O teu Guarda-redes preferido do Sporting clube de Portugal nos últimos 38 anos

Concordo em parte, pois o Paulinho cascavel e o cadete juntos não faziam um Jardel.

Nem um Liedson.

lembras-te mal, porque em 84 não houve mundial, mas Europeu.
De resto, obviamente de acordo. Schmeichel, obviamente, e Ivkovic a seguir.

Ler este tópico e recordar De Wilde, Lemajic, Franguício,… Minha nossa, não admira a míngua de títulos (e o actual, tb. é desse calibre miserável)

1 Curtiu

Enganei-me, queria dizer 86. Mundial de 86. Antes disso nunca coleccionei cromos de futebol. Ainda em lembro da mascote e do quase omnipresente jingle.

Não consigo dizer apenas um porque estaria a ser injusto ao nomear um só. Mas com esforço refiro assim de cabeça três, e talvez por ordem: 1º Peter Schmeichel; 2º Ferenk Meszaros, and last but not least, Tomislav Ivkovic.
Felizmente o Sporting tem tido ao longo dos anos bons keepers, nunca esquecendo o grandioso Vitor Damas, o próprio De Wilde, que parece ser um mal-amado por aqui, foi também um excelente GR que por cá passou.

Mas viste-o jogar pelo Sporting? É que não me lembraria de excelente para o descrever durante a sua passagem por Portugal.

1 Curtiu

Não são do meu tempo. o primeiro redes de que me lembro, também ele um monstro, é o lemajic. :nauseated_face:

Vi-o várias vezes, na TV e ao vivo. Vi-o também pela selecção belga, quando havia por lá um gajo que foi parar às lamparinas porque a besta do cintra achava que 34 anos era velho, refiro-me claro está ao Preud’homme. É verdade, chegou a sentar o Preud’homme no banco. O De Wilde, presumo que te estejas a referir a este, foi para mim excelente GR, nunca chegou a ser top, mas para um clube com as nossas pretensões era optimo. Deu alguns patos, o Schmeichel também os dava, no entanto foram bem mais as boas exibições que as más. Minha opinião.

O de wilde excelente gr? Ok, É a tua opinião, mas damnnnnn :astonished:

Não é bem assim. Tiveste o Patrício 12 épocas sem ganhar o campeonato e foste campeão com Nélson e Tiago. O United tem o De Gea e tem sido o que se vê. Claro que um grande redes ajuda imenso. Aliás, não é só um redes. As defesas todas ganham campeonatos. Mas não é tudo…

1 Curtiu

O De Wilde deu patos, muitos, ao longo de toda a carreira. Deu na selecção, deu no Sporting, deu no Anderlecht. Nunca foi um gajo propriamente fiável. Aguentou-se por cá enquanto a defesa foi algo estável e com o Octávio a jogar forte e feio. Havia menos hipóteses de frangar.

O historial de GR do Sporting é péssimo. Nos últimos 40 anos, tivemos (talvez e no máximo) 15 em que as redes foram guardadas por GR minimamente ao nível que deveríamos sempre ter. Quando se lê aquela lista acima, vemos que muito também passa por ali. Porque não é apenas nos GR.

Excelente, tendo em conta os nossos obljectivos, sim, parece-me. Nunca foi um “grande” GR, estava ali numa segunda linha de GR. Assim a modos como actialmente o RPatrico, o Handanovic, o Pickford, mas longe dum Allison ou Neuer, Ter Stegen…
Mas são opiniões. torci o nariz na altura que veio, preferia de longe o outro que foi para o galinheiro e que foi associado ao Sporting mas que acabou do outro lado, contudo, achei que a passagem dele por cá foi positiva.

Tenho algumas dificuldades em ver o Patrício como um ídolo do Sporting CP - e não é pela rescisão. O Patrício é um bom guarda-redes, mas não é um guarda-redes extraordinário. Tem lacunas no seu jogo e, por isso mesmo, está num Wolverhampton. Não é um predestinado. É um guarda-redes que, com esforço, conquistou o seu espaço no futebol.

É por isso que, para mim, dos que vi jogar no Sporting CP, não tenho qualquer dúvida: Schmeichel. Aliás, é penoso olhar para os guarda-redes do Sporting CP desde que nasci e ver que, acima da média, aparecem um ou dois.

Sem dúvida Peter Schmeichel. Quando se confirmou que ele vinha ainda andei 3 ou 4 dias sem acreditar que iamos mesmo ter um GR daquela craveira no plantel. Era muito novo para me lembrar do Damas a jogar, por isso dessa lista só recordo com saudade o Ivkovic. Tivemos em anos mais recentes um gr com bastante qualidade também, mas esse coitado morreu há um ano e pouco.

Seria o Patricio se ele tivesse acabado a sua carreira no Sporting, não por ser um extraordinário guarda-redes, mas sim por ser da formação e ter anos de clube. Mas grande grande foi o Peter Schmeichel.

Eu, por acaso, não concordo com a parte do esforço e das lacunas. Acho que teve de ser mentalmente forte para aguentar as críticas, acho que as lacunas nunca foram devidamente trabalhadas. Basta ver que o Patrício teve um treinador especifico, que trabalhou no Sporting apenas durante uma época e nessa época o Patrício deu um salto qualitativo enorme. A sua “mancha” melhorou, o seu posicionamento melhorou, o seu jogo fora dos postes e saídas a cruzamentos melhorou imenso. Imagino o que poderia ter sido se o trabalho tivesse continuado.

Quem morreu?

Eu estava a estudar para um exame e começam a dizer nas televisões que Peter Schmeichel estava em Portugal para assinar pelo Sporting. Isto num sábado à noite. Deixei de estudar e estive a acompanhar na televisão até às 3 horas da madrugada de domingo a assinatura do contrato do Peter Schmeichel, a conferência de imprensa, a apresentação, que não me recordo se o levaram logo para o estádio. Acho que gravei tudo numa videocassete VHS. Nunca me senti tão contente com a contratação de um jogador até hoje.

1 Curtiu

O Franguicio, pelo menos para mim.

E como correu o exame? :stuck_out_tongue: