Schmeichel e por larga margem.
Damas e anteriores, não tenho idade para me lembrar, por isso nao posso falar. Tudo o resto de que me lembro foi mediano.
O Patricio foi bem acima da média e como GR estaria no 2o lugar, mas pelo que aconteceu há 2 aos, devia ser retirado deste tipo de votações.
@andre77, não pode haver revisionismo. Rui Patrício foi guarda-redes titular do Sporting clube de Portugal em imensos jogos e isso não pode ser apagado. Pensemos nestes jogadores apenas enquanto Guarda-redes do Sporting clube de Portugal.
Eu estava a falar figurativamente e do ponto de vista pessoal. Claro que ele tem que estar na lista foram muitos anos nas nossas balizas. Mas para mim salta de um top 2 para um estado que ignoro completamente a presença da lista.
Peter Schmeichel.
A forma como comandava toda a defesa a partir da baliza, a forma como metia respeito e em alguns casos medo mesmo a quem se aproximasse da baliza fez dele um guarda redes à parte.
Parece que mesmo sozinho na baliza com alguem isolado em direção a ele, a bola simplesmente não tinha por onde passar!! Inexplicável a confiança que dava a toda a defesa!!
Lembro me no dia em que fui ver um treino nos campos do antigo estádio e uma bola veio para trás da baliza onde Schmeichel veio buscar a bola e aí ao vivo e a cores percebi a dimensão fisica do monstro!!
Damas, ainda o vi jogar mas infelizmente para mim não o suficiente para ter visto as defesas espantosas que os mais velhos do que eu se lembram.
Impossível de referir que o jogador que me deixou mais triste até hoje pela forma como se comportou com o clube e se foi embora, possívelmente ainda hoje seria o titular da baliza e seria a minha escolha, sem qualquer sombra de duvidas.
Mas para mim o homem e o jogador têm de ser igualmente foras de série.
Nisso Peter Schemeichel foi e ainda é um senhor.
SL.
Schmeichel, com certeza.
A seguir Ivkovic, não tenho idade para recordar o melhor Damas, apesar de ainda me recordar de andar a coleccionar cromos do Mundial de 84. Mas foi nos anos posteriores que começou a cair de forma e não me recordo.
O dinamarquês era um gigante, não apenas pelo que defendia, mas principalmente pelo que representava para colegas e adversários.
As duas primeiras épocas do Ivkovic foram muito boas. Toda a superior sul cantava o seu nome, algumas vezes subia mais tarde e tudo. Mas o Peter tinha uma aura que mais ninguém teve. Um GR que metia adversários a tremer antes de rematarem.
Deus de wilde é o único ao nível do Sporting actual.
De wilde e Tiago eram os nossos GR, como é possível?!
O Sporting foi campeão com o Nélson meia época e o Tiago outra meia época. Outros tempos…
Não conheceste R. Rodriguez…
Nem o Katzirz…
O Peter sem dúvida, até se borravam com aquele “monstro”
Na minha opinião o De Wilde era bem pior… Detestava-o.
O Rodolfo Rodriguez cá não correu muito bem… Mas a culpa não foi só dele… Salários em atraso e muita confusão nessa altura. No Uruguai e no Brasil é considerado um dos maiores de sempre.
Katzirz foi um caso raro, na medida em que, quando foi corrido, tinha finalmente começado a jogar decentemente, ao contrário de quando chegou, altura em que foi um frangueiro.
Já Rodriguez nunca conseguiu convencer ninguém; mesmo quando não era culpado dos golos, ninguém lhos perdoava, pois eram muitos!
Quando vejo a segurança com que Damas e Schmeichel agarravam as bolas comparado com o mãos de manteiga que lá está agora, fico estarrecido. Por uma questão de Sportinguismo, Damas, por uma questão de lógica, Schmeichel.
Costinha também era um frangueiro.
Houve ali umas épocas em que ficava a sensação que podiamos ser melhores que porco e boifica, que na hora H o Costinha ia falhar.
A gente tinha um Costinha e eles um Baía ou um Preud Homme.
Lembro-me de darmos um baile do caramba ao Real Madrid e depois o Lemajic abriu a capoeira. Aliás demos 2 bailes, lá e cá.
Quando temos um guarda-redes de nível mundial somos campeões. É o principal segredo para tornar o Sporting campeão.
O Costinha queria trazer o Francesco Toldo para o Sporting. Foi uma pena não o ter conseguido.
Outra situação foi quando não trouxemos o Helton da união desportiva de Leiria.
Um sonho seria o Manuel Neuer, que já tem 33 anos.
Também adorava ver o Kasper Schmeichel, 33 anos, no Sporting. Tal pai, tal filho.
Já não sou do tempo do Damas por isso Schmeichel, sem dúvidas.
O mesmo aconteceu sempre que tivemos um ponta de lança de excepção.
Vi apenas duas excepções, um que chegou a ser melhor marcador até, o outro no tempo das maiores roubalheiras de sempre: Cadete e Cascavel.