Onde há mais Sportinguistas?

Olivais, Marvila, Portela, Parque das Nações, mesmo pela linha da Azambuja acima há mesmo muitos sportiguistas.

Como escrevi, nos meios por onde andei os sportinguistas eram sempre a maioria, não era uma diferença muito grande para os lampiões mas era notório. Entre os meus grupos de amigos de infância e juventude somos sempre sempre a maioria.

1 Curtiu

Pela minha experiência em Marvila é um bocado geracional. Marvila é um enclave beirão dentro de Lisboa e como tal as gerações mais velhas pendem muito para o Sporting (e para o Oriental, claro), nas gerações mais jovens - desde os sub-40 - os lampiões devem progressivamente estar mais em maioria.

3 Curtiram

Fafe da zona norte, deve ser sem dúvida das zonas onde temos mais adeptos.

1 Curtiu

50-50

Pensei agora que se calhar, quando nos perguntamos “onde há mais Sportinguistas” cada pessoa que responde não é um pouco influenciada pelos seus amigos, contactos e por às vezes ter tendência a ter mais amizades, contactos, família, wtv do Sporting.

Eu há 1 ano disse aqui que a maioria dos jovens que conhecia na aldeia dos meus eram Sportinguistas, mas depois lembrei-me logo de meia dúzia com as quais não me dou tanto ou agora já me dou mas eram de aldeias próximas.

Fiquei fã desde que os vi jogar contra o porco em 87.

Acompanhei durante muitos anos, o Peñarol é um clube com muita tradição, e o maior formador do Uruguai, muito material de excelência que saiu e sai de lá.

Grandes jogadores que vi no Peñarol, acompanhava muito o futebol Uruguaio, mais f… que o Argentino ou o Gaúcho.

Até o rabolho que o teu irmão vem substituir neste verão foi feito lá…

3 Curtiram

O Futebol Uruguaio é muito forte e rico em história para um país com 3 milhões de habitantes.

Então em termos de avançados meu Deus… Francescoli, Forlan, Suarez, Cavani…

3 Curtiram

Concordo plenamente contigo. Tens ainda outros grandes avançados : o recoba, Rúben Sosa, Daniel Fonseca…

3 Curtiram

Em Viana, quando eu era puto nos anos 90, havia muitos poucos sportinguista entre os miúdos, sendo basicamente a maioria do porto ou do benfica - aliás, eu até tinha um bocado vergonha de dizer que era do Sporting uma vez que o porto levava tudo à frente no penta. Lembro-me que quando fomos campeões que apareceram muitos sportinguista mas grande parte da geração do meu pai que, tenho ideia, tinha muitos mais sportinguistas do que a minha geração.

Claro que isto tudo é bastante subjectivo, uma vez que eu tenho ideia que há muitos portista em Viana mas, por exemplo, na família do meu pai e da minha mãe não há sequer um para exemplo (sendo que a familia da minha mãe são todos lampiões e na do meu pai é 50/50).

1 Curtiu

Curioso. Dá se muito a ideia que a zona do Minho é super benfiquista. Ouço isto desde puto. E que no Norte, quanto mais longe vais ficando do Porto menos portistas vais encontrar.

2 Curtiram

E podes ter razão. O meu pai sempre disse que o porto antes do 25 de Abril nem contava para o totobola, portanto tirando uns poucos penso que em Viana era tudo do Sporting ou do benfica. Acho que a partir dos finais dos 80s isso mudou e daí ter mais colegas do porto apesar de a maioria ser dos lampiões. Posso estar enganado portanto :grin:

2 Curtiram

Tens toda a razão! Somos o maior do uruguai. É pena que o meu irmão seja do Nacional.
E o futebol clube do porco ainda hoje nem sabe como venceu a taça Intercontinental contra nós. Um ranço incrível no meio do nevão

2 Curtiram

A minha família é de lá e a sensação que tenho é que o litoral do Entre Douro e Minho tem mais apetência para o FCP e se fores indo para o interior (eixo Braga/Ponte de Lima/Valença) a coisa é muito mais misturada, camadas mais idosas Benfica/Sporting e agora Porto a despontar. Mas continuamos com representação interessante.

À volta de Braga sempre houve um grande benfiquistão, é mesmo assim.

