O relvado

Muito tenho aprendido aqui sobre relvados sinteticos e sobre as suas particularidades.
Custa-me a entender como é possivel existirem defensores desta opção…respeito as opiniões mas não consigo entende-las.
O Sporting tem evoluido de uma forma errada, assente em pressupostos definidos por quem não ama o clube como nós. A ditadura da TV tirou-me o prazer de ver jogos á tarde, mudou-se o simbolo do clube e construiu-se um estádio que não identifica o clube, como se não bastasse ainda se colocou um Shopping que desde o inicio se percebia que nunca poderia funcionar e cereja no topo do bolo um LIDL á moda de qualquer shopping de bairro.
As claques funcionavam com paixão por vezes desmedida mas eramos respeitados dentro e fora de portas.
Havia uma simbiose perfeita entre jogadores e adeptos, mesmo com a travessia de 18 anos sem titulos.
Habituei-me a frequentar alvalade pela mão do meu pai para assistir ao andebol ,hoquei, voleibol e depois futebol…O Sporting era uma 2ª familia…por vezes quase 1ª…

Um relvado sintetico é quebrar a tradição, é acabar com a unica coisa natural que o futebol ainda tem…quero lá saber se é melhor ou pior, ou se queima os jogadores ou não…ou se a bola ressalta mais ou menos…quero é um RELVADO NATURAL, bem tratado e estimado…de primeira qualidade…ah o Pedro Afra é que diz que se calhar é melhor… ah…é o unico gajo inteligente, para alem dos gurus do Boavista, do Novara e de clubes de 5º divisão…

Mas o teu suporte tem bastantes erros um gajo quando fala tem que ter a certeza.

O que eu gostava de ver explicado é que conjunto de circunstâncias é esse e porque é que esse conjunto de circunstâncias existe e/ou foi permitido! :question:

Ainda não deram a hipotese de plantar…Grama :beer: é uma erva bastante dura :mrgreen: (não é gozo…alguem que perceba um pouco de jardinagem sabe o que é grama)

O que eu gostava de ver explicado é como é que da frase “tem havido dificuldades em ter um bom relvado e daí que a ideia do sintético tenha sido PENSADA” se conclui que “Bettencourt confirma sintético”.

Se detectaste erros, só tens de os enunciar para eu os corrigir!
nem sei a que te referes, mas vou tentar adivinhar.
Se te referes ao meu comentário sobre teres postado a noticia do El Pais, que senti como uma forma de me descredibilizares no que digo sobre o PB, subscrevo e assino por baixo o que diz, e dou-te o privilégio de de informar que o conheço, pessoalmente há mais de 8 anos!
Recordas aquela passagem:Los anglicismos los deja para el pub irlandés en el que se junta con sus compatriotas?
é ai que ele se encontra também com os amigos que o estimam.
Estive lá na semana que passou!
e mais não tenho que aqui esclarecer sobre este particular, desculpa.

Bettencourt na entrevista não confirma o relvado sintético, mas diz pior: que perdemos muitos pontos por causa da relva :o

Pois cada um classifica como quer. O facto que é facto é que a relva é uma bela bosta. Só quem lá anda em baixo é que sabe o que custa jogar ali, por isso…

Mas é uma bela bosta só para o Sporting? É que as outras equipas conseguem lá jogar e marcar golos.

E nas goleadas europeias parece que não nos roubou pontos! Ou será que o relvado só rouba pontos quando não ganhámos?

Obviamente que um mau relvado prejudica mais quem ataca mais e quem tem jogadores mais técnicos.

Ah então se elas conseguem está resolvido! Sendo assim, se o terreno tem tão pouca importância no resultado final de um jogo, por ti até jogávamos num terreno de paralelos. E não sei o porquê de estares a extremar argumentos. O SCP quando perde não é sempre culpa do relvado, mas há jogos e derrotas em que se nota que esse facto ajudou a que isso acontecesse

É evidente que o Sporting é a equipa mais prejudicada pelo mau relvado de Alvalade. Jogamos aí mais de 20 vezes por ano e geralmente contra clubes que jogam preferencialmente à defesa.

As goleadas da Liga Europa não invalidam este argumento, já que as equipas da Liga Europa por norma têm uma atitude mais ofensiva que > 10 clubes do nosso campeonato. E já se sabe que relvados destes ajudam precisamente quem defende.

O relvado custa-nos pontos, sem dúvida alguma. Não é a única coisa que nos custa pontos, mas se formos eliminando os problemas um a um mais facilmente atingimos as vitórias que tanto desejamos.

