Obrigado Carlos Freitas!

Ninguém tem culpa de coisa nenhuma, eu respeito a opinião do Moura sobre o Carlos Freitas, só lamentei o que me pareceu ser um desnecessário exercício de agitação. Não se trata de criticar o mensageiro. Trata-se de considerar que a mensagem - por sinal lacónica e rematada com a proverbial e muito frutífera referência às “quotas em dia” - serviu essencialmente para deitar gasolina na fogueira.

E a respeito da fogueira, não pretendendo dar mais para este peditório, convido-te a acompanhares o que se passou no tópico “Carlos Freitas de saída”, como foram abertas as “hostilidades”, o que foi escrito, por quem e a que horas, e a aperceberes-te do contexto em que este tópico de agradecimento foi aberto.

:o :o :o :o :o :o
O que se passou ? O Freitas foi embora ?

Ná ! Não acredites nisso. Isto é um país de Boateiros, com gente que gosta de acreditar na História da Carochinha.

Eu, já não tenho idade para isso … ::slight_smile:

Tambem não concordo com o enxovalho e insultos ao Moura neste tópico , lamentável. :cartao:

Nunca se responde com insultos a uma ideia mesmo que ela nos pareça absurda.

Para mim a saída do Carlos Freitas já foi muito tarde , já deveria ter ido à muito , mas há que saber respeitar quem pensa de maneira diferente.

Será que a tendência deste fórum é que quem não perfilhar as ideias da corrente maioritária do fórum ser enxovalhado e insultado , querem pôr o unanimismo à força.

Hoje é o Moura , amanhã quem será ? Noutro tema e só por pensar de uma maneira diferente da maioria aqui no fórum.

Acho que algumas atitudes neste tópico mereciam ser analisadas e sancionadas pela moderação.

Peço desde já desculpa a todos os foristas que vão discordar comigo, mas creio que ainda estamos numa democracia onde as pessoas podem opinar livremente…
Eu sou da opinião que CF fez um trabalho bastante aceitável perante as condições que tinha à sua disposição.
Os factos são somente estes:

O Sporting nos 20 anteriores à entrada de CF…ou seja de 1979 a 1999, tinha conquistado 5 títulos nacionais!
De 1999 a 2007, e apesar da tendência de desinvestimento verificada, muito diferente da que existia nos célebres anos do “ESTE ANO É QUE É…!”, onde se gastaram fortunas com Carecas e gadelhudos…conquistaram-se 7 ou 8 títulos (honestamente não me lembro se foram 7 ou 8)…ou seja, em menos de metade do tempo, conquistou-se quase o dobro dos títulos…o que na realidade dá que por cada título conquistado na era “antes de CF”, conquistou-se 4 títulos na era “pós CF”…
Falemos de aquisições:

Qual é destes foristas aquele que pode dizer que, no seu dia a dia, não se enganou e comprou o pasquim A, quando na verdade nesse dia o Pasquim B apresentava melhores conteúdos editoriais?
Qual é destes foristas aquele que pode dizer que, no seu dia a dia, comprou o carro A e no final das contas talvez tivesse sido melhor comprar o carro B?
Qual é destes foristas aquele que, ao sair do Continente ou do Jumbo, não chegou à conclusão que se calhar deveria ter trazido mais água e menos coca-cola?
Pois é…nas compras é normal acertamos e falharmos…porque ninguém é assim tão sagaz que nunca falhe!

Arredondadamente os factos retirados da edição de hoje do Record são estes:

VALORES GASTOS EM CONTRATAÇÕES NA ERA CF: ± 50 MILHÕES DE EUROS
VALORES RECEBIDOS APENAS COM AS 10 MAIORES VENDAS: 100 MILHÕES DE EUROS!!!

Para mim, deixo aqui uma palavra de agradecimento para o trabalho bem razoável que CF fez em prol do meu clube, com a sensação que, com a mesma capacidade financeira que permite, por exemplo, a um FCP contratar um titular da selecção argentina ou a um SLB contratar alguém que custa 11M€ como Cardozo…talvez a sua “estória” e os nossos sucessos fossem hoje em dia diferentes…

Pergunta antes quanto ele meteu ao bolso.

