Padel & Ténis - Marcação de jogos, Análises, Sugestões de Material e tudo o mais

Se experimentaste a Neuron e adoraste… Não há grande dúvida. Mas isso depende um bocado do tipo de raquete que estás à procura. Eu tenho uma Cork (a Supreme Power III). Regra geral, detesto Cork: são demasiado moles, têm pouco controlo (muito efeito trampolim), o que no meu estilo de jogo não me ajuda.

Experimenta uma Vertex e compara. A raquete depende muito das sensações do seu utilizador. Uma boa raquete para ti, pode ser péssima para mim e vice-versa. Nota: Uso a Technical Viper 2024.

Era mesmo isso que sentia na Cork. Parecia que estava a jogar com uma almofada, com imenso efeito trampolim.

Ainda experimentei a vertex na parede da padel Nuestro mas gostei tanto da neuron que acabei por apanhar um bom negócio e para já resolvi o assunto.

Curiosidade: ganhei num giveaway um equipamento de jogo do Vasco Pascoal, número 1 nacional. Grande leão, até tem gamebox na superior sul. Agora resta-me ter coragem para usar o kit nos treinos/jogos sem envergonhar o dono. Ele disse que já vinha ensinado mas nunca fiando :sweat_smile:

2 Curtiram

Também tenho muita curiosidade de experimentar as babolat mas desta vez não quis meter mais marcas na equação :grin:

Para o jogo na rede é um descanso. Estás sempre a apertar. Agora quando apanho alguém com mão, e estou a defender atrás é preciso estar muito concentrado para não fazer balões curtos ou meter a bola fora.

Agora jogo com uma Cork Supreme Power III. Imposições… Mas jogava com uma Babolat Technical Viper. Raquete fantástica e muito resistente. Mas requer alguma mão, principalmente nos meses mais frios.

Para um noob como eu, que comecei agora a dar umas madeiradas no Padel, o que aconselham para raquete?

Raquete de controlo para evoluíres com ela. Quando ganhares mão passas se quiseres para uma com mais saída.
Se fosse agora talvez tivesse optado por uma Nox ML10 quando comecei a jogar mas é contigo

1 Curtiu

Expliquem lá ai como proceder é para um amigo

2 Curtiram

Está na hora de tirar a raquete do saco :smirking_face:

1 Curtiu

Tiras a raquete do saco , mas não andes com o saco a mostra :rofl::rofl:

1 Curtiu

Recomendações de uma raquete interessante para iniciante?

A Nox ML10 referida aí em cima continua a ser uma boa opção aos dias de hoje @CaptainCharisma?

Sim

1 Curtiu

Sim. Embora dependa do orçamento e do quão “iniciante” sejas.

A ML10 é uma raquete versátil. Sendo que é versátil por vários motivos. É versátil porque tanto serve para iniciantes, como para jogadores avançados. Mas, acima de tudo, é versátil porque não sabes aquilo com que contas: variam muito de raquete para raquete (os gajos têm dificuldade em manterem os modelos iguais). Atenção às que vêm da candonga. Há várias que são falsas (e são uma merda).

Vai experimentando outras raquetes. O pessoal é simpático e se pedires para bater umas bolas com as deles, o pessoal deixa-te na boa. Compra aquela com que te sentires melhor.

Onde aconselham ter aulas em Lisboa para começar a jogar isto? Ou acham que ir jogando com pessoal amigo chega?

Eu diria que padel basta jogares com amigos regularmente e ficas com um nível porreiro rapidamente.

Mas claro, ter aulas com certeza ainda te deve aumentar mais o nível e a qualidade de jogo

Depende do teu nível e do nível que queiras atingir. Qual é o objectivo para isto? Diversão com amigos? Então é jogar com amigos. Queres começar a fazer alguma competição? Então, aí faz sentido outro tipo de coisas.

Muito cuidado a escolher treinadores. A maior parte percebe pouco ou nada da poda.

Não sabia que existia um tópico sobre Padel aqui no Fórum, engraçado.

Há cerca de um ano que estou completamente viciado. O facto de estar a trabalhar durante períodos longos fora do país e longe da família, fez com que tivesse de arranjar algum desporto para me entreter e o Padel é a minha salvação do tédio. E, como já disseram acima, a nível social não há mesmo nada melhor. O facto de ser um desporto super fácil para iniciantes é a chave, porque quem for jogar meia dúzia de vezes, já saberá minimamente jogar e divertir-se, ao contrário do Ténis, por exemplo, que é muitíssimo mais exigente e complicado (e eu adoro ténis).

Jogo praticamente todos os dias, de segunda a domingo. De segunda a sexta, das 6h às 7h, ao fim-de-semana sempre ao final do dia. Já tive meia dúzia de aulas e é algo que, para quem está a começar, faz logo toda a diferença (eu só fui a aulas onde quando já tinha uns três meses de Padel nas pernas, ou seja, tive de andar a corrigir os vícios todos).

No que toca a raquetes, falo novamente para quem está a começar, apostem sempre numa raquete confortável (para não ficarem com dores absurdas no pulso e antebraço). Sei de malta que comprou raquetes caras e depois teve que as despachar porque acabavam os jogos completamente massacrados nos braços pelo peso da raquete. Isto é a chave para quem compra raquete numa fase inicial. Além disso, como já disseram acima, convém ser uma raquete de controlo. Esqueçam a potência no inicio. O inicio é, literalmente, colocar a bola do outro lado. À medida que se vai evoluindo é que se acrescenta alguma intenção (tentar desviar a bola para os cantos, tentar outro tipo de pancadas, etc) e a potência vem depois. No inicio, chegava aos clubes onde jogava e jogo e alugava lá raquete. Estive assim um mês, até decidir investir numa raquete mais básica, em 2º mão, tendo já experimentado a mesma. Agora no natal decidi investir numa Quad (Rhino) e estou super satisfeito. Raquete muito equilibrada.

Também recomendo muito umas sapatilhas adequadas, faz a diferença.

3 Curtiram

Basicamente é isto, se quiseres começar a entrar em competições, vais precisar de aulas.

Já agora @CaptainCharisma pareces dos mais activos aqui no tópico, jogas federado? Qual o teu nível?

Vou-te dar a minha opinião, sendo que já tive aulas com uns três professores diferentes e vou assumir que vais começar do zero.

A minha primeira aula, eu ainda mal sabia pegar na raquete, foi com um professor que se dedicou muito a perder tempo a explicar-me posicionamento, noções de padel, quando devia subir, descer, etc. Cheguei ao final da aula e detestei, porque sentia-me perdido.

Decidi então experimentar com outro professor que ignorou tudo isto e passou o tempo todo a repetir insistentemente os vários tipos de pancada. Gostei muito mais porque, como ainda não sabia jogar minimamente, senti que cheguei ao final da aula e aprendi algo. Como bater na bola nesta situação, naquela, etc. Após algum tempo, voltei a ter aula com o professor inicial e, como seria de esperar, usufrui muito mais da aula porque já sabia bater numa bola.

Isto para dizer o quê? Acho que faz muito mais sentido numa fase inicial aprender literalmente como se pega na raquete, aprender a bater na bola, aprender a jogar com o vidro, aprender a servir, o básico dos básicos, para depois, mais à frente, passar para a parte mais tática e avançada do jogo.

Se tens oportunidade, vai jogando com amigos e tenta ter uma aula por semana (se mais amigos teus alinharem na brincadeira, podes fazer aula de grupo que fica mais barato - recomendo aulas de duas pessoas no máximo se a ideia for treinar a batida na bola e questões mais básicas/principiantes, se for aulas a quatro vai acabar por ser, inevitavelmente, uma aula mais tática).

1 Curtiu