O relvado sintético é muito bem vindo! E é preciso não esquecer que os relvados sintéticos também evoluiram nas últimas décadas…

Permite que comente:

1: É obvio que um mau relvado prejudica as equipas que nele se defrontam, em Alvalade ou em outro sitio qq.
2: As goleadas que referes, suponho que seja o jogo scp/ghent em lisboa, mas baralhas-me, porque não me recordo de ver a equipa da casa nesse jogo, a praticar futebol defensivo! Se calhar vi o jogo em negativo…
3:A sugestão de eliminar os problemas um a um, e com isso atingir vitórias, é característica de quem sabe ver que há problemas a resolver. Porém, a prioridade que defendes não é, no meu entender e conhecimento de factos , a primeira a ser seguida!
4: Introduzir o sintético em Alvalade, custa ao clube e aos sócios, em termos financeiros, para cima de 1.000.000€, se quiseres ter em casa um sintético de topo, reconhecido por equipas de topo, que em nada questionam para ai jogar, e falo de clubes como a exemplo o Manchester United, não de clubes da 5ª Divisão como aqui já alguém referiu.
5: Antes de sintetizar Alvalade (meter o sintético), há que perguntar e demandar na resposta, porque falhou o relvado que tivemos até 2007, e que tão boa conta de si deu. Também aqui já vi resposta a isso salvo erro dado pelo Paracelsus.
6: Depois de concluídas as razões da falência ( agora na autópsia do problema) perceber quem negligenciou, defraudou, enganou e gastou os recursos do clube a “tentar” resolver(como aqui também já alguém escreveu), e exigir responsabilidades na incompetência de quem dirige, selecciona o(s) groundkeepers e com eles compactua!
7: Paralelamente, e estamos bem a tempo de o fazer, editar o relatório da Grassmaster, que sei existir segundo fonte do próprio scp, e aí, se for tecnicamente possível, arrancar em fim de estação, daqui a 6 meses, o batatal que temos, e de forma séria deixar que entidade competente e idónea, execute novo relvado natural, de novo com Grassmaster, agora mais que nunca tem provas dadas de ser eficiente, como se demonstrou no ultimo campeonato do mundo na África do sul, como o reconheceu o comité organizador da copa no Brasil em 2014 conforme tenho a honra de te dar a conhecer (acabadinho de chegar):
COMITÊ ORGANIZADOR BRASILEIRO COPA 2014
RECOMENDAÇÃO TÉCNICA PARA GRAMADOS EM ESTÁDIOS e CTs

Objetivo
Este documento tem a intenção de orientar e recomendar a construção, o uso e o seguimento
de alguns padrões de tipologias, preparo de materiais, de qualidade e de desempenho
envolvidos no produto “Gramado” para os estádios de futebol utilizados para o evento FIFA
WORLD CUP BRAZIL 2014 e FIFA CONFEDERATIONS CUP BRAZIL 2013.
O mesmo inclui também os gramados que serão utilizados nos campos de treinamentos nas
cidades sede ou próximas a elas (VSTS – Venue Specific Training Site) e nos campos ligados aos
hotéis de concentração (TBC?Team Base Camps), além dos campos de treinamento para os
árbitros que também serão utilizados antes e durante o evento.
Este guia se refere para a construção de campos em base de areia, fornecendo um
direcionamento para seleção de materiais, técnicas e tomada de decisões com relação à
logística de execução, identificando e antecipando os possíveis problemas e dificuldades.
Característica da obra
Um gramado de alto nível deverá ter uma superfície com cobertura vegetal homogênea,
estável e numa altura capaz da pratica de futebol, sem que haja interferência ao “kick” da
bola, buracos, diferença entre altura, pontos sem grama e confortável aos jogadores. Para o
evento deverá ter uma cor verde escura homogênea e somente diferente por podas
especificadas e previamente dimensionadas.
O gramado deve ter capacidade para suportar o pisoteio e estragos normais de uma partida de
futebol, e se regenerar em tempo.
O campo de futebol de acordo com os padrões da FIFA deve ter 105,00 x 68,00 metros de
comprimento e largura respectivamente.
A dimensão dos recuos padrão, segundo normativas, é de 5m em cada um dos lados.
Dentre as tecnologias existentes desenvolvidas (e testadas) que atendem às condições do
Brasil temos os seguintes métodos que podem ser utilizados:
• Gramado Convencional;
• Gramado com sistema de drenagem à vácuo em ambiente controlado;
• Gramado Reforçado;
6.1. IMPLANTAÇÃO DO GRAMADO REFORÇADO
O Gramado reforçado é a técnica reforçar o gramado natural com fibras sintéticas, com o
limite máximo aprovado pela FIFA de 7%.
O sistema é recomendado para estádios com alto índice de eventos de futebol ou com dificuldades de atingir níveis de iluminamento ou ventilação compatíveis (em virtude de latitude ou projecto arquitectónico) com uma manutenção adequada da qualidade do gramado.
O reforço do gramado deverá ser feito a injeção das fibras em aproximadamente 18 cm abaixo
do nível final dos gramados e as fibras a 2,5cm acima da base,…….
O gramado reforçado trará maior estabilidade ao jogo, maior permeabilidade, maior numero de horas de uso do gramado e maior capacidade de uso para eventos que submetem o gramado a alto índice de estresse

O sistema que transcrevo é o mesmo que foi aplicado em Alvalade, e que é patenteado pela Desso, e chama-se grassmaster!

Como podes ler na descrição, que é pública e está disponível na net, o reconhecimento e mérito do que em Alvalade se estragou, passa o atlântico e é Obrigatório no próximo campeonato do mundo!

Este é o sistema que os vários Nobel de agronomia e de Botânica passados por Alvalade nos últimos anos, destruíram e ninguém pede explicações!
O mesmo sistema que o jornal recorde na sua edição, salvo erro de 16 de Outubro de 2007, noticía que foi removido de Alvalade porque as fibras apodreceu.

Este é o mesmo sistema que o jornal o jogo, num artigo publicado e ou encomendado pelo Sporting ou alguém a seu soldo, descreve como o responsável pela formação da tal da black layer, (termo usado pelo director de sei lá do quê, para justificar a incompetência da actual groundkeeper) e que segundo aquele pasquim, essa tal qq coisa layer, sufocou a relvinha, porque as fibras só duram 3 anos…

Condizentemente, nesse dia 13 de Outubro, que bem me lembro, o abutre que fez o ninho com bosta de camelo no Bessa, e que pelos vistos, e segundo afirma no facebook da firma dele, vai fazer ninho orgânico igual em Alvalade…

Parece que toda a gente se apaixonou pela bosta de camelo que por acaso também tem borracha, aquelas bolinhas que o tal de Botas, o abutre, disse no mesmo dia e no mesmo pasquim, que borracha em sintéticos não é coisa para profissionais de futebol!

Pois fica a saber, que de fonte muito segura, o ninho da pantera, agora voadora, por se ter transformado em abutre, passou nos testes da fifa, depois de se ter tirado uma parte da bosta de camelo, e colocado borracha, as bolinhas, pintadas de castanho.

E ainda te digo mais: consta que não fora a falta de seriedade do laboratório que o abutre lá levou ao Bessa para fazer as analise ao campo mais famoso do mundo, feito pela empresa que mais sintéticos com certificados fifa tem no mundo(assim diz o camelo, oh perdão, o abutre, na entrevista dada ao fórum anortedealvalade e que aqui também já vi integralmente reproduzida por alguém) que no incumprimento do seu dever, só aprovou o campo ao fim do 3 teste (a fifa só deixa fazer 1), é o que se consta lá para os lados da mouraria, e das terras de sua majestade …

Eu vou ao Bessa ver essa bosta, só para ver se de facto tem ou não tem borracha! E tu também lá devias ir ver, moras ai perto…

Se for da mesma que o fabricante da relva usa em Itália, no tal do novara que aqui já vi referenciado, então toma lá, o que a federação italiana de futebol escreve sobre os enchimentos “orgânicos.
Link: http://www.lnd.it/index.php?page=user.plants.selectPlant&plantId=116042&rego=flag

Pag 16-17

Table G

Performance Infill Material

1. Organic Products

Citando um amigo do abutre do Bessa, que me lembrei conhecer, e que é concorrente da Italgreen em Itália, esta usa na mistura da bosta de camelo até 30% daquelas bolinhas feitas dos pneus dos carros, mas pintada de castanho para a malta não ver…e que aqui já vi chamar de geofill o revestimento 100% orgânico sem borracha, porque borracha nos sintéticos não é coisa de profissionais!

Será que há 2 marcas de relva com o mesmo nome, em Itália se usa a borracha misturada com a bosta de camelo porque a federação assim determina, e que cá, no Bessa, amanha em Alvalade, a borracha é trocada por bolas de choco frito, sem pão ralado, moído naquela máquina magica de cozinha que as donas de casa e os homens solteiros adoram, a bimba?
Desde que apareceu um grifo negro ( da cor da pantera) na A29, se calhar já parida do cruzamento entre o abutre e a mãe (entenda-se a pantera negra) que toda a gente, a começar nos pasquins do norte, anda fascinada com a ideia de ter um ninho com bosta de camelo agora misturada com choco de Setúbal?

Acho que vou reflectir á séria nesta tese, que achas?

Afinal não sou só eu o Romantico! :wink: :slight_smile:
Bem hajas pelo teu post, é isso mesmo, e acrescento:

1. Mas eu insisto: Há que travar com a ideia consumada do sintético e determinação em montar na nossa casa a bosta que montaram no Bessa.

2. Tenham vergonha na cara e brio de clube!

3. Há que trazer de novo uma bela duma relva e o Grassmaster;

4. Pôr em Alvalade uma competente equipa a dirigir a conservação das instalações.

5. Arranjar um (a) biólogo (a) que perceba de plantas e não de chaparros, para zelar por aquilo que é uma das razões da existência do clube e que José de Alvalade sonhou e desejou que fosse um clube europeu.

6. O futebol e a sua magia não vive de sintéticos.

7. Paremos esta estúpida ideia de por um sintético em Alvalade!

8. Termine-se de vez com os ConselheirosTiranos, as Consultoras com glúteos bem definidos, os Engenheiros engarrafadores de soluções para o défice do relvado e da sua funcionalidade.

9. É altura de entender de uma vês por todas que O Relvadicidio, tem um cabecilha, tal como teve o regicídio de 1910, que deu lugar á Republica.

10. O Sporting Clube de Portugal ou outro qualquer Clube, não são Valores Mobiliários, são Clubes de pessoas.

11. Erga-se uma reforma, necessária e urgente, mas ponha-se de lado o protagonismo barato, o deputar na mentira e na omissão, difamação e insulto a todos quantos os que forem capazes de agora reflectir sobre a FALSIDADE da questão que a Imprensa usa, o director Desportivo usa, o treinador usa, para justificar os desaires do plantel, e a improdutividade de resultados nos últimos anos.

12. E por último metam uma Cunha para o Ministro apanhar o metropolitano para a Estrela, empurrando nos generosos glúteos a Bela adormecida que quis fazer do Relvado de Alvalade um campo de Golfe Rectangular.

Espero que a minha :idea: te :shifty: e te faça levar a bom porto, a tua suspeita, e consigas aqui e onde puderes, denunciar e exigir o reparo nas verdadeiras motivações num sintético, e :twisted: :pray: que sejam encontrados (eu sei quem são) os responsáveis pela vergonha a que chegou um dos melhores relvados da europa há 4 anos atrás, altura em que as fibras da Grassmaster aguentaram tudo o que hoje é razão para abandonar a relva natural em Alvalade. Boa sorte.

1. O défice do relvado, não está no Estádio, na cobertura, na ventilação!

2. Mais de 80% dos Estádios de Futebol Contemporâneos, no Mundo, têm este formato ou parecido.

3. É isso que indigna, e o facto de a malta malhar numa falsa questão!

4. Pessoas, aprovaram o que o Taveira pariu! Algumas delas, nessa altura nem lembraram os potencias defeitos, “descobertos” e anunciados 7 anos após o Estádio terminado!

5. Hoje, são essas pessoas as que endrominam, mentem, ontem disseram relvado nem pensar, e hoje, apoiam!

6. Como defino, o Relvadicidio é da responsabilidade de pessoas!

7. Não é do Taveira! É do Director - Instalações e Operações do Sporting Clube de Portugal
    mais a sua Consultora/fornecedora! >:D >:D

8. E outras vieram, contratadas por quem contratou o Taveira, que desconheciam o que é um Estádio de Futebol, como vive um relvado natural num espaço aberto, muito menos num espaço semi fechado, e a quem provavelmente por solidariedade e humanismo foram distribuídas responsabilidades de zelo de um património que ainda hoje desconhecem

9. Acresce que permitiram transformar o Relvado de Alvalade num “laboratório” a céu aberto, onde se testaram às custas do Clube, técnicas invasivas de conservação de relvados, que mataram de vez a relva, e escancararam a porta aberta em Janeiro de 2010, para a entrada de um sintético igual ao do Bessa.

10. A anuência do Presidente do Sporting Clube de Portugal, a aparente convicção e o mais aparente esclarecimento sobre Sintéticos que mostra, tem a mesma verdade e consistência do enunciado de razões que o levam a fazer essa escolha, e uq se consubstanciam num modesto declarar que “"tem havido dificuldades em ter um bom relvado e daí que a ideia do sintético tenha sido PENSADA” .

