Padel & Ténis - Marcação de jogos, Análises, Sugestões de Material e tudo o mais

Hoje em dia, só faço quase torneios de federação. Costumo jogar M2 (tenho ranking M2) e, de vez em quando, aventuro-me no M1.

1 Curtiu

Ui, isto já é um nível muito avançado. :smiley:

Por curiosidade, há quanto tempo jogas?

Eu aventuro-me, no máximo, num M3 e já sei que é para sofrer.

Comecei a jogar em 2021, socialmente. Em 2022, federei-me para fazer liga de clubes com amigos. No final de 2022 comecei a ter aulas. Em 2023 comecei a dedicar algum tempo à coisa (ganhei alguns torneios M3 na FPP nesse ano). Em 2024 comecei a dedicar mais tempo do que gostaria e fixei no M2. :joy:

Essa partilha de experiência é engraçada e creio que está de acordo com a opinião que tenho das aulas e dos treinadores de padel. Há muita gente credenciada como treinador de padel ao dia de hoje e que não tem capacidade para dar aulas.

É normal. É um desporto muito recente, houve muito pessoal que viu ali possibilidade de ganhar uns trocos e não tem capacidade para fazer aquilo que está a fazer. Falta um bocado filtro para perceber quem temos diante nós. Há muito aluno que vai ter umas aulas para se mexerem 1 ou 2 vezes por semana. Não jogam, não têm paciência para procurar jogos, nem querem.

São os melhores alunos. Estar lá um gajo ou estar lá uma máquina a mandar bolas, é a mesma merda. Esse pessoal, não vale a pena fazer grandes correcções. É dar-lhes umas larachas que eles não percebem: tens de rodar a pega; tens de entrar por cima da bola; abre a cara da raquete; termina mais à frente; etc. O pessoal que está a receber essas aulas ficam admirados quando a bola passa duas vezes para o outro lado.

Depois há pessoal que vai para ali e quer aprender. Mas falta ao treinador perceber o aluno que tem à sua frente. Eu tenho um grande amigo (por acaso, é sportinguista) que é treinador e estou constantemente a picá-lo. Pá, o gajo só tem alunos de iniciação e as aulas do gajo são incrivelmente tácticas. Eu percebo o porquê. Ele é apaixonado pela parte táctica do jogo. É um gajo que tira prazer de ir ver jogos e de no final do jogo vir discutir e perguntar por que motivo não fiz mais aquilo ou aqueloutro. O gajo nos treinos tenta aplicar isso. É um disparate. Alunos de iniciação em 60 minutos, há um exercício básico (que se usa nos profissionais) que é: um gajo atrás junto ao vidro e um gajo em frente na rede. Estes gajos têm de ser capazes de passar 5 bolas consecutivas (cada um). Logo aí, dá para fazer 100 correcções aos alunos. Quando passarem 5 bolas consecutivas, o gajo que está atrás começa a levantar balão. Abre-se toda uma nova panóplia de correcções técnicas para fazer. Quem não consegue fazer isto, não precisa de táctica para nada.

3 Curtiram

É muito isto, sim.

Acho que também convém o aluno explicar bem aquilo que quer e ter a humildade suficiente para dizer e mostrar que pouco ou nada sabe do jogo. Começar pelo mais básico, aprender bem as regras, insistir nas pancadas mais simples e, à medida que vai interiorizando as coisas, o treino também se desenvolve e progride.

Eu farto-me de dizer a malta que joga comigo e está a começar: isto é o jogo mais simples do mundo, é só meter a bola do outro lado da rede. :smiley: O padel é muito um desporto de confiança e, à medida que vamos ganhando confiança, o nosso jogo cresce e melhora.

É engraçado como toda a gente que conheço e que joga, começou meio por acaso, com alguma desconfiança e, depois, acabou completamente viciado. :smiley: Eu sempre joguei futebol a minha vida toda, sempre fui federado e posso dizer que nunca fiz tanto exercício como agora. Aliás, nunca na minha vida achei possível acordar às 5:30h da manhã para ir treinar antes de ir para o trabalho (quanto mais para jogar Padel!!). :smiley: Os meus amigos, a minha namorada, família, toda a gente me chama maluquinho, mas a verdade é que estou num grupo de quase 700 pessoas em que, todos os dias, enchemos dois clubes de padel (10 campos) para jogar com ao nascer do sol. :smiley:

Em fevereiro, foram quase 38 horas de Padel.. :smiley: :smiley: :smiley: Aos fins de semana, por vezes, faço bi-diário.

Felizmente, nunca tive qualquer tipo de problema físico, sempre fui super saudável e mesmo a jogar com alguma intensidade e diariamente, nunca tive mais do que umas dores ligeiras no ombro e no tornozelo, nada de especial.

2 Curtiram

Uma média de 1h20 POR DIA é ridículo :rofl:

1 Curtiu

Tou a ver que há aqui malta muito batida… Eu tou em M4/M5 (social), e vou começar este ano a fazer liga de clubes em M6.

Eu cheguei a estar viciado em Padel quando comecei (Abril de 2024) até mais ou menos o início de 2025. A partir daí, virei-me completamente para o Ténis e não mais larguei. É bem mais difícil de começar a jogar “bem”. Jogo 1 a 2 vezes por semana em média. Padel ainda jogo às vezes mas é raro.

Como jogo todos os dias de manhã num grupo que está organizado por níveis e rankings, pode calhar um jogo mais acessível e que fica resolvido mais cedo (40 minutos), como pode calhar um jogo que é preciso desempate no terceiro set e estamos ali quase duas horas. :smiley:

Ao fim-de-semana, por norma, com a malta deste mesmo grupo, jogos sempre em modo escada, ou seja, jogos de 20 minutos, do campo 1 ao campo 5, quem ganhar sobe, quem descer, perde, sendo que, caso ganhe, ou caso perca, tem de trocar de parceiro no jogo seguinte. No final das duas horas (ao sábado é das 6h-8h da manhã, mas nem sempre vou), a malta fica por lá a beber umas cervejas na treta. De tarde, jogo sempre com o meu parceiro contra alguma dupla do nosso nível e ao domingo a mesma coisa. :smiley:

Tornou-se um verdadeiro vício. Ao menos é saudável.. :smiley:

2 Curtiram

Percebo perfeitamente.
Em 2023 e até abril 2024, estava “viciado”, mas um viciado que dava pra jogar 2x por semana :rofl:
Depois fui pai, e não joguei mais do que os dedos das mãos.
Estou a tentar retomar. Pena é ser caro, na verdade.

1 Curtiu

Sim, uma das lições mais importantes que recebi foi quando me propus a fechar um jogo (com a ressalva de que achava que não jogava ao nível deles) e o gajo virou-se para mim e disse-me: por cada bola que metas no outro lado, é outra bola que eles têm de passar. É muito isto que falta nos níveis mais baixos.

Também joguei futebol federado muitos anos. Cheguei a jogar ténis de mesa também. Na verdade, tinha mais jeito para o ténis de mesa do que para o futebol, mas o ténis de mesa não dava miúdas e os meus pais também achavam mais piada ao futebol do que ao ténis de mesa. Mas não passo tantas horas como tu dentro de um campo de padel. Nem tenho paciência aos dias de hoje. Treino duas vezes por semana, às vezes mais. De vez em quando acrescento aulas individuais. Faço um ou dois jogos por semana e, depois, torneio. Mas faço trabalho físico todos os dias.

Se fores da zona de Lisboa, podemos combinar jogar ténis. Eu comecei a jogar há um ano. Cansei-me do padel social e dos jogos da treta e comecei a jogar ténis com um amigo. Mas é-me difícil encontrar gente para jogar e, por isso, não jogo mais vezes.

Para jogar 2 vezes por semana, compensa aderir ao Urban Sports Club.

1 Curtiu

O problema do Padel é ser um jogo caro. Obviamente que, se estivesse em Portugal, com a minha rotina “normal”, não só não teria tanto tempo para jogar tantas vezes, como o dinheiro não esticava para jogar todos os dias.

Aliás, isto até chegou a um ponto ainda mais engraçado. Quando comecei a jogar, não conhecia ninguém e ia aos clubes para tentar meter-me com malta e lá me adicionaram a vários grupos no Whatsapp com dinâmicas engraçadas (um deles, o tal das 6 da manhã). Aos poucos fui convencendo alguns colegas de trabalho (não todos) que, inicialmente, me chamavam de maluco por ir jogar de madrugada. Entretanto, até meu chefe se meteu nisto. E chegou ao cúmulo de, neste momento, estarem a construir um campo no nosso estaleiro para a malta que fica lá mais fixa. :smiley:

Mas sim, o Padel sai caro. Agora, como estou fora, sozinho, o dinheiro que recebo da empresa para despesas de dia a dia e outros extras, vai todo para o vício. :smiley:

1 Curtiu

O plano mais barato que temos, cá por Leiria, um voucher de 20h no Padel XXL (85€).

Pah, esta conversa toda reavivou aqui o nervosinho por jogar de novo :rofl:
A esposa inscreveu-se agora num ginásio, também tenho de voltar!

1 Curtiu

Sou sim! Podemos ver isso!

1 Curtiu

Em Leiria, acho que o único clube com Urban é o MC Padel. Esqueci-me desse pormenor. Embora os campos por aí ainda estejam com um preço mais comportável do que em Lisboa (onde os valores estão escabrosos e incompreensíveis).

Por acaso conheço bem os clubes de Leiria e o pessoal de Leiria (no geral). Como nasci e cresci aí e vou aí com regularidade, faço questão de fazer os torneios daí e, de vez em quando, combino aí uns jogos.

1 Curtiu

LisPadel também, pelos vistos!

1 Curtiu

tambem gosto de padel. aqui na suiça o hype ainda é recente, começaram a abrir campos com frequencia apenas nos ultimos 2-3 anos. antes praticamente nao existia. eu comecei em agosto e jogo max 2x por semana. sinto um pouco os joelhos e costas no dia seguinte​:sweat_smile: e aqui é carissimo. 90min €100, ou seja 25/pessoa.

quanto custa +/- uma hora com treinador em portugal? vou aí dias semanas e estava a pensar aproveitar para umas horas de treino.

Comprei a ML10 Quantum 3k 2025 e gosto muito.

Muito confortável e um pouco mais rija que outras que tinha experimentado, como a AT10.

Treino individual ou com outras pessoas? Depende do número de pessoas no treino e do clube.

Depende da versão da AT10. A 18k é mais mole (a partir de 2024), a 12k é mais rija.

individual.

eu testei a ml10 12k e a at10 18k ‘25 varias vezes e dei-me muito bem com esta ultima. achei a outra demasiado rija para o meu estilo/nivel.

Quanto fica o pack de aulas no sul?

E 1 jogo?

Aqui (Famalicão) eu tenho aulas de 8 alunos hora de meia são 75 euros

E jogos são 32 euros por campo (hora e meia).

O vicio aqui também está a bom nivel :joy: