[OFICIAL] Claques do Sporting todas juntas na bancada Sul

Só vou ter saudades dos picanços (positivos) entre a curva Norte e a curva Sul!

De resto apoio a medida a 101%!

Tony,

Era impossível contactar quem está no sector A18, antes de haver acordo para a mudança. Isso aconteceu ontem.

Agora sim deves ser contactado, e com sorte arranjas um bom lugar no A12 por exemplo, tanto tu como a malta das claques têm que colocar os seus interesses pessoais de lado em prol do Sporting e esta é sem dúvida a melhor solução.

Se o Sporting pode (e deve, segundo muitos) dispor à vontade dos lugares, não se entende por que razão foi necessário negociar com as claques. A questão também passa muito por aí. A razão para uns (claques) serem avisados e até terem de concordar para que a mudança ocorra, mas outros (sócios da Sul) não serem tidos, nem achados. Ou seja, se o Sporting já sabia que ia fazer isto (porque pode dispor dos lugares como bem entender), avisava as pessoas. Mas não, foi preciso esperar pelo aval das claques, que, presume-se, são adeptos melhores do que os outros pacóvios todos.

O Sporting não avisou porque esteve dependente da aprovação das claques. Logo, só manda em absoluto nalguns lugares do estádio (que são os dos sócios tansos, que só pagam quotas e compram gameboxes). Para mexer noutros lugares, já parece piar fininho. É um excelente princípio, diga-se de passagem. Cumprimentos.

Trocava esta junção com a identificação e expulsão do parasitismo que poluí as claques do Sporting. Se isso fosse feito de maneira a expurgar cancros, pessoas com outros interesses, chulos do Sporting e da própria claque então depois sim, podiamos pensar no futuro em juntar tudo.

Assim, é meter tudo no mesmo saco e cortar-lhes as unhas.

Mas não deixo de apoiar a medida, como é lógico.

Isso não vai deixar de acontecer.

É algo que também espero que aconteça.

Existiu diálogo com as claques porque como deves saber, existiam divergências entre estas. Não foi por uma questão de lugares. Foi para aferir a disponibilidade de ultrapassar essas divergências e conviverem todos na mesma curva. Pensa.

O diálogo existiu porque ainda está para nascer uma direcção do Sporting que não baixe (um bocadinho ou até aos tornozelos, lá parece ir variando) as calças às claques. Eu volto a repetir: são muito soberanos quando toca a pôr a andar canalha que lá está desde que os lugares existem, mas, quando o assunto é claques, já têm de ir perguntar se fizeram as pazes e se, se não fosse muito chato, aceitariam estar todos mais ao menos perto uns dos outros.

Superiores interesses do Sporting.

Só por esse comentário, vê-se que nao estás por dentro do assunto. O SCP não baixou as calças porque as claques se queriam juntar.
O SCP promoveu essa junção que até à data era dada como impossivel ou muito improvavel/dificil.

Então, desculpa lá, mas das duas, uma:

a) o Sporting queria as claques todas na Sul e foi ver se, por favor, já tinham feito as pazes. Caso contrário, nada feito e vontade do Sporting ia ao ar. Ou não? Se as claques não tivessem feito as pazes, o Sporting mudaria o Directivo para a Sul na mesma? Todos sabemos que não.

Ou b) a vontade era das claques e o Sporting acedeu a essa vontade.

Em ambos os cenários, as claques tiveram a sua vontade/decisão respeitada. Não deixa de ser curioso que, nuns casos, o Sporting pode e deva dispor de tudo, mas, noutro (os das claques), já pie baixinho e tenha de chegar a entendimentos e afins. Mas, enfim, estamos a chover no molhado. Há quem ache que estar naquela zona desde que ela existe seria, no mínimo, merecedor de algum contacto, e há quem ache que apenas as claques têm direito a contactos e até negociações. Já percebi.

Epá tu não queres perceber?

O SPORTING QUIS JUNTAR AS CLAQUES. QUIS SABER SE ERA POSSÍVEL FAZER TAL JUNÇÃO EM SEGURANÇA, SE AS DIVERGÊNCIAS ERAM POSTAS DE LADO. AS CONDIÇÕES FORAM IMPOSTAS PELO SPORTING.

Então a vontade era do Sporting, mas teve de perguntar às claques se já tinham feito as pazes, é isso? Parece-me claramente uma postura de quem impõe muita coisa, de facto.

E, esclarece-me lá, que pareces muito informado e entendido: se os líderes das claques (meias dúzia de pessoas) conseguem garantir que não haverá porrada, também os podemos condenar quando houver confusão? Ou a liderança só funciona num sentido positivo?

É muito bonito dizer que é preciso deixar os egos e os umbigos em segundo plano, em prol do Sporting, mas quando nos toca a nós a música é logo outra.

Enfim… :inde:

Eu não sou muito informado nem entendido. Simplesmente vejo o óbvio.

Continua a bater com a cabeça na parede, e a viver no teu mundo, que cá fora as coisas vão evoluindo.

Se o que vem nos jornais é verdade sobre as claques e se as mesmas assinaram de facto um acordo com o Sporting Clube de Portugal para serem responsabilizadas pelos danos causados, então o acordo feito pela direção não é somente bom, é pura e simplesmente excelente já que para além de conseguir o que me parece melhor que é seremos todos um só, ainda conseguiu que as claques sejam mais responsáveis.

http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futclaquesjuntas_050713_113297.asp

Isto não é bom, repito é excelente! :clap: :clap: :clap: :clap:

Tony,

Percebo que estejas chateado e creio que se o Sporting não te contactar no caso de teres que mudar de lugar não está a agir correctamente.
No entanto, a gamebox de sócio (tal como tu eu também tenho uma) apenas nos dá o acesso aos jogos incluídos, o lugar não é nosso. O facto de o Sporting nos dar prioridade para renovar para o mesmo lugar é apenas uma “gentileza”. O SCP pode mudar-nos o lugar sempre que assim o entender.

A titularidade de um lugar específico existe apenas nos Lugares de Leão que para além de terem perdido o amor ao dinheiro só para “reservar” o lugar por 25 anos têm que comprar gamebox todos os anos.

Isto apenas para dizer que não é por serem as claques ou não , isto poderia ter acontecido por qualquer outro motivo. Neste caso segundo parece as claques aceitaram perder algumas regalias que tanto criticas devido ao estado económco do clube.

SL

Kily, o problema é que será mais um episódio no romance “filhos e enteados”. No Sporting, parece que há sempre os filhos, que são os Lugares de Leão e as claques. Só esses é que têm os bilhetes primeiro e ninguém ousa mexer-lhe nos lugares sem pedir licença. Os outros são os enteados. Só há bilhetes depois dos Lugares de Leão e claques se servirem (e, claro, quem conhecer Lugares de Leão e/ou claques) e, pelos vistos, não hesitam em dispensá-los dos lugares que ocuparam desde que eles (lugares) existem. Sim, os lugares não são dos tipos das gameboxes, mas acho absurdo que os das claques já sejam efectivamente das claques e que seja preciso pedir-lhes permissão ou por favor para mudar alguma coisa.

Eu até percebo que os Lugares de Leão tenham todas as regalias e mais algumas (afinal, pagaram e bem, e ainda é o dinheiro que faz girar o mundo), mas que fizeram as claques para estarem tão acima dos outros sócios? Gostava de saber. É por acenderem umas tochas? É por irem aos jogos fora? Também vou a uns quantos. A partir de quantos é que se passa a ter algumas regalias de claque? Está nos estatutos? Tenho curiosidade, confesso.

E, sinceramente, podem guardar a viola do “todos devemos deixar os umbigos e egos de lado e defender o Sporting” no saco. Não sou eu que tenho regalias, são as claques. Eu nunca sentei o cu naquele estádio de graça e sou sócio desde que pude de facto sê-lo. Portanto, sempre paguei por um serviço, sempre. Vem agora gemer sobre egos e umbigos? Sim, eu acho absurdo cagarem de alto em quem ocupou aqueles lugares desde sempre, muitos sem falhar um jogo que fosse. Nunca precisei de regalias, borlas, jantares, avenças e afins para ir ao estádio e apoiar o clube. Mais: ainda antes de saber que o meu sector seria o afectado, já aqui estava a dizer que era absurdo ignorar as pessoas que sempre se sentaram nos lugares que Directivo, Torcida e sei lá mais quem iriam agora ocupar.

Tony,
como toda a gente aqui percebo o teu ponto de vista, mas tu não estás a ser minimamente razoável.
Claro que tinham de contactar as claques para saber da mudança! Só porque tu não foste (ainda!) contactado quer dizer que tudo tem que ser imposto para todos da mesma maneira que foi/nem se sabe se/vai ser , para ti?

Surge a ideia (quase universal) de que as claques devem estar juntas para poderem dar à equipa mais apoio.

O que é mais fácil?

