Onde há mais Sportinguistas?

Nesta altura mais negra da história do clube fala-se muito da perda de adeptos das novas gerações. Na minha opinião o mais preocupante nem é a perda dos sportinguistas que não são assim tantos como parece, o problema está mesmo na falta de sportinguismo que as crianças têm. Muitos dizem que são do Sporting mais para parecer bem ter um clube do que pelo que realmente sentem por este fantástico clube.

A culpa só pode ser nossa, dos mais velhos, uma vez que o clubismo não é hereditário, é transmitido. E onde estamos a falhar é na maneira de o transmitir.
Os meus filhos vão ser ensinados desde pequenos a sentir o Sporting, vou-lhes mostrar os muitos vídeos que temos desde José Alvalade até aos dias de hoje. Se não escolherem o Sporting vou rapidamente leva-los ao médico porque não vão ser normais. Transmitir o sportinguismo é muito fácil pois a nossa história é ímpar a nível nacional e internacional.

O que vejo muitas vezes, infelizmente, é os pais a obrigar os filhos a serem do Sporting e não a ensiná-los o que é ser do Sporting.

Agora penso nestes últimos 17 anos e percebo que se chegamos a esta situação não foi por culpa dos jovens, por eles já tinha sido dado um abanão à muito tempo. Já os mais velhos constantemente tem permitido a continuidade desta gente que dia após dia vai tirando-nos mais um pouco do nosso grande Sporting.

Mas afinal são os jovens que não são ensinados o que é “ser do Sporting” ou são os mais velhos que perdem o “ser do Sporting” com o passar dos anos?

Foi apenas uma pequena introdução relacionada com o objectivo deste tópico (peço desculpa se já existir).

O objectivo é perceber a percentagem de adeptos dos clubes nas diferentes zonas do país.

Na minha zona, Viana do Castelo, deve andar por volta de 45% lampiões, 35% sportinguistas e 20% são porquistas.

hm…topico interessante!

é um facto, o mau rendimento do clube tem levado a um afastamento/desinteresse dos Sportinguista pelo futebol!
Eu sou de Penafiel, embora passe maior parte do tempo no Porto por isso 90% dos meus amigos/familiares (ou seja, pessoas proximas) são portista, apenas 2 amigos meus são Sportinguista e apenas 1 deles liga a futebol, o outro n quer saber do Sporting para nada, por exemplo o meu Pai, também ele Sportinguista já á coisa de uns anos para cá que se desligou por completo do futebol, simplesmente não quer saber, deixou de ver jogos, deixou de ir 2 ou 3 vezes por ano a Alvalade…ou seja, no fundo o clube não soube cativar e interessar os adeptos.
Quanto nos clubes rivais acho que isso não acontece, basta ver que não os fazem passar pelas vergonhas que nos passamos, seja em resultados desportivos, transferencias de jogadores, palhaçadas na gestão…é muita coisa que por vezes nos faz ter vergonha de sermos do Sporting!

Acho que um bom indicador disso são as paginas de facebook e seus seguidores de cada um dos grandes
Benfica: 1,200 M
Porto: 1,040 M
Sporting: 560 M

Basicamente isto demonstra que as pessoas não tem orgulho/interesse de mostrar que são do Sporting

Eu sou de Beja. É com facilidade que afirmo que isto por aqui é 65% lampiões, 10% porcos e 25% Sportinguistas. As vezes que fui ver Sporting vs lamps em cafés atulhados com lampiões e que quase sempre havia merda, quase sendo expulso de um.

No entanto noto um crescimento nos adeptos do porco, mesmo nesta zona que antigamente se houvesse 2% já era muito.

EU sou de Joane uma terra que pertence ao distrito de Braga e concelho de Famalicão e no sitio onde eu paro mais infelizmente somos prai 6 entre pessoas que conheço de falar e pessoas que apenas sei que sao do Sporting.

Até so falo com 1 Sportinguista que é grande amigo meu.

Mas chego bem para defender o Sporting mesmo nós estando nesta triste situação :lol:

:arrow:
no meio do rebanho tem sempre de haver 1 alpha, 1 lobo o que mete as ovelhas a fazer mémé e come as galinhas.
Não te preocupes (e tb pro poster do topico) que enquanto continuarem a chegar jornais a todos os cantos do mundo onde se fala portugues e o sporting tem diariamente 4 a 6 páginas em todos os jornais desportivos e ao dia não-sim-nao-nao lá vai fazendo uma capita de jornal é porque o Sporting é grande!! E até pode não o ser perto de ti mas será certamente em alguma parte do pais e do Mundo!!

As unicas pessoas que podem dar essas contabilizações é o clube, quer pelo numero de socios, quer pelas estruturas de apoio como filiais e delegações. Já que os nucleos pouco representam em termos de numeros e há muito adepto do sporting que não é sócio!

Não estás longe de mim que sou de Famalicão. Aqui no Norte em geral, obviamente, houve um BOOM de crescimento de adeptos do Porto nos últimos anos, resultado da catrafada de títulos que ganham. Nos meus conhecidos em geral da minha faixa etária, não devemos ser 20 Sportinguistas.

Subscrevo.
Ás vezes pergunto aos miúdos lá da minha escola o porquê de serem do Porto.
A resposta é sempre esta: “Porque é campeão”.

