Onde há mais Sportinguistas?

Se contares com o sul de Londes todo, acho que o Chelsea tem bem mais adeptos que o West Ham e não foge muito ao Arsenal e ao Tondela do norte de Londres. Depois tens clubes como o Crystal Palace e como o Fulham que também tem uma percentagem interessante de adeptos, sem esquecer o mítico Millwall, entre outros que não me estou a lembrar agora
Lá é uma loucura em termos de clubes, o @gonzalini até nos pode dar uma ideia sobre o número de adeptos por lá de cada equipa. Birmingham, que deve de ser a segunda maior cidade de Inglaterra, só tem dois clubes praticamente. Londres é uma coisa à parte.

Londres tens West Ham,Arsenal,Chelsea,Spurs,Crystal Palace,Millwall,Brentford,o Wimbledon,New Dons e ate podes ir buscar o Watford

1 Curtiu

E o Fullam e o KPR não são de Londres também ?

1 Curtiu

Tambem são sim senhor o Fulham e o Queen Park Rangers é como o @reaction aquilo la é um mundo á parte. Curiosamente é aqui no Norte onde ha mais campeões da liga e ate campeões Europeus (Liverpool,Manchester United,Nottigham Forest,Aston Villa)

4 Curtiram

Diria que Leiria também

Castelo Branco?
Leiria?

Clubes em Londres? São mais que as mães, como se costuma dizer.

4 Curtiram

Vou muitas vezes à Beira Baixa por motivos profissionais e garanto que estamos em maioria. Castelo Branco, Covilhã, Alcains, Sertã… só para mencionar várias das maiores localidades daquela região.

Estudo de 2013… Desde então ganharam 5 títulos em 8 anos…

Brentford, mais um para jogar a Premier League.

e seguimento do meu post anterior, dos meus contactos pessoais, familiares e profissionais, a minha percepção basicamente é esta:

Leiria - Este distrito, juntamente com Viseu, é, seguramente, onde a % de sportinguistas é mais alta… atrevo-me a dizer que no global do distrito o Sporting deve andar pelo 40%-45% de apoiantes, sendo que em determinados concelhos, tais como Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Peniche, Pombal e Bombarral a minha perceção é q rondam os 50 a 55%. No Global do distrito de Leiria, atiro-me facilmente para uma % de leões a rondar os 45%, lamps nos 35% e tripas nos 10%. Até há mt pouco tempo, concelhos como peniche e marinha grande tinham uma razoável % de adeptos do belenenses.

Santarém - Será, possivelmente, dos casos + enigmáticos que conheço. É verdade que o distrito é grande, mas é muito dispar, a ideia que tenho é q a zona mais norte do distrito tem muitos sportinguistas e a zona sul menos. Dos meus contactos ao longo dos anos, atrevo-me a dizer que concelhos como Torres Novas, Abrantes, Ourém, Tomar, Mação, Alcanena e Rio Maior, terão percentagens de sportinguistas a rondar os 35 a 40%, concelhos como o Cartaxo e Almeirim, qq coisa como 30% de leões, sendo que concelhos como Benavente, Salvaterra de Magos, Alpiarça, Santarém e Coruche terão % de leões a rondar os 25-30%. Neste distrito os lamps devem andar pelos 50% a 55%, andando o porto pelos 10 a 15%, tendo registado algum crescimento nos últimos anos.

Castelo Branco - Mais uma vez, a ideia que tb tenho é q dentro do mm distrito, existe mta disparidade entre concelhos. Se na Covilha, Sertã e Idanha a Nova o nº de leões rivaliza com o nº de lamps (40% ou + para cada lado), e se em concelhos como o fundão, belmonte, castelo branco andaremos na ordem dos 30%, em concelhos como oleiros, proença a nova e penamacor a minha perceção é que andaremos na ordem dos 20% a 25% de adeptos. No geral, lamps com vantagem - andarão pelos 40% a 65% no global dos concelhos, tripas tb vão aparecendo mais, talvez já vão rondando os 15% no distrito. até à relativamente pouco tempo, alguns concelhos deste distrito tinham alguns adeptos da academica :slight_smile:

Coimbra - Distrito tb muito forte em Leões. Top 5 de Portugal, sem dúvidas. Coimbra, Arganil, Oliv. Hospital, Cantanhede, Condeixa, Tábua e Fig. Foz têm mts leões. Tripas neste distrito têm subido a olhos vistos, pelo que atrevo-me a dizer que no global do distrito teremos 35% lamps - 30% leões - 20% tripas, sendo que este distrito tb aqui ainda tinha e tem muita gente que diz o seu 1º clube é a briosa

Amanhã, e se o tempo me deixar, continuo o meu périplo pelo país. Esta é a minha perceção de inumeros contactos feitos em trabalho, ou a nível pessoal, desde 1998 até hoje :slight_smile:

4 Curtiram

Alguns concelhos do distrito da Guarda existem muitos Sportinguistas…

A minha família é de Mação e nos jovens com quem mais me dou (20-25 anos), 8 são do Sporting e só 2 ou 3 são do Benfica…

2 Curtiram

Confirmo.

e continuando o meu périplo para memória futura:

Guarda - globalmente uma % de sportinguistas mt interessante, na ordem dos 25-30%, mas onde existem zonas com mt sportinguistas e outras nem tanto. São exemplos de concelhos com mt sportinguismo, Seia, Gouveia, Mêda e Sabugal e exemplos de menor nº de sportinguistas tais como Guarda, Trancoso e Pinhel. Aqui os lamps devem ter um global de 45 a 50% sendo que neste distrito os tripas já rondam os 10 a 15% de adeptos, com especial incidência em Figueira Castelo Rodrigo, Guarda e Seia.

Aveiro - Tal como fizemos para o Alentejo e para o distrito de Santarém, tb aveiro o temos que dividir em Norte e Sul.
Na zona Sul do distrito de Aveiro, atrevo-me a dizer que, e ao contrário do que apregoa mt boa gente, esta zona tem quase tanto leão como lamps, andando nos 40% em média para cada clube. Concelhos como a Mealhada, Aveiro, Ilhavo são potentados sportinguistas… melhor prova existisse é ver-se as assistências do beira mar em casa com o leões, lamps e tripas… Lamps fortes em águeda e anadia e tb em aveiro. Nesta zona Sul do distrito, os tripas andarão pelos 10 a 15%. Em alguns concelhos desta zona ainda existiam, até à pouco tempo atrás, adeptos da Académica e do Belenenses, sendo que o Beira Mar como 1º clube chegou a ter mts adeptos, mas em queda generalizada.
Na zona norte do distrito, será, possivelmente, a zona do país + tripartida, juntamente com alguns concelhos de braga, viana do castelo e vila real. Pelo menos é a ideia q eu tenho.
Andará qq coisa como 35% tripas, 30% lamps e 25 leões. Concelhos como Oliveira de azemeis, arouca, santa maria da feira existe clara superioridade tripeira, estando as coias +/- equilibradas em ovar , Sj madeira, espinho e estarreja, com por vezes até com + ascendente dos clubes de lisboa.

Viseu - Distrito tb muito forte em Leões. Este distrito, juntamente com Leiria é, seguramente, onde a % de sportinguistas é mais alta… atrevo-me a dizer que no global do distrito o Sporting deve andar pelo 40%-45% de apoiantes, sendo que em determinados concelhos, tais como Tondela, Viseu, Mangualde, Mortágua, Nelas e SAnta comba Dão 1 em 2 pax’s são leões. Na zona mais norte do Distrito, a coisa está-se a perder um pouco, como Lamego, Castro Daire e Tarouca, por exemplo, mas rondando sempre os 25-30% de adeptos. No Global do distrito de Viseu, atiro-me facilmente para uma % de leões a rondar os 45%, lamps nos 30% e tripas nos 20%.

Porto - É, de certeza, o distrito do país onde temos menos adeptos, sendo que em alguns concelhos a nossa percentagem deve mm rondar os 10 a 15% de adeptos. Contudo, ainda uma boa % de leões ainda resiste na ordem dos 20% a 25% em alguns concelhos deste distrito, tais como Santo Tirso, Povoa de Varzim, Penafiel e Paços de Ferreira. OS tripas neste distrito, principalmente nos concelhos do Porto e arredores (VN Gaia, Gondomar, Valongo, Maia) tem % de adeptos a rondar os 60-65%, seguramente. Lamps com forte implantação em Matosinhos, Lousada, Vila do Conde, Trofa e Amarante, talvez na ordem dos 30% a 40%, dependendo dos casos. Boavista, principalmente nos porto e arredores, na década passada ainda com % a rondar os 5%

E já só está a faltar Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Madeira e Açores

3 Curtiram

Viana do Castelo pela minha experiência a maioria são claramente lampiões, e depois Sportinguistas e tripeiros será ela por ela, nos últimos anos talvez um ligeiro ascendente para os tripas mas admito que posso estar equivocado.
SL

Estou em Viana do Castelo à cerca de 2 anos e estou convencido que há mais tripas do que Sportinguistas. Em todo o caso,achava que havia menos sportinguistas do que há na realidade,o que é uma agradável surpresa. Se o nosso clube continuar a ganhar títulos no futebol e nas principais modalidades,podem granjear mais adeptos para o seu lado.
SL

No Porto, a maior % de adeptos do FCP não está na Cidade do Porto mas nos concelhos de Gondomar e Gaia.
Valongo e Paredes muito azul.
Matosinhos o FCP já perde um pouco assim como na Maia.
Matosinhos temos muitos Leões, incluindo muita gente do mar e do peixe.
Muitas mulheres do peixe são Leixões e Sporting.

Mas aqui no Grande Porto diria que é 10% Sporting, 60% fruta, 30% panelas.
Infelizmente acontece muito alguns Portistas, o Pai é do Sporting, o Avô era do Sporting :frowning:

Mas sim, na escola, na zona do Porto, o habitual em cada turma é apenas 1 nos 10-11-12 meninos serem do Sporting.

3 Curtiram

Confirmo isto…

1 Curtiu