Atenção ao valor do carro. Salvo erro, se o valor de aquisição do elétrico for acima dos 60 mil Euros (era 50 mil anteriormente), não tens direito a dedução do IVA. No total mesmo, nem sequer é proporcional.
Já agora, se a tua sede é em casa, as despesas com utilities são gasto e dedutíveis (ha quem discuta isto, mas a AT aceita).
O único senão é que a sede é na casa dos meus pais e estou a 50 kms de distância.
Tenho de adquirir a wallbox que pelo que pesquisei tem apoio do fundo ambiental.
Mas o carro vai ser carregado na minha casa que não é a sede.
Malta, aqui no fórum, não faria sentido ter um tópico com um apanhado dos streams que são usados para assistir aos jogos? Eu costumo ter 3 ou 4 nos favoritos do navegador, mas é normal que regularmente vão falhando. Se todos fizessemos essa partilha, certamente teríamos menos stress à hora dos jogos e uma maior base.
Conforme se fosse adicionado opções, colocar tudo no 1º tópico.
Não sei é se vai contra as regras do fórum de alguma forma.
Num assunto paralelo mas ligado a este, acredito que alguns links poderão funcionar de forma diferente para cada pessoa.
Por exemplo: Tenho o pc ligado por cabo rede ao router. A maioria dos links funciona sem problema.
No portátil, através de wi-fi, por vezes, o que funciona no pc não funciona no portátil.
Alguém sabe de algum aparelho que funcione tipo ar condicionado?
Tentando já antecipar, no verão o meu apartamento é muito quente. Com um gato agora por casa, vai ficar complicado abrir as janelas.
Ar condicionado… Durante dois ou três anos sofri do mesmo problema. Falei com um amigo que é técnico de frio e perguntei-lhe. O gajo respondeu-me que ar condicionado portátil é uma perda de dinheiro, ventoinhas é uma perda de dinheiro. Podes tentar as soluções provisórias que quiseres, mas elas vão ser sempre soluções provisórias. Aquilo que recomendo é ar condicionado. Sim, o aparelho é mais caro, mas um aparelho é suficiente para uma casa inteira (não muito grande) e desde que tenhas cuidado com a manutenção das janelas abertas, com isto, com aquilo e com aqueloutro, a coisa faz-se bem. A determinada altura falei com outra pessoa da área de construção e disseram-me o mesmo. Fazendo as contas ao que gastei em soluções da treta que não resolveram nada… Já tinha comprado um aparelho. Resultado, este ano vou acabar a comprar um.
Concordo. O ano passado comprei um ar condicionado portátil, arranjei um de 14 mil BTU numa promoção jeitosa. Aquilo funcionar funcionava, mas é muito barulhento. Acabei por meter um split, foi 4 ou 5 vezes mais caro, mas é uma grande diferença em termos de conforto acústico.
Quem quiser comprar um ar condicionado portátil de 14 mil BTU numa promoção ainda mais jeitosa, eu sei quem tem um disponível, usado umas 3 vezes
Há uns aparelhos que refrescam localmente, através de evaporação de água. Mete-se água, o inversor faz evaporar, enviando ar bastante frio. Alguns têm sítio onde meter packs de gelo o que aumenta ainda mais a eficiência.
Desvantagens: 1. a temperatura global fica na mesma. Só refrigera para onde aponta. Mas se está a trabalhar em casa, ou sentado no sofá, é ótimo. 2. A evaporação traduz-se em mais humidade. Para casas já húmidas é mau.
Exato, em geral em 99% dos casos. O meu portátil tem um adaptador para peter o tubo sem fazer buracos na janela. Serve para janelas que abram deslizando, ou de lado ou cima/baixo. Para janelas que abrem para dentro há um tipo de adaptador diferente, uma espécie de pano que se mete, com um buraco para o tubo.
Para um apartamento que não é muito grande e sobretudo que é na zona da sala e cozinha que fica mais quente, por que valores ficaria um sistema completo e, tendo de fazer instalação, presumo que seja necessário fazer furos em paredes, o que seria o ideal em termos de potência e porque valores poderá ser uma instalação do a/c?
Com os tais adaptadores não fica nada aberto. Os adaptadores tapam tudo completamente (é para isso que servem, para não perderes o frio pela janela aberta!), têm é um buraco onde encaixa o tubo.
Potência depende da área a refrigerar, buracos sim, e precisas de um sítio onde meter a unidade externa (e se viveres em condomínio tens que ter autorização). Quantos buracos depende. No meu caso a sala onde queria meter vem depois de uma área exterior, teve que ser mais buracos. O trabalho e o preço aumenta com isso. Muito menos de mil duvido que se consiga, mas dependendo do aparelho e do trabalho que der, pode ser bem mais.
Não. É uma placa de pvc de comprimento adaptável. Abre-se a janela uma frests de 10 cm, coloca-se a peça, a qual tapa completamente a abertura, ecencaixa-se o tubo na peça
o adaptador pode-se comprar separado. O meu é este mas estava em promoção, por isso em vez de 800 custou 300 e tal. Já veio com o adaptador TOP TEMP CONNECT – Taurus
A ideia seria sobretudo para a sala do apartamento. Porque aquece muito dado que leva com o sol em cheio no Verão desde as 11h.
E porque é habitual fazermos jantares com família e amigos, com muita gente na sala, fica-se a suar. A sala terá cerca de 20/22m quadrados, nunca medi.
Prefereria algo mais portátil.
Esse adaptador de janela impede a janela de ficar “trancada”?