Permanencia de José Peseiro!!

Olha que a estoria desse inicio de época (e continuação) sempre foi muito mal contada.

Eu por acaso sei de coisas pq conheço bastante bem familiares directos do Inácio e tomei conhecimento de factos que continuam no segredo dos Deuses.

Em todo o caso, para mim tb é uma questão de coerencia… Peseiro, par o meu nivel de exigencia e perante o plantel que lhe puseram á frente, colocou uma equipa a jogar á bola, que sabiam o que queriam e a espaços me chegaram a empolgar.

Além disso lutou quase até ao fim pelos objectivos. Para época de transição e sabendo nós as 2 épocas infernais que tinhamos tido não lhe poderia pedir mais.

Cometeu erros, ás vezes teve opções incompreensiveis etc…, mas o balanço final foi positivo.

Agora tem toda esta época para corrigir aquilo onde se enganou e melhorar ainda mais os pontos fortes. Objectivos?

Lutar pela vitoria em todos os jogos e no final saber que se fez tudo ao nosso alcance para vencer… se isso acontecer certamente poderemos ganhar algum titulo.

O que não quer dizer que só por si lhe garanta o meu apoio para outra época, depende tudo do tipo de trabalho que apresentar.

PS. Com trabalho como o desta noite, bem pode ganhar Campeonato e Uefa, que por mim vai logo de patins!!!

Peseiro, par o [b]meu nivel de exigencia[/b] e perante o plantel que lhe puseram á frente, colocou uma equipa a jogar á bola, que sabiam o que queriam e a espaços me chegaram a empolgar.

Pronto, assim começo a perceber. Baixaste o nível de exigência, ao menos isso é coerente. :slight_smile:

Além disso lutou [b]quase[/b] até ao fim pelos objectivos.

Esse fatídico “quase”… até os que o defendem abusam dele.

Para [b]época de transição[/b] e sabendo nós as 2 épocas infernais que tinhamos tido não lhe poderia pedir mais.

Pensei que isso da época de transição já tinha acabado desde que um tal de mourinho mostrou que isso é uma grandessíssima treta usada pelos treinadores e dirigentes falhados para desculpar os seus erros. E não foi o primeiro certamente, estou apenas a referir um exemplo acessível a todos.

Cometeu erros, ás vezes teve opções incompreensiveis etc..., mas o [b]balanço final foi positivo[/b].

Essas contas preciso perceber melhor Rui. É que eu dou voltas à memória e não me lembro de nenhum objectivo principal ou secundário cumprido. Não vencemos qualquer título, nem a qualificação directa para a CL conseguimos. A não ser que estejas a contar com a taça amizade para materializar em objectivos esse saldo positivo que eu não encontro (vamos colocar o “quase” de lado a bem da honra sportinguista, peço-te).

PS. Com trabalho como o desta noite, bem pode ganhar Campeonato e Uefa, que por mim vai logo de patins!!!

Até nisto discordamos! :slight_smile: Mas aqui é ao contrário! É que eu prefiro Peseiro a vencer jogos com estrelinha até ao fim do que os “quases” que alguns foristas tanto aqui elogiam. Eu quero ganhar coisas antes de tudo o mais, isso do “quase” é uma grande tanga.

PS - O teu avatar (George Constanza)… é impossível sacar um melhor “peseiro” da ficção :slight_smile:

Essas contas preciso perceber melhor Rui. É que eu dou voltas à memória e não me lembro de nenhum objectivo principal ou secundário cumprido. Não vencemos qualquer título, nem a qualificação directa para a CL conseguimos. A não ser que estejas a contar com a taça amizade para materializar em objectivos esse saldo positivo que eu não encontro (vamos colocar o "quase" de lado a bem da honra sportinguista, peço-te).
Mauras, não sei se sabes mas a final da UEFA é um sonho para qualquer equipa, e apesar de não termos ganho, acho que foi um objectivo cumprido e com muito mérito. :wink: :wink: O objectivo principal de uma equipa é dar o seu melhor ( claro que à equipas que têm objectivos menores, pois o seu valor é também menor) e depois vêem os objectivos secundários ( como tu dizes, ganhar). Então quer dizer que tu achas que a época passada na UEFA foi negativa... ou seja que não ficaste contente de o Sporting ter ida a uma final... :-s :-s :-s

cumps

e depois vêem os objectivos secundários ( como tu dizes, ganhar).

