Os professores deveriam dar reguadas?!

Nesta questão dos telemóveis para mim era muito simples: do portão da escola para dentro não entravam e mais nada.

Esse tb é teen, e na volta tambem lhe tiraram o movel ou o gps… :lol:

telemovel na aula so mensagens…insonorizadas…ao minimo toque…out…

Posso-te garantir que são essas as directivas que os professores recebem porque os meus pais são professores, logo, penso que estou minimamente informado sobre o assunto. E tenho que concordar contigo que os professores não são polícias, mas muito menos têm que ser amas e “pais de substituição” já que se pretende alongar ainda mais horário de permanência na escola (claro que os paizinhos aplaudem porque cada vez menos querem saber dos filhos).

As consequências, com o novo estatuto do aluno e ao alcance do conselho executivo da escola, no máximo implicam a transferência do aluno. Dou-te o exemplo de que em Dezembro, na mesma escola deste último caso, uma aluna não gostou da nota que a professora lhe deu e agarrou-se aos seus cabelos. A escola propôs por 2 vezes a expulsão da aluna, decisão que foi rejeitada pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) tendo sido decidida a transferência da aluna para uma escola à sua escolha (que por acaso ela já tinha intenção de frequentar).

Quanto à razão alegada por esta besta, afirmou ao Correio da Manhã que, como estava numa aula mais soft (entrega dos testes no último dia de aulas) pôs-se a ouvir música, mas baixinho. Não será razão para tomar alguma medida?

O que realmente me preocupa é que este caso que veio a público é o menor dos males: situações destas acontecem quase todos os dias. Existem situações bem piores, e que nem envolvem necessariamente professores, que muitas das vezes permanecem desconhecidas por medo. Eu já ouvi o caso de um professor que levava uma barra de ferro escondida por medo da turma que leccionava. MEDO é o que existe na classe docente actual.
Uma situação que veio a público e envolveu um aluno foi relacionada com o “Jogo do Poste”: umas quantas bestas pegam num pobre rapaz, abrem-lhe as pernas e atiram-no contra um poste; à conta disso um miúdo ficou com o abono de família destruído…

O que eu acho que ainda não percebeste é que este governo funciona claramente para as estatísticas. Não te espanta que em apenas um ano o insucesso escolar tenha diminuído 30% (não admira nada, os exames nacionais até metiam dó). O programa “Novas Oportunidades”, bem aproveitado e de forma honesta, podia beneficiar muitos que não concluíram os estudos. Porém, uma grande percentagem está a obter equivalências ao 12ºano comprando os projectos na internet…Ninguém se admire que de aqui a 5 anos Portugal tenha uma percentagem superior à média europeia de pessoas com o 12ºano concluído.

Peço imensa desculpa por o off topic:

Eu ainda nao percebi que o governo funciona so em função de estatísticas ? Longe de mim querer defender o governo mas agora pergunto eu… Queres que funcione em função de que ? Que funcione em função daquilo que o vizinho de lado diz ? Que funcione em função do que se passou ontem no cafe la da rua ? Ou que funcione em função do exemplo mais brutal que conseguirmos arranjar ? Se assim for deviam começar ja a distribuir portes de arma e uma Glock 9mm a todos os professores. Ja agora deixo aqui a definição da palavra estatistica:
ciência da contagem;
ciência que tem por objecto o agrupamento metódico dos factos sociais que se prestam a uma avaliação numérica (população, natalidade, mortalidade, rendimento de impostos, produções agrícolas, criminalidade, religião, etc. );
ramo das matemáticas aplicadas que recorre ao cálculo das probabilidades para estabelecer hipóteses com base em acontecimentos reais, com o fim de fazer previsões.

Quem me dera a mim que o governo funcionasse realmente em função de estatisticas e nao de lucros e ganhos pessoais. Parece-me que foste tu que ainda nao percebeu que se realmente funcionasse em função de estatisticas tinhamos todos a ganhar.

Para terminar, Jogo do Poste e outra enormidades do genero sempre foram lugar comum e se concordamos que nao é trabalho dos professores serem policias durante os intervalos, parece que tambem concordamos que deve haver quem se encarregue desse tipo de situaçoes. Em Portugal ha empresas de segurança, nao ha ? Se calhar nao era má ideia,com tanta gente sem nada que fazer em casa.

Decididamente não!

Pondo a questão de forma prática e simples: tens dois alunos, um inteligente e um calhau.
Antes: passava o inteligente e reprovava o calhau.
Agora: passam os dois.
Estatística: o aproveitamento escolar passou de 50% para 100%.
Leitura do governo: as estatísticas provam que a educação está melhor.

Nem mais… e na UE também fazemos uma figura bem melhor do que ela realmente é.

:arrow: É isto mesmo que está a começar a acontecer…bom exemplo :great:

Quem me dera a mim que o governe governasse (passo o pleonasmo) para as estatísticas, mas de forma real, isto é, resolvendo os problemas. Que os inteligentes passassem e que os calhaus ficassem inteligentes por força de um sistema educativo bem montado.

O problema é que trabalham para estatísticas fictícias: passam quase toda a gente (os inteligentes e os calhaus) e depois vêm dizer que todos estão a ficar mais inteligentes por força da política educativa (do facilitismo) deste governo.

É como o caso dos crimes: há menos crimes porque por exemplo o roubo de uma carteira deixou de contar como crime (pelo menos anunciaram isso, se já entrou em prática não sei - este governo é bom em lançar medidas todos os dias e não as aplicar).

Se existir um ‘inteligente’ e um ‘calhau’, é pouco provável, por muito bom que o sistema educativo seja, que o calhau passe a inteligente e passem a existir dois inteligentes.

O que me parece prioritário é que o sistema educativo consiga de alguma forma detectar que o calhau é calhau na ‘generalidade’, que avalie e estude o melhor possível o calhau para saber em que é que pode não ser calhau na ‘especialidade’… e a partir daí encaminhe o calhau para um sistema formativo mais simples e eficaz e com um término bem mais agradável (vulgo cursos profissionais até ao 12º ano). Assim, cumpre-se o objectivo da educação: o calhau continua calhau e o inteligente continua inteligente, mas são ambos úteis e fazem ambos parte da mesma sociedade. :wink:

:arrow: concordo plenamente. Significaria que o sistema educativo estava a cumprir os seus objectivos. Quer o “inteligente”, quer o “calhau” agradeceriam e ficariam satisfeitos.

Primeiro o Paracelsus ja te respondeu.
Segundo se tivesses lido ate ao fim, tinhas encontrado o seguinte paragrafo:
"…Quem me dera a mim que o governo funcionasse realmente em função de estatisticas e nao de lucros e ganhos pessoais. Parece-me que foste tu que ainda nao percebeu que se realmente funcionasse em função de estatisticas tinhamos todos a ganhar…"

:think:

Confesso que não sei onde é que o que a resposta do Paracelsus me contradiz em alguma coisa, até porque estou 100% de acordo com ele. Muito menos essa tua frase.
Ele diz como é que devia ser (infelizmente não é). Tu dizes “quem me dera”.

É que as estatísticas podem ser muita coisa e as que interessam ao governo são apenas as de quantidade e não de qualidade.

De que interessa as taxas de aproveitamento serem melhores se na globalidade as pessoas não saem do ensino melhor preparadas?

O problema do governo é que a qualidade além de ser mais difícil de conseguir do que obrigar os professores a passar, ainda tem o problema de ser mais difícil de contabilizar estatisticamente.

Existem situações mais graves que as que tem passado nas noticias.

Tenho vários amigos(as) que leccionam (História/Geografia, Português/Inglês, Musica e Ed. Visual) nas zonas de Oeiras/Paço de Arcos e Sintra/Queluz/Amadora e são ameçados com facas dentro das salas de aulas, levam com bolas de basket, carros riscados, etc…

O que foi ameaçado com a faca, chamou a mãe do “miudo” (16 anos no 5º ano!!!), onde lhe contou com a maior das calmas e ainda lhe disse “… e ele também não leva o caderno para as aulas.”
A resposta da mulher:
“-Não é problema meu, nem sei se ele dorme em casa.”

Bileao ,o que eu estou a tentar dizer é que se o governo analiza-se as estatisticas como deve de ser e tambem tivesse em conta casos pontuais tinhamos um sistema muito melhor. No entanto o governo o que tem por habito fazer é usar as estatisticas para encobrir o sol com a peneira.

Estou-me a explicar melhor assim ? Ou achas que nao se devia ligar nenhuma as estatisticas ? Julgas que quem trabalha no Instituto Nacional de Estatistica nao sabe o que anda a fazer ? Outra coisa ,esse teu exemplo do calhau e do inteligente nao prova nada porque na vida real as coisas nao sao preto/branco, inteligente/calhau, quente/frio.

Ainda vais ter que me explicar a diferenca entre dizer como devia ser ou dizer quem me dera. Parece-me a mim que sao a mesma coisa, estar a ser picuinhas e apeteceu-te pegar por aí.

Quando escrevi que o Paracelsus ja te tinha respondido nao quer dizer com isso que te esteja a contradizer,até porque isto parece-me ser uma daquelas discussoes tao basicas que na generalidade estamos todos de acordo.

E essa historia que agora as “…pessoas não saem do ensino melhor preparadas…” ja eu tinha ouvido da geração anterior á nossa e aposto que os putos de hoje em dia daqui a 10 anos vao dizer a mesma coisas sobre a geração que se segue.

