O "verde Sporting" - uma análise empírica

Nem de perto nem de longe! Em todas as fotos que vi até hoje se nota que a borrada continua igual. A única diferença entre este verde Macron e os últimos verde Puma é que este está um pouco mais claro (= maior luminosidade/exposição), mais condizente com o verde do emblema do clube.

Agora, “verde Sporting”? Nem pensar!

A cor do equipamento está à volta de um #02614B, ou seja, R:2 G:97 B:75. Pelos meus cálculos 78% na relação entre azul e verde.

A partir daí quem perceba de artes que se acuse.

http://www.verdebranco.net/novas_camisolas/2013/verde-Sporting-Pantones-CMYK-RGB.html

Não é perfeito mas é qualquer coisa. Em pantones, o 343, 3425 e 3435 ainda são os melhores.

Puxei a tua resposta para o tópico criado por ti, porque acho que se enquadra mais na temática que estamos a discutir.

Sobre as camisolas da década de 80, nomeadamente as da Le Coq Sportif, parece-me que as mesmas, apesar de serem da mesma marca, sofreram variações no tipo de verde utilizado ou será que estou equivocado por causa do efeito da câmara nas fotos que tens no teu blog?

O verde de 84/85 dá-me a sensação de ser mais escuro, quando comparado com o das épocas anteriores da mesma década e até de diferentes marcas ( Puma e Cosmos).

Pelas primeiras camisolas e por relatos de algumas pessoas mais velhas e que acompanham o Sporting Clube de Portugal desde a década de 40, associaram sempre o seu verde ao British Racing Green, que o @AYRTON_SENNA falou no outro tópico.

Qual é a tua opinião sobre o assunto e qual foi realmente o primeiro verde introduzido em 1908?

Agradece ao “misterioso” colecionador do Sporting Clube, a sua ajuda para corrigir o verde das camisolas. Fico particularmente satisfeito por ter visto um presidente do clube com esse nível de preocupação.

Qual é a combinação desse verde definido? Eu por acaso não me recordo de ver nada nos estatutos sobre essa temática.

Já agora, esse “misterioso” colecionador não quer vender uma camisola da Leq Coq Sportif, de manga cumprida, ao reaction? Diz-lhe que se ele quiser, o forista troca uma camisola da época de 80 de um dos maiores astros mundiais, assinada pelo mesmo, por uma simples dessa de manga cumprida.

2 Curtiram

As normas gráficas não foram publicadas. Lembro-me de ver não sei onde. :innocent:

1908… pois, não vai dar para saber. Mesmo que exista, a cor não pode ser a original.

Por acaso não tinha conhecimento que tentaram padronizar o “verde Sporting” e estava interessado em ler as tais normas que falaste. Vou tentar procurar.

Desse período não existe nenhuma camisola “oficial” pois não? Qual é a mais antiga que temos ( já não me recordo)?

Sobre a última parte, não respondeste…

Lol lcs só compro :clinking_glasses:

As nornas gráficas são para a imagem incluindo digital do Clube, não para camisolas. Mas serviram para a Puma assentar no verde azulado

As camisolas mais antigas que conheço é anos 40. Eu tenho anos 50.

Hoje um amigo estava a dizer que este verde da Nike não é o do Sporting lá, tive de lhe partilhar este tópico.

2 Curtiram

O grafismo da TVI é medonho, mas desta vez o erro foi interessante.

Um leão é branco ou amarelo, mas toda a gente odeia o amarelo. Que me dizem de verde-alface? Aqui no fórum é verde também. :thinking:

Sou visceralmente contra o verde alface ou qualquer tipo de verde-claro, seja no logótipo, nas listras da camisola ou nas cadeiras do estádio. Por definição, um verde claro é um verde esbatido, um verde “fraco”, digamos assim, e a imagem a ser projetada pelos nossos símbolos devia ser a da força, da pujança e da assertividade. Não o verde-esperança da imaturidade e da promessa que está permanentemente por concretizar, mas sim o verde carregado de um Sporting grande, amadurecido e que veio para ficar.

O melhor exemplo do meu verde favorito é o do equipamento de 1999/2000 (curiosamente fomos campeões com esse verde). Quanto ao leão do logotipo, gosto do amarelo, é a cor do ouro e faz o contraste perfeito com o verde.

2 Curtiram