Tens a certeza que é isto que queres dizer?

Ganhar é secundário? :shock: :shock:

O objectivo principal de uma equipa é dar o seu melhor ( claro que à equipas que têm objectivos menores, pois o seu valor é também menor) e depois vêem os objectivos secundários ( como tu dizes, ganhar).

:shock: :shock: :shock:

Eu leio com cada coisa aqui que as minhas dioptrias até abanam…

Pronto, assim começo a perceber. Baixaste o nível de exigência, ao menos isso é coerente.

A época passada baixei o nivel de exigencia certamente, mas tendo em conta a realidade do momento. Aliás já na época do Santos tinha baixado esse nivel pq entendi que o mais importante era reformar a equipa e estabelecer um modelo de jogo.

Santos nem isso conseguiu… já Peseiro mostrou modelo e fio de jogo, talvez não com a regularidade que gostariamos, mas mostrou trabalho, além de ter mostrado tb competitividade, pq afinal não é só a fazer merda que se fica a 8 min. do titulo nacional e a 45 min. de uma competição europeia. Falhámos? Sim, não ganhámos, mas olha que eu tenho uma ideia de ler que o que tu querias no inicio da época passada era ver bons jogos de futebol e uma equipa a dar luta em todos os jogos… por acaso esses objectivos ficaram assim tão distantes?

Pensei que isso da época de transição já tinha acabado desde que um tal de mourinho mostrou que isso é uma grandessíssima treta

Poderá ser treta qdo estamos em presença de um excelente treinador (que Peseiro não é), que além disso tem carta branca para comprar quem quer (que Peseiro não teve… a época passada).

Mourinho chegou ao porto e pediu 6 meses para por a equipa a jogar… cumpriu. Peseiro levou tb ele alguns meses para por a equipa a jogar, provavelmente perdeu aí o Campeonato, pq entrou muito mal na competição. Sem a perda desses pontos, certamente teriamos sido Campeões… tens duvidas?

Alem disso podemos dar as voltas que quiser-mos, ir a uma final da Uefa é em si um bom resultado… e será melhor se lá voltarmos esta época.

não me lembro de nenhum objectivo principal ou secundário cumprido

O MEU objectivo principal para a época que passou foi cumprido… formámos uma equipa (que nunca existiu nas 2 épocas anteriores) e estabelecemos um fio de jogo, concorde-se ou não com ele, pense-se ou não que é o mais correcto para o Sporting.

Não ganhamos nada em termos competitivos é verdade, aí falhamos em toda a linha… ou melhor, foi um falhanço para quem quer (e bem acrescento) ganhar tudo todos os anos.

Já o afirmei, os meus objectivos prioritários eram diferentes, fruto das circunstancias volto a repetir.

É que eu prefiro Peseiro a vencer jogos com estrelinha até ao fim do que os "quases" que alguns foristas tanto aqui elogiam. Eu quero ganhar coisas antes de tudo o mais

Aqui estamos de facto mto distantes… eu quero o Sporting a jogar bem antes de mais nada… depois é uma questão de lógica.

Aliás recordo-me perfeitamente de uma discussão acesa aqui no Forum logo depois da derrota nas antas há 2 anos (4-1) em que tu defendias precisamente o que eu continuo a defender agora. Provavelmente entretanto mudaste de ideias, acho bem. Eu por outro lado ainda não vi o Sporting “assentar”, pelo que as minhas prioridades continuam a ser outras, até pq uma casa não se começa pelo telhado.

E aqui voltamos á questão da coerencia… Peseiro pode ganhar todos os jogos até ao fim da época com exibições e atitudes como a de ontem que eu sou o primeiro a pedir a sua saida… agradeço as vitorias, fico satisfeito com elas, mas assim não quero o meu Sporting.

