Repito: para uns (claques), há contactos, negociações e acordos. Para outros (gameboxes que levaram um chuto no cu), não há nada. Nem antes, nem durante, nem imediatamente após. Nada. Eu aposto que, quando abrirem as renovações, o meu lugar estará pura e simplesmente indisponível e ou me meto na norte ou arroto com mais dinheiro para outro sector. É que quase que aposto que será assim.
Não levaste nenhum chuto. O teu direito por aquele lugar acabou no último jogo do campeonato.
Para além disso, os sectores não vão ser completamente reservados para as claques, apenas as primeiras filas, julgo que até à 16ª ou 18ª.
Como é que não levei nenhum chuto se, há umas semanas, o Sporting me avisava para guarda a gamebox, que daria para 2013/14? Pelos vistos, alguns direitos teria sobre o lugar, caso contrário não teria sempre direito de renovação, por exemplo.
Sinceramente, isto parece-me feito em cima do joelho (pedem para guarda a gamebox que, afinal, não servirá para nada).
Bom, mas, se o meu direito sobre o que quer que seja acabou, paciência. Tenho de me sujeitar, sem piar. Foram 10 anos naquele lugar, e, se perdi 5 jogos foi muito (sim, entre liga, taça, europa, amigáveis, apresentações e afins). Ah, e não sou de Lisboa.
Caso não se tenha percebido ainda, o meu problema é com o constante desrespeito que há com os gajos das gameboxes. Que eu saiba, os direitos das claques também já tinham acabado e, ainda assim, falaram com eles. Connosco, nada. Nem um aviso, nada. Eu vou esperar para ver o que isto dá. Mas cheira-me que, quando for altura de renovar, os lugares A18 estarão indisponíveis, pura e simplesmente. E, aí, é comprar noutro sítio e calar. É isto que merecem muitos sócios com 10 anos de estádio.
Custa assim tanto a alguns pessoas, sacrificarem os seus gostos pessoais (em termos de localização no estádio) em troca do “bem-maior” (na teoria) para o Sporting ?
Eu percebo que fiquem um pouco chateados, mas causa-me alguma confusão ver que já é mais que isso… até já chegam a por em causa a condição de associados do clube por causa disto… para mim não faz sentido.
A não ser que encarem a situação de serem sócios ou de comprarem Gamebox, como um favor que estão a fazer ao Sporting. Eu não encaro assim, até penso que é mais ao contrário!
Certo. Eu também acho que, por exemplo, as claques devam ter direito a todos os bilhetes primeiro. Só depois virão os outros sócios. É que as claques, em teoria, apoiam mais e fazem mais barulho do que os outros adeptos. Logo, será benéfico o Sporting ter no estádio, antes de mais, adeptos que cantem e apoiem. Mesmo que, para isso, recebam bilhetes da direcção e não tenham de ser sócios. Pelo bem maior, claro, que é ver o Sporting mais apoiado, mais motivado, e, se tudo correr bem, mais ganhador. Estou certo de que todos concordarão e eu aproveito para retirar tudo o que disse: será um prazer deixar o meu lugar de sempre (em princípio, que ninguém se dignou a dizer o que quer que seja) para que as claques estejam todas juntas. Até se chatearem, que depois posso voltar a deixar o meu lugar novo e ir para outro. Um abraço a todos.
Aqui estás a ser mal intencionado com as minhas palavras, porque eu não disse nada disso.
Se acho que as claques devem ter privilégios na localização no estádio ? Acho que sim.
Se acho que devem ter prioridade na compra de bilhetes ? Acho que sim, desde que sejam sócios do clube a comprar e desde que cada pessoa só possa comprar no máximo 2 bilhetes (e não é isso que tem acontecido, como por exemplo para os jogos da final da taça).
O desejo do Sporting em ter as claques todas juntas, é um desejo legitimo e compreensível.
A GameBox é um produto fornecido pelo Sporting.
Se o Sporting entende ter certas condições na oferta da Gamebox e localizações no estádio, desde que tragam uma melhoria (mesmo que por agora seja só na teoria), então acho que são condições normais e racionais.
[hr]
E agora, por muito que possa custar a alguns o que vou dizer, deixo aqui em resumo o que quero dizer:
-Se, para alguém, a compra da Gamebox está dependente da localização da mesma, em que a pessoa só aceita ficar numa zona e não tem pelo menos 2 zonas possíveis em que gostasse de ficar, então é porque o interesse em ter a Gamebox e ver os jogos em Alvalade não é assim muito, visto que a questão da preferência do local sobrepõe-se à vontade de ver o Sporting no estádio.
-Se, para alguém, a não-possibilidade de ter a Gamebox para o local que mais queria, levar à não-compra (ou não-renovação) da Gamebox e ao fim da condição de associado do clube, então é porque a vontade e o gosto em ser sócio do Sporting não era muito. (E isto também se aplica aos que apenas são sócios para terem bilhetes mais baratos para ir ver a “bola”, porque ser sócio é muito mais que isso, e começa logo por ser uma ligação emotiva com o clube.)
Isso é tudo muito bonito, mas o que, na prática, se tem passado com os sócios das gameboxes (que, não preciso de dizê-lo, são quem mais contribui para a, apesar de tudo, boa média de assistência que vamos tendo) tem sido menos jeitoso.
Dos 12 mil bilhetes para a final da Taça com a Académica, tiveram, em teoria, direito a 700. Os Lugares de Leão, que são 4000, compraram, pelos vistos 11600 - porque, como todos sabemos, nunca na vida a direcção do Sporting iria distribuir bilhetes pelos Guilhermes e Afonsos que, não sendo sócios do Sporting, até queriam ir a uma final. Desses 700, os sócios com Gamebox terão visto uns 200, que deve ter sido o que sobrou depois das claques tomarem a frente da fila de assalto (como é seu timbre, de resto). Ou seja, aos sócios com gamebox (que não conhecem ninguém na “estrutura”) foi-lhes pura e simplesmente negada a possibilidade de comprar um bilhete para essa final.
Agora, é este triste espectáculo de, tendo já decidido que as claques vão ocupar lugares que, DURANTE 10 ANOS, foram sempre das mesmas pessoas, não se terem dignado a comunicá-lo às mesmas. Eu sei que o lugar não é meu, nem de ninguém, mas acho isto de muito mau gosto. Às claques, não se limitaram a comunicar que iriam mudá-las de lugar. Tiveram de negociar. Mas aos parolos das gameboxes não é preciso. Nem um pio, nada. Mudam-se, que nem gado.
E, se torcerem o nariz, por um bocadinho que seja, é porque não são mesmo do Sporting. Porque, na verdade, devem ceder sempre perante as claques, compostas, na sua grande maioria, por pessoas que nem sócias são e que nunca tiveram uma gamebox no bolso.
Em suma, não estamos a falar duma mudança mínima. Em princípio, deverá ser para a Superior Norte. Ou seja, expulsam-nos da Sul e do seu magnetismo, da baliza grande, etc. Sempre vi os jogos em Alvalade na Superior Sul, nunca falhei uma quota, gamebox, bilhete de época e o que mais houvesse para garantir que, havendo jogo em Alvalade, lá estaria, junto à baliza grande. Agora, porque não sou duma claque, devo ser recambiado para o outro lado do estádio. Ou, na melhor das hipóteses, ficar na lateral, que custa praticamente o dobro da Sul.
Portanto, essa conversa de dar mais importância ao lugar do que ao clube não pega. Porque, se existisse essa importância, que se aplique primeiro às claques. Afinal, não são elas que têm de ficar na Superior Sul? A Juve Leo não iria aos jogos se passasse para a Superior Norte? Era isso? O misticismo só se aplica a quem queimar tochas? Não entendo. As claques parecem ter todo o direito de ocupar uma zona mítica do estádio, mas quem lá esteve desde o início, já não.
Para a próxima que haja qualquer decisão (legitima) a tomar a ver se o Presidente não se esquece de ligar ao @Tony_Cascarino. Tanta choradeira para no final (no máximo) ser obrigado a subir umas filas no sector.
Eu votei que era bom para o Sporting, mais por convicção do que por opinião formada. Julgo que neste momento este tipo de acções pode transmitir à opinião pública um clube mais forte. Os meus parabéns à direcção e às claques por este acordo que certamente não terá sido fácil.
Deus nos livre de tratar os sócios como se tratam os deuses das claques, que são convocados para negociar e não apenas informados das decisões legítimas. E, mesmo que assim fosse, ainda estariam uns passos à frente dos sócios, que não foram avisados de decisão nenhuma. Embora tu pareças bem informado e saibas que, afinal, só se vão subir umas filas e etc.
Os outros sócios, que não queimam tochas e tudo isso, não sabem de nada.
