'O meu filho perguntou-me se podia mudar de clube' - Litos

Tenho 4 filhos e são todos do Sporting,mas perante esta desgraça alhearam-se aos poucos de ver os jogos e aconselham-me a fazer o mesmo… para o bem da minha saúde,sei que o devia fazer,mas não o consigo. :think:

Alvar, desculpa mas estás enganado em relação a mim, pois não tenho orgulho em ser Português, pelo contrário tenho vergonha de viver neste país de corruptos e mentirosos.

Trabalho honestamente desde 1982 e ganho 726 euros sempre paguei as minhas coisas e não tenho nada porque não sei viver na sujidade em que vivem esses mentirosos que nos roubam há muitos e muitos anos.

Neste país de corruptos a trabalhar ninguém consegue nada de nada.

Como é óbvio as nossas filhas estarem bem e serem felizes é que é importante, mas dói sempre no coração não ser daquele enorme amor que nos acompanhou sempre pela vida fora o nosso Sporting sou Sportinguista porque o meu falecido avo e pai eram e serei até morrer e doí-me muito saber que uma das minhas filhas pode não ser, tens razão quando dizes que pode ser uma fase, mas que custa lá isso custa.

É verdade. Sempre fui eu e mais um ou dois nas turmas TODAS por onde passei desde a primária até à faculdade. Grave é quando se trata na zona de Lisboa, ainda assim não é nada do outro mundo no meu entender. Não me aquece nem arrefece o tema. Triste é este indivíduo encontrar esta forma de aparecer nos jornais.

Só para destacar o que este forista escreveu e dar seguimento à minha opinião. Nem mais, é mais um naquela do tacho e tal, “também sou um grande sportinguista, há aí espaço para mais um?”

Ó Litos… cala-te!

SL

Mas eu quando era puto ouvia lá o presidente do Sporting. Sabia que era o Sousa Cintra e pouco mais. Dou o braço a torcer era nos ídolos. Na altura ficava maluco só de ouvir falar do Figo, do Balakov ou do Jusko!

O meu tem 16 anos e cedo o puxei para ser do Sporting, passado alguns anos queria ser do porto, tive que lhe dar a volta, agora nem sabe quando o Sporting joga, eu tento nao lhe dizer, nem quando joga nem como ficou o resultado!!

Nao tenho a certeza se ele e realmente do Sporting, face a este acomular de derrotas, nao o quero pressionar, mas de uma coisa eu tenho a certeza do benfica nao e!!

Detesta o benfica com todas as letras , mas tenho pena que ele nao seja um sportinguista convicto, seria sinal que o Sporting nao estaria nesta situacao incrivel negativamente!!

Tudo a insultar o homem… Ninguém percebeu a mensagem…

:arrow:
Sim, parece claramente um “toque a rebate”. Prévio de um “toque às armas”.
Antes que seja dado o “toque a finados”.
:think:

Eu já contei aqui. O meu primeiro “trabalho” foi como monitor num ATL em Lisboa, nos Olivais…tive ao meu cargo uma turma da 3ª classe no primeiro ano, no segundo ano transitaram para a 4ª classe e eu continuei com eles. Durante esses 2 anos, por entre os “meus” miúdos e os dos outros/outras monitoras, havia um 50/50 de miúdos do Sporting vs lampiões…com alguns que se contavam pelos dedos de uma mão que eram dos corruptos. Posso dizer que na minha sala havia provavelmente mais miúdos do Sporting e havia um que era dos corruptos…eram uns 12 do Sporting, 8 dos lamps e 1 dos corruptos.

Viviamos o pós 2002, em que o “Só eu sei porque não fico em casa” era um hit na altura. Era normal mesmo apanhar alguns miúdos que nem eram do Sporting a cantarolar a música.

Conclusão, o Sporting entrava na casa destes miúdos de outra maneira, a arma de destruição em massa que foi o roquettismo ainda não tinha apanhado o clube da forma como hoje.

Hoje a cantiga é outra.

