O relvado

:clap:

Como deves saber o estadio que referes é o primeiro estadio climatizado no Mundo!!!
Tem uma temperatura de 19º centigrados 365 dias no ano!
Para quê sintético se nem tem pala?

o petroleo dá para tudo ate para ter ar condicionado num estadio…
Deviam lá mandar o Costinha e o Cunha para ver como se resolve o problema da Relva… :mrgreen:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/09/inspetores-da-fifa-visitam-qatar-e-se-impressionam-com-estadio-climatizado.html

No Futebol das Arabias não há sintéticos.

Marrocos tem muitos mas para a formação.

[mod][b]Foi apagada toda a tralha (sim tralha) que aqui se encontrava. Se querem discutir coisas sérias, façam favor, agora se é para provocações, bocas, trolling e peixeiradas, é melhor fazerem-no noutro lado.

Posts do género dos que vi aqui vão ser alvo de aviso se se voltarem a repetir.[/b] [/mod]

Grato na parte que me diz respeito, pois considero, salvo opinião fundamentada no contrário, tentar que as pessoas interssadas pensem e depois julguem.

Não se deve pedir desculpas porque parece mal, essa evitam-se, mas entendo dever fazê-lo por ter reagido voluntariamente e deforma provocatória, a quem no meu entender, mesmoo tendo direito, nada de concreto tem trazido a esta discussão!
tão sómente lixo, toxico!
:mrgree >:D

hoje estava a dar o treino da Holanda no Arena e reparei que estavam a ventoinhas a volta do relvado, custa a perceber o porque desta hipotese nunca ter sido experimentada

IGNORANCIA ESTRATÉGICA!
ora entende e partilha do que descobri e que todas as semanas acontece em Alvalade:

O Sporting promoveu um encontro com os jornalistas para fazer o ponto de situação do actual relvado do Estádio José Alvalade, que, nas palavras dos responsáveis, tem tudo para melhorar.
O engenheiro Estrela da Cunha, director de instalações do Sporting, Filipa Mateus de Almeida, consultora da relva do Estádio, e José Diogo Salema, director de campo, fizeram o diagnóstico real do estádio do relvado, com o primeiro a resumir todo o processo. “Este relvado foi colocado uns dias depois do concerto dos AC/DC, que decorreu no dia 5 de Junho, após termos visto que tanto o Topo Sul, que ficou debaixo do palco, e o Topo Norte, que recebeu mais de 20.000 pessoas, não reuniam as condições mínimas para manter o anterior que estava em excelentes condições no final da temporada. O que se passa com este relvado é que foi colocado no pico do calor, pouco mais de mês e meio antes da competição, e tivemos doenças, algas e um Verão muito prolongado, factores que, aliados à estrutura do próprio estádio, atrasaram o enraizamento e o desenvolvimento da planta. Neste momento, o relvado não está doente, mas sim em franca convalescença, colocando totalmente de lado a hipótese de substituí-lo”.
Questionado sobre a preocupação dos jogadores, Estrela da Cunha referiu ser “natural, pois querem um piso onde possam colocar a sua técnica em favor do Sporting, tal como nós. Assim, trabalhamos diariamente para o melhorar. Após a recepção ao U. Leiria, o próximo jogo será dentro de três semanas, com este período a ser importante para a consolidação do piso e, caso não aconteça nenhum imprevisto, o relvado estará melhor.”
Filipa Mateus de Almeida
‘O relvado está razoável’
A engenheira agrónoma enunciou os pormenores técnicos do desenvolvimento da relva, classificando o relvado como “razoável. Não está bom, é um facto, mas também não está péssimo, como muitos dizem, mas sim num nível intermédio.
Nunca esteve impraticável e, agora com a chegada do tempo frio, tem tomas as condições par enraizar e melhorar. Estamos a estudar várias formas de ventilar o relvado – contando com a colaboração da Universidade de Ohio – pois, como o estádio é muito fechado, existe um ambiente artificial junto à relva, com grandes diferenças e amplitudes térmicas. Temos, inclusive, uma estação meteorológica que mede a humidade junto à relva, na atmosfera e a temperatura do ar e também do relvado. Este é um relvado jovem e necessita de enraizar, recebendo tratamento diário para tal, seja no corte das suas partes aéreas, na inserção de areia para consolidação ou de adubos para o seu crescimento. Esta situação é semelhante a vários estádios do Mundo e tenho visitado muitos deles para tomar conhecimento dos problemas e das soluções encontradas para os resolver”, finalizou a consultora «leonina».

Universidae de OHIO? Ventoinhas vindas dos estados Unidos? :sleep: :sleep:
Cifusico,deu aqui o site de uma empresa ao lado de onde vive com as tais das ventoinhas que a consultora disse estar a Estudar com OHIO!
Não é de elementar supeita que alguém também viaja aos states á conta do Clube para “estudar”

andaremis acho que é melhor desistir:

O Problema do grande Sporting é a Administração ou gestão,Sócios,Prisidentes,Directores,Treinadores,Jogadores,Claques,
Adeptos,Simpatizantes e por fim o relvado.Falta a União no grande Sporting.Enquanto o Sporting for nesta guerrinha caseira não passa de um clube banal.Além disso o grande Sporting não é só Futebol !!!

Caro Cifusico

Subscrevo-o em tudo o que enuncia, e aqui em público presto homenagem pela coragem.

Nada mais tenho aqui feito que DENUNCIAR as práticas que conclui, que tem induzido as reacções mais diversas, predominando o silêncio!

Alguns, garotos irresponsáveis, acusam-me de colocar muralhas de frases com “erros” de pontuação…
De facto há alguns e resultam de pensar no meio das 6 linguas que falo fluentemente alem de Português, + um dialecto de África, e ter de falar no teclado em Português!!
Alguma coisa fica de fora.

Como aqui já escrevi por diversas vezes, o Relvadicidio como lhe chamo, é a parte mediaticamente visíve dos défices no Clube e não do Clube; aquela em que os mercenários da notícia insistem, denegrindo.

Para que entenda em que me baseio para realçar este ponto:
 Hoje no jornal Record, Pedro Guerreiro, jornalista do Jornal de Negócios,que pretende copiar de forma grosseira o PRESTIGIADISSIMO Financial Times, este jornalista, escrevendo na sua coluna de contra capa, destaca:
 “A QUEDA DE LAGOS”

 Anuncia que a empresa Lagos Sport chega ao fim da sua vida! Mais uma!

Penso que saiba quem é João Lagos, o que fez na divulgação de outras modalidades desportivas Nacionais.

Este foi Homenageado anteontem na Gala do Desporto comemorativa do centenário da Republica.
100 galardoados (100) receberam o troféu de mérito Desportivo promovido pela Confederação de Desporto de Portugal.
Juntamente com Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernando Mamede, Moniz Pereira, Naide Gomes, Artur Agostinho, Fernando Gomes, Victor Baia, Tomas Morais(rugby), juntamente com mais 89 personalidades algumas a titulo póstumo, João lagos foi Homenageado.

Nesta crónica, destaco:
• Que este ■■■■■■ (perdoem-me o Português) resume que Lagos foi dos melhores, acabando intervencionado pela Banca.
• Que este teve o apoio da banca (Bes), da Santa casa da Mesiricórida na organização do Lisboa Dakar, patrocinando-o,
• Deixa a pergunta merdosa pq motivo aquela entidade deu dinheiro a Lagos,(sub entenda-se a lagos Sport, que ate tem estatuto de utilidade publica) explicando aos leitores que seria para promover Totoloto no Senegal.

Se puder compre o Jornal, ou se quiser mande no meu mail o seu que mando a noticia digitalizada.

Onde quero chegar? Aqui:
“A vida afectiva é a única que vale a pena. A outra apenas serve para organizar na consciência o processo da inutilidade de tudo”
Para mim isto é um sacramento
Sinceramente desejo não se assuste com a prosa….

Por definição, sacramento é o Acto religioso cuja finalidade é a santificação daquele que é seu objecto.
 Para os cristãos, o sinal sagrado instituído por Jesus Cristo para dar, confirmar ou aumentar a graça. (Há sete sacramentos católicos: baptismo, confirmação, eucaristia, penitência, extrema-unção, ordem e matrimónio.)
 A meu ver, dos 7 sacramentos de Jesus Cristo, os cristãos Portugueses, peritos em síntese, sintéticos, reduziram os 7 a 4; BAPTISMO, PENITÊNCIA, MATRIMÓNIO E EXTREMA UNÇÃO! Que te parece?
 Para os protestantes, estes apenas admite dois sacramentos: baptismo e ceia.

Os tugas gostam de uma bela praia seguido de um belo almoço tirado de um qualquer saco térmico do Continente, onde um farnel atafulha as barrigas esfomeadas.
É impressão minha, ou os protestantes tomaram conta da Nação, e associaram-se aos cristãos no casamento, de que resulta um povo de merda que não pensa, e que vive na mais elementar mediocridade?

Esta é anedota do dia

E o amigo vive num pais que mandou na humanidade, (disse mandou, não comandou) foi esmagado, renasceu das cinzas e hoje Manda… na Europa!

Não gosto de alemães, só mesmo dos Porsches; contudo respeito/ admiro a sua determinação e inteligência colectiva.

José Bettencourt é pessoa de bem, mas, como já aqui escrevi, vive rodeado de dívidas, como Lagos, numa casa cheia de baratas, como já aqui ironizei.

O relvado, tem solução, e o sintético ainda é cedo nele pensar, seja qual for. No entanto se for esta solução maior para culpabilizar Betencourt na definitiva descredibilização do Clube interna e externamnet, ai pode crer que sintético já está em Alvalade, e o Botas a itlagreen a merda orgânica de camelo, já fede…

Essa foi a banana que alguns lhe puseram no Caminho para que caia e com essa queda seja EXPULSO de vez do SCP.
Manuel Ricciardi Espirito Santo está lá a Vice, no conselho Fiscal…e se Bettencourt não der a volta, será este o seu Carrasco.

Este acaba de ser o carrasco de Lagos…

Coincidência ou não, a Somague depois de ser credora do Boavista durante ANOS, logo que o Boavista termina a colocação do sintético maravilha, (depois de incumprimento sucessivo em acordos de pagamento mesmo anunciando á malta com a versão oferta do relvado pela Italgreen e a tal do Botas), esta pede a insolvência do clube.

BES, de onde emerge Ricciardi, é o maior credor de SOMAGUE!
Conclua o que quiser e lhe parecer credível, nem que seja na sua mente.
Futebol, não é mais um “bond” na banca,; com “bonds” o estado pede dinheiro emprestado…
Bes, tem activos tóxicos na sua contabilidade, e nesses os financiamentos á construção de Estádios e onde se inclui Alvalade.

Bes larga os patrocínios ás 3 equipas de topo.
Inicia-se assim o desinvestimento no Mundo financeiro do Futebol

Mas o homem( refiro-me com elevação a Bettencourt) não é Burro e há-de querer ver BEHIND THE SCENE…

Sei de um mail onde tudo cai tudo ele lê…
Posso dar-lho, não aqui pois os protestantes iam matá-lo…

Se eu estiver paranóico e a fazer teoria de conspiração, lancem aqui uma petição publica e internem-me, agradeço!

Ainda na sequência do seu aport sobre relva natural, leia o que encontrei no site da firma que emprega a consultora, aquela dos belos glúteos (para quem aprecia, são de facto deliciosamente belos), e perceba em definitivo o que se afz em Alvalade, sem haver para isso indicação

Áreagolfe realiza serviço de Dryject em Mangualde
2010-10-21
No dia 14 de Outubro, efectuou-se mais um serviço de aerificação de relavdos Dryject, desta vez no Estádio Municipal de Mangualde.
O trabalho realizou-se com sucesso, com plena satisfação do cliente, ficando o terreno em melhores condições para a prática desportiva intensa.
Dryject é uma tecnologia americana de aerificação de campos de golfe e futebol, detida pela Áreagolfe. Por um sistema de injecção, é produzida uma explosão no perfil do solo, originando canais de arejamento em profundidade, que são colmatados com areia, a alta pressão – os campos melhoram a sua drenagem, composição e firmeza, sem nunca comprometer o jogo.
“Quando a China despertar, o mundo tremerá”. Quem o disse foi Napoleão Bonaparte, em 1816. E ninguém poderá negar-lhe o direito ao epíteto de visionário, por muitos defeitos que tivesse.

E RIA COM ESTA

Após uma consulta popular “sobre tanta loja chinesa”, SOCRENTE enviou uma mensagem à República Popular da China:

“Chinos de merda, tarrequinhos: declaramo-vos guerra: temos 85 tanques, 27 caças , 4 navios, 2 submarinos (ainda só temos um, mas vem outro a caminho) e 5.221 soldados”.

O Estado chinês respondeu-lhes:

"Aceitamos a declaração, temos 38.000 tanques, 16.000 aviões, 790 navios, 455 submarinos e 300 milhões de soldados. "

Ao que Portugal respondeu:

“Retiramos a declaração de guerra… Não temos como alojar tantos prisioneiros”.
Cumprimetos JS

Miguel Torga escreveu: “Fui sempre todo doente, todo agónico, todo sensual, todo inocente, todo pecador. O caixão que me levar dentro, leva uma vida humana maciça” Miguel Torga

Desistir? EU?
Só quando morrer! Ou me assassinarem…

[move]QUANDO O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DESPERTAR…[/move]

[b]Sócios querem apertar Taveira[/b]

Um grupo de sócios do Sporting quer que José Bettencourt apure a responsabilidade de Tomás Taveira – arquitecto que concebeu o novo Estádio José Alvalade – nos constantes problemas que têm acontecido com o relvado do recinto.

A pouca entrada de luz e ar, devido à cobertura, suscita grandes dúvidas nos sócios, que admitem pedir ao presidente dos leões que avance para um processo em tribunal ou com um pedido de indemnização ao arquitecto. Segundo soube o CM, entendem ser graves os prejuízos financeiros criados ao clube. Bettencourt não deu resposta, mas reconhece que algo correu mal, até porque já decidiu instalar um tapete artificial em Alvalade.

Aliás, Tomás Taveira tem sobre o estádio os direitos relativos ao projecto de autor, e outra medida sugerida foi a mudança das cadeiras, que têm várias cores.

Muitos sócios querem as cadeiras apenas a verde e branco, mas, para que isso possa acontecer, Taveira teria de dar autorização, ao abrigo dos seus direitos na construção do recinto.

De acordo com as fontes contactadas, Bettencourt tem sido pressionado a tomar decisões e a pedir também responsabilidades às empresas responsáveis pela colocação dos sete tapetes nos quais a equipa de futebol já jogou desde que o estádio foi inaugurado, no dia 6 de Agosto de 2003 (Sporting-M. United, 3-1). Contactado pelo CM, Tomás Taveira não quis prestar declarações

In Cm

Como tb tem a ver com o relvado…

SL

Assim sendo:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=22432.msg1122584#msg1122584

:mrgreen:

Boa tarde P SILVA, suponho da Academia de Arquitectura

Esta notícia é uma anedota, em resposta á que postei sobre a declaração de guerra feita á China
Já aqui me pronunciei sobre o estádio, se calhar dizendo um bilião de asneiras, mas emitindo uma opinião avalizada, sobre o que deve ser um estádio de futebol, no espaço.
Ninguém aqui me contrariou nem desmentiu, mas também nada foi anunciado ou enunciado sobre o que se deveria ter feito em vez do que se fez e existe vai a caminho de 8 anos.
Considero a noticia da mais rudimentar prova do que aqui tenho escrito sobre orcs.
Agem de má fé, lançam fogo ao SCP e seus ideais.
Ainda, corroem o clube de forma irreversível, dando o direito aos credores de solicitarem a insolvência.
Esta, insolvência, é um acto de gestão, ultimo reduto, uma espécie de coito na brincadeira do toca e foge, lembra-se?
Melhor que eu e de forma competente, um advogado ou jurista, que aqui opine, leia, ou se inspire numa qualquer tese sobre a libertinagem num sitio de chat cibernético, dizia advogado ou jurista que se pronuncie nas consequências jurídicas de um autor, que 7 anos depois de o seu projecto, avaliado, estudado, votado, consumado, poder ser na cabeça de quem deu a noticia para o jornal CM o bode “respiratório” da falência do relvado de Alvalade.
Esquecem-se, ou desconhecem essas míticas “eminências pardas” que:
• Um projecto de Arquitectura, serve e segue linhas de orientação de um dono de obra!
• Não se compra ao Kg, dm, ton, m2,m3
• Não se vende numa qq grande superfície, no escaparate das revistas para ler num qq sanitário, e onde ao lado esta, normalmente o CM, JOGO, BOLA, RECORD
• Este, tem de obedecer a regras, leis, consoante o fim a que se destina!
• Uma tonelada de instituições, dão seu parecer e assinam.
• Este, é legalmente aprovado em Assembleia Municipal de Câmara da região ou cidade.
• No caso de Alvalade, este teve de passar no apertado crivo dos técnicos da UEFA e FIFA á altura, obtendo o galardão ***** estádio ELITE, onde decorreram 5 jogos do Euro 2004.
Por favor PSILVA, elucide-nos sobre a matéria.
De nada vai servir mas estou perplexo do que se pode tentar fazer neste País para dar cobertura a incapazes.
Dormirei num saco cama á porta do Juizo, no dia do julgamento de Tomaz Taveira, para ser o primeiro a entrar na sala, sentar-me na primeira cadeira destinada a publico, e deliciar-me com tanta estupidez que certamente suportará a acusação.
Mesmo não gostando de sua obra por não me identificar com ela nem a entender, fico perplexo com o propósito da noticia que aqui nos truxe e que ja li no CM digital,e seus fundamentos!

Só pode ser manobra de diversão… vem ai Obama, e há dar o exemplo que o leve a crer que Wattergate á sombra de Alvalade, foi um caso menor, e com isso conseguir que este, Obama, nas próximas eleições possa gritar:
YES! I WAS THERE, IN PORTUGAL!

Defenda aqui as virtudes da sua classe PSILVA.
Aguardo na sua comunicação, URGENTE!

Não sei se alguém já meteu esta entrevista por aqui, já procurei e não encontrei. Foi efectuada ao Eng.º Álvaro Bastos, sócio gerente da RED, empresa que já esteve com os relvados de Alvalade e Braga e actualmente está a tratar dos relvados do Benfica e Porto.

Fonte:
http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/11/relvado-superlativo-absoluto-analitico.html

Mais um a dizer que com outro tipo de manutenção, é perfeitamente viável um relvado natural em Alvalade. É apenas uma questão de vontad€.

Quanto à noticia do pasquim da cofina, é apenas deitar (mais) poeira para os olhos dos Sportinguistas. Alguém (da administração da Sporting, SAD) recebeu a obra do Sr. arquitecto das Amoreiras. Se há alguém que devia ser chamado à barra dos Tribunais, era essa pessoa.

:arrow: :arrow: :arrow:

Também consigo concordar consigo, caro forista.

50 x!
E que concluis desta?
Red é “culpada”?

se te interessar a interpetação que aqui publiquei sobre as duas entrevistas, pede mando-te de novo

É psilva ou Pedro se preferires. Não sei o que seja a Academia de Arquitectura. O que sei é que não estou mandatado nem a falar em nome de ninguém.

Se bem leste o post que linkei, verás que concordo. Quanto à relação que fazes com uma qualquer declaração de guerra, confesso que não sou tão dramático.
É apenas mais uma das “notícias” a que a CS já nos habituou, retirada dos locais de opinião e discussão habituais, enroladas na costumeira fantasia e exagero.
Não lhe dou o valor que não tem.

Conceder-me-ás, que pelo menos neste espaço, já falei, discuti e opinei o estádio tantas vezes como tu. Mas a pertinência dessa opinião, mesmo alicerçadas por algum conhecimento técnico que se julgue possuir, está sempre limitada ao conceito de opinião pessoal. Isto para dizer, não desvalorizo opiniões apenas por serem divergentes. Antes tento argumentar e elucidar, com base no conhecimento que tenho, com vista ao esclarecimento mútuo.
Sobre o deveria ter sido feito, apesar de muito lusitano, não me parece produtivo. Já o que se pode fazer, vale a pena discutir, sendo que eu já ando (mais consistente e insistentemente) a fazer vai para 2 anos.

Mais uma vez, desmonto-a, tento alertar quem quiser mas não lhe atribuo maior importância que a que tem.

De quê?..

Se bem consigo interpretar, quererás dizer que estamos perante uma dissimulada comissão liquidatária. Não posso negar que foi algo que já me passou pela cabeça e que discuto em círculos mais reservados.

Parece-me óbvio que poderá haver uma tentativa de arranjar um responsável, que preferencialmente não possa ser judicialmente responsabilizado (para não se ter que entrar em guerras perdidas) e assim limpar a face a quem não tem cumprido.
Não sou jurista (longe disso) mas por formação tenho algum conhecimento
Por isso o teor do post que linkei.

Sim, tudo isso (ou mais ou menos) e mais alguma coisa.

Parece-me que o meu post será elucidativo. Por isso mesmo repito-o:

Pelo exposto atrás, duvido que tal possa vir a acontecer. Se acontecer o Sporting poderá estar a meter-se numa batalha perdida

Deontologicamente não posso ultrapassar certos limites, mas não posso deixar de referir que a sua obra também está longe de ser da minha preferência.

Mais uma vez não lhe dou (à noticia) tamanha importância.

Não estou mandatado para isso nem o quero fazer. A minha classe não é um todo virtuoso, longe disso. Existe culpa de muito o que aconteceu do arquitecto que na minha opinião se demitiu de procurar fazer um trabalho melhor.

Na urgência possivel

Já que agora que me dirijo a ti, deixa que, com o maior dos respeitos e consideração te faça uma critica.

Consigo perceber a qualidade e valor do teu saber no assunto em questão. No entanto a forma como o fazes, em posts demasiado desconexos e com um fio condutor algo difícil de seguir inviabilizam fortemente a passagem do conceito e conteúdo. E a opinião é, para mim, tão mais válida (concorde ou não com ela) quanto consegue cumprir o seu objectivo e chegar ao seu receptor nas melhores condições e reduzindo a margem (e dificuldade) interpretativa.

Aceito a tua critica e respeito-a.
A desconexam que referes, é, se me permites , aparente.
A complexidade do assunto, o relvado, e as suas vertentes têm para mim forma menos geométrica, menos fria.
Para mim a mente de um Arquitecto, mesmo sem saber o teu género, é uma mente muito cirurgica nos detalhes, onde a emoção por vezes se esconde num minimo closet.

Sou amigo pessoal de um colega teu, que me ensinou isto.
Mas todavia entendo a que te referes e aceito o teu reparo como uma correcção ao estilo.
Já hoje aqui expliquei que o facto de falar varios idiomas, por vezes cria-me dificuldades em escrever de forma correcta no momento, pois involuntáriamente por vezes penso, na lingua do pais e da cultura onde vivi determinada experiência.

Acresce uma dislexia na escrita, que me traz por vezes dissabores, mas faz parte da vida e não é isso que me limita.
Grato pelo teu input, esclareciemntos e enriqueciemnto proporcionado,
Vamos continuar a luta; creio que há aqui em redor desta fogeuira matéria de facto, e massa critica que com um esclarecimento sinergico pode proporcionar um forte momento de lucidez, escolha e decisão.

Sl Andaremis tx

nota final: sou fan da obra de FLW e talvez por isso e por estudado uma parte extensa dessa obra, compreenda que TT, mesmo que quizesse fazer melhor, não sabia como!

Para os que não se recordam deixo este link http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=615671 :great: :wink: não consigo enetnder como se premeia tamana aberração, no caso de aveiro… Aqui o relvado tem as mesmas limitações associadas á proximidade do mar, e o relvado hioje, depois de um longo periodo de abandono, está impec! Braga, que não sofre dos problemas de insolação e ventilação, está fatal!

pedro, Arquitecto,
Desculpe incomodar, mas impressionou-me o seu apurado sentido literario e de cultura.

tenho visto neste forum ,outros tópicos, e mesmo em blogues relacionados com o SCP, de onde destaco um a Norte,penso que de alvalade, que o SCP é um clube ecletico!

O termo, confeso, é sublime e eloquente, mas da definição que conheço, o seu banal emprego não só o desvirtua na essencia, como ainda me parece ser empregue com o objectivo de pedestalização de palavra, seguindo quem inventou belenização, e usou para falar ás massas.

Se de facto SCP fosse um clube eclético, como se escreve, no meu interpretar do termo e na sua aplicação á escola SCP, sem que o identifique nem nos primordios tempos de gloria, tudo seria mais simples e belo

Se ele existisse como doutrina, a exemplo, não teriamos o relvado no esterco que está, os protagonistas teriam sido encontrados e apresntados ás massas, a solução para os multiplos problemas, encontrada em face de tantos dados que possibilitam na conclusão elementar.

Uma vez mais ressalvo a minha desintenção de ironizar desafiando-o, de novo, a responder.
Faço-o no apreço pelas suas intervenções e qualidade com que se destacam de alguns demais.
Aguardo
Andaremis

É offtopic, mas arrisco a moderação para que não subsistam quaisquer mal entendidos.

Espero mesmo que não tenhas levado a mal o reparo. Confesso que muitas vezes me apetece fazer este tipo de criticas ao discurso escrito que por aqui vou lendo. Geralmente não o faço. Se o fiz a ti, foi por considerar o alto valor do saber que tens para transmitir (concorde ou não com tudo).

A minha critica prendia-se mais com a forma que com o conteúdo do que escreves. A tua opinião é neste caso demasiado preciosa para se perder na desestruturação do que escreves, que afecta a interpretação e pode levar muitos a desistir de ler.

A leitura nestes espaços, é tendencialmente rápida e sem grandes tempos interpretativos. Por isso acho que a escrita deve ser o mais directa e factual possível, reduzindo o espaço a interpretações. Devemos escrever exactamente a ideia que queremos passar. Eu sei do que falo pois sofro dos mesmos males o que me leva a esforçar (não só aqui, na minha vida profissional também) por ser mais factual, e directo e menos adjectivante.

Abraço

Sobre as notas finais, colocar FLW e TT na mesma frase roça o criminoso! :wink:

Sobre a noticia, sinceramente já nem me lembrava. O grupo de premiados é muito forte e a presença de TT aceitável (mais uma vez gostando-se ou não da imagem do produto final - não gosto). TT aplicou muito do que foi vendo e “estudando” nos EUA e aplicou. Demasiado como receita e menos como solução especifica (e assim se entende a repetição de elementos nos 3 estádios que projectou para o Euro). Contudo, acho que ele se demitiu a determinado ponto de fazer mais e melhor. Se isso é parte da sua aproximação ao acto de projectar, se isso se deveu a contingências naturais do processo (leia-se prazos e pressões), tenho a minha opinião mas não sei ao certo.

Já SM, que eu “idolatrei” na minha formação, com o qual já trabalhei, e que muito admiro, no capitulo estrito de estádio de futebol (e isto poderá ser mal interpretado) me parece um pouco deslocado. Resumindo o estádio, como peça de arquitectura é fantástico, fabuloso, com pormenores e soluções de mestre. Como estádio de futebol (integrado nos objectivos em que esteve) não me convence totalmente. Mas lá está. É apenas uma opinião, contraditável. A minha.

Pedro ou psilva chega. Estou aqui como Sportinguista e não como arquitecto (ainda que nalguns casos faça uso do conhecimento inerente e também a isso seja solicitado)

Não exageremos!

O ecletismo, como o vejo, na sua vertente desportiva, trata-se da reunião de elementos, modalidades e práticas desportivas de origens diversas que se articulam num conjunto coerente.

E eu reconheço as modalidades como fazendo parte intrínseca do ADN do Sporting, uma enorme base de suporte da grandeza do clube e um motor da agregação de novos membros à família.

Reconheço a cultura de diversidade e qualidade das modalidades, como espírito e fundação para o crescimento do clube quer em património não tangível (títulos, sócios e adeptos) quer em reconhecimento de marca e potenciamento desportivo.

Reconheço que o fomento das modalidades, dos praticantes (competitiva e socialmente) e a sua (re)aproximação aos sócios e adeptos deverá ser uma ancora desportiva do clube e oportunidade impar de angariação consistente de novos membros à família, contribuindo assim para o crescimento do mesmo ao nível da militância, entusiasmo e Sportinguismo, com benefícios gerais para todos, inclusive o futebol, mais não seja pela aplicação da teoria dos vasos comunicantes.

E aqui é que a porca torce o rabo. Existe uma abissal distancia e diferença entre o que é e o que se pratica que potencialmente poderá anular a identidade. E é isso que se passa. Todo o clube sofre das actuais práticas e doutrinas de gestão que o sufocam no seu desenvolvimento. O relvado é só mais um sintoma. Tristemente evidente mas apenas isso. O retrato do clube, cheio de erros e omissões, avanços e recuos, no limbo entre o que foi, o que é e o que será!

Obrigado.

Grato no esclarecimento e onde o SCP em tese é um clube ecletico; na pratica subscrevo o que descreve. :think: :-\ :wink: