Onze magníficos

O que é que o Cristiano Ronaldo ou até figo fizeram no Sporting que mereçam estar nos melhores de sempre? Se o Sporting comprasse o Maradona com 17 anos para jogar nos juniores, fazendo uns 3 ou 4 jogos nos seniores, e depois era vendido já tinha o direito de figurar nos galácticos do Sporting?

Stunner, lê em cima.

Não me vou basear na efectiva produção dos jogadores com a nossa camisola, mas no seu valor objectivo, muitas vezes, alcançado fora daqui (não vou tão longe e pôr o Rijkaard...).

Colocar Ronaldo entre os melhores de sempre que passaram pelo Sporting é um bocado puxadote, concordo. Agora Figo… desculpem lá. Esteve em grande na época em que talvez o Sporting tenha jogado mais à bola nas últimas duas décadas (93/94), teve uma época assim-assim de 92/93 e uma época muito madura em 94/95. Podia ter feito mais? Podia. Mas não deixa de ser dos maiores craques de sempre que tivemos e mostrou-o em campo.

Como já te disseram, a resposta estava dada.
Sobre o Figo, também já te esclareceram.
Ainda se me falasses do Paulo Sousa (uma época em placa giratória, com 0 títulos)…

Quanto à hipótese Maradona, sim, também o punha, nos termos dos critérios que utilizei.
Mas nem foi nada disso que sucedeu com Cristiano Ronaldo.
Não foi comprado para jogar nos juniores e não estava lá a fazer uma perninha nos seniores, quando os castigos ou as lesões dos homens de barba rja assim o impunham
Integrou o plantel principal, fez 25 jogos e marcou 3 golos, na época negra do Veiga/Jardel.
Por sinal, 3 bons golos: especialmente o do Bessa (o borrego já estava morto e enterrado mas povoou o meu imaginário de infância), quando, salvo erro, saiu do banco para facturar.
É pouco? é, mas tinha 17/18 anos e não enganava.
É hoje galáctico no verdadeiro sentido do termo, já foi considerado o melhor do mundo e eu tenho muito orgulho em o ter visto jogar ao vivo pela primeira vez com o Moreirense (dois golos, um de arrancada e outro de cabeça após livre, e ainda marcou muito um livre na cabeça da área, com defesa muito apertada).
Posso pô-lo na sonhada equipa da minha vida, ou não?

Adenda: fui muito injusto para Balakov e Liedson. Espero que eles não leiam aquela posta.

:great:

É o que dá ler os comentários às três pancadas

:great:
Fui espreitar o teu 11.
Fui injusto com mais jogadores.
Dizem que os treinadores são sempre injustos.
Na bancada, são-no! :beer:

fica aqui o meu “11”…

GR: duas escolhas (foi impossível escolher apenas um deles)

Damas pelo respeito e pela classe. o senhor Damas, sff!

Schmeichel pelo orgulho de, um dia, termos tido um dos melhores de sempre com a nossa camisola vestida.

Defesa Direito: não é fácil escolher um lateral-direito. talvez, o elo menos forte da minha equipa.

Nélson, pela consistência.

Centrais: aqui foi fácil. dois brasileiros. cheios de classe. o jeito que não dariam hoje!

André Cruz. e aqueles livres…

Luisinho. o melhor de sempre. indiscutível.

Defesa Esquerdo: estive entre este e o Inácio. a escolha recaiu sobre aquele de quem vi mais jogos.

Rui Jorge. enorme capacidade de luta e muito pulmão tinha este porta-chaves!

Médio Direito: um grande ■■■■■■ enquanto Sportinguista, mas um jogador inesquecível.

Figo. técnica, classe, tinha tudo… faltou-lhe ser “Leão”!?!

Trinco: marcou um dos melhores golos de que me recordo do Sporting. em corrida, meio de calcanhar. inexplicável…

Douglas. não sendo um trinco clássico, tinha raça, força e “pés” para ocupar o meio-campo todo. e aquelas meias… sempre em baixo! uma grande “unha”!

Médio Centro: aqui, mais uma vez balancei. o Oliveira esteve quase… mas recordo-me pouco dele. ganharam as memórias mais vivas, outra vez.

Balakov. é o “10”! aquele golo em Setúbal… e aquela bomba aos orcs!!!

Médio Esquerdo: tinha que jogar na “minha equipa”. encaixei-o aqui, mas até na baliza o punha, se fosse preciso!

Sá Pinto. se eu algum dia tivesse tido a honra de vestir a camisola do grande Sporting (em competições oficiais) era como o Sá o fazia! e esse é o melhor elogio que um Sportinguista lhe pode fazer. um exemplo de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.

Avançados: também aqui a escolha não foi muito complicada.

Manuel Fernandes. nem que fosse apenas pelos 7-1. mas é por muito mais do que isso. o eterno capitão.

Liedson. pelo que corre. pelo que luta. por saltar mais alto que os maiores. por estar sempre “lá”. todos deixassem a pele em campo como o levezinho faz… em todos os jogos (e este “todos” faz a diferença e garantiu-lhe o lugar neste meu “11”).

não me esqueci de Valkx, Marco Aurélio, Aldo Duscher, Jordão, Cascavel, Acosta… mas escolhi aqueles… porque sim. ;D

Boa equipa, e merece um aplauso pelo esforço de ter ido buscar as fotos. Não seria a minha mas pela descrição dos momentum, valeu.
Eu tenho pensado nos meus eleitos, e é dificil dizer que o jardel não tinha lugar em qualquer equipa do sporting, o gajo era fantastico. Aquele jogo na luz a perdemos 2-0 e o gajo saca-me 2 golos enquantos cabroes ja cantavam feliz natal, foi epico. Lembro-me que o Paulo Sousa estava numa forma fantastica quando jogou por nos, estava em todo o lado. E mais, O Douglas era muito bom, e coloquei na minha equipa, mas o jaime pacheco era tambem um jogador de eleição a trinco. O figo não foi melhor em alvalade que o silas. Acho este topico muito bom, seria bom continuar a participarem, independente das escolhas que cada um faz. Tras nos grandes memorias. Essa foto do Douglas…

O MELHOR SPORTING QUE OS MEUS OLHOS VIRAM:4x4x2

1- Schmeichel (The Great Dane :dance:) (Damas será o eterno dono da baliza, mas pouco vi jogar :cry: )

2-Carlos Xavier (Escolha dificil…mas ele merece :think: )
23-Rui Jorge (Escolha tão dificil como a do Carlos Xavier :eh: )
5-Luizinho (O Patrão ;D )
50-André Cruz (A classe - o central que marcava os livres e cantos! :wink: )

6-Douglas (Quais caneleiras qual que… :great: )
7-Luís Figo (O Mágico ingrato :frowning: )
28-Cristiano Ronaldo (O actual melhor do mundo, e um manguito…especial, mas só por isso,…soube a pouco :arrow: )
10-Sr. Krassimir Balakov (A razão está antes do seu nome :clap: )

11-Beto Acosta (…és o nosso matador! :victory: )
31-Liedson (O Levezinho depenador de galinhas :twisted: )

Banco: 1-Damas (eu sei…não me batam por favor :inde: ); 4-Polga (O Campeão do Mundo); 28-João Moutinho (Alcochete do it better); 10-Sá Pinto (Coração de Leão); 9-Cherbakov (que jogador se estava a fazer…); 16-Jardel (que jogador se desfez…); 9-Manuel Fernandes (O Eterno Capitão…7-1 !!!).

PS 1: Preocupante a dificuldade em arranjar bons laterais nos últimos 30 anos :wall:
PS 2: Peço desculpa por ter escolhido suplentes, mas não aguentei :shifty:
PS 3 (parece que estou a falar de consolas…): É bonito ver que quase todos nós temos um grande carinho e reconhecimento por vários jogadores das décadas de 80 e 90 que pouco ou nada venceram com o Sporting…mas eles foram MÁGICOS !

E com o Fraguito? 8)

Em relação ao Schemeichel e a “um dos melhores de sempre” queria dizer que o Meszaros, na sua altura, era um guarda-redes de craveira mundial, no top dos melhores. Jogou os mundiais de 78 e 82.

A Hungria não era aquilo que é hoje (e já não era aquilo que fora), mas em 1982, em Espanha, os guarda-redes europeus que mais pontificaram foram os de Leste (Dasaev, Meszaros e Mlynarczyk). Depois Schumacher (RFA), Shilton (Inglaterra) e Dino Zoff. Quando muito o Arconada ou o Koncilia (Áustria) porque o MPH estava ainda muito verdinho (nem era titular…).

De resto nem o FIllol (em final de carreira), porque o Valdir Peres era um perú dos grandes.

A surpresa veio dos Camarões - N’Kono. Até à altura um desconhecido.

Mas, meus caros, é preciso não nos esquecermos que, até ficarmos órfãos do Senhor Vítor Damas, o Sporting teve sempre guarda-redes de excelente nível ininterruptamente:

Anos 20/30: Dyson
Anos 30/40: João Azevedo
Anos 50: Carlos Gomes
Anos 60: Carvalho
Anos 70: Damas

Eram alturas em que os bons guarda-redes de reserva tinham de sair do Sporting para jogarem (Martins, Barrigana, etc.).

Recuperámos depois por umas épocas com o bom do Ferenc Meszaros, mas depois foi bem pior: Katzirz, Vital, Rui Correia (verdinho como o Patrício), Rodolfo Rodriguez, ouch… ^-^

Desculpem o :offtopic:

Com o meu primeiro ídolo da bola fora do círculo dos avançados/goleadores?
Idem.
O mundo da bola é uma injustiça 8)

O Mezaros foi o 1º redes que eu vi fazer o seguinte:

Lançava a bola com a mao,mas olhava numa direcção e mandava a bola na direcção oposta…era ver os avançados irem ao engano :mrgreen:

Grande Guarde Redes esse Hungaro.Até as defendia com os olhos. Aquele lance com o CSKA depois de termos empatado 2-2 na Bulgaria cá com 0-0 no ultimo minuto(salvo erro o Mladenov)aparece isolado e manda ao poste.Estadio mudo e o Ferenc com a mão a dizer :hand: calma :lol:

SL

:lol: :lol: :lol:

Essa foi excelente. Mas não me recordo se foi o Mladenov, apesar de ser possível porque ele estava lá na altura.

E os centros agarrados só com uma mão? Antes do bom do Grand Danois fazer isso por cá, já o grande Ferenc de bigode farfalhudo tinha sido pioneiro.

Eu adorava chegar na altura do aquecimento para ver o que ele fazia. Só tinha pena de ele usar uma camisola encarnada com umas riscas pretas nas mangas. Era da Uhlsport (que na altura era uma raridade por cá). Depois lá passou a usar uma cinzenta (ou verde) com mangas pretas.

As meias eram brancas com duas riscas verdes e uma encarnada - da selecção húngara.

Foste grande Ferenc Meszaros!

baseando-me no que me lembro de 1987 para cá e tendo como criterio o “gosto” que me dava ao vê-los jogar

1 - Schmeichel
2 - Carlos Xavier
3 - Rui Jorge
4 - Luisinho
5 - Marco Aurelio
6 - Aldo Dusher
7 - Figo
8 - Silas
9 - Liedson
10 - Balakov
11 - Silvinho (este so o vi jogar 1 época, era muito rápido e contra o Benfas jogava a potes e ainda lhes marcou 2 golitos)

12 - Nelson
13 - André Cruz
14 - Cherbackov
15 - Douglas
16 - Acosta
17 - Jardel

O CR9 não entra pois não tivemos o privilegio de o ver jogar muitos minutos com a nossa camisola vestida.

Aqui fica a minha equipa. Vou colocar jogadores que apenas vi jogar e que tinham a minha preferência. Talvez o jogo da minha infância tenha sido o Inter-Sporting em 1991 quando perdemos 2-0. Fizemos aquela caminhada toda e o Oceano em Alvalade falhou uma mão cheia de golos a mandar bujardas para o ar e para a bancada, e depois fomos a Milão perder por dois golos. O primeiro é o tal penalty do Douglas depois de a bola estar fora, que dizem que estava comprado, marcado pelo Matthaus e o segundo de Klinsmann em fora-de-jogo depois de ter agredido o Oceano e o árbitro dizer que não era nada. Lembro-me de o Bozinovski, esse grande jogador, marcar um golo ao Timissoara e do chapéu do Cadete ao Malines do Preud´Homme. Esta equipa do Marinho Peres, que tinha uma das camisolas mais giras que tivémos com aquele verde mais claro, e depois o futebol do Sporting com os “putos que gostam de jogar à bola” (Gabriel Alves) do Robson e do Queiroz ficaram marcadas.

