Olivais, Marvila, Portela, Parque das Nações, mesmo pela linha da Azambuja acima há mesmo muitos sportiguistas.
Como escrevi, nos meios por onde andei os sportinguistas eram sempre a maioria, não era uma diferença muito grande para os lampiões mas era notório. Entre os meus grupos de amigos de infância e juventude somos sempre sempre a maioria.
Pela minha experiência em Marvila é um bocado geracional. Marvila é um enclave beirão dentro de Lisboa e como tal as gerações mais velhas pendem muito para o Sporting (e para o Oriental, claro), nas gerações mais jovens - desde os sub-40 - os lampiões devem progressivamente estar mais em maioria.
Pensei agora que se calhar, quando nos perguntamos “onde há mais Sportinguistas” cada pessoa que responde não é um pouco influenciada pelos seus amigos, contactos e por às vezes ter tendência a ter mais amizades, contactos, família, wtv do Sporting.
Eu há 1 ano disse aqui que a maioria dos jovens que conhecia na aldeia dos meus eram Sportinguistas, mas depois lembrei-me logo de meia dúzia com as quais não me dou tanto ou agora já me dou mas eram de aldeias próximas.
Fiquei fã desde que os vi jogar contra o porco em 87.
Acompanhei durante muitos anos, o Peñarol é um clube com muita tradição, e o maior formador do Uruguai, muito material de excelência que saiu e sai de lá.
Grandes jogadores que vi no Peñarol, acompanhava muito o futebol Uruguaio, mais f… que o Argentino ou o Gaúcho.
Até o rabolho que o teu irmão vem substituir neste verão foi feito lá…
Em Viana, quando eu era puto nos anos 90, havia muitos poucos sportinguista entre os miúdos, sendo basicamente a maioria do porto ou do benfica - aliás, eu até tinha um bocado vergonha de dizer que era do Sporting uma vez que o porto levava tudo à frente no penta. Lembro-me que quando fomos campeões que apareceram muitos sportinguista mas grande parte da geração do meu pai que, tenho ideia, tinha muitos mais sportinguistas do que a minha geração.
Claro que isto tudo é bastante subjectivo, uma vez que eu tenho ideia que há muitos portista em Viana mas, por exemplo, na família do meu pai e da minha mãe não há sequer um para exemplo (sendo que a familia da minha mãe são todos lampiões e na do meu pai é 50/50).
Curioso. Dá se muito a ideia que a zona do Minho é super benfiquista. Ouço isto desde puto. E que no Norte, quanto mais longe vais ficando do Porto menos portistas vais encontrar.
E podes ter razão. O meu pai sempre disse que o porto antes do 25 de Abril nem contava para o totobola, portanto tirando uns poucos penso que em Viana era tudo do Sporting ou do benfica. Acho que a partir dos finais dos 80s isso mudou e daí ter mais colegas do porto apesar de a maioria ser dos lampiões. Posso estar enganado portanto
Tens toda a razão! Somos o maior do uruguai. É pena que o meu irmão seja do Nacional.
E o futebol clube do porco ainda hoje nem sabe como venceu a taça Intercontinental contra nós. Um ranço incrível no meio do nevão
A minha família é de lá e a sensação que tenho é que o litoral do Entre Douro e Minho tem mais apetência para o FCP e se fores indo para o interior (eixo Braga/Ponte de Lima/Valença) a coisa é muito mais misturada, camadas mais idosas Benfica/Sporting e agora Porto a despontar. Mas continuamos com representação interessante.
À volta de Braga sempre houve um grande benfiquistão, é mesmo assim.
Meus caros, como professor tenho dado aulas nos últimos 37 anos por todo o país e vou fazendo as minhas estatísticas. As coisas já não nos são assim tão favoráveis e houve uma mudança muito grande nestes últimos 30 / 40 anos, no distrito de Viseu por exemplo, passei pelos concelhos de Cinfães, Resende, Lamego, Tabuaço, Moimenta, Mangualde, Viseu e Tondela…e posso-vos dar alguns números. Em Cinfães, num agrupamento com 2400 alunos só havia dois camaradas do Sporting CP e eram dois colegas professores de Viseu, era 90% FCP e 10% SLB. Em Resende era exatamente a mesma coisa, havia um aluno sportinguista que tinha ido morar de Lisboa para lá, a percentagem era a mesma 90% (ou mais ) FCP e menos de 10% para o SLB. Em Lamego , havia 4 alunos sportinguistas num agrupamento com 7000 alunos, os números mantinham-se elevados para o FCP 80% e SLB 20%, em Tabuaço era idêntico a Lamego. Em Mangualde o SLB liderava com cerca de 60% o FCP e o SC Portugal tinham o mesmo número, cerca de 25%.
Em Braga, dei aulas em Guimarães e ao contrário do que muita gente pensa deve haver mais adepros do FCP do que do Vitória SC , O Vitória tem uma grande expressão na cidade, principalmente à volta do estádio, mas o concelho de Guimarães é muuito mais do que isso, e os arredores muito populosos como Moreira de Cónegos, Nespereira, Caldelas, Taipas, Azurem, Brito, Mesão frio e Lordelo há uma esmagadora maioria de adeptos do FCP e a seguir Vitória e SLB. O SC Portugal é praticamente inexistente.
Em Braga a esmagadora maioria dos alunos eram do FCP e do SLB, 40% para cada um e 20% para o SC Braga. Havia um ou outro sportinguista em agrupamentos com 8000 alunos.
No Porto a vantagem do FCP é esmagadora ao contrário do que muitos para aí dizem, tinha dezenas de turmas onde não existia sequer um benfiquista, Sporting era impensável !
Em Lisboa , onde dou aulas agora, existem sempre 5 a 8 portistas em cada turma, e o SLB e o SCP vão tendo o mesmo número cada um, 12/13 com ligeira vantagem para o SLB.
Na minha terra, Coimbra, os alunos e os mais novos da minha família já optaram pelo FCP em detrimento do Sporting CP e do SLB. Diria que na cidade está muito igual .
Gabo te a paciência para ires buscar um post de a 10 anos sendo o teu primeiro post.
e fazeres este testamento todo onde dizes coisas incríveis que numa escola de 2000 mil pessoas só havia dois Sportinguistas e noutro de 7000 só havia 4 e noutro de 8000 também era poucos.
Estás a aldrabar tanto que chegas em Lisboa esfarrapas te todo.
Em duas escolas de Lisboa com mais 5000 alunos a turmas sem tripeiros ou como tu dizes FeCePe a tripeiro gajo do norte.
Esbarras-te quando dizes que em Lisboa vão tendo o mesmo número os Sportinguistas e lampiões a diferença é para metade infelizmente.
Muito antes de chegar a Lisboa, a história de Braga é uma piada (excepto a parte do SCB que sim, está a ganhar uma posição interessante face há 20 anos, só não vê quem tem palas). Em Lisboa já no meu tempo do liceu tinha sempre 1 ou 2 colegas do FCP na turma se nenhuma relação regional ao clube - fase do penta, mas dizer que hoje têm a expressão descrita é anedótico.
Não devia alimentar cartilhas de adeptos de outros clubes mas, de qualquer forma, apenas para desmistificar e esvaziar inverdades alarmistas, dou-me ao trabalho de responder ao colega “professor”, e não camarada (que isso não é no ensino) com três imagens que resultam de um estudo de duas décadas e publicado em 2020 (ainda antes do Sporting voltar a sagrar-se campeão) .