Tenho 23 anos e, daqueles que vi jogar, escolho estes 11:
GR: Peter Schmeichel
DD: Nelson
DE: Rui Jorge
DC: Marco Aurélio
DC: André Cruz
MC: Duscher
MO: Balakov
MD: Figo
ME: Amunike
AV: Liedson
AV: Acosta
Tenho 23 anos e, daqueles que vi jogar, escolho estes 11:
GR: Peter Schmeichel
DD: Nelson
DE: Rui Jorge
DC: Marco Aurélio
DC: André Cruz
MC: Duscher
MO: Balakov
MD: Figo
ME: Amunike
AV: Liedson
AV: Acosta
GR: Damas, Schmeichel, Meszaros
DD: Artur, Nélson
DC: Luisinho, André Cruz, Eurico
DE: Rui Jorge, Inacio, Mario Jorge
MD: Paulo Sousa, Douglas, Jaime Pacheco
MC: Moutinho, Duscher, Sousa, Antonio Oliveira(sim esse do porto)
MD: Figo, Cristiano Ronaldo, Silas
ME: Balakov, Futre, e o grande ano que o De franchesci fez.
AC: Manuel Fernandes, Acosta
PL: Liedson, Jordão, e não incluir o C… do Jardel so se for por estarmos lixados com ele, os golos e aquele jogo dos 2-2 na luz fica na historia
Ainda me vou lembrar de mais alguns da decada de 80 e 90.
Então e os 11 a titular (tinha feito copy do de cima e mudei a minha maneira, e esqueci me de tirar isso),mas podem ser os da esquerda com os defesas centrais os dois primeiros, e os medio centro sem duvida Douglas e Oliveira.
Bem, eu confesso a minha dificuldade em escolher um “11 ideal”, ainda por cima do Sporting. Por isso, vou abster-me de fazer uma escolha que é um pouco parecida àquela pergunta se gostamos mais do pai ou da mãe ou do filho A ou B.
Limito-me a registar a falta de conhecimento sobre a história recente do Sporting (década 70/80) que atribuo à juventude de muitos que opinaram.
Salve-se o Estratega40 que recupera da década de 80 nomes de grandes valores como Meszaros (um guarda-redes que valia campeonatos e uma autêntica “pedrada no charco” em termos técnicos - uma espécie de Schemeichel da altura), Artur (o Russo que, apesar de ser lampião, era melhor defesa direito no dedo mindinho do pé esquerdo do que o P.Silva e o Abel juntos), o Eurico (magnífico central), o Luisinho (respirava classe por todos os poros, pena a idade com que chegou) o Inácio (dos melhores laterais do SCP), o Douglas e o Silas (as melhores “unhas” do bigodes, internacionais brasileiros de grande classe) o Sousa (que pontapé - golaço contra o Bilbao - que garra naquele meio campo) e o António Oliveira (sim, esse do Porto como ele diz) que fez jogos mágicos no Sporting (Dínamo Zagreb, final da Taça contra o Braga no Jamor) e de quem ninguém se lembrou quando clamava por um nº 10 para além do Balakov.
Mas espanta-me muito (e, tu quoque Pireza, que o viste jogar…) que Rui Manuel Trindade Jordão seja tão olvidado. Jardel pode ter marcado 42 golos, mas o Jordão…era o Jordão. Que dupla com o Manel. Que classe! Que jogador! Quantos milhões valeria hoje?
Bem sei que Acosta e, sobretudo, Liedson fizeram aumentar o número de figuras marcantes de avançados-centro, mas (caramba!) Jordão merecia uma pintura nos acessos às bancada (eu tinha uma ideia maluca de pintar alguns jogadores do Sporting nas paredes verde-alface dos acessos às bancadas) em homenagem à sua nova ocupação.
De dedo em riste a apontar para o céu, depois de facutrar - GOOOOOOOOOLOOOOO do Sportinnnnng!!! É Jordão, camisola 11 (ouvia-se então na rádio…).
Eu no meu onze coloco 5 da decada de 80.
E faço uma nota para alguns que tive de mencionar. :mrgreen:
SL
Nem por coincidência. Ia no carro a pouco e lembrei-me de 2 golos que o jordão marcou do meio campo, um contra o agueda que ganhamos 5-0 em alvalade( salvo erro) e outro que não me lembro a equipa. O jordão era muito melhor jogador que o manuel fernandes, apenas não teve de inicio aqule carisma de sportinguista. Lembro me com 10 anos de o encontrar no c.c. riade em cascais varias vezes e de ele falar sempre comigo apesar dos meus verdes 10 anos… Vejam o golo de calcanhar que marcou ao porto num celebre 3-3 em alvalade, e aquelas diagonais e remates fulminantes a entrada da area. E penaltys, tal como o manel era sempre GR para o lado contrario. Mesmo assim, coloco o manel por sentimentalismo, mas quase em igual pe. Os mais recentes que viram o George Whea, da para ter uma ideia. E depois vem uns falar do sa pinto como simbolo e garra dentro de campo, por favor.( eu sei que nao e aqui o topico dele mas saiu-me por que acabei de responder la tambem.)
eu ando a fazer esse 11 (hão-de ser mais…) com o meu avatar…
até agora já lá estiveram:
-luisinho
-jordão
-yordanov
alguns que vão constar lá de certeza:
-damas
-valkx
-marco aurélio
-balakov
-aldo duscher
O Jordão era uma verdadeira estrela. Humilde e sempre disponível. E, apesar de ter feito a carreira nos juniores do Carnide, não tenho dúvidas que seja sportinguista, mas o Manel…é o Manel. É um dos nossos. Da nossa massa e do nosso sangue. E está tudo dito. Enquanto jogadores eram muito diferentes. O Jordão mais “ponta-de-lança”. O Manel mais “avançado”.
Esse golo que falas no jogo com o Porto (3-3 em Alvalade - Época 82/83, salvo erro) foi um compêndio. Quem é que não o queria, hoje, depois de jogos (e golos) como esse e de um Euro 84 como o que fez no ano seguinte? Fez um “hat-trick” nesse jogo contra o Porto.
E quanto ao golo, até parece que estou a ver. Um dia de sol em Alvalade. Na baliza da mítica superior sul. À entrada da área descaído sobre o lado esquerdo do ataque. A bola pelo ar. O Jordão pelo ar e o toque com a parte mais improvável, mas aquela que melhor se coadunava com a situação - o calcanhar.
E a bola a voar por cima do guarda-redes do Porto (Amaral ou Zé Beto).
Magnífico! Irrepetível!
Acredita. Quando falam dos tempos modernos e idolatram, desculpem me mais uma vez, o sa pinto e ate o miguel veloso, eu fico admirado de não conhecere verdadeiros leões, que trouxeram grandes alegrias e respeito ao clube sporting. Para não falar com 7 anos ia ver o futebol com o meu primo e tio, que ainda são socios e vão aos jogos, e depois iamos so ver ramalhate, rendeiro, sobrinho, xana e livramento… Era magico.
Eu inscrevi neste forum, por conselho de outro forense, tambem grande leão, para dar o meu aopoio ao Grande Sporting. E pretendo fazer no melhor que possa, de maneira ponderada e respeitando a opinião dos outros.
E estas memorias trazem a alma a todos nos, o que era viver um grande clube.
@nmac tenho ideia que era o Amaral !!!
O Jordao era fantastico ,uma gazela , delirava quando espetava o dedo para o ar a festejar os golos. E até marcou um golo com a mao ,num jogo de festa frente ao rio ave que ganhamos salvo erro por 7-1.
E que grande Europeu ele fez a jogar sozinho lá na frente.
@Estratega ,
Essa equipa de HP arrastava multidoes. De longe a melhor de todos os tempos.
SL
Schmeichel
Beto Polga A.Cruz R.Jorge
P.Bento H.Viana
Quaresma P.Barbosa
JVP Liedson
Sou relativamente novo, por isso não vi metade das grandes figuras que passaram pelo nosso clube. Mas, do que vi, o 11 seria o seguinte:
-------------------------------Schmichael-------------------------------
Rogério--------André Cruz---------------Phill Babb----------------Rui Jorge
-----------------------João Moutinho—Hugo Viana-------------------------
----Nani-----------------------------------------------------------------Barbosa-------
-------------------Liedson----------------JVP-------------------------------
E refiro-me a estes APENAS E SÓ pelo desempenho enquanto jogadores do clube. E embora este seja o meu 11, também concordo com o S.Guerreiro pois entre Quaresma e Nani, Rogério e Beto, Moutinho e Bento e Polga e Babb, a diferença de rendimento não foi por aí além.
Babb e Nani…!!! :naughty:
Eu também tenho ideia que era o Amaral. Pus apenas a hipótese de ser o Zé Beto porque tinha dúvidas… ![]()
Marcou com a mão sim. Andava tudo nesse jogo a meter bolas para o Jordão para ele ser o melhor marcador. O Lito jogou com o 10 nesse jogo, salvo erro…
Sporting de camisola branca. Guarda-redes do Rio-Ave: Trindade com uma camisola azul com o número «01»…
E para além do 5 inicial (Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho, Chana e Livramento) ainda me recordo do Jorge, do Garrancho e do guarda-redes suplente barbudo - o Carmelino
Cada um é livre das suas escolhas.
