Os professores deveriam dar reguadas?!

A A Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, também foi o palco de um episódio de violência ocorrido em Dezembro passado que ninguém filmou. O[b] alvo foi uma professora de Português e a agressora uma aluna, desta feita do 10.º ano. Só que, neste caso, os cabelos puxados pela aluna à professora num corredor da escola, depois de discussão acesa na sala de aula, deram lugar a um processo disciplinar. E por duas vezes o conselho de turma decidiu expulsar a adolescente. Contudo, com base num recurso interposto pelos pais da aluna, a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) decidiu amenizar a medida disciplinar e optou por transferir a jovem de escola. É que a expulsão até foi revogada pelo novo Estatuto do Aluno aprovado por este Governo.[/b] A história foi relatada ao PÚBLICO por vários professores da escola, que confrontou ontem a DREN, através do assessor de imprensa do Ministério da Educação, Rui Nunes. Até ao fecho desta edição não foi recebida qualquer resposta. A história desta agressão começa com uma discussão acesa sobre uma nota. A aluna decide abandonar a sala sem autorização da professora e, quando esta tenta impedi-la, o caso complica-se. A aluna acaba a puxar os cabelos à professora em pleno corredor da escola. Mas o guião não termina aqui. Chamada à escola, a mãe d[b]a aluna ameaça bater na presidente do conselho executivo, sendo necessária a intervenção da PSP. A senhora é detida e obrigada a pagar uma multa. A filha teve mais sorte. Apesar de o conselho de turma disciplinar ter decidido, face à gravidade do sucedido, aplicar a mais severa medida sancionatória, a expulsão, a jovem acabou apenas por ser transferida em Janeiro para a Escola João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, para onde já tinha intenção de ir.[/b] Isto, porque a DREN chamou a si o processo, decidindo a transferência da aluna, após os seus pais terem interposto dois recursos. Da primeira vez, a DREN aceitou a contestação da escola e enviou o caso novamente ao conselho de turma, que voltou a aplicar a expulsão. Os pais repetiram o recurso alegando questões formais e a escola contestou novamente os argumentos. Mas desta vez a DREN decide chamar a si o processo e aplicar a medida de transferência. O facto de os recursos terem um efeito suspensivo, o que significava que a aluna continuava na escola, gerava uma situação que estava a indignar muitos professores. A transferência resolveu esta questão prática, mas no espírito de muitos ficou a convicção de que a intervenção da DREN resultou na impunidade da aluna. Um deles é Fernando Charrua, que acredita que a direcção regional aplicou a lei por antecipação, já que uns dias depois é publicado o novo estatuto do aluno que revoga a expulsão como medida disciplinar. João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos de Educação, diz que o novo estatuto tem como objectivo facilitar estes processos, mas explica que o modelo ainda não passou do papel. "O novo regime disciplinar, na prática, está adiado até ao final deste ano lectivo porque as escolas ainda não adaptaram os seus regulamentos internos ao novo estatuto", afirma. [b]O PÚBLICO comparou os dois regimes e verificou que a principal diferença reside na perda de importância do conselho de turma disciplinar, na nova versão. Este órgão colegial, constituído pelo presidente do conselho executivo, pelos professores da turma e por um representante dos pais, deixa de ter competência para decidir as medidas disciplinares mais pesadas e passa a ser um mero órgão consultivo. A maior parte das vezes facultativo.[/b] Quem passa a ter competência para decidir as sanções disciplinares é o presidente do conselho executivo, que está mais limitado nas medidas que pode aplicar. Das cinco existentes na versão inicial do estatuto, só restam três: a repreensão registada, a suspensão da escola até 10 dias úteis e a transferência de escola. Acontece que esta última é da competência dos directores regionais. Excepcionalmente, os professores podem aplicar a repreensão registada, mas apenas quando a infracção disciplinar for provocada na sua sala de aula.

Quando se lê isto, a juntar ao facto de um aluno poder passar de ano mesmo que não compareça a nenhuma aula (bastando passar no exame de recuperação), está tudo dito sobre o caminho que este governo quer seguir: o das estatísticas.

Porreiro, pah!

:arrow:

Quantas vezes, na primária, a minha professora dava reguadas aos meninos/ meninas ou palmadas quando não conseguíamos fazer as contas no quadro. Era um fartote de rir as aulas, porque os alunos que não sabiam eram alvo de gozo e humilhação. lol. Lembro-me dum colega meu levar o numero de palmadas no rabo por cada erro ortográfico que fazia nos ditados, tinha sempre um valor superior a 20 erros. E esta prof até era bastante branda connosco, lembro-me de outra prof em que os/as alunos/as saíam de lá a chorar porque ela dava reguadas, a minha limitava-se a dar palmadas.