Felizmente eu não convivo com essa realidade de uma forma muito directa. Hoje já não convivo com miúdos que não sejam os da família, e como já disse aqui, a minha família e a da minha namorada são famílias em que o Sportinguismo vence na casa do 3 para 1 em relação ao lampionismo. Do meu lado só o meu avo materno é das galinhas, todos os outros familiares mais próximos são do Sporting.

Ora…vivemos o Sportinguismo muito, muito…ora eu tenho gamebox, a minha namorada tem gamebox, o meu pai tem, o pai dela tem, o avo dela tem, a irmã mais nova tem (e que Sportinguista já temos aqui pessoal). E garanto-vos que não será na nossa família que vamos deixar algum primo por exemplo passar para o dark side com facilidade. Alguns primos têm pais do benfica, mas ficaram do Sporting, outros têm um irmão, mas acabaram por ser do Sporting.

Passem a msg aos mais pequenos, contem-lhes as histórias deste ENORME CLUBE, eu sei que é difícil, mas façam-lhes entender que o Sporting não é isto, não é este Sporting…é muito mais que isso, para não dizer é um Sporting completamente diferente, aquele que todos que escrevem aqui aprenderam a AMAR.

E já agora no processo, ensinem-lhes que ser “lambuças” é tão mau como ser dos lampiões.

Desculpa mas estiveste muito mal mesmo!
Então mas afinal és do SPORTING CP, Clube Centenário e maior Força Desportiva do País e um dos mais titulados e ecléticos do Planeta que preza a verdade desportiva desde sempre e os valores éticos ou és adepto dessa gente sem princípios que momentaneamente está ao serviço do nosso clube? Coitado do SPORTING CP…tem sempre de sofrer duas vezes… Querias ser honesto e praticamente incentivaste a miúda a ser adepta de um clube esse sim aldrabão e sem princípios?? Realmente não sei que honestidade foi essa se não lhe ensinaste os podres dos outros >:(

Tudo nao , eu nao, mas estou contigo, sera possivel que nao entenderam o que o litos queria dizer?

A Mensagem e clara!!

Se um filho meu me perguntasse se podia ser das galinhas ou corruptos contava-lhe todas as lindas histórias acerca desses 2 clubes que me fazem nojo…

Eu, muito naturalmente, culpo o Litos.

É fácil, para mim, culpar o Litos. Ou melhor, culpar a forma como ele ensinou o Sportinguismo ao seu filho.

Eu acompanho assiduamente o Sporting desde 1993/1994. Todos sabemos o que aconteceu nessa época. Sabemos também que as épocas posteriores não foram nada boas: jogadores bizarros, treinadores de trampa, o Porto de Jardel, etc.

Eu fui excepcionalmente bem educado. Em tudo, isto é. Nunca ponderei dizer ao meu pai, nem nunca sequer o pensei, que estava a pensar em mudar de clube. Vesti orgulhosa e naturalmente o Sportinguismo que corre na família praticamente desde a fundação do Sporting. O meu bisavô foi Membro Associativo do Sporting Clube de Portugal, a primeira denominação dada ao que hoje são os sócios do clube. O meu avô é sócio há mais de 75 anos. O meu pai foi sócio durante quase 55 anos. E eu só deixarei de o ser se não houver instituição que receba o meu dinheiro todos os meses.

O meu Sportinguismo foi particularmente marcado pela atitude do meu pai quando o Sporting perdia. Ele dizia-me sempre que era nestes momentos que ele mais sentia o seu amor pelo Sporting. Terminava sempre com um “Sporting Sempre”. Estes momentos enraizaram-me o Sportinguismo nas profundezas do meu coração, da minha personalidade. Eu sou um orgulho sócio do Sporting. Sou um Sportinguismo muito orgulho por o ser. Não há cá qualquer vergonha em ser do Sporting. E faço sempre a defesa do Sporting quando o assunto envolve futebol.

Ser do Sporting - ser verdadeiramente Sportinguista e não apenas gostar do clube - não é amor ao alcance de qualquer um. Isto não é para todos. E se uma pessoa é verdadeiramente Sportinguista, não pensa nunca em questionar se o seu amor pelo Sporting é mais uma dor do que um benefício.

Muito fácil - e um sinal de uma personalidade vulgar - apoiar o mais forte, gostar do mais conhecido, simpatizar com o que vence, apenas por essas realidades.

Sporting Sempre, o resto é conversa e não trocaria o meu amor pelo Sporting - porque acarreta mais do que o clube em si - por nada.

O Sporting precisa dos seus adeptos quando? Quando está a vencer? Ou quando está como agora? Pois, e o que dizer dos que abandonam o clube quando ele mais precisa? Traidores! Fácil virar as costas e fazer de conta que não é nada connosco.

Um Sportinguista verdadeiro não questiona o seu amor pelo clube seja em que situação for. Ponto final. No dia a seguir a esse miserável jogo da época 1993/1994, estava eu na escola a dar o peito às balas, a ser gozado pelos putos que eram do outro clube! Depois daquela fatídica semana da época 2004/2005, principalmente após os dois jogos, estava eu na Secundária de Mem Martins com o cachecol do Sporting, bem visível, à volta do pescoço.

Chev Chelios, eu percebo-te porque eu também sou “fundamentalista” no que toca ao assunto de mudar de clube. É uma questão de carácter/personalidade, mas temos que ver (tal como tu também percebes e por isso culpas o Litos) que nem todas as pessoas crescem nos mesmos ambientes e nem todos têm a mesma “estrutura” mental ou educação que os faça pensar de determinada maneira.

Se eu tiver um amigo adulto que decida mudar de clube… essa pessoa para mim deixa de contar, deixo de confiar nela. E até pode ser um gajo do slbosta ou dos corruptos do norte que decide mudar para o Sporting, é a mesma coisa (aqui apenas excluo aqueles casos em que a ligação a um clube não era muito forte, um simples simpatizante ou até menos que isso). Uma mudança de clube, significa que existe algo de errado na personalidade e carácter da pessoa, já a somar à falha inicial que existiria no caso da pessoa ser inicialmente do slbosta ou dos corruptos (porque ser dos que ganham é fácil). Mas isto só é assim, quando falamos de pessoas adultas e não de crianças. Um adulto tem mais facilidade em lidar com a dor psicológica da derrota ou da humilhação.

E não são apenas os “verdadeiros”, os que vão morrer de Leão ao peito, que fazem com que o Sporting seja grande.
Porque a verdade é que se contarmos só com os verdadeiros, com os Leões, então secalhar em 3 Milhões de adeptos, teríamos apenas 1 Milhão a apoiar o Sporting (sinceramente não sei, secalhar até menos).
Aos verdadeiros, juntam-se muitas pessoas que também engrandecem o clube (parece estupidez mas não é), porque contribuem para o número de adeptos.

Sendo irónico até posso dizer que secalhar é isso que o Godinho Lopes quer testar… secalhar ele quer ver quantos Leões verdadeiros existem e por isso quer meter o Sporting na 2º divisão. E depois vamos ver quantos vão estar a apoiar o Sporting.

Mas também acho que se no Sporting “entrassem” apenas os verdadeiros, poderíamos ter uma dimensão social menor, mas não nos atacariam a dignidade e o orgulho com tanta facilidade e certamente que o clube não estaria tão minado e tão podre como está.

Gosto do muito que se escreve aqui sobre isto sendo que mais de metade nao tem filhos…

Pior do que isso são os gajos já adultos que simplesmente viram a casaca. E olhem que os há e, principalmente cá no norte, não são assim tão poucos. A esses costumo dizer que nunca foram do Sporting, apenas pensavem que eram.

Não, eu não percebi a mensagem. Tenho de ler outra vez… complicado. Expliquem-me lá “aquilo” por favor. É que não tenho filhos e é claramente só para quem os tem possa percebê-la. Deviam ter dito qualquer coisinha…

Para alguns de vocês perceberem o que EU quis dizer:

Se eu fosse uma figura pública jamais faria aquelas declarações para um jornal, televisão, rádio, internet etc sobre o meu clube. TUDO e TODOS enxovallham o clube. Olhem sabem que mais? Mais un quantos miúdos devem ter passado para outros lados só pelas declarações dele.

