O ponto de vista ou perspectiva na teoria cognitiva, é a escolha de um contexto ou referência (ou o resultado desta escolha) de onde se parte o senso, a categorização, a medição ou a codificação de uma experiência, tipicamente pela comparação com outra. Pode-se posteriormente reconhecer diversos significados de diferença sutil, como o ponto de vista, o Weltanschauung, o paradigma.
A idéia básica que une todos estes significados da palavra perspectiva é o de que a experiência humana é relativizada de acordo com o ponto de vista de onde ela é vivenciada.
Costuma-se chamar uma visão de mundo como a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão.
Ou seja, esta análise forneceu uma perspectiva nova sobre um conjunto de factos passados - a cor da camisola do Sporting desde os anos 1970 até à actualidade, permitindo assim ter uma perspectiva positiva sobre o futuro - camisolas com um pouquinho menos de azul.
estou a ressucitar isto, mas pediram-me para mostrar, cá vai, espero que seja claro:
Alguns exemplos ilustrativos
Mostramos em baixo três camisolas com aquilo que pensamos ser o verde Sporting: à esquerda a toda a altura, uma Le Coq Sportif. À direita também a toda a altura uma camisola de algodão sem marca dos anos 1970. Por cima dela, uma Puma de 2006/07. Estas três têm o verde ligeiramente diferente umas das outras, mas dentro dos parâmetros “verde Sporting”. Ao centro está a camisola de 2010/11, onde se nota claramente o tom ligeiramente azulado. Para comparar, à esquerda por cima da LCS, uma Adidas onde é clara a componente vermelha!
Infelizmente, tive que incluir este novo parágrafo:
Manual de normas gráficas do Sporting: existe ou não?
Um manual de normas gráficas é um livro onde se explicitam as normas para utilização gráfica de uma marca, incluindo os tamanhos e cores. Com a adopção do novo emblema do Sporting em 2001, um emblema moderno, é difícil de acreditar que não tenha sido elaborado o manual de normas gráficas do Sporting Clube de Portugal. Aliás, já ouvimos dizer que sim! A questão é que esse manual teria forçosamente que incluir uma definição das cores usadas, e como os equipamentos fazem parte da marca, também deveria incluir as camisolas. Ora, é óbvio que desde 2001 o verde já mudou, e muito! e basta ir em 2012 à Loja Verde, e comparar lado a lado uma camisola de futebol Puma com uma de andebol Asics, para se verificar que são verdes totalmente distintos.
a análise pode ser que seja mas o resultado foi nulo! As camisolas da Puma continuaram azuladas, e agora temos Asics que têm um verde deslavado! Eu só vou poder comprar uma mais para o Natal, mas tenho que fazer a mesma análise com uma Asics listada verde/branca, para meter no gráfico!
não se vai conseguir, o Sporting e a Puma sabem disto mais que nós, e se há três anos decidiram mudar o verde para azulado, e depois o têm decidido manter assim, é porque querem.
Já agoar, na 1ª página do tópico tens um comentário de um administrador da SAD do Sporting a aplaudir o trabalho e a dizer que ia passar a quem de direito. Sei também que o director da Puma Portugal viu isto. Ou seja, o verde que temos é o verde que o Sporting considera querer ter, portanto não há nada a fazer.
Mas quanto a harmonização, e quanto à existência de um livro de normas gráficas que é suposto haver desde a remodelação da imagem do Sporting no início do século, se diz alguma sobre o verde, não pode ser mais do que “verde”, sem mais, porque desde aí já foram usados tantos verdes completamente diferentes, que é garantido que não há standard nenhum, ao contrário de marcas como a tmn que o azul é aquele e mais nada.
O verde que mais aprecio nas camisolas é sem dúvida o da camisola da Le Coq Sportif à esquerda… a seguir o da direita dos anos 70 também não está mau. A do centro é a piorzinha de todas.
Também percebo que o verde do símbolo do Sporting seja o tal mais azulado e até concordo para efeitos de legibilidade e contraste com o amarelo do leão (até porque é usado oficialmente em documentos e tudo), mas isso não consigo compreender o que o cú tem a ver com as calças, o verde do equipamento às riscas não tem obrigatoriamente de ter a mesma tonalidade que o emblema do clube.
pois! O emblema sempre foi diferente das camisolas, até porque o material não costuma ser o mesmo, e é muito difícil que materais com texturas diferentes consigam ter exactamente a mesma tonalidade.
E o tal manual de regras gráficas, não sei o que diz, mas quando tiver tempo vou meter camisolas Puma desde 2006/07 até agora lado a lado, para que seja fácil de entender que o verde usado mudou e muito.
Em qualquer dos casos, quem decide estas coisas é alguém no Sporting, e portanto o verde que temos é o que o Sporting quer ter! No sentido estrito, o “verde Sporting” é isso mesmo, é o que o Sporting usa em cada ano, portanto em cada ano vai mudando, e também é diferente de modalidade para modalidade. :mrgreen:
E com esta análise, vendo que o nosso verde nas camisolas foi ficando cada vez mais “azulado” ao longo do tempo, é quase impossível (ainda que custe) não fazer uma comparação e traçar um paralelo com o que aconteceu no Sporting nos últimos tempos, em que fomos tendo dirigentes cada vez mais “rendidos” ao azul dos Corruptos do Norte.
Eu não quero dizer com isto que existia uma plano “maquiavélico” de nos tornarem num clube totalmente submisso do porto, de tal maneira que até estavam a mudar a cor das camisolas lentamente de verde para azul… Mas é impossível isso não passar pela cabeça.
(E também não acredito muito que a culpa esteja só numa suposta análise errada que possam ter feito utilizando as camisolas antigas que temos no Museu… porque basta ter olhos na cara e não ser daltónico para perceber que este verde que está no manual de normas gráficas é demasiado azulado).
É caso para dizer que, agora que conseguimos recuperar o Sporting das mãos dos canalhas, ainda falta recuperarmos o “Verde à Sporting”.
p.s: Era muito fixe que toda esta análise chegasse às mãos da nova direcção. 8)
Porque isto tem que ser alterado… Não é preciso ser nenhum génio para perceber que os Sportinguistas preferem um verde como tínhamos nas camisolas da Le Coq Sportif. E se os Sportinguistas gostarem mais das camisolas, então vão comprar mais camisolas, é uma coisa lógica (Além do gosto de ver a nossa equipa vestida com um verde à Sporting).
vejamos, tenho a certeza que andam por aqui pessoas do Sporting que fazem isto chegar aos canais certos. Isso já aconteceu neste mesmo tópico com o PCF. E também acontece hoje em dia (tive um eco disso por portas travessas). A questão é que, se o manual de normas gráficas elaborado lá para 2001 ou 2002 disser “o verde é o pantone 336C” ou o equivalente disto na linguagem técnica correcta, então em princípio para respeitar isso não se pode mudar.
Não sei, mas gostava de saber! O que está no tal manual!
Se eu tivesse de escolher o verde SPORTING CP escolhia o das camisolas le coq sportif de 84 a 87. Penso que é o 3425. As camisolas da hummel também tinham um verde muito bonito. Depois disso, o verde da camisola do centenário também me agradou e algumas adidas como a de 95/96, por exemplo. As umbro de 90 a 92 também tinham um verde vivo lindo mas com o tempo e as lavagens ficava um verde seco. Talvez o material não fosse de grande qualidade.
isso enganou-me uma vez! A minha primeira Umbro era dessas com verde seco (corresponde a ter mais R), só depois arranjei ma em muito bom estado e percebi isso! :great: