O relvado

Ignorância realmente é um dom, especialmente aos 45. :lol:

O problema do Bernabeu não tem nada a ver com o nosso, absolutamente nada e o relvado foi mudado há pouquissimo tempo e já se notou no ultimo jogo em casa alguns tufos.

Ao fim de não sei quantos relvados ainda há discussão, ridiculo.

E a respostazinha ao seu comentário anterior do não invente, no seu tempo já devia ter sido inventada a ironia, se não foi, olhe peço imensa desculpa, ligue a telefonia e actualize-se.

E já agora, escusa de vir com testamentos sem acentuação e cheios de CAPSLOCK, porque eu sinceramente nem leio paredes de texto.

Aguardo já há umas horas.

Majestade já agora diz qual era o sintetico (Firma) de gama que tu querias em Alvalade ?
Além disso não te esqueças para o Estadio receber um bom sintetico tem que ser alcatroado tu sabes o que é alcatrão ?

Sim sei. Já sabemos que o custo do sintético na implementação é cerca do dobro do natural, podemos admitir que um Natural custa 200.000€ e que um sintético 400.000-500.000€. Mas o que perguntei tinha a ver com a poupança em manutenção que se faz e quero comparar um e outro. Só em regas de um natural e atirando assim para o ar, duvido que o valor ande longe dos 80 000 euros anuais em factura de água.

Marca não sei. Como só oiço falar da ItalGreen referi essa, mas como outros já disseram que não serve…

E depois a alternativa ao sintético são estas e temos de frisar que o que queremos é um tapete imaculado SEMPRE e não apenas “ás vezes”:

• Natural sem certeza de que funciona, como não funcionaram os outros 4 ou 5 que tivemos desde 2004 incluindo um topo de gama que também deu problemas graves de tempos a tempos (toda a gente se lembra do areal);
    • Obras estruturais no estádio, uma solução de fundo mas economicamente impossível de concretizar;
    • Sintético.

Actualmente o melhor que está no mercado é o Polytan LigaTurf RS+ de uma Firma da Alemanha Burgheim Bavaria

http://www.polytan.de/index.html

Se o ItalGreen fosse realmente bom tinha fica com o projecto no Vaticano assim perdeu para a Polytan.

Majestade eu para dizer a verdade sou contra ao sintetico mas se não houver outra solução que venha o melhor da Polytan (LigaTurf RS+).Eu da-me igual, para ser campeão nacional e Europeu até descalços podem jogar.
Agora a direção que não venha com um sintetico dos 300 como foi com o natural.

Isso não prova nada! Quer dizer então que a Mota Engil ou a Efacec sempre que perdem um projecto já não valem nada…! Não pode ser assim! A Polytan deve ter ganho porque fez a coisa mais barata, como em tudo na vida…! :mrgreen:

Decerto a ItalGreen tem alguma qualidade e know-how, e a Polytan também terá, interessa-me é que ambas sejam de topo em matéria de sintéticos. Tenho de repetir que o meu parecer favorável ao sintético assenta unicamente na hipótese do SCP se comprometer a meter o melhor sintético disponível no mercado. Tudo o que seja bolinhas de borracha tem o meu chumbo…

estive a ver o site da Polytan, por mim siga…! :arrow:

Majestade eu para dizer a verdade sou contra ao sintetico mas se não houver outra solução que venha o melhor da Polytan (LigaTurf RS+).Eu da-me igual, para ser campeão nacional e Europeu até descalços podem jogar. Agora a direção que não venha com um sintetico dos 300 como foi com o natural.

Só vi depois de escrever. 100% de acordo. :great:

De certeza que o Vaticano tem dinheiro eles querem qualidade como nós queremos para o Sporting.

Quando eu vejo pessoas a querem meter um sintético no Estádio Alvalade XXI, casa do Sporting Clube de Portugal e ao mesmo tempo a queixarem-se da “belenização” do clube, enfim…siga!