Guardas-Redes

Schmeichel (agarrava a bola só com uma mão nos cruzamentos)
Ivkovic (era um bom keeper mas fazia com grande pato, o Sporting perdia muitos pontos por causa dele, uma vez em Alvalade a ganhármos aos porcos numa boa tarde de sol, logo a seguir um gajodo Porto faz um centro remate e o gajo não vê a bola que vai bater no poste, volta para trás e zás Kostadinov só tem de encostar e Ivkovic parado a olhar feito parvo. Fazia grandes defesas mas chegou a uma altura que já não o podia ver nem pintado)

Defesa-Direito

Nélson (foi o defesa direito mais consistente que vi jogar no Sporting, muito certinho e muito ofensivo, fazia grandes cruzmentos)
Carlos Xavier (toque de bola extraordinário)

Defesa-Central

Luisinho (grande jogador, passar por ele era missão quase impossível. tinha um excelente jogo aéreo e uma colocaçao magistral, parecia que as bolas iam ter com ele)
André Cruz (classe e um pé-esquerdo que metia a bola onde queria)
Valkx (a central ou a trinco um grande jogador, tinha uma grande pontapé)
Marco Aurélio ( parecido ao Luisinho, muito elástico, rei nas alturas e saia a jogar)
Naybet (grande porte atlético e grande fibra, centralão rijinho)

Defesa-Esquerdo

Vujacic (com a vinda de Carlos Queiroz encostou à esquerda da defesa, e revelou-se uma agradável surpresa, bom pé esquerdo, raçudo e grande estampa física)
Paulo Torres (foi uma pena sair do Sporting, nunca mais foi ninguém. tinha tudo para dar certo mas foi na conversa do empresário. grande pulmão, força e um remate potentíssimo)

Trinco

Douglas (era de uma elegância a jogar à bola)
Paulo Sousa (algo idêntico ao Douglas mas mais agressividade)
Oceano (pela entrega ao jogo, dava tudo em campo, até comia a relva se fosse preciso, uma força bruta da natureza)

Médio Ofensivo 10

Balakov (um senhor do futebol, espalhou magia nos revaldos portugueses)

Médio-Direito

Figo (fez 2-3 épocas sempre a subir de rendimento e de grande qualidade,cada época que passava ficava melhor. força, técnica, garra, inteligência, uma grande vontade de vencer)
Pedro Barbosa (o gajo mais genial que vi no Sporting, mas era só quando queria, um falso lento,tinha classe, inteligência e mandava os árbitros pró ■■■■■■■ e lá ia pro gelo mais cedo, mas aos génios tudo de perdo, magia pura)

Médio-Esquerdo

Filipe ( o jogador mais azarado que conheci no futebol. se não fossem as lesões este menino tinha sido um fora-de-série. grande capacidade técnica, rápido, inteligência, pé esquerdo de grande primor. era de um estilo e de uma elegância ímpar)
Cherbakov (a dada altura começou a ser o meu jogador preferido e depois acontece aquela merda! fdx! classe, força, técnica, grande remate. lembro-me de fazer lembrar um pouco o Balakov mas com mais força. se não fosse aquela merda do acidente era outro caso sério. aquele golo contra o Beira-Mar em Alvalade sem deixar a bola cair num canto é um golo do ■■■■■■■!)
Amunike (um autêntico Obikwelu, bolas que pareciam impossíves de chegar ele apanhava-as)

Ponta de lança

Jardel (sítio certo no segundo certo, faro para o golo que nunca vi igual)
Cadete (era o meu jogador preferido a certa altura, cabelo ao vento e grande instinto para o golo, não desistia de nenhum lance, e foi muitas épocas seguidas o melhor marcador do Sporting)
Acosta ( um matador e muitas ganas de vencer)
Liedson ( o levezinho parece que não é nada com ele e zás golo)

Menções honrosas

Venâncio
Beto
Phill Babb
César Prates
Rui Jorge
Peixe
Duscher
Hadji
João Moutinho
De Franceschi
Quaresma
Cristiano Ronaldo
Sá Pinto
Vukcevic
Iordanov
João Vieira Pinto
Gomes

Os melhores:

Balakov
Figo
Oceano

Sou incapaz de escolher só onze. :-[

@nmac,

Lembras-te quando marcaram “passos” ao Meszaros no velhinho Atocha em San Sebastian :whistle:
Já nesse tempo eramos prejudicados pelos arbitros :mrgreen:
Deve ter sido das poucas vezes que esta regra foi aplicada.

SL

Cá está o chapéu do Cadete ao Predu´Homme

http://www.myvideo.de/watch/5364466/Mechelen_2_Sporting_2_UEFA_1990_1991

Eu estava lá :smiley:

e grande jogada do… Careca!?! :o :lol: 8)