Contactar os lideres das claques que pela sua organização interna conseguem aferir e representar a opinião de um grupo de centenas/milhares de adeptos e chegar a um consenso em relação à mudança ou não e posteriormente contactar os adeptos/sócios visados pela mudança no sentido de arranjar a melhor solução para cada caso, visto que nem todos são da mesma opiniao que tu? (tenho a certeza que para ti, para o Liedshow89 e para alguns dos adeptos que não queiram de maneira nenhuma perder o seu lugar na Sul haverão cadeiras disponivéis)

OU

simplesmente impor às claques sem qualquer consulta prévia que se disponham num determinado lugar e sector independentemente de andarem a porrada em todos os jogos, arranjarem confusão entre eles, se virarem contra a direcção por causa da decisão causando um clima de instabilidade para o clube e para a equipa só porque tu, como membro individual exiges ser contactado ao mesmo tempo e ter o mesmo tratamento que as claques como entidade colectiva?

el_patrone,

posso não estar a ser razoável, sim, mas a verdade é que o Sporting já tomou uma decisão e alguns (muitos) sócios vão ter de sair dos seus lugares de sempre. Isto já está decidido e nem sei se me calhará a mim ou não (pouco importa, que acho o princípio absurdo, seja aplicado a mim ou não). Ora, o Sporting e as claques não chegaram a acordo na 6ª de manhã e anunciaram à tarde. Presumo que já há uns dias (semanas) que o Sporting tivesse a ideia em desenvolvimento e, ao invés de avisar os sócios, nada disseram. Ou cabe na cabeça de alguém que as claques iriam dizer “não, não queremos estar juntos porque andaremos todos à porrada”? Este projecto, sendo pretendido pelo Sporting, alguma vez não iria avante? Os sócios que terão de abandonar a zona de sempre já poderiam ter sido avisados. Em vários momentos. Poderiam, pelo menos, não andar a receber mensagens a dizer para guardarem a gamebox, que daria para esta época, etc. A não ser, claro, que isto tenha sido arranjado em cima do joelho e, nesse caso, outras questões se levantarão.

E, sim, não sei o que aí vem. Mas quase que consigo adivinhar. Quem tiver de abandonar a Sul (que é mística e especial para muito boa gente, não apenas para quem é das claques), irá para a Norte. Parece-me evidente, visto ser o espaço que vaga. Não acredito que, por exemplo, disponibilizem a lateral, junto ao A18, e, mesmo que o façam, será ao preço da mesma (praticamente o dobro da Sul). Ou então será uma bancada B. Nenhuma destas alternativas me satisfaz, pessoalmente. Sempre estive na Sul, tudo o que vivi em Alvalade, vivi na Sul. E agora, sem que nenhum dos sócios tenha sido tido ou achado, corro o muito provável risco de ter de zarpar dali.

Além do mais, tenho dúvidas que 3 (ou são 4?) claques na Sul acabe por funcionar. Mas isso são outros quinhentos. Podem achar o que bem entenderem, mas eu pensava que teria o direito de ficar na Sul como qualquer outro sócio. Ou, pelo menos, de lutar por essa direito. E, pelo andar da carruagem, não me parece que vá ser possível lutar por isso. Como não foi, por exemplo, lutar por um bilhete para a final da Taça. É nesse sentido que parece haver filhos e enteados. Posso não estar a fazer um tratado de razoabilidade, mas não me parece que o Sporting esteja a fazer um de respeito pelos sócios. É só isso. Mas, sim, é aguardar, para ver o que dá.

Cumprimentos.

Como é obvio a tua forma de pensar é mais que legitima ( embora já algo exagerada na insistência). Uma pessoa que sempre teve lugar na sul e sempre cumpriu as suas obrigações enquanto sócio está-se a ver afastado para tentar uma experiência entre claques (é importante referir que muitos dos seus elementos nem são sócios) , que nem se sabe muito bem se resultará.

Não me parece justo e já o disse. Também já disse que não estou disposto a perder o meu lugar na sul, onde me sinto bem e onde apoio o meu Sporting há já algum tempo. Aparentemente parece que não vou ser um dos sacrificados, mas não deixo de demonstrar alguma solidariedade para quem se vê assim desalojado sem sequer lhe perguntarem se está disponível ou não.

Muitos dizem que os lugares não são dos sócios e são apenas “emprestados” durante um certo tempo. Pois eu digo que essa situação de “apego” aos lugares sempre foi fomentada pelo Sporting e pelos outros clubes. Interessa que a pessoa se sinta bem ali, que ganhe “amigos” de bancada e renove todos os anos a sua box.