Agora não sei como é, mas que muitos adolescentes precisavam…

continuo na minha, o outro é que era o fascista, usava botas corcomidas, não havia teletudo , não havia internet…era uma miséria…mas havia respeitinho…
A Abrilada descambou nisto, libertinagem e não liberdade…

Agora até entram na faculdade com notas negativas…e pior até reclamam…pior, criaram-se privadas para toda a gente ser doutor,e chupar a classe média até ao tutano…aulas á noite…para trabalhadores numa faculdade estatal…népia…
um rir…é pouco…
geração á rasca digo eu…
quem não sabe ser papá , não deve ter filhos como quem joga um jogo…depois quem se lixa são os velhotes(avós) que levam com dose dupla…
Educação e Saude , são factores fundamentais reveladores do estado de um país…embarcamos na onda do capitalismo furioso. o resultado é a balda total, os prognitores destas ideias no entanto estão bem seguros de merda qe fizeram, e têm tachos que não se coadunam com o factor de contenção…apreguado…
Viva o Euribor, o Euro, o Dna, e os mega projectos que aí vêm…
para mais do mesmo recomendo a seguinte visita…vale mesmo a pena… :offtopic:
http://citadino.blogspot.com/ … :offtopic:

e sim…também fiz merdum, tb levei reguadas , mas faltas de respeito a este nível…impensável !

E eu sinto-me envergonhado por ver o caminho que a minha geração está a tomar

Não será certamente com pancada, porrada e reguadas que se impõe respeito. A solução está na Educação, Civismo e Cidadania. O que não existiu naquela sala.

Nesses videos, o que mais me choca é passividade geral, deste povo cobarde e cínico, que é esmagador perante o fraco, e submisso face ao poderoso. E isso apenas produz trampa… Tal como vemos nos vídeos. No episódio do telemóvel, vemos uma turma de cobardes, que permanece impassível perante um acto daqueles. Depois, no vídeos das miúdas que lutam, há uns tipos com idade para ter juízo que se limitam a apreciar…

Enquanto estudei, passei por turmas complicadas e professores detestáveis. Quando se pretendeu boicotar um professor fazia-mo-lo, de forma eficaz e sem necessidade de exposição da nossa parte. E quando a aula não interessava, simplesmente não aparecíamos e tiravamos muito prazer de disso.

Pancada entre miúdas por causa de assuntos prosaicos, sempre houve. Quem nunca assistiu a isso? Mesmo que as pitas actuais se sintam no centro do universo, e diversas adultas reproduzam o mesmo tipo de comportamento, a confrontação física entre elas nunca foi algo de raro.

No final de tudo isso, o que me choca é passividade geral, nada que não se estranhe de um povo que aceitou ser submisso durante meio século, e que ainda hoje tem suadade desse tempo de terror. :o

Entao achas que deviam dar porrada nos miudos como tu e eu levamos ? Sim porque eu tambem levei. Fizeram-me estar de joelhos em cima de graos de arroz,reguadas,estaladoes na nunca e na cara ao ponto de uma vez a grande filha da ■■■■ ate me ter rebentado o labio.

Entao se achas que devem dar toda a porrada que entendam aos alunos tens bom remedio,se ja tens filhos/as vais la a escolinha deles e pedes aos professores para desacarem os teus filhos/as sempre que eles nao saibam quanto é 45+54…Sim porque andar a dizer que deviam dar nos filhos dos outros so porque tu tambem levaste nao faz sentido,especialmente se nao quiseres que molhem a sopa nos teus,como suspeito.

Se calhar a ideia de teres outras pessoas a dar porrada aos teus filhos ja nao te agrada muito, eu tambem aprendi tudo que havia para aprender antes de ter saido da quarta classe mas nao foi a custa da porrada que me deram, foi por ter em casa quem me ajudasse e tivesse tempo para mim.

Essa tanga de bastava o mais problematico apanhar para se acalmarem logo todos é mentira. Iam era fazer merda para outro lado…
Quando eu era miudo, os piores eram sempre aqueles que tinham pais que davam tareias de cinto,sabem porque ? Obviamente se ja sabes que vais levar entao qual é o incentivo para te comportares ? Eu de tanta porrada levar na primaria mal cheguei ao ciclo, chumbei logo o primeiro ano em que me apanhei com colegas que tambem se queriam revoltar contra aquele sistema todo.
Uma vez nas ferias da Pascoa chegaram as notas a casa com 90 e tal faltas (ainda no Ciclo) levei um tareao de sangrar do nariz.Quando chegaram as notas do fim do ano lectivo tinha chumbado com 202 faltas,nunca mais me esqueco.Apartir desse dia o meu Pai percebeu que com tareias eu nao ia ao sitio.

Eu nem nunca fui dos piores mas isso é porque os piores em Santo Antonio dos Cavaleiros e no bairro de Alvalade aonde eu andei na escola eram mesmo muito mauzinhos, na minha escola houve um professor da noite que uma vez foi para casa com um braco partido…O mais certo era ter sido um trabalhinho feito por algum que tambem tinha tido uma professora do estado novo lol
Na Suecia, Inglaterra e a Alemanha ninguem bate nos miudos…porque sera ???

Estamos em 2008 e tu queres o Salazar ??? Vamos la ver se percebi bem. Estavas disposto a trocar tudo aquilo que o 25 de Abril conseguiu por “respeitinho”

Vai dizer isso aos presos politicos,aos que andavam cheinhos de fome, aos que trabalhavam em troco de suficiente para comer e ja agora vai dizer isso a todos os que tiveram que sair de Portugal por causa do teu amigo Salazar.

Desculpem la o off topic mas as vezes leio aqui cada coisa que ate fico mal disposto.

não precisas de ficar mal disposto…basta teres a capacidade de ler o que escrevi…pois acho que foste ou foram para onde vos convinha…para existir respeito não e necessario força mas educação e civismo…e não libertinagem…

Na Suécia não, mas na Inglaterra e na Alemanha é só hooligans! :mrgreen:

kidding

Podes me explicar porque é que estás a falar de mim ? Por eu viver em Inglaterra ? Pois eu sei que doi… mas nao sou presuncoso ao ponto de me dar a mim mesmo como exemplo da merda feita por o sr dr Antonio Oliveira Salazar,coisa que alias esta mais que documentada e como nao ha pior cego que aquele que nao quer ver ja vi que contigo nem vale a pena dizer mais nada.

Dar reguadas?! Está tudo doido.

É certo que estas atitudes não são nada bonitas de se ver mas a solução não pode passar pela violência. Há que voltar a conquistar o respeito dos alunos pela figura do professor e claro, dar educação em casa aos miúdos, caso contrário, permaneceremos assim até à eternidade.

:offtopic:…bem… mais uma vez fui mal entendido…
Quando referi que foste ou foram por onde seria mais óbvio, estava-me a referir não ao facto de teres saido de portugal,(aliás nem te conheço e nem sequer o sabia…) mas tão simplesmente ao discurso da liberdade que supostamente existe e que nos salvou da miséria espiritual(basta ver a capacidade de aldrabar e improvisar) ,discurso esse que passados quase 40 anos continua em voga e que não nos levou a lado nenhum em termos de evolução social, existiram mudanças profundas graças a muita guita exterior que nos obrigou a isso.
E sim, houve tempo, dinheiro dos outros, e muita inovação repentina.
Quanto á minha cegueira , burro velho não aprende certas coisas, mas pelo menos não ando iludido com promessas vâs, de falsos pregadores daquilo que tanto defendes, que á semelhança de outros tempos controlam o direito da verdade.
Quanto ao merdum feito pelo fascitóide, a História, dele já se encarregou… veremos se em relação a tanto democrata também o fará…se calhar já não estaremos é cá para podermos aferir… :offtopic:
Não levei a tua resposta a peito no mau sentido, por isso achei que devia responder aqui e não por pm, (embora preferisses levar a coisa para uma questão pessoal), quando e se releres o que postei ,verificarás que não fiz o elogio de uma pessoa , antes e com ironia evoquei esse personagem e o institucionalismo presente na época… que em muitas coisas não é assim tão diferente do que existe ainda hoje.
…O significado e a essência de liberdade não significa o respeito pelo próximo ?
Estamos melhor hoje em dia ?
É um facto que ,aparentemente toda a gente vive melhor (rastilho está cada vez mais curto)…mas e seguindo o tópico…nem toda a liberdade adquirida trouxe mais e melhor educação.

“Enviesando” um bocadinho o tópico, acho que já era tempo de ser dada mais autonomia às escolas e deixar que cada uma delas tenha poder e capacidade para resolver os seus problemas, como a contratacão ou não de pessoal, aplicacão de regras próprias de funcionamento e gestão do seu próprio orcamento… ah, e já agora acabava-se com o ridículo concurso de professores não?