Tal como tu não querias e nao quiseste o Sporting de Boloni que ganhou o que havia para ganhar em Portugal… é verdade ou não?

Não te bateste aqui e defendeste a saida do Boloni ainda na sua primeira época por não aceitares o modelo de jogo do romeno e a sua mentalidade?

E no entanto ele ganhou tudo… portanto ou tens de aceitar que mudaste as prioridades ou aceitas que estás a ser incoerente (ou foste no passado).

O teu avatar (George Constanza)... é impossível sacar um melhor "peseiro" da ficção

Aqui concordo contigo, ainda assim continuo a defender que, entre Mourinho e Peseiro como opções unicas, escolheria sempre o campino.

O [b]MEU[/b] objectivo principal para a época que passou foi cumprido... formámos uma equipa (que nunca existiu nas 2 épocas anteriores) e estabelecemos um fio de jogo, concorde-se ou não com ele, pense-se ou não que é o mais correcto para o Sporting.

Mas a questão aqui não são os teus ou meus objectivos. São os objectivos palpáveis e reais. Os objectivos de Peseiro seriam ganhar pelo menos um dos três títulos em disputa e o secundário (mínimo) apurar-se directamente para a CL num ano em que iam lá dois directos. Fernando Santos foi de vela segundo este critério com uma equipa com menos soluções.

Aqui estamos de facto mto distantes... eu quero o Sporting a jogar bem antes de mais nada... depois é uma questão de lógica.

Jogar bem logicamente costuma render títulos mas antes demais os jogos têm de ser ganhos. Essa coisa do “jogamos bem logo temos uma vitória moral” para mim não conta.

Não te bateste aqui e defendeste a saida do Boloni ainda na sua primeira época por não aceitares o modelo de jogo do romeno e a sua mentalidade?

Não. Bati-me pela saída de boloni logo após a primeira série de jogos onde amealhou resultados ridículos com opções anedóticas. Depois chegou o alien. No final dessa época dei o benefício da dúvida e aliás tinha discussões com outros talibans intra e extra fórum que me diziam que eu era parvo, para não me deixar enganar, que Boloni tinha ganho à custa de Jardel e do seu impacto e que quando isso falhasse ia cair na lama. Eles tinham razão.

E no entanto ele ganhou tudo... portanto ou tens de aceitar que mudaste as prioridades ou aceitas que estás a ser incoerente (ou foste no passado).

Tá respondido acima.

O objectivo principal de uma equipa é [b]dar o seu melhor [/b]( claro que à equipas que têm objectivos menores, pois o seu valor é também menor) e depois vêem [b]os objectivos secundários ( como tu dizes, ganhar).[/b]Então quer dizer que tu achas que a época passada na UEFA foi negativa... ou seja que não ficaste contente de o Sporting ter ida a uma final... :-s :-s :-s cumps

Primeiro deixa-me dizer-te que gostava que fosses meu patrão :). Na minha avaliação pessoal tenho uma coisa que se chama KPIs, Key Performance Issues e lá não encontro “dar o meu melhor”. Encontro números, objectivos a cumprir. Se não os cumpro não recebo o doce, se os falho em toda a linha levo um pontapé.

Em segundo deixa-me dizer-te que aceito que esse seja o teu entendimento mas não é certamente por esse critério que se rege uma SAD profissional, mesmo a do Sporting. Os objectivos passam por títulos e também por apuramento para provas essenciais financeira e desportivamente. Vai ver qual o ranking do Sporting na Champions League (vem no caderno oficial da champions da uefa)… estás atrás do boavista! Essas coisas têm peso na hora de negociar patrocínios e vantagens para o clube.

Os treinadores não são julgados hoje em dia (felizmente) por “jogar bem” ou “jogar mal” na hora do balanço objectivo das metas a atingir. É preciso cumprir os objectivos, ou pelo menos uma parte. Peseiro não cumpriu nenhum e em todos eles teve responsabilidade directa (mesmo que não exclusiva) no desfecho.

Há definitivamente uma diferença de entendimento em relação ao que aconteceu na época passada em termos de objectivos, resultados, etc, isso torna a discussão eterna e por isso retiro-me já da mesma, apenas quero dizer que o Peseiro, com resultados (títulos) deve permanecer no Sporting, está a desenvolver um trabalho meritório ao qual deve ser dado espaço para consolidar, esse espaço temporal é até ao fim da época, com resultados Peseiro deve continuar, sem resultados deve sair! :arrow:

Oh Rui

Percebes agora quando eu digo que quero um treinador que vá “mais além”?

O jogo de ontem é o melhor defensor das minhas teses; ganhámos é certo, mas gostaste? Não achas que com um treinador “diferente” podia ir ao tal “mais além”?

Na tua opinião o Peseiro mesmo que ganhe o título deve continuar, respeito, mas não concordo! O ano passado o sr. Peseiro tinha lá um jogador (Silva) que achou que não deveria ficar no plantel e dispensou para o Guimarães, este ano foi buscar um para o seu lugar (Manoel), ao fechar o plantel dispensa o Manoel e fica com o que dispensou o ano passado, isto faz sentido?

Ver alguns jogadores ontem (frente ao Halmstad) foi um tormento, o sr. Peseiro não vê isso? Não viu as exibições de Silva (ainda por cima com Pinilla no banco), não viu o M.Garcia (que ia marcando um golo só que na baliza errada)? E o que é que ele fez? Nada!

Mas a questão aqui não são os teus ou meus objectivos

Neste discussão em concreto são, pq é isso que estou a discutir. Não estou a comentar nem a avaliar a coerencia dos critérios da SAD.

Fernando Santos foi de vela segundo este critério com uma equipa com menos soluções

Precisamente pelo que afirmei anteriormente, apoiei a saida do Santos, não por ter falhado a conquista de titulos, mas sobretudo por não ter construido uma equipa… nem sequer uma ideia de equipa.

apenas quero dizer que o Peseiro, com resultados (títulos) deve permanecer no Sporting, está a desenvolver um trabalho meritório ao qual deve ser dado espaço para consolidar, esse espaço temporal é até ao fim da época, com resultados Peseiro deve continuar, sem resultados deve sair! :arrow:

Então o entendimento sobre a questão “objectivos” não é assim tão divergente. A curiosidade consiste na diferente interpretação sobre “objectivos” quando aplicada à época anterior. De qualquer forma repito: o que interessa não é o que cada um de nós entende subjectivamente como objectivo (gira esta frase) mas sim o que foram os objectivos traçados e aí meus amigos, por mais volta que se dê ao arroz Peseiro foi o primeiro a determinar a conquista de títulos e ainda recordo as razões apresentadas para a saída de Fernando Santos.

Sem mais comentários, eu digo A, vocês dizem B, nunca mais saímos disto! :roll:

Para mim Peseiro é para continuar com títulos, sem títulos é para sair! :arrow:

nem mais. E o ano passado? Era a onda do “rebenta a bolha, coito, não conta” certo? :slight_smile:

só para perceber…

nem mais. E o ano passado? Era a onda do “rebenta a bolha, coito, não conta” certo? :slight_smile:

só para perceber…

Um gajo bem que quer sair da conversa mas tu és melga! :smiley:

O ano passado era o 1º ano de Peseiro, sempre defendi a estabilidade e sempre defendi que o treinador deve ter tempo para fazer uma equipa e obter resultados, mesmo tendo uma equipa que não foi feita por si, o Peseiro acabou por fazer, na minha opinião e é aqui que começam todas as divergências, uma época positiva, nesta 2ª época, com os jogadores que quis, com poucas saídas, Peseiro está dependente dos resultados e tem crescente responsabilidade nos mesmos, se falhar deve sair, se obter êxito deve permanecer e manter o trabalho necessariamento positivo, daí eu dizer que com resultados deve ficar, sem resultados deve sair!
Até te digo mais, se tivermos um Sporting eliminado da UEFA prematuramente, muito distante da frente do campeonato e sem factores externps que justifiquem esses desaires então digo que Peseiro deve sair antes do fim da época para dar ao novo treinador mais tempo de adaptação e sem pressão (ao estilo do que o PC fez com o Mourinho)!
Está esclarecida a minha posição? :?:

Até te digo mais, se tivermos um Sporting eliminado da UEFA prematuramente, muito distante da frente do campeonato e sem factores externps que justifiquem esses desaires então digo que Peseiro deve sair antes do fim da época para dar ao novo treinador mais tempo de adaptação e sem pressão (ao estilo do que o PC fez com o Mourinho)! Está esclarecida a minha posição? :?:

Esclarecido e neste ponto até estás a ser mais taliban que eu (raramente concordo com saídas a meio, apenas em caso de hecatombe) mas também o cenário que traças é quase de “euromilhões” em termos de dificuldade :).

Apenas discordamos então no factor “época de transição” e na conversa das “equipas feitas por outros”, paradigmas que para mim há muito foram anulados por outros casos de sucesso, aliás não é preciso ir aos mourinhos, basta falar na época inácio em que esses dois factores podiam estar em cima da mesa: equipa feita por outros e época em que Roquette disse que não iamos lutar pelo título e que o campeão seria uma farsa. E mesmo assim com trabalho e arte… lá chegámos.

De resto de acordo.

De resto de acordo.

… o que, entre marretas, é raro! :smiley:

De resto de acordo.

… o que, entre marretas, é raro! :smiley:

O marretismo já não é o que era, como está muito em voga actualmente dizer-se, há um déficit de marretismo na sociedade!!! :smiley: :mrgreen:

O mais importante obviamente que é ganhar, mas se essas vitorias não forem alicerçadas num bom futebol, dificilmente terão a consistência necessária para serem mais do que ocasionais. Por outras palavras eu diria que construir uma equipa cujos princípios de jogo assentem num futebol atraente vocacionado para o ataque, mas sem esquecer os equilíbrios defensivos é o melhor caminho para se chegar ao sucesso. Agora esse não é um trabalho fácil nem se consegue em 3 semanas ou 3 meses.

E aqui chegamos a Peseiro, o nosso treinador não é propriamente um génio e nunca vai ter o carisma que define os grandes líderes, nem a capacidade de aglutinar o seu grupo e as massas que à volta dele se deslocam. Mas nem todos os Josés são Mourinhos, por isso estamos a falar apenas dum gajo porreiro, qualidade que nem sempre assenta bem num chefe, que no caso é um homem de origens humildes que subiu a pulso desde as divisões secundárias até a um Clube enorme como o Sporting onde ganhar é obrigatório.

Ele tem alguns defeitos, cometeu erros mas parece-me que os identificou e na maior parte dos casos tentou corrigi-los. Penso que pudemos dizer que ele é também um treinador em evolução, mas ainda é cedo para se tirarem conclusões finais sobre o seu trabalho, porque ainda há um longo caminho a percorrer.

Por tudo isto parece-me claramente precipitado afirmar que o ciclo Peseiro deve ser encerrado no final desta temporada, independentemente de tudo o resto, para se partir para algo mais ambicioso, que passaria sempre por começar tudo de novo, ou com um treinador que nos desse outras garantias e que eu sinceramente não estou a ver donde possa sair, ou então para se arriscar noutro cavalo certamente à espera que nos saia um totomourinho, o que todos sabemos só acontece de longe a longe e num dia de grande sorte.

Por mim fica o nosso Zé, pelo menos enquanto der mostras de que é capaz mesmo com os seus defeitos, de levar a equipa em frente, e a verdade é que ele já fez alguma coisa e a mim parece-me que pode fazer muito mais pois esta equipa ainda tem bastante margem de progressão.

PS-Belo tópico Bifanas, estás a ver o que nós os sportinguistas conseguimos fazer duma dúzia de kk mal ligados :smiley:

esse é o problema, Tó: com este Zé, sabemo-lo, nunca teremos os títulos que teríamos com o outro Zé…