Devo ser dos únicos que prefere o nosso verde actual. Simplesmente… é melhor. Parece mais sério.
Quando olho para os equipamentos antigos, apesar de alguns bonitos, acho sempre estranho aquele verde quase alface… ficaríamos basicamente iguais ao Celtic.
Ora:
Como já disseram, ate pelo contraste. É isto, e o emblema. Associar os nossos piores anos ao que (a meu ver) é uma notória evolução gráfica, tanto no verde, como no emblema, epá…
A dobradinha, do lado direito, é de longe a que tem melhor verde. É um verde mais “másculo”, mais “à homem!” :mrgreen:
Não sei, acho os outros verdes muito leves e um bocado amaricados…
Claro que é apenas uma questão de gosto. Até às pitinhas os apoiava, mas não acho, de todo, que o nosso verde tenha piorado. Pelo contrário.
mas Zacker, a Puma dobradinha à direita está plenamente integrada no tal “verde Sporting”, e muito afastada do verde azulado actual, que é a camisola do meio!!
É, reconhecidamente, um verde menos vivo que o das LCS, por isso mesmo na figura com o B/G com base nos pantones (vê o 1º post desta tópico), fica bem acima da curva “LCS” e ligeiramente acima da curva “vintage”.
Epa, desculpa, passou-me mesmo ao lado! :mrgreen:
De facto, aquele verde mal-morto do meio é muito pior. Parece que se fartaram de lavar aquilo.
Aqui vê-se perfeitamente:
Li aquilo à pressa e na diagonal (não percebo grande coisa de cores, acerca de como são feitas com as misturas R/G/B e etc :mrgreen:), e interpretei mal.
Percebo melhor do que se trata, excelente trabalho, Nunoni :mais:
Edit:
Isto é, aliás, das coisas que mais me irritava nos jogos. Tanto no FIFA como no PES (se bem me lembro, era nos 2), o nosso verde era sempre errado, quer demasiado azulado, quer demasiado “alfaçado”. Nem faço ideia qual das partes seja culpada por isto.
Pois. É que durante uns posts falou.se que nao havia leak. Depois falouse de templates depois de pantones e aqui pelo meio perdi me a seguir o tópico.
Obrigado nunoni.
Quanto ao leak…medo, muito medo…e eu a ver isso e a pensar que era apenas um sample de entre muitos outros…
Claro. O meu ponto é que, se o verde que estiver no manual das normas gráficas for esse verde “azulado”, então está mal e tem que ser alterado (o manual).
E se alguns perguntarem: Está mal porquê ?
Está mal porque é fácil de perceber que os Sportinguistas preferem um verde menos azulado. Não é necessária mais nenhuma razão para justificar isso.
com a saída dos novos equipamentos a aproximar-se, fico curioso por saber que verde terão, está-se a falar disto noutros tópicos também, mas vai ser interessante pegar numa Macron e ver como se integra nesta análise.
Já alguém fez um estudo científico sobre a “vibração” do verde do SCP? Muitas vezes a cor pode empolgar (se é que não empolga mesmo). Mais do que pedirmos um verde histórico, devíamos começar a equacionar tons de verde mais modernos e vibrantes (lembro-me de uma campanha, curiosamente, do banco BES em que todo o rebranding girava em torno do seu novo verde moderno e que verdadeiramente é um verde muito mais vibrante e que deu logo outro ar).
Pergunto isto porque no outro fim de semana passava ao lado da cesta do pão e notei que eles pintaram aqueles arcos por cima das palas de um vermelhão semi-fluorescente. E se atentarmos às camisolas deles, vão nesse sentido, da semi fluorescência. Por vezes em Alvalade noto o estádio muito “escuro”, e a equipa muito camuflada no relvado… não sei se é da distância em relação aos adeptos, ou da própria iluminação.
Não tenho dúvidas que se fizerem um estudo científico chegarão facilmente a conclusão de que num jogo de bola onde cada segundo ou fracção de segundo contam, é muito mais fácil identificar uma cor ligeiramente mais fluorescente no meio de um maralhal de jogadores do que um verde normal listado…
Queria pedir se alguem podia fazer o exercício de colocar verdes desse género num template da camisola deste ano, só para ter uma ideia…
Gostava de ver o SAMPLE com o “Lime green” e o “green 3” da imagem abaixo:
Mas acho que o objectivo não era a componente estetica da coisa. Mas alguma componente “funcional”.
Coisa que até acredito que exista e funcione, não é por acaso que genericamente as equipas mais “garridas” têm mais sucesso de alguma forma. Alguma explicação deve haver… mas é um pau de 2 bicos, escolher um verde “eléctrico” que aumente as probabilidades de sucesso.
Ainda por cima Godinho fez questão de contrariar toda a logica com o “laranja Sporting” e os resultados que sabemos :twisted:
Quando vi esta foto no facebook do Sporting chamou-me imediatamente a atenção as diferenças de tons de verde existente.
Aqueles que mais me chocam são os verdes azulados que se encontram na camisola e no papel de parece com a publicidade.
Os restantes verdes existentes mais ou menos escuros não me chocam tanto.
Penso que como grande marca que é o Sporting devia ter em atenção estes “promenores” de forma a que seja um verde Sporing uniforme em todas as divulgações da marca.
Mudando de marca de equipamento desportivo será interessante ver que tons de verde esta vai adoptar.
O verde da camisola que está em baixo está perfeito. Devia ser sempre esse o verde usado. Não posso ver aquele azulado…não sei como é que algum Sportinguista pode gostar daquilo!