Hoje em dia nenhum miudo quer ser do Sporting, verdade seja dita.

Òtimo tópic :clap:

Vivo num bairro densamente povoado no entanto aqui é 50 % SPORTING 50 % fófó

Adeptos dos tripas que eu tenha conhecimento era ou é só um ( esteve ou está emigrado no Luxemburgo e não sei se regressou… ) .

Resumindo aqui não piam alto e as nossas cores estão bem vivas ! :great:

Estou curioso para ver certos e determinados bairros :whistle:

Cumps,

csl

Comigo o caso é diferente como podem imaginar pelo nickname.

Em termos de cidade deve ser algo deste género: 75% porcos, 23% benfiquistas e 2% sportinguistas.

Ainda assim, no café que costumava ir, num grupo de 20/25 amigos existem 5 sportinguistas o que é muito bom para esta zona.

Agora a viver em Dublin a coisa é diferente, mas já conheci portugueses aqui do SCP. Além do mais os nativos conhecem-nos devido à “ligação” ao Celtic e claro, ao Ronaldo.

:sleep: essa lenga nao como. No outro dia um tripeiro veio-me com a historia que conhecia o filho de um amigo de um amigo que ao lhe perguntar “porque razao era do porto ja que o pai era todo ele sportinguista” o puto de 4 anos terá respondido que era “porto porque era campeão” isto numa zona onde só dá verde e vermelhos.
So lhe respondi, nao me venhas com essa merda de discurso porque temos de ensinar valores aos miudos e o porto não ensina nada. Mais, não me venhas com a treta que uma criança de 3 ou 4 anos que não sabe o que quer comer, sabe lá escolher clubes. La em casa são todos socios do Sporting. E pergunta-me ele muito afoito “mas e se quiserem ser de outro clube?”. Respondi só depois de sairem de casa. Comeu, calou e guardou o a viola e ainda levou a factura. “Sabes em que ano nasceu o teu clube?” Obviamente que nao sabia mas que ia ver no site da Bola. Só lhe respondi, “nem sabes em que ano nasceu o teu clube e queres ensinar uma criança que nunca viu bola a escolher uma paixao, um amor, um clube que é pra vida? E o que diz a Bola está errado!”

:arrow:

Em Aveiro não é, com toda a certeza. Já foi, em tempos, mas isto ultimamente tem andado muito infestado, principalmente por tripeiros. :sick:

:xock: :xock:

na zona mais a norte do país o Sporting tem mais adepto que o porco?

na minha zona é 50/50 entre Sporting e carnide.

Em Odivelas é mais ou menos isto:

• 50% benfiquistas
  • 45% Sportinguistas
  • 5% portistas + outros (belém)

Sou de Vila Nova de Gaia.

Em 100 conhecidos, 55 são portistas, 43 são benfiquistas e 2 são Sportinguistas.

Nunca ganhamos nada, por alma de quem é que os miudos iam querer ser do Sporting :wall:

És de que bairro dos Olivais?

Eu também sou dos Olivais e pela minha experiência nesta zona os sportinguistas estão claramente em maioria, não uma maioria extensa, mas clara.

Diria que 60~65% de sportinguistas, 35~40% de benfiquistas e portistas sei de um ou outro que anda por aí ao engano.

Há muitos Sportinguistas no Minho. A febre do porco é mais de Famalicão para baixo.

Na zona onde moro pelo que me dá a entender a coisa divide-se entre SPORTINGUISTAS e orcs …

Onde há maís Sportinguistas? É na minha familia que somos cerca de 40 pessoas e, todos mas mesmo todos, do SPORTING !!!

Por aqui (Lousã), diria que é mais ou menos assim :

45 % Sportinguistas
45 % Lampioões
10 % Corruptos

Mas quanto a participação na vida do clube (acompanhar o Clube pelo país, idas aos Estádios/Pavilhões, pagar quotas/gamebox, etc), a quantidade de Sportinguistas é claramente superior.

:clap:

Agora pensei na minha familia mais próxima, em 10 pessoas, 5 são dos lamps e 5 são do Sporting. Dos dez, três são sócios do SCP, nenhum dos lampys.

Tópico interessante. Porém, torna-se difícil contabilizar se não fizermos a distinção entre simpatizantes e adeptos.

Se contarmos os simpatizantes, os lampiões levam grande vantagem, porque qualquer burro que nunca viu futebol diz que é do slmerda, só para ser aceite no grupo. É como diz a imagem:

Aqui na zona da Guarda, há cerca de 15 ou 20 anos atrás, não tenho problemas em afirmar que havia entre 55 a 60% de lampiões, contra cerca de 40 a 45% de sportinguistas. Os corruptos, esses não passavam dos 2 ou 3%.

Actualmente, os tripeiros devem andar pelos 15%, 20% no máximo. Muitos por causa do momento do clube, mas a causa principal é a fixação de portistas que vieram para cá morar.

Os lampiões devem estar pelos 50%, e os sportinguistas devem rondar os 35%, graças à miséria dos últimos anos.

Continuo convicto que há poucos portistas, pois lembro-me perfeitamente das últimas conquistas europeias e títulos de campeão, em que se viam apenas 4 ou 5 carros a apitar na cidade.