Onde há mais Sportinguistas?

Tens razão sim. A Lázio manda só no norte de Roma . Aí o domínio laziale é avassalador . Todo o resto é da Roma

A maioria dos adeptos da Lázio são das zonas periféricas à própria cidade, como o caso da Juventus em Turim.

A Lázio advém do nome Lácio, que engloba a cidade de Roma e as zonas periféricas, onde a Lázio tem uma concentração de adeptos muito forte, mas a cidade em si é predominantemente da Roma.

3 Curtiram

E agora só assim no gozo e em Nápoles quem manda. :sweat_smile::sweat_smile::rofl::rofl:

Aquilo é uma cidade que vive para o Clube, eles têm um ódio aos clubes do Norte visceral.

Bem me lembro quando lá estive, eles até capelinhas tinham com pessoal a rezar ao Maradona .

3 Curtiram

O frutas não chega aos 5% nem pensar…

Na cidade de Liverpool já ouvi várias vezes que o Everton tem mais adeptos(não sei se é verdade)que o Liverpool
Em Londres dizem que o West ham tem muitos adeptos. Alguns dizem que têm mais fãs que o Chelsea e Tottenham.
Penso que o arsenal será o mais popular ( é a minha opinião)

1 Curtiu

@PJM e @reaction dps de lá ter ido, investiguei um bocadinho e tb encontrei essa explicação.

Mesmo assim, ainda tenho algumas reservas pq é preciso conciliar essa teoria com aquela outra q diz q AS Roma - esquerda, classe baixa e Lazio - direita (extrema direita, até) e classe alta.

Olha que também já ouvi o mesmo acerca do West Ham .

Mas a minha opinião é que Londres deve ser difícil de analisar, porque tem demasiados clubes .

1 Curtiu

Isso é uma concessão errada, das classes altas e das classes baixas, porque até as zonas periféricas das grandes cidades, onde estão concentradas a maioria das pessoas com menor poder económico, são o grande sustento da Lázio em termos de adeptos. Já sobre as filiações politicas é uma realidade, a Lázio nunca negou a sua simpatia pelo Mussolini, uma vez que o mesmo não juntou a Lázio a outros clubes, como o fez com o caso da Roma, que é uma junção de clubes menores da capital, daí a sigla AS, e o caso da Roma, apesar de haver muitos movimentos de direita, é capaz de não ser tão politiquizada como o caso da Lázio e com um pendor para o centro direita/ esquerda, bem como alvergar alguns grupos políticos de extrema esquerda. Não é tanto politiquizada, mas também existem.

Em Itália a Lázio tem cerca de 600K adeptos, a Roma anda pelos 2M mais ou menos.

Os clubes com mais adeptos devem de ser a Juve, seguida pelo Inter e o Milan, coisa menos coisa, com maior pendor para o Inter, Napoli, Fiorentina e depois a Lázio.

4 Curtiram

Em Londres Arsenal e Spurs primeiro depois West Ham e o Chelsea a seguir

2 Curtiram

Pelo que sei há muitos adeptos da Juve no Sul de Itália, provavelmente não em Nápoles mas na Sicília, Calábria, Basilicata, Apulia… Lembro-me de quando ainda havia alguma Serie A o estádio estar com muitos adeptos da Juventus quando visitar o Palermo ou a Reggiana.

2 Curtiram

Es da Vieira de Leiria ? Eu também fui criado numa aldeia do conselho de Porto de Mos quando era puto fazíamos jogos entre sportinguistas e benfiquistas. E nos tínhamos de lhe emprestar jogadores que eles não tinham que cheguem . Hoje já la ha mais benfiquistas ! No distrito de Leiria a maioria e benfiquista disso tenho a certeza , dentro da cidade talvez não .

O fim de semana passado fui a Leiria visitar o nosso museu, e fiquei espantado porque não temos núcleo na cidade.

Não estava a espera nada disso e quem me disse foi a senhora do museu.

1 Curtiu

Em Itália existe muito a cultura de apoiar o clube da cidade e a maioria delas, tem pelo menos um clube nos campeonatos profissionais. A Juve, o Inter e o Milan, vão buscar um pouco de adeptos a todo lado, bem como a Roma, em menor escala, e pontualmente a Lázio.

A maioria dos outros clubes estão concentrados nas suas cidades ou nas zonas periféricas, o que acaba por chegar, uma vez que os centros urbanos e as zonas à volta chegam perfeitamente para sustentar o clube.

Existem depois cidades mais vantajosas para alguns clubes que não tem praticamente de dividir a cidade com mais nenhum clube de relevância, como o caso da Fiorentina, do Nápoles, cultura muito parecida com a do Guimarães, e o Cagliari.

2 Curtiram

Nao, tem núcleo ,na última vez que fui ao museu estava fechado disse me o Bernardes Dinis que havia la problemas isto ha 5 anos atraz

sim tens razão. até o Millwall tem muitos adeptos.é difícil de analisar.
Sei que em Sheffield o Wednesday tem mais adeptos que o Sheffield United, em Birmingham já ouvi dizer que é 50/50 entre o Aston Villa e o Birmingham, em Manchester não sei, mas acho que o city terá menos adeptos na cidade de Manchester que o Everton na cidade de liverpool.
Na Escócia a cidade de Glasgow deve estar completamente dividida em 2. Talvez o Rangers tenha mais um pouco de adeptos que o Celtic.
Na cidade de Edimburgo manda o hibernians em relação aoa hearts

Praia de Pedrogão mas joguei no Vieirense. A Vieira de Leiria pertence à Marinha Grande. Na cidade não sei mas no secundário e clubes onde joguei sempre foram mais Carneiros.

Ela disse -me que tem núcleo mas que estava fechado. Porque eu queria ver o nosso jogo de basket e ela disse me isso.

Disse que existem problemas de organização e outras coisas.

Sim enganei-me deveria ter dito que tem mas está fechado. Expressei me mal.

Nos anos 90 fui com a equipa de juniores de Porto de mos jogar contra o vieirense ! O mundo é pequeno … lol. Eu não fui jogar fui ver com Um primo meu e depois paramos na Marinha Grande para comer polvo ! Lol Trabalhei 2 anos de 1992 a 1994 no hotel mar e sol em S Pedro de Moel ia Para à praia a tarde com 12 meninas todas da zona de tondela , Bons tempos

3 Curtiram

Também joguei contra o porto mós quando era juvenil mas foi noutro século. xD

1 Curtiu