A questão é que vocês não são capazes de perceber que esta era uma ténia que ali andou 8 anos, os falhanços de contratações até lhos perdoava todos, as comissões, NUNCA!!!

É verdade. É um problema deste fórum. Um tipo sente que certas opiniões, apenas por divergirem da “vanguarda” (a evocação dos comunismos é intencionada), podem incendiar um tópico, e tenderá a retrair-se de as manifestar.

O começo deste post (está nesta página) é significativo:

Peço desde já desculpa a todos os foristas que vão discordar comigo, mas

:rotfl: :rotfl: :rotfl:
Esse post é meu…e coloquei isso porque quis de forma irónica afirmar que:

Primeiro quero lá saber se gostam ou não das minhas opiniões…eu respeito as dos outros por isso exijo que respeitem as minhas…mas quando partem para o insulto…quem insulta só demonstra que não consegue, através das palavras demontrar a razão que julga possuir sobre determinada matéria.
Segundo porque este fórum em alguns aspectos parece bastante visitado por extremistas muçulmanos em que se dizemos mal disto ou daquilo…dizem logo…" AI É? AI É??? ENTÃO VAIS JÁ LEVAR COM 3 CARROS ARMADILHADOS E 4 ROCKETS QUE É PARA TARES CALADO!" :lol: :lol:

Só que 5 desses 7 títulos foram conquistados em 3 anos - de 2000 a 2002. Mesmo dando crédito por esses triunfos a Freitas - e confesso que me incomoda o retrato que o apresenta como o único responsável por eles, quando ele nem sequer era o responsável pelo futebol nesses anos - ficam apenas 2 títulos (sendo que nenhum deles é um título de campeão) para os quatro anos entre 2003 e 2007. Mesmo os que louvam CF e lhe atribuem todos os créditos, tem de reconhecer que se deitou à sombra da bananeira desde 2002.

Não partilho o ódio que muitos aqui no forum alimentam face ao tipo. Para mim, é uma questão de resultados que são, indiscutivelmente, fracos:

• no plano desportivo: uma taça e uma supertaça desde 2002 é muito pouco para um clube como o Sporting
  • no plano das contratações, com um rol de fiascos anormalmente grande, que inclui - para citar apenas os mais notáveis - nomes como Mahon, Kirovski, Nalitzis, Kutuzov, Marcos Paulo, Mota, Koke, Pinilla, Farnerud, Loureiro, Bueno, Purovic, Marian Had… Desde 2005, então, o panorama é assustador: tirando Abel, Tonel e Romagnoli - sólidos, mas nenhum fora-de-série - não entrou um único titular indiscutível para fazer face à saída de jogadores do calibre de Rui Jorge, Pedro Barbosa, Beto, Fábio Rochemback, Hugo Viana, Enakharire, Nani ou mesmo Sá Pinto, Niculae ou Ricardo. A saída de alguns seria inevitável, pela idade ou pelo dinheiro; mas colmatá-las era a tarefa de CFreitas - e, podemos dizê-lo hoje sem grandes dúvidas, falhou em toda a linha. Se não fosse a academia a inventar uns Velosos, uns Nanis e uns Moutinhos e não sei onde estaríamos hoje - a meio da tabela, talvez?
    As restrições financeiras não são desculpa: se há pouco dinheiro, ele tem de ser muito bem gasto em jogadores que se conhecem bem - mesmo, ou sobretudo, que não sejam conhecidos do público em geral; e não torrado em contratações de catálogos de empresários.

Neste quadro - e sobretudo tendo em conta o seu desempenho miserável nas últimas três épocas, a substituição de Carlos Freitas - como a de qualquer outro dirigente em qualquer clube com o mesmo desempenho - parece-me naturalíssima. Tão simples como isto.

o mundo não é a preto e branco.
o Freitas não me merece confiança.
mas temos que convir: quem come lagosta quando só tem dinheiro para sardinha…?
a questão essencial é outra: a falta de investimento na equipa.
Porque é que o Naval nunca será o vencedor da Liga…?
empatar com o Roma em Alvalade foi o único jogo decente que vi esta época: a culpa será toda do Freitas? pensem que temos um presidente que dá uma hora diária ao clube; o Pinto da Costa deu uma vida ao FC Porto! são estas diferenças que fazem a Diferença

a questao é essa… quanto custaram esses falhanços ao clube em termos financeiros?..

vieram quase todos a custo zero ou emprestados… nao havia dinheiro para mais…

a culpa de termos 9 milhoes para contratacoes quando se fizeram 30 milhoes em vendas é do carlos freitas?..

a falta de competitividade da equipa deve-se á falta de dinheiro.. so isso…

claro que o que se treina e como se treina, e quem comanda o treino e o jogo, em nada importa…

Não sei. Mas o que se fez com esses 9 milhões - que mesmo assim é algum dinheiro - é.

Por outro lado, é uma desculpa fraca. Se CFreitas achasse que as restrições punham em causa a sua capacidade de conseguir os objectivos de reforçar a equipa, então deveria ter denunciado a situação e ter-se demitido há muito. A partir do momento em que aceita e se mantém no cargo durante tanto tempo, é solidário com essa política de restrição financeira e é pouco sério usá-la como desculpa. Se não for assim, qualquer um pode chegar lá, fazer disparates do tipo contratar um autocarro de jogadores da Distrital - e desresponsabilizar-se a seguir com um “ah e tal, tinha pouco dinheiro”. E se é para ter um irresponsável, qual é a diferença entre ter lá o Carlos Freitas ou o Ronald McDonald?

Além disso, entre prémios de assinatura, salários e comissões, não existe tal coisa como um custo “zero”. Só não pagas o passe porque o resto está lá tudo. Se somares tudo, verás que esses custos “zero” são capazes de dar um valor incomodativo.

"A CANETA DO FREITAS

Bernardo Ribeiro, assina hoje no seu jornal “Record” uma crónica com o título: “ A CANETA DO FREITAS”, um título do qual fomos padrinhos e que teve como base as s
uas crónicas sempre muito favoráveis ao seu amigo e parceiro de carteira de escola.
Nessa crónica, Bernardo tenta provar por A+B que Carlos Freitas foi muito útil ao Sporting tanto em termos de títulos como em dinheiro.
Garante o jornalista do “Record”, que Freitas gastou 51 milhões em aquisições e o clube ganhou 98 milhões nos nove anos em que ele lá esteve. Em termos de títulos, Bernardo, também ofereceu ao seu amigo Freitas, sete títulos nos mesmos nove anos.
Para começar, não posso neste momento dizer o número exacto dos gastos em aquisições, mas não me importava nada de receber o que foi a mais em relação a esses 51 milhões e com toda a certeza, se os recebesse, não necessitava de trabalhar mais na vida, assim como o Freitas.
Mas, mesmo aceitando que o número está correcto, não me parece que 47 milhões ganhos em 9 anos, num clube como o Sporting, sejam motivo de orgulho.
Senão vejamos porque é que estes números não estão correctos:
Nos 98 milhões estão incluídos os 40 milhões das vendas de Cristiano Ronnaldo e Nani ao Manchester e todos nós sabemos que o Freitas não teve qualquer interferência neste negócio. Ele foi feito directamente entre o Sporting e Manchester e com grande influência, não de Freitas, mas de Carlos Queirós.
Em relação às compras, como já disse, não são 51 milhões, mas contabilizando o que tenho de cabeça, não acredito neste número manipulado pela caneta do Freitas.
Só Jardel, Ricardo e Nicolae custaram mais de 31 milhões de euros. Estes números podem ser consultados no site da CMVM.
Jardel: 11 milhões; Ricardo; 7,5 milhões e Nicolae: 13 milhões de euros. O Silva que o Boavista dispensou e uma semana depois surgiu o Freitas a comprá-lo, custou 800 mil euros e na rescisão do seu contrato ainda recebeu mais 150 mil euros. Mas temos ainda o caso de João Pinto que foi a custo zero para o Sporting mas o clube pagou 7,7 milhões de euros e deixou-o sair, aqui sim, a custo zero.
João Pinto recebeu como prémio de assinatura, 3,5 milhões de euros e mais 4,2 milhões de euros que foram dar um volta através de “Off-shors” com passagem por um banco luxemburgês para depois “aterrarem” nas contas não sei de quem, mas vai saber-se dentro de muito pouco tempo.
Parece que estamos esclarecidos em relação aos gastos e lucros.
Em relação aos títulos, de facto foram ganhos 7 em 9 anos, mas podiam ter sido muito mais e se calhar não foram porque o Freitas não quis nem estava interessado, isto se levarmos em linha de conta o que disse Rui Meireles e o que ainda vai dizer.
É que nos 9 anos contabilizados pela caneta do Freitas, 6 foram passados com Dias da Cunha e nesse tempo, o homem que diziam que estava “gagá” ganhou 4 desses títulos e não ganhou mais porque os Teles, Freitas e Francos tudo fizeram para que isso não acontecesse. Foi mais que evidente a falta de apoio a Dias da Cunha assim como as desistências e demissões. Hoje, já ninguém tem dúvidas, de que o trabalho de Peseiro foi minado por gente ligada ao clube e por isso tenho a certeza de que os tais 4 títulos ganhos no tempo de Dias da Cunha, não foram do Freitas nem do Teles, muito pelo contrário.
Mas, o mais curioso é que Freitas se demitiu no tempo de Dias da Cunha quando este lhe fechou a “torneira” do dinheiro e agora voltou a demitir-se quando Franco lhe fez o mesmo.
Bernardo: Não há outro título que te assentasse melhor: És realmente a Caneta do Freitas."

in BlogdaBola

Agradecer???

O que???

Como se veio a descobrir, com o negócio João Pinto. Foram quanto? 4 milhões de custo zero?

típico do BdB… distorce os dados da forma como lhe dá mais jeito!! esses valor já incluem os ordenados dos jogadores, tipo o passe do ricardo custou 3,5M€…

mas como um amentira repetida mtas vezes se transforma verdade, não tarde muito anda aí tudo a dizer que o scp já comprou um avançado por 13M€ :rotfl: :rotfl:

nao é factor de desequilibrio entre orçamentos muito diferentes…

é por isso que o leiria do mourinho nao conseguiu ficar á frente de nenhum dos 3 grandes…

se houve incompetencia de paulo bento e carlos freitas e temos um orçamento muito mais baixo que os outros dois concorrentes ao titulo entao como explicar a epoca passada?..

foi sorte??..

Desculpa lá Moura, eu respeito muito as tuas opiniões e tu és um forista de alto valor, mesmo após algumas questões que já tivemos, mas este post é provavelmente o mais ridículo que já vi aqui.

Tentas mas nem tu consegues apresentar nada de objectivo para agradeceres ao homem. Resumes-te a uma “fé” (porque não passa disso pois como tu pp já referiste várias vezes não sabes grande coisa dos meandros do clube) sobre o trabalho do mesmo, mas já nem sequer tens coragem de defender esse trabalho, de tão evidentes que são os sinais de falta de qualidade ao longo dos anos.

Eu pergunto uma coisa:
o que é que eu tenho a agradecer a uma figura, que mais do que fazer más contratações por regra (pq isso há muitos a fazer também) nunca aproveitou o cargo que teve, em 8 ANOS!, para promover uma reestruturação séria e profissional da forma de trabalhar o tema que dirigiu, colocando os olhos não só no que se faz noutros clubes como também no que o pp Sporting faz nas camadas jovens?