11. Mas que dificuldades? E porque razão, clubes com problemas semelhantes, em tese, os resolveram mantendo a relva natural, reconstruindo e corrigindo erros do passado, e o Sporting Clube de Portugal, não resolve, mesmo sabendo quais as soluções a utilizar?
    :cartao:

Nao concordo com a tua analise no que toca a responsabilidade do Taveira. O Taveira foi escolhido para conceber um estádio de futebol com superior qualidade acústica e com uma zona de comércios, nada disto é incompatível ou/e impossível e ainda muito menos inédito. Toda a estrutura deveria ter sido pensada para proporcionar o melhor relvado possível e nao o foi. O Taveira não pode ser simplesmente desresponsabilizado porque “fez o que lhe pediram”, sendo que É ele o homem da arte com know how e cabe a ele impor as condições mínimas para que o projecto seja funcional e adequado a pratica do futebol, caso contrario nao precisaríamos de arquitecto.

Mesmo se a entidade empregadora não aceitou os seus conceitos e o “obrigou” a fazer como lhe mandam, cabia a ele recusar faze-lo.

Ao aceitar continuar o projecto com as condicionantes impostas cometeu um erro profissional grave porque abdicou das regras da arte em prol das regras de pessoas que não percebem nada de arquitectura.
A responsabilidade é claramente dele e dos incompetentes que o contrataram.

Há claros benefícios em ter finais uefeiras ou ter um estádio numa fase final de um Europeu ou Mundial. E se o Mundial se vier a realizar em Portugal, não acredito que A FIFA permita um relvado artificial. Uma coisa é em competições jovens, outra é num Mundial. E eles, de vez em quando, fazem umas coisas a tentar mostrar que até promovem o desenvolvimento e evolução do jogo, mas a verdade é que são demasiado conservadores para isso.

Entrando na tua prosa:

Seja uefa, seja fifa, qualquer prova que decorra sob a organização destas duas organizações, trazem benefícios a vários níveis:

1. A nível dos clubes que tê a propriedade dos estádios onde se realizam alguns dos jogos
  2. “Eleva” o nível do prestígio dos países e cidades onde estes estádios existem, e em teoria, aportam benefícios financeiros vindos pela receita, para os clubes, e para o comercio e serviço, do pais ou região do pais.
    Porém estas organizações, uefa e fifa, têm objectivos e missões distintas:

O universo da fifa é este: “o Mundo” na Terra, o 3º calhau a contar do sol!

O da uefa, é uma parte do mundo, a Europa!

Como deves saber a fifa organiza copas do mundo.

O impacto e os custos envolvidos, a logística para jogar e para receber espectadores, diferem substancialmente.

Da mesma forma que um estudante estuda uma série de anos para ter um curso, os profissionais do futebol fazem o mesmo sendo que o curso final é chegar a um campeonato do mundo.

Onde quero chegar e onde entra o SCP e Alvalade aqui?
Quanto mais participações o SCP tiver em competições europeias maior é a receita de bilheteira, pois estas competições, onde se joga futebol de qualidade, atrai espectadores.

Agora, com um relvado assim, perde tudo, ou quase tudo, nada ou pouco ganha!

Perde no campeonato nacional, perde em casa e fora, porque os jogadores, têm o pretexto para justificar as suas falências…

Perde nas competições Europeias, a 3 níveis:
1:Nos resultados, não porque o relvado é mau, mas porque a equipa não produz, sendo o relvado um dos pretextos.
2:No prestigio e respeito dos outros teams, e de novo aqui o relvado tem um peso crucial e fortemente pela negativa, porque na terra deles e ao nível desta equipas, os relvados são normalmente bons, se não excelentes.
3:Nos cofres, na medida em que, não estando no grupo da frente, não tem acesso ás competições europeias, factura menos, não cobre os custos da divida na aberração do Alvalade XXI, um centro comercial, agora um um lidl, restauração, health club, catacumbas, e, “acidentalmente”, um sitio para jogar futebol, hoje um batatal, outrora um dos melhores relvados da Europa, este destruído pela incúria dos técnicos consultores, dos directores de serviço, a quem interessa que o sintético serve ao clube para: lhes dar o que julgam vir a ter menos, “trabalho”, ganhando o mesmo ou quiçá mais pois ate podem aparecer uns” presentes” de produção dados pela casa ou mesmo pela casa que é dada como certa para fazer a relva com bosta de camelo…agora em alvalade.

Resumo:
Se algum dia Portugal vier a ter campeonato do Mundo, o ultimo sítio onde vai haver jogos é em Alvalade; “não por causa de ter sintético, mas porque aqui ao lado há outro Estádio, com boa relva natural, que tem melhor lobbie na uefa e fifa, não esconde aos sócios a verdade do clube, e não pensa sequer em por sintético.

“Não é verdade que o sintético não seja permitido pela fifa em campeonatos do mundo”.

Historicamente, vai acontecer pela primeira vez na história da fifa e do futebol, no próximo “campeonato do mundo de sub 17 no México”, onde a Desso, (a empresa que fez o Grassmaster no nosso relvado em 2003, que durou 4 épocas e um Euro, mas que o SCP de forma vergonhosa insiste em dizer que se estragou, porque só durava 3 anos, Mentindo a todos nós) tem instalado no estádio Omnilife na cidade de Guadalajara, um relvado sintético da geração correcta e” única existente”, a 3ª, modelo IDNA®.

Podes visitá-lo aqui:
http://www.chivascampeon.com/noticia/10829/ http://www.laschivasrayadas.com.mx/impresiona_a_fifa_estadio_omnilife-noticias_de_chivas_guadalajara-ispyp-82652.htm

Não embarques nas conversas e afirmações, descrições, entrevistas, opiniões, relatos, discursos, foleiros e bizarramente ignorantes, sobre relvados da 4ª 5ª 6º ? geração, porque isso não existe!

É conversa de “abutre”, da família daqueles que nidificam em ninhos feitos com m— de camelo, igual á que os “panteras” têm no relvado deles, e que segundo se consta por aí, para além de ter daquelas bolinhas pretas que não são pretas porque as pintaram de castanho para não se verem, agora também cheira a peixe, razão porque as cegonhas de Aveiro já lá entraram, no Bessa, para roubar o material orgânico para darem ás suas crias, por ter muitas proteínas…de peixe!
Ps:
Há um problema, é que misturado com a matéria 100% orgânica que não é nem 50% matéria e em muito menos percentagem orgânica porque tem matéria não orgânica, tem borracha, vêm umas coisas verdes agarradas que segundo também se consta é fibra de relva…

Esta semana vou lá ver, e se conseguir tiro umas fotos e post aqui, se a moderação deixar… e eu descobrir como se postam fotos…

Outra questão: essa coisa do relvado artificial (o tal com Geofill e com o formato Xpto em Double T, que me parece bom é para prender as chuteiras) aguentar 8 a 10 anos em excelentes condições e em que basta regar antes de jogar e descompactar de vez em quando, é segundo os parâmetros de estádios normais e uma utilização de X horas em média, ou é segundo os parâmetros de temperatura, humidade do José de Alvalade e utilização prevista pelo Sporting?

Neste capitulo, é como dizes e bem: o formato xpto em double 2, que traduzido em tuga, quer dizer 2 tempos, não parece, mas é bom para prender o pitonito!

Mas sabes: lá no melhor relvado sintético do mundo como já li numa entrevista dada pelo “vulture”postada por alguém neste fórum, (ainda estou por esclarecer se quem o fez , foi para lançar a confusão, se foi por ignorância, se foi por simpatia para com o tal do botas, que diz que a borracha não é para profissionais, mas meteu-a no Bessa, e quem aqui defende a teoria do sintético em Alvalade igual á bosta que o Bessa lá tem, defende então que o plantel não é profissional, pois vai jogar na borracha…

Parece um trocadilho, mas não é, está escrito em todo o lado, até na imprensa da especialidade; dá ideia que na casa não se lêem os jornais, a começar no” barata” e acabando no Senhor Presidente.

8 a 10 anos de vida? Sintético em Alvalade? Até deve durar mais, só lá vai joga/treinar o plantel??? e os veteranos!

E repara na resposta dada pelo tal do botas, sobre este tempo de vida? Vê o pormenor que quem ENTENDE é ELE, o engenheiro…

Sendo uma tecnologia muito recente que longevidade se pode esperar de um produto como o vosso?
Considerando a boa execução das operações de manutenção, entendo que podemos assegurar uma longevidade mínima de 8 a 10 anos.

Se for dado o uso que lhe querem dar, mantiverem na manutenção a mesma malta que destrui o que temos, e não resolverem o problema da ventilação, podes acreditar que nem 3 anos!

-Descompactar de vez em quando? Sabes o que é o de vez em quando? Se for como no Bessa, é 3 x semana, para se manter… bonito!??

-E sabes que de cada vez que se descompacta a bosta de camelo, o pó que lá está tem de ser removido?