2 Curtiram

Meus caros, como professor tenho dado aulas nos últimos 37 anos por todo o país e vou fazendo as minhas estatísticas. As coisas já não nos são assim tão favoráveis e houve uma mudança muito grande nestes últimos 30 / 40 anos, no distrito de Viseu por exemplo, passei pelos concelhos de Cinfães, Resende, Lamego, Tabuaço, Moimenta, Mangualde, Viseu e Tondela…e posso-vos dar alguns números. Em Cinfães, num agrupamento com 2400 alunos só havia dois camaradas do Sporting CP e eram dois colegas professores de Viseu, era 90% FCP e 10% SLB. Em Resende era exatamente a mesma coisa, havia um aluno sportinguista que tinha ido morar de Lisboa para lá, a percentagem era a mesma 90% (ou mais ) FCP e menos de 10% para o SLB. Em Lamego , havia 4 alunos sportinguistas num agrupamento com 7000 alunos, os números mantinham-se elevados para o FCP 80% e SLB 20%, em Tabuaço era idêntico a Lamego. Em Mangualde o SLB liderava com cerca de 60% o FCP e o SC Portugal tinham o mesmo número, cerca de 25%.
Em Braga, dei aulas em Guimarães e ao contrário do que muita gente pensa deve haver mais adepros do FCP do que do Vitória SC , O Vitória tem uma grande expressão na cidade, principalmente à volta do estádio, mas o concelho de Guimarães é muuito mais do que isso, e os arredores muito populosos como Moreira de Cónegos, Nespereira, Caldelas, Taipas, Azurem, Brito, Mesão frio e Lordelo há uma esmagadora maioria de adeptos do FCP e a seguir Vitória e SLB. O SC Portugal é praticamente inexistente.
Em Braga a esmagadora maioria dos alunos eram do FCP e do SLB, 40% para cada um e 20% para o SC Braga. Havia um ou outro sportinguista em agrupamentos com 8000 alunos.
No Porto a vantagem do FCP é esmagadora ao contrário do que muitos para aí dizem, tinha dezenas de turmas onde não existia sequer um benfiquista, Sporting era impensável !
Em Lisboa , onde dou aulas agora, existem sempre 5 a 8 portistas em cada turma, e o SLB e o SCP vão tendo o mesmo número cada um, 12/13 com ligeira vantagem para o SLB.
Na minha terra, Coimbra, os alunos e os mais novos da minha família já optaram pelo FCP em detrimento do Sporting CP e do SLB. Diria que na cidade está muito igual .

E tu já optaste por qual clube queres ser.

1 Curtiu

Gabo te a paciência para ires buscar um post de a 10 anos sendo o teu primeiro post.
e fazeres este testamento todo onde dizes coisas incríveis que numa escola de 2000 mil pessoas só havia dois Sportinguistas e noutro de 7000 só havia 4 e noutro de 8000 também era poucos.

Estás a aldrabar tanto que chegas em Lisboa esfarrapas te todo.

Em duas escolas de Lisboa com mais 5000 alunos a turmas sem tripeiros ou como tu dizes FeCePe a tripeiro gajo do norte.

Esbarras-te quando dizes que em Lisboa vão tendo o mesmo número os Sportinguistas e lampiões a diferença é para metade infelizmente.

1 Curtiu

Eu no meu trabalho nao sei o clube de todos e somos só uns 40±

Muito antes de chegar a Lisboa, a história de Braga é uma piada (excepto a parte do SCB que sim, está a ganhar uma posição interessante face há 20 anos, só não vê quem tem palas). Em Lisboa já no meu tempo do liceu tinha sempre 1 ou 2 colegas do FCP na turma se nenhuma relação regional ao clube - fase do penta, mas dizer que hoje têm a expressão descrita é anedótico.

1 Curtiu

Não enganas ninguém.
Só não sei se és o bob, o tareco ou apenas uma bufa do velho corrupto.

3 Curtiram

Não devia alimentar cartilhas de adeptos de outros clubes mas, de qualquer forma, apenas para desmistificar e esvaziar inverdades alarmistas, dou-me ao trabalho de responder ao colega “professor”, e não camarada (que isso não é no ensino) com três imagens que resultam de um estudo de duas décadas e publicado em 2020 (ainda antes do Sporting voltar a sagrar-se campeão) .

2 Curtiram