fui recuperar um topico antigo porque acho acho a discussao acerca do passivo vital…
quando somos obrigados a vender para cumprirmos os compromissos com a banca é uma coisa… outra coisa é estar garantido o cumprimento e mesmo assim aproveitar as mais valias para tapar o passivo e nao investir na equipa de futebol…
pelo que li aqui o passivo do sporting é de cerca de 250 milhoes de euros, que se paga por ano 5 milhoes em juros e o prazo é de cerca de 20 anos… ora 250 a dividir por 20 dá 12,5 milhoes por ano mais 5 milhoes de juros o que dá juros de 40 % ao ano (parece-me altissimo mas para esta ordem de valores nunca se sabe)… o sporting paga aos bancos 17,5 milhoes anualmente… daí a necessidade de vender jogadores todos os anos… será isto?.. (se alguem souber que me ajude)…
a venda do patrmonio é para abater esta divida nos proximos 3 anos… 250 -40=210
agora o efeito da diferença entre os 20 milhoes da venda do nani utilizados e os 10 milhoes que na minha opiniao deveriam ter sido utilizados…
foram gastos até agora cerca de 8 milhoes de euros em contratações, ora isto corresponde a:
1,5 (custodio)+3(ricardo)+1(pinilla)+2(nani)=7,5 milhoes
sobram 20 da venda do nani e é a utilizaçao de parte (neste caso metade) deste dinheiro que ponho em causa…
210- 20=190… 190 a dividir por 20= 9,5… os juros sao de 40% logo iguais a 3,8 milhoes anualmente
210-10= 200… 200 a dividir por 20= 10… os juros sao de 40% logo iguais a 4 milhoes anualmente
a diferença dá 200 mil euros anualmente… perante isto acho que preferia gastar o dinheiro num craque que facilmente se abateria esta diferença…
isto sao contas por alto e com valores especulativos… quem tiver mais informacoes que as avance…
se calhar uma maneira mais correcta pode ser substituindo os 20 anos por 17 (retirando os proximos 3 anos já garantidos pela venda do patrimonio não desportivo)… fiz as contas e diferença entre dar os 20 milhoes agora ou dar apenas 10 e deixar os outros 10 no passivo para 17 anos e a diferença não chega a 300 mil euros de prejuízo anual…
bem que podiam pegar em 10 destes 20 milhoes e trazer já o daniel carvalho e o vagner love… acho que pagavam bem os 200 ou 300 mil euros de prejuizo anual… a diferença entre ganhar um jogo ou empatar na champions paga isso… ou em ter um estadio cheio ou ter apenas meia casa… e sempre tínhamos dois internacionais brasileiros o que dá uma certa visibilidade internacional á equipa… (de referir só uma nota em relação ao que os orcs andam a fazer: adu e dabao são excelentes negócios com vista á divulgacao da marca Benfica em mercados emergentes no que diz respeito ao futebol)
estes dirigentes só empurram o clube para baixo … é sempre o discurso dos pobrezinhos e dos coitadinhos e das contratacoes para tapar buracos e nao para dar maior qualidade ao plantel… se temos um plano de pagamentos para saldar a divida, se para isso vendemos o patrimonio nao desportivo para nao ter que vender jogadores, porquê de nao aproveitar as mais valias financeiras dadas pelas vendas para fortalecer o plantel?..
gostava que alguem me explicasse…