Tenho ideia que em Leiria também estamos em vantagem.
Estou contigo, mas também temos uma franja significativa dos nossos adeptos que gosta de alimentar esse mito…
Um clube que também é muito assim é o Inter, não há qualquer divisão de classes ou de bairros na cidade de Milão (como há por exemplo em Madrid), mas o tipo de piadas que se trocam entre os adeptos rivais é basicamente a mesma. Houve uma altura em que ia lá bastante e foi o ambiente mais tipo roulottes do Campo Grande que já senti.
Sim, conheço quem goste de “presidentes com ar de beto” porque é o “nosso” estilo. Absurdo.
Adorava ir ver um Inter-AC
É uma percepção minha, sem qualquer critério rigoroso, mas eu acho que na juventude (até aos 30 anos) o Sporting tem mais adeptas do que adeptos.
Vejo pelas minhas raparigas, têm muitas amigas e são todas Sportinguistas.
Já várias vezes estive para comentar neste tópico, mas por uma razão ou por outra acabei por não o fazer. Então cá vai. Na zona norte [a que conheço melhor], neste momento a diferença é muito grande. Tenho vários colegas que os pais e avós eram do Sporting, mas eles optaram por não ser. A razão é muito simples: 40 anos sem ganhar. Pior, 40 anos em que foram raríssimas as épocas em que lotamos pelo título. Anos e anos a fio a lutar pelo 3.º lugar e em muitos deles a ficar em 4.º 5.º ou pior. Relativamente às zonas que existem mais sportinguistas tenho de destacar Lamego e várias zonas piscatórias em que sempre tivemos muitos adeptos: Vila do Conte, Espinho, Figueira da Foz, Nazaré etc.
Como já vou a caminho dos 50 não tenho grande esperança de ver o Sporting, nesse especto, taco a taco com o Ben…. Reconheço, porém, que nestes últimos 5 anos alguma coisa tem vindo a melhorar. Tenho dois amigos tripeiros, que os filhos são do Sporting [7 e 10 anos] … Em casa já tratei de evangelizar a minha filhota. Acho que até de mais. No momento do golo do Braga, na jornada passada, desatou a chorar. É curioso, pois, quando a vi assim, recordei-me dos anos a fio em que passei sem ganhar e da tristeza que sentia.
Concordo que no Norte do País com os últimos 40 anos com muitos títulos do porto, a onda leonina perdeu força. Ainda assim onde o Porto tem muitos adeptos é na sua cidade e arredores (área metropolitana). O Norte infelizmente tem muitos benfiquistas. Já do centro para baixo o porto tem poucos adeptos. Na Nazaré por acaso pareceu me que era terra de benfiquistas quando lá ia com frequência. Uma coisa que me orgulha é q vejo núcleos do Sporting por todo o País. Só na minha zona de Aveiro há uns três separados por poucos kms. A Casa do benfica até fechou por estes lados. E no resto do país casas do porto quase nem vejo.
lembro-me bem… creio que é de 1992/1993…por aí
o Sporting tinha mais adeptos em 3 distritos: Leiria, Viseu… e Viana do Castelo e só no Porto é q não chegava aos 10% da massa adepta
Lembro-me de uma conclusão lixada que era que o porto tinha já naquela altura mais adeptos no distrito de lisboa que o sporting tinha no distrito do porto
Acredito. Estudei no Porto e não me lembro de ter conhecido algum portuense do Sporting. Já benfiquistas havia alguns. E confesso que cada vez me faz mais confusão ver malta portista que é de Lisboa e arredores.
Também eu já fiz a minha filha sócia e já a pus a ouvir muitas músicas do Sporting. Ver jogos é que se calhar ainda é cedo ![]()
-uploaded images go here-
[/grid]
Os sportinguistas são omnipresentes, estão em todo o lado ![]()
Existe este estudo que tem os adeptos por região.
Essa de Viana já nem me lembrava e acho francamente bizarra. A minha família é do Alto Minho e divide-se entre Sporting e Porto. Claro que há cenários diferentes, mas menos de 10% não me parece minimamente fidedigno. E há muita malta que nem liga especialmente a futebol.
Essa já não me surpreende tanto, e não tivemos cuidado nenhum com os Sportinguistas na Área Metropolitana do Porto e no Quadrilátero Braga/Guimarães/Barcelos/Famalicão, onde as alternativas fortes são muitas. Fazer lá uma segunda academia/centro de estágios ali em redor era para ontem, até porque é o centro do desporto competitivo em Portugal. E a malta do Solar do Norte faz um trabalho muitas vezes heróico.
Como é uma das zonas que conheço melhor a título de homenagem aqui vai a imagem de um grande sportinguista de Lamego que nos deixou (queda helicóptero) no combate aos incêndios do ano passado.
Leiria e o Oeste de arrasto sempre teve fama de ter mais Sportinguistas que a média nacional mesmo se excluirmos o Norte da equação.
Quanto a minha zona, Margem Sul, sempre foi equilibrada entre os dois de Lisboa. Talvez no Barreiro e Seixal a coisa destoe mais para os orcs, em Almada para nós e em Setúbal deve haver alguns Vitorianos mas como o VFC está na merda não sei como está agora a cidade. O VFC em termos de dirigentes tinha fama de se dar melhor com o FCP por alguma razão estranha, já que o Porto nunca perdia pontos em Setúbal.
Na terra da minha família (Médio Tejo, Pinhal Interior Sul), há muitos Leões mas a maioria bebe vinho de pacote.
Almada historicamente até tinha muitos adeptos do Belenenses, por causa das várias famílias desalojadas na zona de Alcântara e Ajuda com a construção da ponte, e da ligação aos pescadores da Costa. Era um fenómeno forte aí até aos anos 90/2000, hoje muito mitigado.
Barreiro tem de facto muitos benfiquistas, mas tenho grandes amigos originários de lá ferrenhos do Sporting, aliás da família do grande magriço Alexandre Baptista que recentemente nos deixou.
De Setúbal conheço uns poucos vitorianos que detestam que malta de lá seja adepta dos três grandes em vez de apoiar o clube da terra. Até acho uma certa graça ao espírito.
Sempre tive a ideia que o Sporting no Porto era praticamente inexistente, acho que era uma percentagem à volta de 6% ou algo assim parecido.
Não é uma coisa que se mude assim de um dia para o outro, é preciso um trabalho de sapa junto dos mais novos, e claro ganhar consistentemente títulos no futebol sénior.
É por aí. Há ali um clube que eu acho que está maduro para se fazer uma parceria forte, que é o Leça (além de ser uma zona espectacular).
Disse Seixal por causa do CFC, deve atrair papoilas para lá, eu vivo lá e nas minhas turmas da escola sempre foi equilibrado. Os PALOP que para aqui vivem é que podem desequilibrar uma vez mais, porque a maioria em África é vermelha. O Barreiro porque muito do sucesso do Benfica passou em jogadores do Barreiro e por me parecer uma zona com muita tradição operária. O pessoal do Barreiro que me dou é maioritariamente vermelha também.
Conheço dois Vitorianos só Vitorianos, não têm segundo clube e já um bocado resignados com o estado do clube, tbh era o clube da 1ª divisão e o melhor do distrito mas nunca gostei do Vitória. Tirava-nos sempre pontos.
Sem ser Guimarães não vejo mais cidades que se orgulhem de não terem muitos adeptos dos três grandes. Braga por exemplo cresceu muito mas ainda tem muitos benfiquistas.
Estes que conheço têm alguma esperança no projecto imobiliário da zona do Bonfim, vamos ver:
A verdade é que é um histórico do nosso futebol, recuperar alguma capacidade com uma gestão independente seria bom para o nosso futebol. Aquele último suspiro com o Couceiro a treinador e o João Mário e o Ruben Semedo a rodar lá foi bastante útil para nós.
A brincar, a brincar, na próxima época cinco dos top dez com mais presenças na 1ª Divisão não vão estar lá.