros, com Peseiro no comando. Só assim é que vês o teu sonho possível :slight_smile:

A eventual qualidade que o Peseiro poderia trazer já vai perdendo o interesse - chegou-se a um ponto de afastamento entre os adeptos e a equipa no qual já não vale a pena continuar a bater, a tentar e a dar tempo.
O próprio Peseiro arrisca-se a sair mal disto tudo, por não conseguir (ou não querer) perceber que já são poucos os que estão com ele - ter uma direcção gasta a fazer de guarda costas não é grande coisa.

É complicado perceber o que se passa na SAD, e o que os leva a demorar tanto a tomar uma decisão. Não acredito que o clube não se mexa por não ter dinheiro para pagar uma eventual indemização, isso seria ridiculo.

Não está em causa as qualidades do Peseiro, às vezes os treinadores falham e pronto. Exemplos não faltam por essa europa fora de treinadores que se deram mal num clube e foram campões noutro.
Podia falar de Benitrez que foi despedido duas vezes até chegar ao Valencia e ganhar tudo. Hiddinck que foi corrido do Real Madrid e depois disso fez brilharetes na selecção coreana e no PSV, etc…

O que está em causa é perceber que o projecto com Peseiro falhou. Até há uma semana atrás podia dizer-se que estavamos na UEFA, etc…
Agora tudo foi por agua abaixo.

O que temos é a carcaça de uma equipa e um técnico perdido. Acho que é tempo de dar lugar a outro. Ainda há esperanças para este ano do Centenário se a SAD sair desta letargia que confunde e irrita os associados. Se não sabem o que fazer deem o lugar a outros. Mas Porra, reajam !

diz-nos só que raio andas a tomar que nós também precisamos disso rápido!
não te rias com a minha mania de apoiar o Ricardo, mas acabo de beber um café oriundo do Perú ... verídico ... :D

estou a trabalhar, mas se tiver tempo durante a tarde, tento explicar o que me ainda me permite ter fé neste treinador. :slight_smile:

ps : fiz um erro e ninguém me corrigiu … queria dizer “não me batam”, e não “não me batem” …

:slight_smile:

Sei que sou teimoso na vida.
Mas de facto, acredito que o Sporting vai ser campeão, com o Peseiro no comando. (o meu objectivo sempre foi roubar o lugar de oráculo ao bach :lol: )

(Em jeito de semi-off-topic, por acaso lembro-me da eliminação do Benfica há 1 ano contra o Anderlecht, e da reacção deles ; no fim da mesma época foram campeõ(E)s e o Trap transformou-se num súper-herói ; este exemplo não é, obviamente, a base da minha fé nem do meu raciocínio ; é apenas uma ilustração ingénua do que me vai na memória ; não passa de um mero exemplo)

Eu nunca fui apologista daquela tese que defende que o Peseiro ficou sem «crédito» no final da época transacta e como tal, não afino pelo mesmo diapasão do Rui Santos e de alguns foristas. Não afino, pela simples razão de que o afastamento de figuras directa ou indirectamente ligadas ao corpo técnico, poderiam ter deixado no ar a ideia de que algumas forças de contenção e(ou) bloqueio estariam a ter bastante influência no trabalho de José Peseiro. Haveria portanto que «pagar para ver», até porque o Sporting jogou a espaços um futebol bastante atraente (o tal sexy football que os ingleses tanto falam) tendo chegado inclusive à final da UEFA.