Não me venhas nem tu nem ninguém com desculpas como “falta de dinheiro ou de condições” pois caso Freitas tivesse tentado montar um verdadeiro método e equipa de trabalho em Alvalade certamente teriamos sabido, não só pela sua relação tentacular com alguns megafones de imprensa, que sempre surgiram na sua defesa e elogio quando a coisa apertava, como, como qualquer profissional sério que atinge um cargo destes, já se teria demitido há muito caso acreditasse e lutasse por uma forma de trabalhar mais profissional.

Nada tenho a agradecer a um gajo que, após a sua passagem, deixa o clube a trabalhar nesta área exactamente da mesma forma que trabalhava quando ele entrou: a depender da sorte de encontrar um qualquer artista com jeito para fazer telefonemas a empresários e negociar comissões.

Conclusão: oportunismo, incompetência e chico espertismo, é o elogio que tens a fazer caso queiras de facto agradecer ao cromo.

Para mim Carlos Freitas sempre deu o seu melhor, nem sempre fez a melhores contratações e a falta de verbas tambem ajudou para os fracassos, agora o trabalho dele até ao final do mês é contratar um avançado a custo zero que todos querem que seja um craque.

Realmente, esse Bernardo Ribeiro tem umas contas engracadas…

Ora, segundo o Site Transfermarkt os números são os seguintes desde 1999/2000:
99/00: +1.750.000
00/01: +10.300.000
01/02: -5.250.000
02/03: +10.750.000
03/04: +19.200.000
04/05: +1.550.000
05/06: -750.000
06/07: +4.250.000
07/08: +23.500.000

O Saldo assim daria o seguinte: + 65.300.000

Mas dado que Carlos Freitas não era o responsável directo pelas contratacões até à saída de Duque, podemos então eliminar 99/00 e 00/01 e contabilizar os anos em que CF foi de facto o homem forte das compras e vendas. Ainda assim, existe também o desconto que tem de ser feito em algumas compras e vendas, nomeadamente a compra de Jardel em 01/02 por 5.000.000 e as vendas dos jogadores da formacão (cuja negociacão não está ligada a CF) Hugo Viana em 02/03 (12.750.000), Ronaldo em 03/04 (17.750.000), Quaresma em 03/04 (6.350.000) e Nani em 06/07 (25.500.000).

Assim:
01/02: -5.250.000
02/03: +10.750.000
03/04: +19.200.000
04/05: +1.550.000
05/06: -750.000
06/07: +4.250.000
07/08: +23.500.000

O que dá um saldo de: +53.250.000. Retiram-se os jogadores não negociados por CF e ficamos com um Saldo Negativo de -4.100.000.

Portanto, é este último número aquele que considero mais fiável para avaliar a performance económica do gestor de activos. No entanto, este número não me aquece nem arrefece. O prejuízo desportivo que trouxe ao Sporting foi muitíssimo superior e esse sim de relevo. No período de 6 anos em que foi completamente responsável pelas transferências, o desempenho de CF fica ligado a 0 Campeonatos e estamos a falar do objectivo principal da equipa de futebol profissional do SCP. Se querem agradecer a CF, podem agradecer-lhe por isto.

MILAN PUROVIC País: Montenegro Idade: 22 anos (7/5/85) Clube em 2006/07: Estrela Vermelha Época - Clubes - Jogos - Golos 2004/05 – Buducnost Podgorica 25/11 2005/06 – Estrela Vermelha – 24 /11 2006/07 – Estrela Vermelha – 22/6

Avançado elegante, com grande capacidade atlética e um remate potente e colocado, com o pé direito. Busca espaços, fora ou dentro da área, escapa aos seus marcadores, e remata muito bem. Não é muito veloz mas, agressivo, movimenta-se com grande inteligência. Destaca-se também a cabecear. Pode jogar sozinho no ataque ou com outro avançado a seu lado (fez dupla com Zigic). O seu futebol cresce quando se aproxima da área.

Ainda querem o Freitas Lobo para gestor de activos???