'O meu filho perguntou-me se podia mudar de clube' - Litos

é pelo que está a bold que entusiasmei o meu filhote a fazer a coleção/caderneta do Sporting e acreditem faz toda a diferença - já reconhece alguns dos nossos grandes ícones do passado, o ecletismo, os campeões olímpicos, os botas de ouro, etc, etc. e acreditem tem valido cada euro gasto…

é verdade que anda triste e tem feito muitas perguntas, mas logo a seguir digo-lhe: vamos abrir umas saquetas e colar uns cromos? passados uns minutos volta o orgulho leonino e o sorriso…

vamos acreditar que é um mau tempo já demasiado longo… temos que ser persistentes junto dos nossos…

ele que ensine melhor o filho mas é. eu desde pequeno sempre fui do Sporting e assisti tb a maus momentos e nunca hesitei sequer em ser do clube, acho que ainda me faz ser mais sportinguista.

Perguntaram-me, quando tinha 13 ou 14 anos, se fosse fazer uma tatuagem, o que faria? Respondi que faria o símbolo do Sporting, pois tinha a certeza que era a única coisa que me acompanharia a vida inteira. Vi (sem me lembrar) o Sporting ser campeão com 4 anos, e atravessei os 18 anos inteiros sempre a acreditar, sempre com esperança. Ainda hoje, com 35 anos, vivo assim. Sempre a acreditar que é este ano… mas acima de tudo, porque acredito que o Sporting é um clube diferente, sempre a ser Sportinguista. Os tempos mudam, e a vida também. Não posso faltar à escola para ir assistir aos treinos, não posso ir ao estádio todos os jogos. Não posso jantar na Cervejaria Leonina, a discutir os treinos e a equipa escalada para determinado jogo, nem a passada ou a futura contratação.

Mas sou Sportinguista. E é isto que quero transmitir ao meu filho (2 anos, mas já sócio do Sporting). Não são as vitórias ou os brilharetes que definem o clube, é o amor.

Aos pais que por aqui postaram, e aos futuros pais, não se esqueçam que se querem que os vossos filhos vos sigam, não deixem essa responsabilidade só no clube. Também depende de vós. Lembro-me de ir aos jogos com o meu pai. Lembro-me das bifanas, do caldo verde para mim (come, que até é verde, é da cor do nosso clube e faz-te bem…) e do copinho de vinho às escondidas da mãe. Lembro-me dos jogos fora ouvidos na rádio, e depois na televisão. Lembro-me da nossa história (O Sporting é recordista do Guiness, temos a única Taça das Taças em Portugal, é dos poucos clubes do mundo e o único em Portugal que pode conquistar as 3 competições europeias). Enraizem estes e outros conhecimentos e mentalidades nos vossos filhos. Porque a responsabilidade não é só do clube, também é nossa. Se queremos dizer que o nosso filho é do Sporting, temos que fazer alguma coisa. No clube e em casa…

Porque o Sporting não são os resultados, porque o Sporting não são os dirigentes, porque o Sporting não é a SAD. O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL está acima de tudo isso.

:arrow: :arrow:

Eu nunca tive ninguém na minha família a “puxar-me” para o Sporting. Apesar de ter um ou dois familiares Sportinguistas, nunca tive ninguém que me ensinasse o que era o Sporting, que me ensinasse os valores de um Sportinguista, que me ensinasse que, no fundo, o Sporting era a grande potência desportiva nacional que era (na altura). Nunca tive ninguém que pega-se em mim para me levar a Alvalade. Enfim, nunca tive qualquer tipo de influencia clubistica vinda da minha família (tirando os meus tios que só querem é carnide).

E, eu também… Também nasci no meio dos tais 18 anos de jejum. Vi, sozinho em casa, o Sporting ser campeão quando tinha 10/11 anos… Lembro-me como se fosse hoje, sair de casa, ir para a rua gritar sozinho: “Sporting!”; em alto e bom som. Recordo-me que, ao longe, ouvia alguém que respondia ao meu “Sporting!”, gritado com toda a alma e coração; algo que me fazia sentir ainda mais excitado com aquilo a que nunca tinha assistido, um Sporting campeão!

Não posso esconder que, talvez, tenha sido este pequeno episódio a fazer de mim o Sportinguista que sou… Mas, no fundo, esta paixão, nasceu no meio do “nada”. Eu aprendi a gostar e a sentir o Sporting, sozinho! Se alguma vez equacionei mudar de clube? NUNCA!

Eu acho que, obviamente, toda a falta de resultados afasta a juventude do clube… Mas, será que aqueles que escolhem o clube, não serão “melhores” que os outros? Digo melhores porque, a meu ver, serão algo mais “fiéis”.

A mim não me surpreende.

Hoje em dia, tudo é descartável, substituível.

Hoje, tens uns sapatos a pecisar de meias-solas (o que é isso? dirão muitos dos mais novos); dantes, levávamos os sapatos ao sapateiro, hoje compram-se uns novos.

Hoje, tens uma máquina fotográfica a precisar de ser arranjada… arranjada? Para quê. Na loja estão em campanha, compras uma nova por metade do preço do arranjo…

Dantes, o casamento (salvo raras excepções) era para a vida… hoje, só não há mais divórcios por causa da crise.

Dantes, uma mãe solteira vivia com dificuldade mas nunca pensava em abandonar um filho. Hoje, está grávida, resolve-se já o problema, aborta-se. Ou então, o puto nasceu?!.. eh pá temos um latão do lixo aqui tão perto…

E os miúdos são criados neste tipo de ambiente…

Ser do Sporting para toda a vida, meus caros, isso era dantes.

Mas é contra esta perda de valores e ideais que temos que lutar, já não está em causa só a falência do clube mas a sua sobrevivência daqui por 20/30/40/50 anos porque nessa altura muitos de nós infelizmente já não estaremos cá e os que estarão serão já “velhotes” e precisamos dos nossos miúdos para manter a chama e os ideais Leoninos vivos e acesos.

Por tudo isto (e muito mais) é que temos que arregaçar as mangas e ir à luta e dizimar todo o mal que nos corrói por dentro o clube que põe em risco o seu futuro para que os nossos miúdos tenham a possibilidade de conhecer o GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, um clube tão grande como os maiores da Europa!

Leiam, em voz alta, aos miúdos, os posts inflamados que algumas almas têm publicado por aqui, pá!
Aposto que os putos nunca sequer pensarão em outro clube.

:arrow:

E além disso nunca deixar de relembrar aos miudos, que os corruptos e as galinhas são batoteiros, com o meu sobrinho resultou, quando tinha uns 4 anos andava a dizer que era dos corruptos, bastou eu dizer-lhe que esse clube era só batota, até ao dia de hoje, agora tem 6 anos, nunca mais disse que era dos corruptos e se agora alguém lhe pergunta se ele é dos corruptos, a resposta dele é logo, desses não que são batoteiros.

Como vêm não é necessário andar a mentir aos miudos ;D

Meus amigos eu não sou adepto/sócio do SPORTING porque ganha, eu sou porque o amo e amarei toda a minha vida.
Quem muda de clube hoje muda amnhã basta que as coisas se invertam por isso não me preocupa, eu quero esta corja dali para fora para que o clube possa reerguer.
SPORTING HOJE E SEMPRE.

Eu também venho de uma casa sem tradição futebolista, a minha família é Sportinguista mas nunca vai há bola, também eu cresci na altura da travessia do deserto e só aos 18 anos me tornei sócio. e sabem como ? Fui ver um jogo do Sporting, meia final da taça de Portugal contra o Boavista (Já não íamos a uma final há muito tempo e esta era a grande oportunidade) e perdemos já no prolongamento… grande balde de agua fria, só que logo na Segunda feira a seguir fui-me tornar sócio do Sporting porque senti que o Sporting para o bem ou para o mal ia ser sempre parte da minha vida.

Tenho três primos mais novos, um que agora tem 16 anos, outro com 14 e outro com 10.

Os três muito rapidamente se tornaram adeptos do Sporting porque como eram muito ligados a mim, facilmente lhes incuti isso!

Hoje em dia, o de 16 anos continua adepto do Sporting (foi comigo à final do Jamor a época passada) porque ainda teve a possibilidade de ver alguns momentos bons do clube, o de 14 é do benfas (por influência de família mais próxima e porque não queria ser gozado por causa do Sporting) e o de 10 é dos porcos (simplesmente porque é o único que ganha)…

Infelizmente é constante, não há grande coisa que motive neste momento os mais novos a serem adeptos do Sporting Clube de Portugal.

Um puto bem educado e com personalidade, não muda de clube. E quando digo bem educado, não me refiro a ter alguém a incutir o sporting ao miúdo. Refiro a ter bons valores, bons princípios e boa auto-estima.

Eu confesso que escolhi ser do Sporting poruque a minha mãe, quando tinha uns 4 anos, comprou-me o equipamento do Sporting (não havia equipamento completo do benfica, clube do meu pai). Desde aí sempre fui do Sporting, apesar de já estar na universidade quando vi pela primeira vez o clube a ganhar um campeonato.

Seja como for, futebol é um hobby, passatempo. O Sporting não está acima de nada nas nossas vidas, nas nossas prioridades. É natural ficarmos um pouco aborrecidos nos minutos a seguir a uma derrota. Ou não querer falar do Sporting nos dias seguintes. Agora, “saltar a tampa”, chorar, discutir com as outras pessoas, faltar com as suas obrigações para com a família para ir ver futebol ou pagar as quotas… Nã. Não sou apologista do " a religião/futebol é o ópio do povo".

Eu gostaria que a minha filha fosse do Sporting. E não acho que isso signifique “sofrimento” ou “tristeza”, mesmo que desça para as distritais. Já temos tantas preocupações na vida, que não temos que nos preocupar com o futebol, os gatunos que lá andam e com jogadores que ganham fortunas a brincar à bola.

Olhando apenas para esta parte do teu post… Ora que raio… Eu sinto-me e sei que sou uma pessoa com valores, com princípios e uma pessoa bastante bem educada (se calhar um dos meus defeitos é mesmo o de por vezes o ser em demasia até), e confesso-vos uma coisa: não nasci Sportinguista!

Sempre vivi com os meus pais, mas passava o dia todo (por os meus pais naturalmente estarem a trabalhar) numa ama no centro da cidade do Porto. Não era a típica creche de hoje em dia, mas sim uma família de excelentes pessoas que tomavam conta de crianças. Ora toda a gente dessa família, como grande maioria dos portuenses, eram (e continuam a ser os poucos (infelizmente) que ainda restam) ferrenhos pelo fcp e como tal sempre conseguiram incutir nos miúdos um gosto pelos porcos… e eu não fui diferente (a excepção foi o meu irmão que sempre foi do Sporting). Até que por volta dos 7 anos, por influência do meu pai (na altura foi por ele, também Sportinguista, dizer que iria ver os jogos e não me levaria por não ser do Sporting) acabei por acompanhar o clube até que só via Sporting à frente e neste momento sou doente pelo clube (sendo que ele acabou por nunca me levar a ver um jogo do Sporting!).

Por isso não faz sentido algum julgares crianças por mudarem de clube quando estão ainda a cada dia a alimentarem o seu conhecimento, a descobrirem o mundo e a cultivarem os seus valores e princípios.

Obrigado, cornos mansos. Obrigado, engravatados “credíveis”.

Um amigo meu Sportinguista, apesar de não ser fanático, tinha um grande desgosto por causa de o filho ser adepto do benficaca. O filho passava muito tempo com o avô e um tio do lado materno que eram lampiões e estes influenciaram o miúdo. Ele tem 9 anos e pelo menos desde os 5 que afirmava peremptório, testemunhei eu várias vezes, que era do benficaca. Este ano, em Junho convidei o meu amigo a visitar o Museu do Sporting em Leiria e ele desde logo ficou impressionado com o espólio e principalmente com o fervor Leonino desse Grande Leão chamado Bernardes Dinis. Logo ali ficou combinado que tentaria levar lá o filho para lhe mostrar o Museu. Talvez ficasse com mais conhecimento da grandeza do Sporting. No dia da visita, o meu amigo, sabedor da sua paixão pelos lamps, disse-lhe que iam às piscinas, mas depois pararam à frente do museu. O filho, apercebendo-se do emblema do Sporting na entrada disse que não queria entrar e que era do benfas e chorava desalmadamente. Então, Bernardes Dinis, bem ao seu jeito convenceu-o de que seria só uma visita, fez umas brincadeiras e ele acabou por entrar. Foi vendo as coisas meio acanhado e sempre relutante mas a pouco e pouco foi-se soltando e até já se ria perante o estilo exuberante e bem disposto de Bernardes Dinis. O certo é que a forma como o fogoso Leão Fundador do Museu foi explicando os factos e mostrando as peças fez com que o miúdo se entusiasmasse e começasse a ficar dividido. No fim, depois de conhecer melhor a rica história e a amplitude eclética que dá essa incontornável grandeza de nível mundial ao nosso clube, já afirmava que realmente não sabia que o Sporting era assim e depois disse que até já gostava do Sporting. Felícíssimo mas contido, o meu amigo disse-lhe: Filho, não tens que mudar de clube mas se quiseres também podes gostar do Sporting. O filho admitiu e o Pai logo ali comprou-lhe um equipamento completo da época passada. Como sabemos, é muito bonito e o miúdo também achou isso e …imaginem quis vesti-lo logo de caminho e disse: A partir de agora também sou do Sporting! Olhem, eu nem conseguia acreditar e acho que foi a mudança mais rápida de clube de que me lembro de ter conhecimento. Eu dou aulas na escola do filho do meu amigo e sou professor de inglês da turma dele. Desde que o ano lectivo começou que comecei a ver o rapaz todo equipado à Sporting(equipamento lindo!) a ir para os treinos do futebol nas escolas do clube local. Nem queria acreditar! Passaram umas semanas e o Sporting começou a ter estes resultados miseráveis no futebol e pensei. Entretanto diz que afinal fez mal em mudar ou assim… mas ontem , um dia depois da nossa enésima derrota, com o setúbal, lá estava ele, todo equipado à Sporting, com um sorriso na cara e a ver se eu reparava nele, pois sabe que sou Sportinguista. Apeteceu-me chorar!
Quantos não teriam voltado logo atrás com a palavra perante esta situação? Até mesmo alguns adultos dizem que já não apoiam o sporting e este miúdo que era lampião e com os nossos resultados miseráveis aparece ali todo orgulhoso de ser Sportinguista!
Isto sim é um exemplo para muitos! Uma lição de esperança para outros! Nunca é tarde e tudo é possível! A paixão pelo Sporting pode surgir a qualquer momento e não tem limites! Basta ter fé! Quando menos se espera, eis que o Leão renasce pujante e cheio de raça para fazer justiça face aos seus detractores e quem à traição o espezinha! Lembrem-se, por cada Leão que cair, outro se levantará!
Viva o SPORTING CP !

Peço desculpa, mas não insultei ninguém e nunca insultaria posso passar um bocado do aceitável para com quem está na liderança do Sporting Clube de Portugal, mas porque quero sempre mais, mais e mais para o nosso Sporting, mas daí até ser mal-educado vai uma distância bastante grande. :great:

Boa ideia, mas espera por uma altura em que a equipa esteja a jogar melhor do que agora, senão podes desiludi-la! Eu também levei o meu filho de 3 anos e meio ao estádio no jogo com o Estoril, e apesar de empatarmos 2-2, ele fez uma grande festa com os nossos dois golos. No final do jogo, estava sempre a dizer que queria uma bandeira, e ao passar pelas bancas no Campo Grande comprei-lhe a primeira bandeira do Sporting e ele ficou todo contente. Por enquanto ele ainda não percebe que estamos numa crise profunda de resultados, mas ele já revela tendência para ser Sportinguista porque sabe que eu tb o sou!

Agora só espero que o nosso Clube (nomeadamente a equipa de futebol A) recupere desportivamente, para poder levá-lo mais vezes ao estádio, e ver o nosso Sporting ganhar.

Assim, e a incutir-lhe os valores da honestidade, do respeito, e da perseverança, estou certo que o meu filho será um fiel leãozinho! Sem eu nunca lhe ter dito nada, já disse “O fifica não presta!” :lol:

Afinal o nosso lema é: “Esforço, dedicação, devoção e glória, Eis o Sporting”. E este lema também se aplica a tudo o que envolve criar um filho!

SL

Sportinguista até à morte, ganhando a champions ou nas distritais, disso podem ter a certeza.
Ah, e nunca tive nenhuma influência familiar para me tornar do Sporting, aliás, nem sei sequer como me tornei Sportinguista, mas o que é certo é que o sou.
Mas compreendo o que o Litos diz, muitos miúdos mudam, a maioria vai um pouco “ao sabor do vento”, e falo com conhecimento de causa.

tentei passar esta mesma mensagem com o exemplo da caderneta Sporting, já para ão falar de uma ida ao museu em alvalade…

volto a dizer, o meu puto tem andado triste, mas continua orgulhoso doSporting comoum todo… não deixa porém de ser crítico para com a equipa principal de futebol