É um facto que ao momento crítico que o clube atravessa em termos desportivos, não é alheia uma SAD completamente desnorteada, sem rumo e sem política, mas em minha opinião, não é mais possível continuar a apostar num treinador que já não tem condições para manter a equipa estável em termos psíquicos e anímicos e a jogar a um nível minimamente aceitável. Peseiro está virtualmente fora do Sporting, sendo a sua saída efectiva uma questão de tempo. :!:

Eu nunca fui apologista daquela tese que defende que o Peseiro ficou sem «crédito» no final da época transacta e como tal, não afino pelo mesmo diapasão do Rui Santos e de alguns foristas. Não afino, pela simples razão de que o afastamento de figuras directa ou indirectamente ligadas ao corpo técnico, poderiam ter deixado no ar a ideia de que algumas forças de contenção e(ou) bloqueio estariam a ter bastante influência no trabalho de José Peseiro. Haveria portanto que «pagar para ver», até porque o Sporting jogou a espaços um futebol bastante atraente (o tal sexy football que os ingleses tanto falam) tendo chegado inclusive à final da UEFA.

É um facto que ao momento crítico que o clube atravessa em termos desportivos, não é alheia uma SAD completamente desnorteada, sem rumo e sem política, mas em minha opinião, não é mais possível continuar a apostar num treinador que já não tem condições para manter a equipa estável em termos psíquicos e anímicos e a jogar a um nível minimamente aceitável. Peseiro está virtualmente fora do Sporting, sendo a sua saída efectiva uma questão de tempo. :!:

Corroboro da mesma opinião. Esperava que esta época pudesse haver uma melhoria em relação à época passada, corrigindo o que estava mal. Acreditava que poderíamos levar alguma vantagem em relação aos nossos mais directos adversários por termos um plantel relativamente semelhante ao do ano passado e por mantermos o mesmo treinador. Afinal, o que Peseiro fez foi redefinir completamente a táctica, perdendo-se a tal vantagem teórica.

No final da época passada, quando discutimos a continuidade ou não do José Pesadelo, eu afirmei que a continuidade dele não me chocaria dado o tal “crédito” que teria amealhado com a ida (sobretudo) à final da Taça Uefa. Mas referi que se ele ficasse, deveria parar de cometer erros infantis.

Não só continua a cometê-los (Polga a defesa esquerdo foi o exemplo mais recente) como neste momento se recusa a reconhecer que está a prejudicar claramente a entidade patronal.

Perante isto, o que se pode fazer? Ressuscitar os Green Talibans* e partir para o terrorismo leonino?

• Expressão muito em voga na antiga versão do Fórum em 2003. :slight_smile:

Quem ouviu na Antena1 e na RR Dias Ferreira e João Rocha, mas principalmente o meu candidato (Dias Ferreira) à presidencia do Sporting, percebe o que se passa no clube.

De uma forma diplomatica visto apesar de ser candidato não entrar em “exaltações de plateia para ganhar votos” indicou o que falhou e o que falha no SPORTING…

-Mau planeamento de época
-Contratações Tardias
-Noticias de vendas de jogadores a horas de jogos importantes
-Saida de Barbosa e Rui Jorge
-Falta de um jogador (capitão) que imponha respeito
-Sensibilidade para viver o futebol e a sua gestão

Só tenho pena que o campeonato não acabe já hoje e as eleições sejam já amahã…

Ahhh e depois tenha ouvido Octávio Machado e o que este pensa de Rui Meireles já da altura em que era treinador…

Antes de mudar de treinador tem que se mudar de direcção, é mais ou menos isto,

Portanto o que eu acho,

“…por mais que o cheiro seja mau demais, não vale a pena por perfume, o mau odor continua…”

P.S- Ordenados em atraso têm todos, mas se os jogadores andam em campo desmotivados por falta de ordenados, é uma afronte a todos os adeptos que semanalmente de deslocam, pagam mais e têm que aturar este tipo de exibições…

Falar apenas em mudança de treinador é o habitual e falar no elo mais fraco…

Perante isto, o que se pode fazer? Ressuscitar os Green Talibans* e partir para o terrorismo leonino?
    • Expressão muito em voga na antiga versão do Fórum em 2003. :slight_smile:

Perante a situação actual, não vejo outra forma de eles (sad, treinador e afins…) acordarem. :roll: :twisted:

Agua mole em pedra dura…

Acho que as crtíticas ao Peseiro são injustas e passo a explicar porquê:

Ok,ele pode ser incompetente, pouco carismático e teimoso, mas há uma característica que as pessoas se esquecem de referir e enaltecer no Peseiro que é o seu grande sentido de humor. E, pergunto eu, como se pode construir uma equipa sólida sem sentido de humor?

Por exemplo (e isto são só os episódios mais recente), ontem, ao colocar Polga a defesa esquerdo, só posso imaginar as gargalhadas que os jogadores deram no balneário ao saber a constituição da equipa…digam lá que isto não eleva a moral duma equipa?

Então e quando ele diz que sente que tem condições para continuar apesar de a equipa não estar a jogar nada, não ter o respeito dos jogadores e apesar de termos sido eliminados da UEFA com uma equipa da 5ª divisão europeia? Não é para rir? Este homem é um doidão! :lol:

Mas mais cómico ainda é quando ele justifica o actual momento com a “inexperiência e imaturidade em alguns jogadores do onze principal”, quando foi ele que prescindiu do Barbosa e do Rui Jorge, e mesmo assim acha que não tem culpas no cartório…não é de gritos??

Por isso vamos lá a dar um pouco de crédito a este senhor que tanto tem contribuído para a comédia nacional e tanto tem inspirado crónicas humorísticas, cartoonistas e comediantes…é nestas alturas que me sinto orgulhoso de ser Sportinguista…

Força Peseiro, Força Quem O Pôs Lá E Continua a Querê-lo…

Pediram-me para explicar como é que ainda posso ser apoiante do Peseiro. Aqui vai o esclarecimento. Com os meus cumprimentos.

Bem,

O prometido é devido, vou explicar agora o porquê do meu pensamento pró-peseiro. Antes, tenho que dizer/esclarecer algumas coisas que têm que ser consideradas antes de qualquer comentário ao que vou escrever mais adiante.

Sobre os limites e interesses da minha opinião / Introdução

1. Não pretendo nem dar lições, nem entrar em polémicas, nem, de uma maneira mais geral, confrontar a minha opinião com as demais. Trata-se meramente de uma tomada de posição que só me diz respeito e que não quero nem impor nem sugerir a quem quer que seja. Mesmo que eu quisesse mudar a opinião de outrém, tal não seria possível neste ponto em que as opiniões já estão formadas, consolidadas e que já não flutuam, sofrendo agora apenas alguns pequenos retoques.

2. Um dos limites do meu raciocínio poderá ser relacionado com uma certa falta de conhecimentos acerca do Sporting. Neste aspecto, sei que não sou dos que melhor conhecem o Sporting, nem actual, nem passado. Não posso argumentar tendo como base as intrigas - internas - da SAD, os aspectos financeiros, as relações políticas e humanas dentro do clube, as relações políticas e humanas entre o Sporting enquanto conjunto e o exterior, entre as pessoas do Sporting e o exterior. Talvez esteja aí a minha falha principal.

3. Há que ter em conta uma discordância pré-existente na base dos vários raciocínios e das várias lógicas que neste fórum são exprimidas. Logo, as divergências são quase que “obrigatórias”. Partir de preconceitos divergentes acaba, quase sempre, por chegar a conclusões ainda mais divergentes. Exemplo disso é a discordância entre os que dizem “no ano passado não ganhámos nada” e os que dizem (incluo-me neles) “no ano passado não ganhámos nada MAS fomos à final da UEFA”. Afinal, as duas opiniões são duas vertentes de uma mesma realidade com várias faces ; e as conclusões só se podem construir a partir destas ideias-bases. As ciências humanas, aliás, já demonstraram que a pura objectividade não existe, sendo os resultados sempre obtidos a partir de um referencial que serve de base às hipóteses de partida. Não quero dizer com isso que os resultados (conclusões pessoais sobre a situação do clube, da equipa, dos técnicos, etc.) não são válidos : claro que são, qualquer opinião é válida neste caso ; o que quero dizer é que temos que ter em conta uma certa relatividade das opiniões, leis, dogmas, teorias, conjecturas e demais.

4. Ao mesmo tempo limite e interesse da minha opinião como de qualquer outra, a radicalização das posições foi uma observação já feita por alguns foristas ao longo dos debates. Ao querer convencer e encontrar soluções para ultrapassar os obstáculos instalados pelo adversário, todos nós fomos acentuando cada vez mais a nossa posição. Todos nós, talvez não. Alguns conseguiram ficar numa posição moderada, tanto de um lado como do outro. Quanto a mim, deixei-me levar pelos acontecimentos e a minha tomada de posição foi aquela que se vê na assinatura, radicalmente oposta a outras.

5. Sou como vocês todos : sportinguista desde miúdo, a desejar vitórias e mais vitórias e só vitórias, a ficar desiludido por tudo o que se passa neste momento, por esta eliminação contra um clube sueco que nem sei onde fica a cidade deles, a ficar desiludido com a derrota em Paços de Ferreira, etc., etc. Quem pensar que sou “meio-lamp” ou que sou “mau sportinguista” ou que me “conformo com aquilo que vejo” está errado.

6. Também sei protestar, já o tenho feito várias vezes no ano passado. Já critiquei duramente o Peseiro no ano passado, lembro-me de ter pedido que ele saísse, lembro-me de ter sido o primeiro a dizer aqui no fórum acerca do Tonel “voltou o Hugo”. Não me conformo com tudo o que se passa, quem me conhece na realidade sabe que sou habitualmente muito vindicativo.

7. Peço desculpa por esta longa introdução que não passará, para muitos, de um simples blá-blá inofensivo e sem realce. Acho, no entanto, que tudo o que disse até agora era necessário. Devidas precauções para que a simples tomada de posição não seja considerada como uma pseudo-guerra contra todos aqueles, maioritários, que querem ver o Peseiro fora do Sporting.

Vamos a isso então.

Razões de um apoio a José Peseiro

1. Primeiro tenho que dizer que há um factor supra-subjectivo. Enquanto uns criticam a atitude do treinador à beira das 4 linhas, ou até a cara dele, coisas físicas afinal, eu terei que dizer que ele é muito parecido com o director da minha tese, uma pessoa muito culta e que me puxou para a frente até agora. Não se trata de um factor muito sério, mas lá tinha que ser dito.

2. Não entram em linha de conta, no meu ver, todos os aspectos relacionados com o passado do José Peseiro : o facto de ter sido adjunto do Queiróz no Real Madrid ou de ter treinado o Nacional da Madeira não é, para mim, argumento sólido ; e se fosse, era mesmo para apoiá-lo ainda mais. Estar no Real Madrid, mesmo enquanto adjunto, já é boa experiência. Aqui já estou em discordância com muitos, o que já pode explicar as outras divergências.

3. Desde que o José Peseiro está no Sporting, o que é que nos trouxe ? Quanto a mim, considero que há 3 coisas a destacar. a) trouxe consigo uma filosofia de jogo que eu já não via há muito tempo. O Sporting sempre me pareceu uma equipa sem ser equipa, posso estar enganado e pouco pragmático no meu discurso, mas a verdade é que raramente tive a oportunidade de ver um Sporting tão agradável e cujo sistema/maneira de jogar tem tanta personalidade (estou a falar em termos globais, e não neste período que estamos a viver). Alguém, há dias, disse que nenhum dos pró-Peseiro costumava elaborar o mesmo “onze” que ele. Concordo. Na altura, respondi que o meu “onze” era sempre elaborado em 30 segundos e que não eram fruto de uma reflexão intensa, “como deve ser”. Irei agora mais longe : a minha filosofia de jogo nada tem a ver com a filosofia do Peseiro. Se eu fosse treinador do Sporting, vocês ficariam aborrecidos comigo, gosto é do futebol ultra-defensivo, custa-me muito dizer que gostei do estilo dos Gregos durante o Euro, mas é uma realidade. Mas isso não impede que eu goste destas ideias do treinador, ideias que foram postas em prática e que não ficaram só teóricas. No ano passado, foi o consenso em Portugal : quem melhor futebol praticava era o Sporting ; e de quem era oriundo este futebol-espectáculo era o José Peseiro. b) Futebol-espectáculo, para quê, irão perguntar. Para lutar até ao fim em todas competições possíveis. Não ganhámos nada, é certo, e também fiquei muito triste (as palavras são um fraco espelho do que me foi realmente na alma nas respectivas ocasiões) quando o Sporting foi eliminado da taça de Portugal, quando o Sporting perdeu na Luz, quando o Sporting perdeu na final da Taça UEFA. Mas … se tivéssemos ganho ao Benfica nas grandes penalidades, o que se teria dito do jogo ? Não teria sido um daqueles jogos-referência ? O que se passou com o Portugal - Inglaterra do Euro 2004 ? Creio que foi o jogo mais marcante para os Portugueses, mas foi marcante porque ganhámos (obrigado Ricardo), se tivéssemos perdido, toda a gente teria fuzilado o Scolari, e se calhar o próprio Rui Costa. Se tivéssemos ganho ao Benfica, o Paíto teria sido herói daquela noite, teríamos recordado esse grande momento que foi o jogo. Considero como um resultado positivo - logo, como um resultado - o facto de ter chegado à final da taça UEFA. Lembro-me de um amigo meu, sportinguista, ter-me dito, em setembro de 2004 : “em maio, estamos na final”. Na altura, pus-me a rir, não acreditei, e respondi na brincadeira, “poupa-me, olha que vamos ser eliminados pelo Honved ou pelo HJK, ou qualquer coisa assim”. Foi resultado chegar à final da UEFA. Foi resultado eliminar o Newcastle, quando no total estávamos a perder por 2-0, foi resultado termos ganho ao Alkmaar. Quanto ao campeonato, mesmo que não tenha concordado com muitas das opções do Peseiro, e que tenha ficado desiludido com muitos dos resultados, sempre houve ocasião para ficar orgulhoso, por exemplo no 6-1 ao Boavista, por exemplo no 2-1 ao Benfica, no 2-0 ao Porto. E no resultado da 33a jornada, frustrante para todos nós, não posso culpar o José Peseiro pela sua actuação. Concordei com o estilo de jogo, não concordei com aqueles que disseram que o Sporting jogou para o empate (mais uma explicação das divergências), naquele jogo poderíamos ter marcado, não o fizemos, paciência. c) O Sporting, na era de Peseiro, ficará na minha memória por ter ido à final da UEFA, e por ter conquistado uma reputação que já não tinha na Europa : como já o disse recentemente noutro tópico, muita gente em França ficou a conhecer o Sporting. Antigamente, quando me perguntavam “então qual é o teu clube”, eu dizia sempre “Sporting … é uma equipa portuguesa” ; hoje, basta dizer “Sporting” … eles sabem. Antigamente, quando dizia “sou português”, eles “deduziam” : “és do Benfica ? ou do Porto ?” ; hoje, sabem que há outro. Quantas vezes ouvi, desde maio de 2005, pessoas desconhecidas que, ao verem a minha camisola do Sporting, vêm saudar-me e dizer que gostaram muito de ver o Sporting na taça UEFA ? Quantas vezes ? Não sei dizer. Vocês não sabem, e têm a sorte de não saber : não sabem quanto é importante e gratificante ouvir coisas dessas. Podem considerar tudo isso como razões muito subjectivas, ou surreais, ou estúpidas, ou inacreditáveis, mas é um facto que a mim diz muito mais que os números : ou então ficava eu com a ideia que o Benfica nos é superior, porque em números tem mais ?

Mais sinteticamente, para quem não quis ler este parágrafo, julgo que o José Peseiro me trouxe muita alegria :

• o prazer de ver jogar uma equipa do Sporting, à Sporting
  • resultados que considero serem resultados e não quase-resultados
  • uma fama que tínhamos perdido (olhemos as coisas como elas são : não passamos de um clube da periferia futebolística e geográfica da Europa) e um orgulho reforçado.
  1. Não sei dizer se o Peseiro tem ou não a tal capacidade de liderança que todos criticam. Pessoa carismática, acho que é, aliás é uma noção cujos critérios são pouco conceituados. Para mim, é carismático (mais uma divergência à partida). Quanto à liderança, devo dizer que gostei muito da sua entrevista, já não sei quando, no ano passado, quando explicou a sua maneira de gerir os conflitos no grupo (lembro-me de ter lido por aqui muitas opiniões positivas acerca da mesma), e quando mostrou ser coerente no discurso. Concordo no entanto que o facto de ter levado “no cú” por Liédson e outros tenha prejudicado a imagem que ele deixa aos adeptos e à comunicação social. Mas considero que tais factos são mais sintomas de algo que se está a passar no balneário - e no clube na sua globalidade, provavelmente ou possivelmente - do que propriamente efeitos de uma má gestão humana por parte do José Peseiro. E afinal de contas, não sou ninguém para julgar um treinador qualquer sobre a capacidade de liderança, quando não estou no seio do grupo, nem sei como é que se gere um plantel, nem sei como ele gere no dia a dia. O critério principal são os resultados e a actuação em campo. Resultados, já foi exposta mais acima a minha impressão. Actuação em campo, já lá vou : os maus momentos ; e já os descrevi : o que nos trouxe.

2. Será por ter fé ingénua e cega, será por me basear em certas lições que recebi no passado, será por saber que depois da chuva (ou do eclipse) o sol reaparece, penso que as três componentes interagem, mas acredito que aquilo que estamos a viver não é mais que um mau momento. Indicadores ? Estatísticas ? Objectividade ? Não, não senhor(es), não tenho, mas quem pensar o contrário também não tem grande coisa, salvo, infelizmente, o caso da eliminação nas competições europeias, que até é de muita (e grave) importância. Há quem pense que os bons resultados alcançados até agora no campeonato ocultaram uma realidade bem mais cruel para o Sporting. Com toda a legitimidade. Eu, com a mesma legitimidade, penso que os resultados obtidos no campeonato são indícios de uma fase em que o Sporting é capaz de jogar mal e ganhar bem ; é, mais uma vez, uma divergência à partida. Desiludido com o resultado de ontem, desiludido com a eliminação frente ao Halmstad, agrada-me no entanto saber que não deixámos tantos pontos como no ano passado, agradou-me ficar com mais 7 pontos que no ano passado, agradou-me ganhar ao Benfica, agradou-me a exibição contra a Udinese. Maus momentos há sempre, e apesar da gravidade da eliminação frente ao Halmstad pelas implicações que tem (financeiras e competitivas), sei que foi 1 jogo não conseguido, e sei, ou melhor, penso, que a exibição desastrada de ontem foi parcialmente consequência da anterior ; tal como a 33& jornada acabou por ter influência na final da UEFA. O que vejo neste momento é sobretudo falta de confiança, não é propriamente “incapacidade”. Falta de confiança, não sei porquê. Mas falta de confiança, mais que outra coisa, disso tenho a convicção. E não há nenhum indicador que possa corroborar a minha opinião, como não há nenhum indicador que possa combatê-la. São convicções.

Em jeito de conclusão

1. Não me batam, não me insultem, não me expulsem deste fórum. Para quem anda longe, é a principal fonte de informação e de reflexão sobre o Sporting. Há dias, estive à beira de ser maltratado aqui, e a verdade é também procurei. Os ânimos estavam exaltados. Os problemas foram resolvidos rapidamente, em privado, com mais calma. A partir do momento em que não está nenhum poder em jogo, considero-me livre de expressar a minha opinião e os meus sentimentos, sem querer convencer ninguém, mas só para explicar, esclarecer. Quem achar que sou parvo, que os meus argumentos não são sólidos, então que o digam. Mas com respeito.

2. Tudo aquilo que escrevi foi, como tenho dito, exposição em público do que me vai na alma, e não uma tentativa para travar os que já não gostam do Peseiro (que devem ser uns 99,9 % dos membros do fórum). Foi coisa que me vai na alma, mistura de subjectividade e de coisas menos subjectivas. A minha intenção não é levantar polémica.

3. Pelo que o Peseiro nos trouxe, ainda acredito que nos vai trazer alguma coisa boa : o título de campeão de Portugal.

4. Reafirmo o meu total apoio a José Peseiro. Reafirmo também o meu total apoio a Ricardo.

5. Se porventura ele sair e se chegar outro, o Peseiro irá ficar na minha memória como um bom treinador, merecendo melhor que a característica de “bom rapaz e esforçado até”. E irei julgar o novo treinador em função dos mesmos critérios que hoje, subjectivos e menos subjectivos, podendo tornar-me, quem sabe, anti-xxxxx.

A quem tiver lido isto na íntegra, os meus parabéns e agradecimentos.

ps : peço desculpa pelos mais que prováveis erros de português.

Li na integra, em 1º lugar parabéns pela excelente redacção (eu sei como deve ser dificil)

Só tenho a dizer-te que podia contrapor factos contra todas as tuas “subjectividades”, mas ja nao vale a pena.
Compreendi a 100% o que dizes, mas aqui pego em algo que escreveste,talvez mesmo pq nao estas em Portugal, ainda consegues pensar assim, é compreensivel, mas acredita que Pesito é o abismo…
Fika bem, sempre bem

Também o li na integra.
Espectacular post, miguel! :wink:
Adoro ver alguém que não deixa as coisas a meio e mal esplicadas.
Gostei muito do teu post, especialmente porque também penso como tu.

cumps

O texto está bom, mas continuo a achar que te agarras em excesso ao reconhecimento pela época anterior, que considerarás positiva, esquecendo-te do desastre que estamos a viver este ano. Este regredir exibicional também tem de ser tido em conta.

O próprio crédito que teremos ganho na Europa esfumou-se num instante com uma eliminação excessivamente fácil aos pés da Udinese e com esta palhaçada frente ao Halmstads. Estas oscilações são prova de pouca consistência por parte de quem dirige tacticamente a equipa. O tal homem que deveria saber incutir confiança nos jogadores.

Não te podes ainda esquecer que o “embalo” de uma época que Peseiro teve no Sporting deveria ter sido usado como uma mais-valia e não o contrário. Peseiro optou por recomeçar do zero, sob a teoria do pragmatismo que era preciso dar à equipa. O único pragmatismo que se vê é que agora já perdemos logo na primeira eliminatória, cortando logo a ilusão de que iríamos ganhar algo na Europa. Em vez de melhorar o que ia mal no ano passado, Peseiro voltou a dar, esquecendo-se que a principal arma do Sporting era o tal bom futebol.

A única coisa que ainda poderá atenuar a culpa que Peseiro tem em relação a este desastre, é a culpa que os senhores da SAD também terão. Essa fatia da culpa não pode ser esquecida e deverá ser tida em conta quando se trata de encontrar responsáveis. Se em relação a Peseiro ainda tinha algumas ilusões, os senhores da SAD nunca me fizeram acreditar em milagres. Acho mesmo que aqui no Fórum ficou muita gente excessivamente centrada em Carlos Freitas como sendo o principal responsável dos problemas do Sporting, provando-se agora que não seria bem assim.