Repito a minha mensagem mas de outra forma:

Grande litos.

Tu entendes Litos como uma figura publica…
mas alguem com menos de 20 anos sabe sequer quem é o Litos? e figura publica?
Agora é efectivamente um Sportinguista e Grande.

O tempo da ditadura já lá vai, ou agora por nao se concordar com o rumo de algo, temos que estar calados e acenar com a cabecinha?
É por merdas dessas e por outras que o clube está como está!

Litos é sportinguista como eu e se me perguntassem na rua o que eu achava, tambem punha a boca no trombone.

Como é que isto se evita? fácil…trabalhar com competencia, rigor, qualidade e apresentar resultados.

Ainda bem que ainda há Sportinguistas como tu. :clap:
Infelizmente, muitos Sportinguistas são voláteis e andam ao sabor de resultados adulterados ou da imprensa lampiónica.
É claro que não estou contente com o nosso momento no futebol da equipa principal mas felizmente ainda não perdi a capacidade para perceber que há muita gente que fez e continua a fazer mal ao nosso clube impunemente por sermos ingénuos e querermos jogar limpo.
O que tento ensinar ao meu filho é que somos do SPORTING sempre! Queremos ganhar mas com verdade porque o que nos move é a nossa consciência! Eu nunca festejaria um golo marcado com a mão, teria nojo dessa glória podre!
Nós amamos o SPORTING CP e é nestas horas que mais temos de o mostrar porque há milhentas razões para termos orgulho no nosso maravilhoso clube. Quem só sabe o que os jornais lampiónicos escrevem obviamente que não está em condições de defender o nosso clube perante os aldrabões.
Informem-se correctamente e percebam que este clube que todos agora espezinham ainda há uns meses esteve perto de ganhar a Liga Europa em futebol contra tudo e todos, contra ricos e barões. Lembrem-se que ganhámos em 2010 pela primeira vez no País uma competição Europeia de Andebol! Estivemos também na Final da Liga dos Campeõs de Futsal em 2011! Estivemos este ano nas meias-finais de cinco!!! competições internacionais (futebol, futsal, andebol, futebol de praia,atletismo(final depois)! Nos últimos 18 anos, mesmo roubados e com tantos resultados viciados a favor de ouros ganhámos mais que os lampiões aldrabões nessa modalidade podre que é o futebol desde que existe dinheiro! Estivemos à beirinha de ser o primeiro único clube da Europa a conquistar troféus em cinco modalidades diferentes! Somos o único clube do Mundo que já disputou finais de competições internacionais em oito modalidades diferentes! Olha, visitem o museu MUNDO SPORTING e tenham orgulho no nosso fantástico clube!

E somos muitos mais assi. :victory: Que o Litos não o seja, o problema é deçle.

Bem, o meu puto com 3 anos só se preocupa em ser do clube do pai, mesmo assim no início deste ano lectivo tive um pequeno dissabor.

Numa 2ª feira, estava eu a trabalhar em Lisboa, e a primeira coisa que ele diz à mãe quando o foi buscar à escola foi o seguinte: “diz ao pai que já não sou mais do Sporting. Agora sou do porco como o Martim.”. Apesar de boavisteira, ela tentou dar-lhe a volta, mas nada.

Já em casa, liga para mim, e ele pede para falar comigo para me dizer que não é mais do Sporting.
Epá, fiquei lixado. O sacana mentalizou-se para aquilo e nem queria saber de ouvir ideias contrarias. Raio do fedelho! :wall:

Entretanto passaram 2 ou 3 dias e ele por vontade própria mudou de opinião, e regressou ao Sporting. Quando na 6ª feira cheguei a casa o meu pequeno sportinguista estava de pazes feitas com o clube. :victory:

Mesmo assim ficou o alerta. Ainda vou ter que lhe tatuar o emblema do clube. :mrgreen: