Isso dá na RTP2 todos os dias, de manhã!
@reaction ou alguém de matemática,
Se cada um daqueles pontos de interrogação tiver 3 alternativas, o número total de combinações pode ser obtido pela fórmula de “arranjos de 5, 3 a 3” (sem repetição), certo?
Não percebi com a clareza suficiente o enunciado do problema e na área das probabilidades era quase meio problema resolvido.
Consegues colocar aí a questão ou explicar de outra forma?
os quadrados em cima são a palavra “VACINA”, cada quadrado uma letra.
a cada letra do alfabeto corresponde um número (a-1, b-2, etc)
Tem de se descobrir qual a operação matemática (adição, subtração ou multiplicação) a fazer nos pontos de interrogação em cima, para chegar a um número nos quadrados em baixo.
E depois tem de se descobrir quais as operações nos pontos de interrogação em baixo para chegar ao número 4140 dentro do retângulo.
Uma amiga minha propôs este enigma a putos da escola e estava a tentar explicar-lhe que são demasiadas combinações para os putos chegarem lá (3 operações diferentes possíveis, em 5 locais). E por isso queria saber ao certo quantas combinações são, mas penso que são 60, se for pela fórmula de “arranjos de 5, 3 a 3”.
Para chegarem ao 4140, devem primeiro efetuar uma soma das posições de cada letra (22+1/3+9/14+1) e depois uma multiplicação ( 23x12x15=4140).
Não percebi o contexto do exercício para a miudagem, talvez por não ter percebido muito bem o contexto do mesmo, apesar da boa explicação que deste.
Se olhar puramente para o problema em termos de probabilidades, tendo em consideração que se trata de um evento onde os arranjos possíveis podem ocorrer com repetição, podes escolher três tipos de operadores para cinco posições possíveis, podendo assim dar origem a 243 combinações operatórias com resultados diferentes/iguais (3 (operadores)^5(posições disponíveis para os colocar)= 243 combinações possíveis).
É isso mesmo. Então são ainda mais arranjos do que eu já imaginava, porque eu estava a usar erradamente a fórmula de arranjos sem repetição.
Completamente inviável para o contexto em que o problema foi colocado, não sei onde é que a minha colega estava com a cabeça ![]()
Seja como for, foi bom recordar estas noções. Muitíssimo obrigado companheiro ![]()
Vou aproveitar este tópico, que por preguiça não vi se existia algum sobre a TDT.
Uma pessoa amiga comprou esta antena para receber a TDT:
Acontece que ja fiz procura automatica, já fiz procura manual e não deteta nada.
A televisão é uma LG 32LC41 .
Apesar de ser “HD Ready”, não significa que consegue descodificar o sinal certo? e por isso deverá precisar de um receptor\descodificador, certo?
Obrigado
Tens de ver se a TV tem sintonizador digital incorporado, DVB-T/C (senão estou em erro) .
Se não tiver , então precisas de comprar um receptor/descodificador
.
A MEO e a Vodafone também já tinham comunicado alterações. A primeira anunciou em junho de 2020 que alguns canais deixariam de integrar a grelha de canais analógicos disponibilizados. Para continuar a ver esses canais, os consumidores teriam de ter uma box MEO, um televisor compatível com DVB-T ou um descodificador TDT. Já a Vodafone iniciou alterações semelhantes no início deste ano.
Televisores mais recentes já têm sintonizador digital integrado
A maioria dos televisores vendidos depois de 2010 já incluem um sintonizador DVB-T/C MPEG4, necessário para aceder ao sinal de TDT desde a sua implementação. Por isso, são compatíveis com os pacotes de canais de televisão em formato digital que os operadores disponibilizam, no caso dos serviços assentes em fibra ótica, através da distribuição RF das habitações (para o acesso a televisores sem box do operador).
Os televisores não compatíveis serão todos os CRT (os antigos e volumosos televisores de tubos de raios catódicos) ou a maioria dos modelos plasma e LCD lançados antes de 2010. Assim, a descontinuação de canais em sinal analógico vai afetar, sobretudo, os televisores mais antigos, que, em muitos casos, são usados em divisões secundárias da casa, como a cozinha ou os quartos. Na maioria dos casos, o primeiro televisor da habitação, usado na sala de estar das famílias, deverá ser compatível com os canais digitais.
Como saber se o meu televisor é compatível?
Caso tenha um sintonizador TDT, pode tentar ligá-lo ao televisor antigo (o cabo de antena deve ser ligado a este sintonizador). Alguns destes sintonizadores têm igualmente DVB-C. Para confirmar se o seu televisor sem box está apto a sintonizar os canais digitais, vá ao menu do equipamento e escolha a opção que permite sintonizar canais, por exemplo, “Sintonização de canais” ou “Pesquisa de canais”. Deve escolher a opção “Canais digitais” ou “Canais DVB-C”. Se o seu televisor estiver apto a sintonizar canais digitais, deverá sintonizar automaticamente a nova grelha de canais digitais do operador. Se não conseguir sintonizar os canais, é porque o seu televisor não é compatível. Neste caso, a solução é arranjar um sintonizador TDT com DVB-C, uma caixa descodificadora do operador adicional (box) ou trocar por um televisor mais recente.
Obrigado. Pois, é isso que penso que falta! ![]()
Para onde é que um gajo pode reclamar quando tem uma árvore dum jardim publico em risco de cair em cima da nossa casa?
Neste caso especifico concelho de loures.
Câmara ou Junta. Eles depois dão seguimento à reclamação, pois são obrigados a isso.
Proteção civil.
Por agora enviei email para junta e Camara.
E abri uma ocorrência no site da Camara:
Obrigado pela sua colaboração.
A sua ocorrência, enviada em 2023-02-03, ficou registada com o número XXX
Tipo e Subtipo da Ocorrência
Tipo da sua ocorrência: Espaços Verdes
SubTipo da sua ocorrência: Arvoredo
A Chick-Fil-A patrocina e dá nome a varias transmissões de College Football, para alem de um Bowl Game. Daí coincidir no sul e em volta do Texas onda há muito tradição nesse desporto.
Eu sigo muito o College Football e Basketball para alem da NFL e muito mais a MLB. Vejo sempre muita publicidade a cadeias de fast food. Nunca vi da McDonald’s e Burger King, que esses nem precisam porque já estão espalhados em tudo quanto é sitio.
Series muito boas. Eu como cresci em França vi o “Era uma vez o Homen”, a primeira serie que conta a historia do mundo. Só alguns anos depois apareceu cá em Portugal. Mas o “era um vez no Espaço” está bem conseguida. Existem tambem sobre o corpo humano, os descobridores, inventores, as Americas (Indios e nativos, e a mais recente que é mais sobre a ecologia e e a nossa terra.
Muitas TV’s HD ready (720p) só recebem o sinal digital em mpeg2, o sinal actual é mpeg4, daí o receptor não reconhecer. Para isso será preciso uma box baratinha para ligar por HDMI a TV.
Actualmente usa-se o DVB-T, mas não tarde que vai passar a DVB-T2 e nem todas as TV’s até perto de 2015 tem isso.
Para sintonizar na MEO e NOS é preciso fazer a pesquisa em DVB-T ou aerea, a NOWO é DVB-C ou cabo.
Eu apanho várias do McDonald’s e do Burger King.
Agora até há um meme com o Whopper do Burger King.
Ves em Network mesmo? (ABC, CBS, NBC e FOX)?
Eu costumo ver mais em canais de desporto locais e principalmente a ESPN.