Mas se o sintético e assim tão o futuro do futebol porque é que os clubes de topo não estão a mudar os pisos? ou é por serem ricos e terem manias de rico…ou então estão a espera da proxima geração de sintéticos, essa sim é que vai bombar!

O sintético e um substituto ao relvado natural, não um concorrente directo do mesmo, enquanto assim for, andem por onde andarem,

RELVADO NATURAL > SINTÉTICO

PS: não adianta virem, se vierem, pedir explicações sobre o que disse, porque as respostas serão dadas a seu tempo e por quem de direito pelas suas acções tomadas(leia-se direcção)

PS2: Um clube como o SPORTING meter sintético e dar 2 passos atrás e nenhum para a frente, apostar num bom relvado natural e dar 2 para frente.

PS3: esse colosso do futebol mundial (não despresando o clube e esperando que possa recuperar da crise que vive) o Beira-Mar tem o relvado gerido pela RED, a tal empresa que “só” gere os melhores relvados portugueses, o Sporting como não tem meios financeiros para tal, coitado olha para o sintético. E não digam que fizeram asneira quando cá andaram e não servem para nada, merecem o benefício da dúvida como qualquer outra empresa. Nós andamos a 4 anos a dar benefícios de duvida a treinadores duvidosos, por isso…

Mais não escreverei neste tópico.

cifusico
grato pelo aport.
Em que se fundamenta para eleger como a melhor, a marca que menciona no modelo que indica?

Em prol da melhoria quallitativa da informção sobre o tema do sintético, e por descnhecer essa marca, assim como a sua obra, e ainda confessando que não compreendo alemão, embora o site que indica tem pag em lingua inglesa, ajude-me e a outros e explique o que determina aqualidade de um sintético, esquecendo o enchimento e seu tipo.

agora sente-se que há uma maioria que se interessa de forma seria no tema, poderemois continuar?

Seria ainda interessante, e lanço este repto, editar os melhores posts sobre o temae entregá-los no conselho fiscla do clube, pedidndo uma audiencia a este esolicitando explicações.

que acham? agradeço o v comentário e input.

A polytan deve ser das que usa bolas de borracha, Majestade, pis os tais de org^nicos, que têm borracha , são patenteados!

1. :clap: :wink:
    Meu caro ricardo88costa

Chama-me a atenção o teu post, também, pelo termo “belenização”.
Confesso que não conheço, o termo, por não existir!

Todavia, a minha curiosidade no seu emprego, levou-me a pesquisar de onde surge e como surge, e por analogia, lembrei-me de um tal de BELLENOS, na mitologia dos Gregos, meus tetra avós de genealogia (a serio!) era o Deus Celta do Sol!

Bem, fui ao http://pt.wikipedia.org/wiki/Belenus, e confirmei!
Como não me satisfaço com pouco nem facilmente, fui ainda mais longe e “googlei belenizar”!
Cnfirmei que uma vez mais a imprensa escrita tinha acabado de adicionar ao léxico Português, uma palavra que não existe, dndo prova que nem escrever sabe! http://aeiou.expresso.pt/abrantes-mendes-teme-belenizacao-do-sporting=f606338, e surpreende-me ter sido também o Expresso…, quiçá ao abrigo do acordo ortográfico…

Esta palavra já antes, um candidato á direcção do SCP, Abrantes Mendes, concorrente de oposição penso que a FSF em 2006, ALTURA EM QUE SE INICIA O RELVADICIDIO, usou, creio que com a eloquência que dá jeito ter nessas alturas, empregando “belenização” para anunciar que o SCP tal como BELEM, estava no caminho da 2ª divisão!

Bem: o termo, confesso que é belo!
Mas na verdade de nada vale de conteúdo, salvo para tirar partido do défice globalizado dos Portugueses em saberem os significados das palavras, e da sua existência/genuinidade, e que neste sitio infelizmente proliferam.

Pour TOUTATIS! (Valha-me Deus! Expressão popular contemporânea que muitos evocam quando presenciam ou sentem a fatalidade por perto), exclamaria Vircengetorix o Lider, se ouvisse tamanha barbaria!
(o líder desloca-se sobre um escudo aportado aos ombros de 4 fortíssimos aldeões da aldeia da Bretanha, irredutível ao render a Roma, que fez rodear de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum…, parecidas com ALVALADE, LUZ, DRAGÃO, BOAVISTA… coincidências da história.

Continuando:
Creio que ABRANTES MENDES, mesmo sem saber que BELLENUS é um Deus mitológico, quis contudo usar a mitologia para eloquentemente dizer que era o candidato certo.( e desculpa-me a paranóia…) com intenção eloquente, pega em Bellenus e atira aos seus eleitores para que o povo se inspire e lhe atribua a imagem de MITO.
Ora lê e reflecte:
O antigo candidato à presidência do Sporting Sérgio Abrantes Mendes considera que o clube corre risco de “belenização” e entende que só um magnata poderá salvar os “leões”.
13:42 Quarta feira, 29 de Setembro de 2010 in o jornal expresso da data

O antigo candidato à presidência do Sporting Sérgio Abrantes Mendes considerou hoje que o clube corre o risco da “belenização” e entende que só um magnata poderá salvar os “leões, que apresentam um passivo de 400 milhões de euros.
“O resultado do Sporting é a ‘belenização’, sem desprimor para os belenenses, é tornar-se igual ao Belenenses, ou seja um clube que vive do passado que nunca teve arte e engenho para se projetar no futuro”, afirmou Abrantes Mendes, em declarações à agência Lusa.
O candidato derrotado por Filipe Soares Franco em abril de 2006 considerou que o clube precisa de “novos rostos, nova vontade, nova alma”.
Coitado, o povo, em 2006, não percebeu o que realmente pretendia, e interpretou como dizer mal da concorrência, e f— o, dando a vitória a FSF!
Na pesquisa do termo que aqui usas entre “aspas”, e quanto a mim perfeitamente aspado, ainda conclui que LION KING um bloguista da cor da malta, a minha, escreveu o que transcrevo, pedindo ao autor a devida permissão em fazê-lo, com o maior respeito, por a posterori sem nunca ter aqui estado http://osangueleonino.blogspot.com/2006/04/srgio-abrantes-mendes-melhor-escolha.html ter eu anunciado num qualquer meu recente post, matéria de facto que conheço, e que poderei provar em qualquer instancia que, de facto desde 2006 o SCP, é devassado pelo poder do dinheiro que não teve, não tem nem nunca terá, a que se addicionarmos uma deficiente gestão, conduzirá o Clube não á anunciada “belenização” que aqui emprego com sentido de imortalização e continuidade, mas á DINAMIZAÇÂO, evocando aqui o Dinamo da Damaia, que nem sei se existe como clube!!!
Ora lê com atenção e ao mais pequeno detalhe, e observa da pertinência de alguns posts que aqui coloquei, e que foram lidos como subversivos, inadequados, descontextualizados, ignorantes, paranóicos, e que levaram Majestade a insinuar?? Que trabalho numa qualquer empresa que quer usar este Maio para vender um sintético ou mesmo um natural!
Pelo Amor da Santa Meus Amigos!
http://osangueleonino.blogspot.com/2006/04/srgio-abrantes-mendes-melhor-escolha.html
Quanto à candidatura de Soares Franco, já tenho escrito muito sobre ela em posts e comentários que tenho feito aqui no blog, mas revelo mais uma vez que sou contra esta candidatura e o seu programa eleitoral em 1º lugar pelo facto de segundo notícia que saiu esta semana Soares Franco ser pago pelo BES - principal credor do Sporting - e não pela OPCA (em que o BES detém grande parte do capital), sendo este facto comprovado pela declaração de IRS de Filipe Soares Franco.
Ora, se juntarmos a presença de José Maria Ricciardi (administrador do BES) na vice-presidência do Conselho Fiscal e Disciplinar da lista de Soares Franco, concluímos que o principal credor do Sporting quer ‘comandar’ o clube - e aqui entra o programa eleitoral de Soares Franco com o qual estou contra - sendo que a presença de Diogo Vaz Guedes, presidente do Conselho de Administração da Somague também não me parece ‘inocente’ neste processo de quem quer ‘apoderar-se’ da mina de ouro que é o património não desportivo do Sporting - , proposta esta que foi chumbada em AG realizada recentemente e que é altamente lesiva para o Sporting, pois alienando o Health Club e a Clínica CUF, o Estádio de Alvalade Séc. XXI deixa de ser 100 % do Sporting, o mesmo se passando com as paredes do Estádio se se alienasse o Alvaláxia e o espaço adjacente ao Estádio com a alienação do Edifício-Sede, já para não falar nas coisas mais incríveis que poderão vir a ser construídas nestes espaços que deixarão de ser nossos, sem falar também do dinheiro que estes activos desde que bem geridos e rentabilizados podem render ao clube, sendo que a sua existência é fundamental à existência do um Sporting enorme a todos os níveis que é o objectivo de todos os Sportinguistas.
Tendo em conta isto tudo, o cúmulo do ridículo será nas reuniões de negociação entre o Sporting e o BES tentar-se perceber quem é que Soares Franco e Ricciardi defenderão: se o Sporting ou se a empresa que lhes paga, o BES.
É por isto que o Sporting tem que ser sempre dos sportinguistas e não do BES e essa independência total do clube passa pela não eleição de Soares Franco.
A tudo isto junto este entrevista do Correio da Manhã a Soares Franco que só reforça ainda mais a opinião de que Soares Franco não tem condições para ser presidente do Sporting:
O presidente demissionário do Sporting, Filipe Soares Franco, confessou, antes de ter abandonado o cargo, não ter perfil para presidente do clube e isto porque: “Não tenho um amor genuíno por tudo o que é Sporting. Não gosto de todas as modalidades e tenho de ser sincero. E depois não tenho vida para ser presidente, pois não tenho tempo para ir aos jogos, que é uma função do presidente", explica.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=196707&idselect=133&idCanal=133&p=22

Sérgio Abrantes Mendes, é um Sportinguista que já foi dirigente do clube e que fez parte de um passado com o qual nenhum Sportinguista se orgulha, é certo, acho que não é o candidato ideal para a Presidência do Sporting, mas de entre os 3 candidatos que se propõe a ser presidentes do nosso clube é claramente a melhor escolha, porque na questão mais importante do clube actualmente - alienação do património não desportivo do Sporting - tem uma opinião com a qual concordo ao ser contra a alienação deste património, sendo que Sérgio Abrantes Mendes defende a rentabilização deste mesmo património com uma gestão competente e que poderá render muito dinheiro ao clube com todos os dividendos que podem advir para a gestão financeira do Sporting, sendo que é um património importante num clube que se quer moderno e em que se quer que as funcionalidades deste património aproximem os Sportinguistas do clube em permanência, favorecendo o clube financeiramente e os Sportinguistas também.

Temos que pensar que as pessoas passam, os dirigentes passam, mas o clube fica, o Sporting ficará e continuará sempre a ser um clube enorme e é importante não se hipotecar o futuro do clube que passará naturalmente pela existência deste património não desportivo, sendo que a idealização de José Roquette quando se construiu este património não está errada, o património tem é sido mal gerido e rentabilizado
Para concluir, Sérgio Abrantes Mendes tem uma equipa na sua lista directiva capaz de fazer um bom trabalho pois é trabalhadora e competente, quer trazer para a actividade fundamental do clube pessoas que percebem de futebol, propõe-se a fazer regressar a mística do Sporting a Alvalade com pessoas como Manuel Fernandes e Pedro Gomes por exemplo, e é para mim a melhor escolha para a presidência do nosso clube porque quer ‘devolver’ o Sporting aos verdadeiros ‘donos’ do clube: OS SPORTINGUISTAS!

Acima de tudo, vença quem vencer as eleições, o mais importante é que o vencedor seja o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !

Lion King

ANDAREMIS INVESTIGA E DIVULGA GRATO A LION KING :great: :great: :mrgreen: :mais:

[move] ESTO MONTADO DA VERDADE! NÃO DESISTO ATÉ QUE A VACA TUSSA A CONFESSAR QUE O RELVADICIDIO FAZ PARTE DE UMA ESTRATEGIA DE DEMOLIÇÃO POR IMPLOSÃO /move]

sinceramente não percebo nada de relva natural nem sintética. No entanto existem duas vantagens relativamente à relva sintética que se me afiguram imediatamente…

1º provavelmente a equipa passaria a ter mais treinos em Alvalade pois não há tanto desgaste (mais perto dos adeptos, para mim é igual pois estou no norte, mas para a maioria dos nossos sócios isso seria importante)

2º Poucas equipas estão habituadas ao sintético, por isso seria sempre uma vantagem jogar em casa, o que neste momento não é.

Não quero aqui defender nenhuma das opções pois é um assunto complexo com muitas variáveis a analisar, e que na maior parte desconheço, no entanto assim à primeira vista surgiram-me estas vantagens que se calhar com um relvado normal, não ocorreriam.

Sinceramente não percebo nada de relva natural nem sintética. No entanto existem duas vantagens relativamente à relva sintética que se me afiguram imediatamente…
1º Provavelmente a equipa passaria a ter mais treinos em Alvalade pois não há tanto desgaste (mais perto dos adeptos, para mim é igual pois estou no norte, mas para a maioria dos nossos sócios isso seria importante)

2º Poucas equipas estão habituadas ao sintético, por isso seria sempre uma vantagem jogar em casa, o que neste momento não é.

Não quero aqui defender nenhuma das opções pois é um assunto complexo com muitas variáveis a analisar, e que na maior parte desconheço, no entanto assim à primeira vista surgiram-me estas vantagens que se calhar com um relvado normal, não ocorreriam.
[/quote]

[/quote]
Leo verde
Entrando no teu post:
O que afirmas e descreves á interessante,
A relva sintética também é o que anuncias mesmo confessando que pouco sabes.
Mas permite que discorde, dizendo que incorres num erro em supores que tendo Alvalade sintético, isso significa maior proximidade de sócios!
A maioria dos treinos, devem ser há porta fechada, aqui e em todos os clubes.
Na psicologia do treino, espectadores, colocam em causa o investimento de muitos jogadores, que deixam de estar a tentos aos seus desenvolvimentos, para se exibirem(VAIDADE E EXUBERANCIA DE MUITOS) às massas, adeptos, curiosos.

[/quote]
Leo verde
Entrando no teu post:
O que afirmas e descreves á interessante.
A relva sintética também é o que anuncias mesmo confessando que pouco sabes.
Tem muitas virtudes e valências, mas nenhuma das que referes.
Mas permite que discorde, dizendo que incorres num erro em supores que tendo Alvalade sintético, isso significa maior proximidade de sócios!
É essa a treta balofa que a actual direcção, que é muita gente, manda para os orcs para tapar o sol, e alavancar um movimento de consenso no sintético.
A exemplo: SOCRASTE (é mesmo SOCRASTE HÂ?) a quem o publico hoje reconhece delirar, em campanha “jurou” (sobre a Biblia… dele) que não aumentaria impostos.

Vives em Portugal?

E Continuando o meu raciocínio que até pode ser “paranóico”…(haverá neste sitio médicos que mesmo sem serem psiquiatras ou psicólogos de especialidade poderão aferir da paranóia- AGRADEÇO)

TREINO NO FUTEBOL
A maioria dos treinos, são há porta fechada, aqui e todos os clubes DE TOP.

-Mourinho, desde que está no RM fez 1 treino de porta aberta, e não me venhas dizer que é por ter relva natural.

-Ferguson SÓ treina á porta fechada!

-Estes não necessitam dos orcs para mostrarem o que valem… e com isso defendem os seus atletas dos treinadores de bancada, que em Portugal as enchem.

-Na psicologia do treino, espectadores, colocam em causa o investimento e empenho, a motivação, de muitos jogadores, que deixam de estar atentos ao seus desenvolvimentos melhorias, passando, alguns a se exibirem às massas, adeptos, curiosos!

-Lutem por treinos de porta fechada, defendam a intimidade dos atletas, acredito que não gostes de ver devassada a tua privacidade, quando estudas, namoras, conversas com teus amigos, ou simplesmente olhas em redor e analisas…

Onde e em que fundamento a minha convicção, que um qualquer aqui vai dizer que é uma parede de texto: (A minha simpática homenagem a Jasmin, neste capitulo)

-Os grafittis não fazem campeões! E estes são no meu entender um dos produtos finais do processo digestivo: fezes, ou traques, ambos fedorentos e inúteis na cadeia alimentar; são detritos, orgânicos eu sei, tal como a do camelo que aqui várias vezes referi comparando-a ao GEOFILL!!

-Toda a vida humana é direccionada em função de objectivos.
Estes não só variam de indivíduo para indivíduo como evoluem ao longo da vida, abrangendo variadíssimas áreas e contextos de vida (pessoal, académico, profissional, desportivo etc.).

-O desporto, é um ambiente em onde estes princípios se aplicam aplicáveis. Em todos os desportos, sejam eles colectivos ou individuais, a formulação de objectivos como «ganhar um jogo», «ser apurado para a fase seguinte», «ganhar um campeonato» ou «marcar um número X de golos», é prática corrente.

-Por isso, surgiu a adaptação da Teoria de Formulação de Objectivos ao Desporto.

-Esta teoria e treino motivacional, essencialmente cognitiva, tem sido bastante estudada e experimentada em contextos organizacionais e industriais com resultados bastante válidos.

Esta demonstração de eficácia possibilitou a adesão dos treinadores de futebol de ponta, mesmo jovens, caso de Villas Boas, e um outro valor emergente que não me recordo o nome (agora)

O objectivo principal desta teoria é o de pretender aumentar a motivação e, consequentemente,
o rendimento dos sujeitos através da formulação de objectivos.

Mas não se fique com a ideia de que esta técnica é um instrumento «divino». A sua utilização
tem de ser criteriosa e com objectivos específicos, difíceis, a curto/longo prazo, individuais/colectivos, para que no final do Programa de Treino se possa conseguir o desejado rendimento e das competências psicológicas dos atletas.

Este é um dos temas que ainda passa despercebido a quem não vive diariamente dentro do processo competitivo de uma equipa e que também é importante treinar, o controle da ansiedade.

O atleta envolvido no processo competitivo passa pelas mais variadas situações que podem levar ao estado de ansiedade que irá prejudicar o seu rendimento, situações como por exemplo, erros que comete em campo ao jogar, competições intensas, pressão e critica dos adeptos, troca de clube, salários em atraso, lesões inesperadas pelo atleta, perder jogos consecutivos, má relação com colegas de equipa, etc, etc…

Nestas situações, aqui dadas, um atleta pode desenvolver respostas de ansiedade, que podem ser interpretadas como ameaçadora quando diante de uma situação de ameaça real ou de uma situação.

Os pensamentos automáticos de ansiedade podem traduzir-se numa vontade normal e funcional de entrar em campo para um jogo competitivo, diferente de pensamentos automáticos disfuncionais, indicadores de ansiedade que vão interferir no desempenho e tidos como disfuncionais.