Mas acima de tudo o que eu nao quero é que te aborreças comigo, mudando de assunto ainda nao me disses-te que albums andas a ouvir ultimamente e julgo que tambem nao vi nenhum post teu no topico sobre a last fm que esta no camarote dos membros.

Podias ter la um profile (ja ha um numero razoavel aqui do forum) e assim sempre me podias mandar umas recomendaçoes sobre as bandas que andas a ouvir e vice versa. Vai la dar uma vista de olhos e percebes ja o que estou a falar.

Pois, desisto, realmente é melhor ir falar de musica… :shifty:

Pena e que isto não é so no secundário. Um setor meu disse numa aula que houve um aluno da minha faculdade que simplesmente mordeu uma professora, e quase lhe arrancava um bocado do braço. Priceless :expressionless:

Onde esta geração chegou, e ainda falavam na geração rasca há uns anos! Se a outra era rasca, esta então não tem definição possível, rasquíssima, reles, talvez. :cartao:

Acho mesmo que deveria haver um polícia a guardar cada sala de aula, um cacetete em cima não fazia mal a ninguém, lol.

Onde isto chegou:

«Dá-me o telemóvel, já!» vira fenómeno na Internet

Uma semana após a divulgação das cenas de violência ocorridas no Carolina Michaelis, já se podem encontrar na Internet t-shirts, vídeos e até toques de telemóvel a parodiar o episódio.

«Não percam a oportunidade desta colecção limitada para impressionarem os vossos amigos!», pode ler-se no site “Dá-me o telemóvel, JÁ!”, onde é possível comprar uma t-shirt com as frases mais marcantes do vídeo.

A partir de cerca de 12 euros, os interessados podem levar para casa uma peça de vestuário com inscrições como “Dá-me o telemóbel, JÁ!”, “Vamos ter fight, oube lá!”, “Oh gorda, oh faxona, sai daí!” ou “Olha a belha vai cair!”.

Outro exemplo é a página Blackbox, que disponibiliza uma remistura do polémico vídeo que pode ser utilizada como toque de telemóvel. O download é gratuito e é compatível com qualquer equipamento que suporte o formato MP3.

Como seria de esperar, no YouTube, o site onde o vídeo foi originalmente difundido, existem várias referências ao incidente.

Os vídeos “Dá-me o telemovel já! Mix” e “Dá-me o telémovel já - remix alpha” são apenas dois entre os muitos que lá podem ser encontrados.

In http://ciberia.aeiou.pt/?st=8840

Peço desculpa, enganei-me. Afinal não eram só aqueles alunos (e muitos como eles) que deviam levar uns bons tabefes…
É toda esta gentinha que acha a situação muito gira :cartao:

Desculpem mas eu quero a t shirt do " Da-me o telemobel, Ja ! "

Se calhar é melhor eu estar caladinho que ainda me vem ca a casa dar uns tabefes. :twisted: :twisted: :twisted:

Estás a ver tudo ao contrário… ainda não entendeste que o que o governo está a fazer não é analizar mal as estatísticas nem a usá-las como argumento para o que quer que seja, mas sim a utilizar artifícios para adulterá-las? Para que na UE, onde só olham para os números e não conhecem a situação real, dar a parecer que estamos a melhorar a olhos vistos quando isso não é verdade? Para nas próximas eleições aparecem números excelentes em termos de aproveitamento escolar, a dar a entender que o ensino melhorou quando de facto o que aconteceu foi que se facilitou ao máximo de forma a passar tudo e todos, independentemente do comportamento (ninguém pode chumbar por faltas hoje em dia) ou mau aproveitamento ?

A partir daí, para que é que servem as estatísticas se estão adulteradas? No INE trabalham os dados que lhes entregam e não têm nada que se preocupar sobre a forma de como se chegou a esses dados.

Realmente e como disse o Bileao, se ainda não chegaste lá não vale mesmo a pena discutir mais. ^-^

O que me chegou aos ouvidos, foi que era uma aula livre, em que a professora tinha autorizado o uso de telemóvel…
Logo a partir daí, já acho o caso estranho, pois se tinha autorizado porque o foi tirar?

Eu próprio cheguei a ter as ditas aulas de substituição e sabem como eram passadas? Pois bem, o professor jogava solitário no seu PDA, e os alunos jogavam, fotografavam, brincavam com os telemoveis…Digam-me, de que servem estas aulas de substituição no secundário? Para NADA!

A professora agiu mal, incorrectamente, ponto final!
A partir do momento em que a aluna recusou dar o telemovel, a professora mandava-a para a rua! Assim só desceu ao nível de estupidez da aluna…Pode parecer estupido, mas eu vi o mesmo comportamento de parte a parte…Sendo assim, porque é que só a aluna levou um processo disciplinar? A professora também tinha que levar! Além de ter agido pessimamente, caiu no erro de disputar fisicamente o telemóvel com a aluna.