• E que depois tem de se por mais bosta de camelo entre cada 2 descompactações para que o relvado esteja , e nota bem, MINIMAMENTE (não estou a gritar!!!)?
  • E que 1 kg da bosta custa 1 euro?
  • E que na área de Alvalade quer dizer meter 3.000 a 5.000 € de merda seca 2 a 3 x mês em pelo menos 8 meses no ano?
  • Que no mínimo 2 x 8 x 4000€ são 64.000 € só de merda, fora o trabalho, o consumo da água, mais o tempo que leva fazer cada operação de recarga e que segundo o abutre da firma que vende e promove isso, são necessário 3 a 4 dias, como diz na sua entrevista ao “anortedealvalade”, também aqui amplamente publicitada, mas que para defender/demonstrar o que escrevo e ele disse nessa entrevista, sobre a duração da manutenção, também eu tenho de usar esse recurso, infelizmente:

Entrevistador de anortedealvalade pergunta ao tal de botas
O Sporting utilizou várias vezes o seu estádio para a realização de concertos. Mas os prejuízos daí resultantes desaconselharam essa prática. Com um relvado artificial o Sporting poderá ver regressar esse tipo de eventos e, consequentemente, receitas extraordinárias?

O tal de botas responde
Claro que sim!
Como sabe? Já vai ás reuniões de direcção do scp analisar o business plan do clube??

Quanto tempo demora a ficar disponível para a prática desportiva um relvado artificial, após a utilização massiva como a de um concerto?

O tal de botas responde
Entre 3 e 4 dias após a desmobilização do palco. Tão só precisamos do tempo necessário à boa execução de uma intervenção de manutenção extraordinária

Manutenção extraordinária? Porquê? Então os inteligentes do relvado, não protegeram o relvado nos concertos, o scp vai pró sintético por causa dos concertos, que estes quase não têm manutenção? E há que fazer manutenção extraordinária após os concertos que o de botas tem a certeza que vão voltar a Alvalade? Como sabe? Já vai ás reuniões de direcção do scp analisar o business plan do clube??

Há pouco tempo o treinador do Boavista lamentou a excessiva dureza do piso do Bessa. O que tem a dizer sobre isso?

Botas responde
Abordei esta questão em resposta a pergunta anterior. Posso reafirmar que esse problema não existe. A descompactação faz parte do plano de manutenção de qualquer relvado.

O treinador diz que o campo é duro, o gajo diz que o problema não existe!
Mas afinal quem fala verdade?
Queres ver que o camelo que deixou lá a bosta, esta secou e por isso o campo está duro?

Moral desta reclamação: o camelo é culpado!
Faz bosta muito dura e que ainda por cima seca demasiado depressa!!

Se tiveres pachorra de ler a prosa e pensar um pouco no que leste, achares que até há alguma verdade nisto, passa palavra para ver se conseguimos aqui parar a onda do sintético, seja ele qual for, que não serve o eterno direito, dos sócios e do clube, e que quando a direcção + o director desportivo e todos os que votam sintético para Alvalade, se demitirem também, quem fica com o filho que os outros fizeram em nosso nome, somos todos, velhos e novos, a favor e contra.

-Viva o espírito SCP, aquele nos faz chorar de alegria e de tristeza como aqui neste fórum o pnarquel ontem escreveu ás 12h04m.

citando Pnarquel
As claques funcionavam com paixão por vezes desmedida mas éramos respeitados dentro e fora de portas.
Havia uma simbiose perfeita entre jogadores e adeptos, mesmo com a travessia de 18 anos sem títulos.
Habituei-me a frequentar Alvalade pela mão do meu pai para assistir ao andebol ,hoquei, voleibol e depois futebol…O Sporting era uma 2ª familia…por vezes quase 1ª…

Um relvado sintético é acabar com a única coisa natural que o futebol ainda tem…quero lá saber se é melhor ou pior, ou se queima os jogadores ou não…ou se a bola ressalta mais ou menos…quero é um RELVADO NATURAL, bem tratado e estimado…de primeira qualidade…ah o Pedro

Caro Morpheus
Honra-me teres lido e reagido ao meu post, é sempre bom saber que um GRANDE do FORUM nos lê…
Por ironia e divertimento já houve quem me sugerisse para presidente…!
Não querendo entrar num confronto de ideias, quero apenas “ripostar” no que escreves sobre o Taveira.
É obvio que o Taveira não pode ser responsabilizado pela cagada que fez e o SCP aprovou!
Podes crer e como muito bem descreves, que quem lhe encomendou, o serviço, sabia que ele é o MAIOR a fazer centros comerciais e edifícios de escritórios, onde possa haver estúdios de filmes eróticos de topo!

Mas falando a sério, deves concordar, que um estádio de futebol, não é um centro comercial nem um espaço para escritórios.

E o que lhe encomendaram foi isso mesmo: umas AMOREIRAS, com um campo de futebol lá dentro!
E ele… fez!

Falas em condições acústicas. Para quê? No futebol não se canta, joga-se a e á bola!
Compreendo que é difícil os jogadores ouvirem no campo as instruções do MISTER, pois o ruído das claques não deixa… mas, acústica num estádio de Futebol? Para quê? Concertos? Opera? Comícios? Shows da MTV? O governo a bradar que o pais estando a um passo do abismo, com este orçamento vai dar um passo em frente?
Ou será que é para o plantel, os administrativos, e demais, escutarem claro as directivas do MINISTRO?

Morpheus
Um estádio de futebol, é um estádio de futebol:
1: Excelente relvado, local de trabalho do plantel e de espectáculo espectadores
2: Boa visão para os espectadores
3: Iluminação sem reparos
4: Assentos confortáveis de cores sóbrias
5: Protecção de vento, sem sufocar a atmosfera interior.
6: Imediato acesso a pessoal medicalizado e Ambulâncias ao relvado.
7: Segurança contra a entrada da Malta da Selva quando sai o Malta da Silva
8: condições de trabalho para os operadores de câmara e repórteres.

Eu acho que o Taveira até se conseguiu aproximar disso, embora tenha feito o estádio de fora para dentro em vez de o fazer de dentro para fora, e com isso impedido de cumprir os requisitos nos pontos 4 5 6 7 8
A questão de se ele é ou não responsável, é: Tem as telas finais assinadas na Câmara de Lisboa para o resto da sua vida!

Mas o problema do relvado, não está no Estádio, na cobertura, na ventilação!
Indigna, e o facto de a malta malhar numa falsa questão!

Como defino, o Relvadicidio é da responsabilidade de pessoas!
Não é do Taveira!
Essas pessoas, como bem escreves, aprovaram o que o Taveira pariu!
E outros vieram, contratadas por as que contrataram o Taveira, e que desconhecendo o que é um estádio de futebol, como vive um relvado natural num espaço aberto, muito menos num espaço semi fechado, se puseram a fazer testes com a massa do clube, arranjaram jobs para boys e girls amigos, e se demitiram da sua incompetência.

Tive um professor de gestão que me ensinou: a responsabilidade é de quem dirige!
Quem dirige o SCP?
A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários?
O FSF? O JR? O DANTAS?
Achas que eles percebem alguma coisa de futebol e de Estádios e de Relvados?

Amigo: o SCP tem um problema grave desde que o velhinho Alvalade foi ao charco: FALTA DE LIDERANÇA!

O SCP transformou-se num negócio financeiro!
Os jogadores são valiosos pelo valor dos seus passes, que os empresários conseguem negociar!
É assim cá e em todo o Mundo, só que lá trabalhasse, aqui faz-se de conta, e jogar á bola é um grande tacho.

E depois há ainda a nova vertente, que é contratar ex jogadores para Directores Desportivos!
Costinha no SCP? Quem foi esse gajo como jogador? O que fez pelo SCP?
Os Lampiões ainda lá têm o Eusébio, o Tony, o Chalana, o Rui águas, o Shéu, e outros, todos eles queimaram de suor as camisolas do clube!

Não sou lampião, que fique claro, mas tenho de lhes prestar este tributo na justeza de ajudarem quem honrou, com bons ou maus resultados, aquela águia!

Temos algum leão adoptivo nas catacumbas de Alvalade para mostrar aos sócios?
Nem um gato!

Mas baratas, são aos Contentores, porque em PALETES fugiam!
A última, e mais recente, da espécie Gromphadorhina Portentosa, é cosmopolita, e de uma rara família sinantrópica (menos de 1%).
Acresce esclarecer e informar que os principais problemas que as baratas desta espécie podem ocasionar aos seres humanos, residem na capacidade que esta espécie tem de transportar elementos patogénicos (bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus).
Porra! Mais animais domésticos?

Já reparaste que desde que o Ministro entrou, o relvado piorou? Terá sido das vezes que ele foi lá abaixo e deixou por lá uma família de primos saprófitas que transporta nos bolsos daqueles lindos e caros casacos?

E termino esclarecendo:
Detesto o Taveira como arquitecto, acho-o uma completa afronta á arquitectura como ciência e arte.
Mas que queres, a fama de sobredotado (na arquitectura claro) dá nestas coisas!

Mas eu insisto.
Há que travar com a ideia consumada do sintético e muito menos a bosta que meteram no Bessa.
Há que trazer de novo uma bela duma relva e o grassmaster, e por em Alvalade uma competente equipa a dirigir a conservação das instalações, arranjar um (a) bióloga que perceba de plantas e não de chaparros, para zelar por aquilo que é uma das razões da existência do clube e que José de Alvalade sonhou e desejou que fosse um clube europeu. O futebol e a sua magia!

É impressão minha ou esta noite o relvado até está aceitável?