A ausência de flexibilidade que o atleta pode ter para responder às situações de ansiedade torna-o “vulnerável”, o que confirma a ausência de recursos para enfrentar o desafio de forma tranquila.

Isto pode activar mecanismos de fuga ou evitação no atleta quando, finalmente, não encontra respostas adaptativas, levando-o, inclusive, à interrupção de habilidades motrizes finas.

O treino por isso um momento de intimidade, que os atletas de alta competição, estatisticacamente não gostam de partilhar com o publico, os supporters…

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Burton, D. (1989). Winning isn´t everything: examing the impact of performance goals on collegiate
swimmer´s cognitions and performance. The SportPsychologist, 3, 105-132.
Burton, D. (1992). The Jekyll/Hyde nature of goals: Reconceptualizing goal-setting in sport. Champaign,
IL: Human Kinetics.
Burton, D. (1993). Goal setting in sport. In R. Singer,M. Murphy, & L. Tennant (Eds), Handbook of research
on sport psychology. New York: MacMilian.
Castelo, J. (1994). Futebol: modelo técnico-táctico do jogo. Lisboa: Edições FMH.
Cruz, J. (1996). Treino de formulação de objectivos como estratégia motivacional. In J. Cruz (Ed.), Manual
de psicologia do desporto (pp. 601- 627). Braga:Sistemas Humanos e Organizacionais.

[move]ANDAREMIS PARTILHA A SUA MOTIVAÇÃO EM AJUDAR A FORMAR UM PROCESSO DE DECISÃO NO MELHOR PARA O SCP SEM ESQUECER QUE UM BOM RELVADO É PARTE DO TREINO, E O SINTETICO UMA BARREIRA PSICOLOGICA NEGATIVA, ESPECIALMENTE NO MOMENTO QUE O CLUBE VIVE E VAI CONTINUAR A VIVER[/move]

Prince:
Usa as palvras em escrita e descreve quem na tua opinião dorme e porque dorme.
è importante para este discussaõ o que te leva a colocar um simbolo animado,
Vá lá sem medo, mostra a tua garra de Leão
Participa na discussão dá o teu ponto de vista mesmo que te pareça a maior idiotice…
Eu faço isso e não me arrependo!!!

[move]ESCREVAM DEEM ESCRITA AO QUE VOS VAI NA ALMA SPORTINGUISTAS, SINTETICO OU NATURAL O RELVADO É A CAMA ONDE TODOS NOS DEITAMOS OU NOS LEVANTAMOS DA VITÓRIA[/move]

o tapete do jogo brasil - argentina em Doha parece sintetico . Mas estava a ver na net e ai a imagem não é perfeita

Ainda não tenho opinião formada sobre este assunto mas li algures que há sintéticos que precisam também de muita água se usarem fibras naturais e não simplesmente borracha.

Não meu caro RodrigoMM…apenas estou perplexo com tanto fundamentalismo á volta de um assunto em que todos nós percebos 0…ou quase zero…embora alguns desinteressadamente ou não opinam de tal forma que já nem consigo ler o que dizem e por isso tão pouco tenho forças e vontade para responder…no fundo é isto…uma assustadora perplexidade :xock:…que de tanta musica para os meus ouvidos :boohoo:…até me dá sono :sleep:…só isso…

Já agora pergunto ao fórum…qual o piso do Shaktar Donets da Rússia…se for sintéctico…pelo que já vi meus amigos…venha um igual…

Eu depois de ver, no passado Domingo, imagens em directo do Estádio do Bessa, fiquei definitivamente convencido de que nos querem enfiar uma banhada do tamanho do historial do Sporting Clube de Portugal, e pelos vistos andam por aqui vendedores da banha da cobra disfarçados de Sportinguistas.

O Bellenus é um sintético de última geração? Ou de última degeneração? (citanto a personagem encarnada pelo falecido António Feio)