O teu Guarda-redes preferido do Sporting clube de Portugal nos últimos 38 anos

Sondagem - melhor guarda-redes titular do Sporting clube de Portugal nos últimos 38 anos

• Renan Ribeiro
  • Beto
  • Rui Patrício
  • Timo Hildebrand
  • Vladimir Stojkovic
  • Ricardo
  • Tiago Ferreira
  • Nuno Santos
  • Nélson
  • Peter Schmeichel
  • Filip De Wilde
  • Zoran Lemajic
  • Costinha
  • Tomislav Ivkovic
  • Rui Correia
  • Vítor Damas
  • Béla Katzirz
  • Melo
  • Ferenc Mészáros
0 votantes

Peter Schmeichel

Peter Bolesław Schmeichel, “The Great Dane”!

Ferenc Mészáros
Menções honrosas para Damas e Schmeichel

@setaverde 20 opcões no máximo! :wink:

Sem discussão.

Schmeichel

Entre o Schmeichel e o Damas, votei no Damas. Mas foi dificil, apesar de ter visto o Schmeichel o Damas sempre me fascinou mais.

Mas quem me dera ter um GR que tivesse a metade da capacidade de qualquer um dos dois…

@Paracelsus, eu nunca leio a bula das receitas eheheh

Servi-me do transfermarkt e coloquei todos os guarda-redes que passaram pela titularidade no Sporting clube de Portugal durante alguns jogos nos últimos 38 anos e também comecei a partir do guarda-redes húngaro Ferenc Mészáros, porque deve ser o primeiro guarda-redes do Sporting que admirei, pois foi a partir desse momento que comecei a ter alguma noção do jogo e do valor dos jogadores.

Houve 2 Damas.
O Damas jovem e de carreira no Sporting.
Um gato e o mais elegante de sempre.
E depois o regressado. Já muito vetetano.

O Schmeichel… bem, era um jogador de primeiro plano mundial.
De muito alto quilate mesmo.

1 Curtiu

É verdade, @Ferrari. Não sei porque raio só me lembro fogazmente do Vítor Damas já na fase descendente da sua carreira. Tenho muita pena de ter tão poucas memórias do grande Damas.

Mesmo veterano era um Senhor.
90% dos jogadores tratavam-no por Senhor.
Ainda tinha uns reflexos felinos mas claro que já não apanhava aquelas bolas ditas impossíveis como na Juventude.
Mas em elegância continuava alguém a jogar de Fraque e Cartola.
Infelizmente fomos tendo muito rapazola e até muito parolo a defender as nossas redes.
Alguns nem falar sabiam.
Alguns nem Sportinguistas foram.
Carrapatos.

1 Curtiu

Verdade, mas mesmo assim há qualquer coisa nos jogos que eu vi mais tarde (ainda não era nascido quando o Damas terminou a carreira) que me cativava mais que o Schmeichel. Acredito que seja mais por ter ouvido o meu pai e o meu avô a falar muitas vezes do Damas que acabou por me chamar mais à atenção do que outra coisa. Só sei que tanto o Damas como o Schmeichel foram os dois melhores GR que tivemos e dificilmente haverá algum igual, tanto como atleta como Homem.

Aqui têm o link do transfermarkt que usei e que vai até ao guarda-redes do Sporting clube de Portugal Carlos Gomes, na época de 1955-1956.

Não fosse Damas e a Checoslováquia nunca tinha sido campeã e o Panenka não tinha sido inventado!

1 Curtiu

Defesa incrível. Impressiona ver o Damas a recolocar-se na baliza, sem nunca perder a calma e depois os seus reflexos e elasticidade do outro mundo a fazerem o resto.

1 Curtiu

Rui Patrício. Tenho 23 anos portanto, não me lembro do Schmeichel, Tiago, Nelson e Ricardo era medianos, Stojkovic foi uma novela made in Sporting, Beto e Viviano quase não jogaram, Renan Ribeiro é mediano também.

Por uma questão de mera qualidade, só pode mesmo ser Rui Patrício. RP1 o melhor guarda Redes que vi jogar no Sporting. Tinha tudo para ser um capitão e lenda quase ao nível do Damas, mas a verdade é que deixou tudo a perder há mais de 1 ano, verdade que lhe tiraram 1 ou 2 títulos de campeão nacional, mas foi uma enorme desilusão pessoal.

Schmeichel, de longe. Um senhor, dentro e fora das 4 linhas. Defendia como poucos e era o primeiro a comandar as tropas e a liderar a defesa. Rui Patrício, para mim, ficará sempre marcado pelo seu fraco jogo de pés e por ser de pouca inteligência táctica. Tem sempre o acréscimo negativo de ter saído como saiu e por ter sido um dos piores capitães que tivemos no plantel desde que me lembro. O Damas já não vi jogar, portanto não posso opinar sobre ele.

Escolhi Vitor Damas.
Eu era bem pequeno, mas a defesa no jogo contra o Barcelona e aquela outra contra os periquitos, que acabou por dar golo, nunca me saíram da memória.
Escolheria sempre Vitor Damas, por tudo o que representa, apesar de reconhecer o Schmeichel como fantástico guarda-redes e grande responsável pela minha maior alegria desportiva.

1 Curtiu

Entre Schmeichel e Meszaros. Votei no ultimo, porque so os “velhotes” nascidos na decada de 60 (como eu) ou antes se lembram deste monstro das nossas balizas.

1 Curtiu

Não tenho memória do Damas por isso só posso escolher o Schmeichel. Um vencedor.

1 Curtiu