Pensa assim, segundo o que se falou para o ar (e eu ainda não tive oportunidade de saber em concreto valores e prazos) o Sporting chegando aos 150/175 M de passivo consegue renegociar a divida que permitirá poupar cerca de 5 a 6 Milhões ano (em comparação com os 200 e tal milhões de passivo)…o pessoal quer é jogadores,craques,superstars, ganhar, ganhar e ganhar…e não querem saber de passivos e dividas…depois acontece o que se passou na era roquette…o projecto não foi bem sucedido, não se ganhou titulos e não houve estabilidade para sustentar todo o investimento feito…conclusão, andámos a vender quaresmas e Ronaldos a preço de saldo porque andávamos “falidos” ou correctamente falando…sem liquidez, com um fundo de maneio deficitário,chamem o que quiserem…o Sporting para crescer primeiro tem que sanear as contas e garantir liquidez o suficiente para que depois consiga contratar jogadores e pagar ordenados mais elevados e os respectivos prémios de jogo e de competições…
Quote P. Duarte
“o que interessa é o fundo da questao… quanto nos custa a nao utilizacao de 10 milhoes para abate de passivo versus o que podemos ganhar num investimento…”
Como já referi o abate da divida não é feito como se tivéssemos a “limpar” o nosso cartão de crédito…ou seja é feito em grandes tranches…ora se vamos investir esse dinheiro em jogadores ou aplicações financeiras,etc…é impossivel conseguires reunir essas tais tranches…
Mesmo que o teu raciocínio esteja certo e a diferença de juros seja de 300 mil euros anuais, isso representa 3% de 10 milhões, e não 0,3%. A pergunta deveria ser se os gestores do Sporting não têm capacidade para fazer 10 milhões render mais do que 3% ao ano. Não é impossível, mas também não é assim tão fácil como queres fazer crer, excluindo especulações financeiras de alto risco com o dinheiro da SAD.
"estava a referir-me á percentagem de juros que sao pagos… nao sou contabilista por isso posso estar a meter os pes pelas maos em relacao aos termos tecnicos…
o que quero dizer é que de uma divida de 250 milhoes de euros vao ser pagos ao longo de 20 anos 350 milhoes pois existem 40% de juros a pagar durante esses 20 anos…
o que interessa é o fundo da questao… quanto nos custa a nao utilizacao de 10 milhoes para abate de passivo versus o que podemos ganhar num investimento…
peço desculpa pelo offtopic mas era apenas para esclarecer esta questao… ja continuei o tema no topico correcto…"
por Paulo Duarte
Paulo,
Por altura das eleições, também andei enrolado com essas contas, não me recordo sinceramente e nem me vou dar ao trabalho de procurar se os valores que estás a dar são os correctos, mas tu tens razão nas questões que estás a levantar, o SCP paga muito de juros (isto se eles estiverem a dizer toda a verdade, como é evidente).
Se o capital em dívida for de 250 milhões e o Sporting pagar por ano 5 milhões de juros, a taxa de juro anual é de 2%, o que não me parece elevado. Só representa muito em termos absolutos porque o capital em dívida é grande. Quanto mais se abater o capital em dívida, menos os juros vão pesar nas contas anuais, como é óbvio.
Certo, mas não contaste com as amortizações que se vão fazendo, existe qualquer coisa que me intrigou na altura, tenho que ver se encontro, não queria mas tem de ser.
Estou a partir do princípio de que os tais 5 milhões de juros anuais vão diminuindo ao longo do tempo, em função da amortização do capital em dívida. Se alguém tem informações em contrário, muito agradecia que as publicasse. Na conjuntura actual, esta questão condiciona tudo o que possamos pensar acerca da estratégia que interessa ao Sporting, incluindo no que respeita a contratações.
O abate de capital em divida está sujeito a uma penalização, por isso é que só o abate de um grande montante é suficiente para não haver a penalização e permite renegociação da divida (muitas vezes estes factos estão previstos nos project finance).
A taxa não pode ser essa, nem um banco consegue a esse valor…
Todos falam nos ordenados de um craque como se fossem pinuts mas é talvez o valor mais pesado para um clube, é que por cada 1€ limpo que o jogador ganha o clube gasta 2€, um Santa-Cruz a ganhar 200k limpos custava 400k por mês ao Sporting!
Exacto…é o que se chama a tal penalização por amortização/liquidação antecipada de crédito.
Para além disso, como devem calcular, cada vez que se reve o crédito chimpa-se dinheiro e uma coisa é rever um crédito habitação…isto é a uma escala que não tem comparação…
quanto ao ordenado já tinha referido no caso do love/carvalho e que por acaso enganei me nas contas…acho que referi que cada um ganhava 25 mil contos quando queria dizer que cada um ganhava à volta de 250.000€ (foi só um desvio de quase o dobro :P)
tens razao… isto de contas esta mau… nao acerto uma…
pois realmente 3% ja nao é assim um investimento tao simples… contudo acho que ainda podia trazer vantagens…
o problema que acho que vale a pena discutir é este: com 10 milhoes para tapar o passivo ganhamos anualmente 300 mil euros… acho que investindo os 10 milhoes em uma ou duas contratacoes de peso esse valor podia ser largamente ultrapassado pois podia trazer mais valias em 3 vertentes: visibilidade, financeira (posterior venda, venda de merchandising, venda de gameboxes e as mais valias financeiras trazidas pela vertente desportiva nomeadamente da liga dos campeoes) e desportiva…
Não me parece muito 3%… a Euribor a 12 meses está acima dos 4.5% (brutos), o que é problemático é ficares com o dinheiro (quer dizer que tens lucro por isso toca a pagar impostos).
Ou seja, tem que se ver qual a melhor hipotese, investir o dinheiro ou abater o dinheiro (abater divida entra para custo).
O mundo das finanças não é tão simples como parece… mas nisso tenho a certeza que somos o clube em Portugal melhor preparado, só é pena ter saído o Bettencourt…