Nao fizeste elogio ? entao vieste dizer que no tempo da outra senhora é que havia respeitinho, que nao havia internet mas havia respeitinho.

Isto nao é um elogio ao pior que ja aconteceu em Portugal ?
continuo na minha, o outro é que era o fascista, usava botas corcomidas, não havia teletudo , não havia internet…era uma miséria…mas havia respeitinho…
A Abrilada descambou nisto, libertinagem e não liberdade…

Se o que tu acabaste de dizer nao é um elogio a ditadura entao nao sei o que sera
E quem te disse a ti que eu defendo a cambada de corruptos que tomaram conta do País ? Nao estejas é a confundir a merda de governo que temos tido com o 25 de Abril, se calhar era melhor ainda ter colonias em Africa e levar porrada da PIDE a toda a hora.

Resumindo(ate porque foi a proposito do tal video) se a monga da professora nao tivesse descido ao nivel da parvalhona da miuda nada disto teria acontecido. A professora so a tinha que a mandar sair da aula e mais nada.

…parece que os professores não podem fazer isso.

Os professores devem ter alguma medida ao seu dispor para casos como aquele, hoje em dia (no meu tempo eras posto na rua) nao sei ao certo como sera. Por exemplo, aqui em Inglaterra a aluna era mandada directamente para o escritorio do headmaster que iria ter que resolver o problema consoante as regras em vigor na determinada escola.

Uma coisa é certa, o telemovel era propriedade da aluna e como tal a professora nao tinha o direito de o tirar sem mais nem menos (eu nao sei o que se tera passado antes) como tal so devia ter encaminhado o caso para o conselho directivo (nao sei se ainda se chama assim) e continuado a dar aula e ensinar aos que querem aprender.

Não se esqueçam que apenas estamos a ver uma pequena parte de algo que poderá ter n antecendentes… não é por isso assim tão simples censurar o que a professora fez.

O que é certo é que o que a aluna fez, isso sim, não tem qualquer tipo de desculpa.

As instruções dos professores quando algum aluno usa o telemóvel durante uma aula é confiscar o aparelho e entregá-lo ao Conselho Executivo, só podendo ser levantado pelos encarregados de educação. É o que está definido nos regulamentos.

Uma besta que faz aquele espectáculo todo por causa de um telemóvel não me parece que fosse fazer figuras muito diferentes caso a professora a mandasse para a rua. Quanto aos outros, pela forma como reagiriam, não me parece que quisessem aprender alguma coisa.

Mas os professores agora sao policias ? Nao achas que ja tem pouco que fazer ?!? Usas-te o termo confiscar ou fui eu que li mal…

O professor so tem que mandar a aluna embora da sala, depois o conselho executivo ou la como se chama hoje em dia que trate do assunto com o aluno e os paizinhos do rebento. Os professores vao para o trabalho deles para ensinar, nao vao para confiscar, apreender, multar, deter, encarcerar, para essas coisas ja temos a policia.

Se o que tu descreveste esta realmente nos regulamentos, o que eu duvido, visto que isso parece estoria para assustar adolescentes, nao deve ser nada facil de confiscar um telemovel a um miudo que seja maior que o professor, que nao lhes tenha respeito ou mais importante ainda que tenha realmente uma razao valida para nao deixar que lhe tirem o telemovel. Por isso eu dizer que este tipo de situação tem que ser tratado por alguem que tenha esse tipo de problemas como função descrita no contrato de trabalho.

Repara que a miuda que aparecia no video ja tinha alguns 14/15 anos, nao estamos a lidar com criancinhas da segunda classe. Com esta idade os adolescentes ja tem que aprender que ha consequencias para este tipo de actos.

E depois ha aqui outra questao a considerar, algum de voces sabe o porque de a miuda ter utilizado o telemovel ?
Vamos imaginar que ela tinha a mae bastante doente e estava a espera (em caso de emergencia) que alguem lhe telefonasse, nos nao sabemos se foi por uma razao destas ou se ela usou o telemovel para perguntar ao namorado se queria dar uma cambalhota no intervalo de 15 minutos .

Por estas razoes todas é que acho mal que haja tanta gente a querer que as crianças levem reguadas e alguns ate ja andem a pedir o regresso do Salazar… e quando o Salazar nao desse resultado queriam o que ? O D. Sebastiao com certeza ?!?

Se calhar é melhor começarmos a ir ali para o Tejo nas manhas de nevoeiro, pode ser que o homem ainda apareça …