Quiroga foi dos centrais jovens mais promissores que vi em Alvalade, a lesão muito grave no joelho na UEFA em Bolonha ou Cagliari, não me recordo, estragou duas épocas do Argentino.
Tinha uma colocação e inteligência a cima da média, funcionava como um libero, limpava tudo.
É verdade. Era um grande central. Aquela lesão em bolonha é que lixou tudo.
Ricardo
André Cruz
Polga Rui Jorge
Paulo Bento
Duscher Moutinho
Barbosa
João Pinto Acosta
Jardel
Peço desculpa por Ricardo mas a verdade é que infelizmente há muito tempo que não temos um guarda redes decente. Peter não o posso colocar, como Figo, Ronaldo, Quaresma pois só jogaram alguns anos e, se no primeiro estava em fase de declínio da carreira os outros não atingiram um patamar no Sporting que mereça aqui estar. Eu vejo aí nomes que levam em conta o que fizeram na sua carreira e não no Sporting, como Quaresma ou Ronaldo. A táctica é o 3-4-3 porque infelizmente não temos laterais decentes. Comecei a ver o Sporting a partir de 95 como tal muitos grandes jogadores não os coloquei aqui. Mas é com muita mágoa que coloco Polga, Ricardo, André Cruz, Duscher e Moutinho. Se isto é o melhor que o Sporting teve nos últimos 15 anos algo está mal. E atenção que André Cruz era um excelente central.
Comecei a ver o Sporting a partir de 95 como tal muitos grandes jogadores não os coloquei aqui. Mas é com muita mágoa que coloco Polga, Ricardo, André Cruz, Duscher e Moutinho. Se isto é o melhor que o Sporting teve nos últimos 15 anos algo está mal. E atenção que André Cruz era um excelente central.
Já eu tenho mais mágoa ainda do Sporting não ter todas as épocas 25 jogadores que tenham, pelo menos, a qualidade do pior desses cinco. Se algo está mal é nisso. André Cruz é um daqueles senhores jogadores que são intemporais e até o Aldo Pedro Duscher daquelas alturas de 1998, 1999 e 2000, se jogasse hoje em dia, seria um dos mais promissores jogadores da Europa. Assim como Quiroga. Quando se vêem troncos a sair por 30M e nos lembramos do que era Quiroga com Jozic… nem sabemos bem no que pensar.
Vitor Damas
Carlos Xavier
Rui Jorge
André Cruz
Marco Aurélio
Luis Figo
Cristiano Ronaldo
Balakov
João Pinto
Liédson
Jardel
Há alguns que queria colocar no onze mas que não tiveram espaço, porém, aqui ficam:
O que eu sinto, deve ser a angústia e a responsabilidade do treinador ao escalar o onze.
Serei necessariamente injusto para quem fica de fora.
E vou torpedear os critérios de quem iniciou o tópico.
Não me vou basear na efectiva produção dos jogadores com a nossa camisola, mas no seu valor objectivo, muitas vezes, alcançado fora daqui (não vou tão longe e pôr o Rijkaard…).
E vou-me estar nas tintas se eram dos nossos ou se o seu coração batia ali para carnide ou para o douro.
São profissionais de futebol, só têm é de calçar e produzir onde eu quero.
Como só sei o que é ser campeão por 4 vezes, a minha juventude foi passada a sonhar com o próximo ano (pró ano é que é), principalmente no natal, ou no carnaval ou na páscoa.
As imagens desse tempo e da infância até poderão estar distorcidas, mas as expectativas, a esperança ou o sonho estão associadas ao meu sportinguismo.
Por isso, vou recuperar ídolos de antigamente, cujo valor (futebolístico e humano) nem sei aquilatar de acordo com os meus critérios de hoje, mas que me entusiasmaram muito.
Jogo em 413*2, excessivamente ofensivo, mas os centrais, mesmo que algo lentos, dão-me garantias na leitura do jogo, os laterais são rijos (Artur então…) e o lampião do trinco, que nos utilizou como placa giratória, saiu caro e não deu títulos, também sabe o que faz, tanto a defender como a atacar.
Damas
Artur, Luisinho, André Cruz e Inácio.
Paulo Sousa.
Cristiano Ronaldo, Oliveira e Figo.
Manuel Fernandes e Jordão.