Na minha opinião esta é uma medida a aplaudir, aliás já o defendia há alguns anos. No entanto, não posso deixar de me colocar na pele do Tony_Cascarino. Uma carta, um email, com vista a nem que fosse, verificar a aceitação da medida, para com aqueles a quem tinham enviado sms, ou emails a pedirem para renovar os lugares no respectivo sector e lugar, ficava bem e demonstrava uma certa cortesia. Apesar de tudo, toda a gente que adquire gamebox, tem que se mentalizar, que esta é diferente, de um lugar de leão.
Já agora uma história:
Eu aqui há uns anos, tinha box para a bancada Sul B. No início de um Sporting - orcs, a Juve fez uma coreografia, de que muitos ainda hão-de se lembrar e que resumidamente implicava a subida de um estandarte gigantesco, através de uma estrutura metálica, na direcção horizontal da bancada A para a B, acontece que a estrutura metálica, ficou presa, não sei se por falha técnica ou não, justamente, na direcção de algumas filas da superior B. Azar dos azares, a obstruir quase totalmente o campo de visão para o relvado, da minha e de outras filas. Como a bancada estava cheia e os stewards não permitiam que se permanecesse nos vomitórios, ou nas escadas de acesso, lá tive que ver o jogo pelas tv’s dos corredores, em pleno estádio… com atraso de quase meio minuto e ainda por cima num derby. Isto para dizer que na altura, fiquei, como detentor de gamebox e sócio, perplexo e frustrado. Como é que ninguém, nem ao intervalo, se mexeu para resolver a situação, que impediu de ver o jogo a dezenas, senão centenas de adeptos? Nem um pedido de desculpas, nem um passar de informação aos elementos da segurança daqueles sectores, para que estes transmitissem algo aos sócios e adeptos que ali estavam.
O respeito, sobretudo pelo sócio activo, tem que se sobrepor ao respeito por quem paga e ocupa uma cadeira do estádio. E isto serve tanto para os elementos das claques, como para o Tony_Cascarino.
Bem.
Vou fazer o ultimo post aqui neste debate para esclarecer algo.
Os 11 mil e tal que afirmas terem sido comprados pelos lugares de leão é falso.
Tiveram eles preferência + os X bilhetes que foram para núcleos + X bilhetes que foram para claques.
Podes ter toda a razão do mundo, mas querer utilizar a taça oal como argumento nao funciona pois nao tem nada a ver.
Quando falas do pessoal da gamebox, nao te esqueças que muitos foristas aqui estão nessa posição também.
E não são todos da sul. É apenas o A18.
Ja expliquei que os socios do A18 vao ser contactados.
Quanto ao não terem sido avisados, querias ser previamente notificado para?
Para dar o aval? O Sporting nao precisa pois é o proprietário. Se quiser arrancar as cadeiras e dizer que aquele espaço é para os bombeiros, então é para os bombeiros ( pese o exagero mas é só para peeceber)
já te respondi antes: eu não tinha nada de ser contactado previamente, mas as claques foram-no. Não só foram contactadas, como foi negociada com elas a mudança. Porquê, se o Sporting pode dispor dos lugares como bem entender? Há alguma razão para uns serem filhos e outros enteados? Eu não estou bem a ver o que será. Quando esta ideia surge, há dois tipos de pessoas afectadas: as claques e os sócios de determinadas zonas da Sul. Para uns, há abordagens, avisos, negociações, etc. Para outros, nada. Nem agora, que a mudança é oficial.
E, já sei, os lugares não são meus, nem tenho qualquer direito sobre eles, esteja lá há 1 ano, 10 ou 5 mil. Mas os das claques, pelos vistos, são deles. E qualquer mudança terá de ser negociada.
As claques são legalizadas, têm direito a sectores no estádio, e isso é incontornável. Compreendo que te sintas algo revoltado, mas estás a antecipar algo desconhecido…
Espera para ver o que há para ti. Depois logo críticas se não for algo bom.
nao tinha percebido a tua duvida e se nao for isto, corrije.me.
as claques que estavam a norte DU e TV, foram contactadas pois existia a ambição de juntar as claques novamente mas sempre houve grandes divergências entre as 3 (JL,DU e TV) nos últimos quê?10 anos?
daí ter sido assinado um pacto de nao agressão, exagero mas é só para dar uma ideia, entre as 3.
a última coisa que se pretende é que desate tudo à batatada em Alvalade.
Bom, se acham normal e até positivo que se contactem e negoceie a mudança com as claques, mas que não se dê cavaco aos sócios que sempre ocuparam aqueles lugares (sim, já sei que os lugares não são deles, como, pelos vistos, os das claques são), tudo bem. Não se discuta mais.