'O meu filho perguntou-me se podia mudar de clube' - Litos

Isto do " O meu filho perguntou-me se podia mudar de clube " não é de agora. Lentamente o Sporting morre, morre…mas as pessoas pelos vistos continuam a votar nos ‘mesmos’…parece que só quando descermos é que o pessoal acorda (principalmente a velhada, com todo o respeito).

Perfeitamente natural. :inde:
Eu ando a tentar que o meu sobrinho me siga as pisadas mas ou isto muda muito ou não consigo fazer nada dele.

Realmente…o Litos calado é um poeta!!!

Gtony, compreendo o que dizes, mas acho que essa preocupação não nos deve assolar. O que os outros palermas pensam não nos pode interessar. E creio que é importante começar a debater ideias para manter o Sportinguismo vivo, pois está mais que visto que o futebol não o fará.

“Posso estar doido, mas continuo sportinguista na mesmíssima medida. Maus momentos, momentos falhados, momentos de fracasso, de derrota e de desespero fazem parte da vida e também da vida de um clube. Nos clubes, como na vida, não se ganha sempre. Eu, pelo menos, não sou do apenas Sporting vencedor. Sou do Sporting de todos os momentos - bem como o meu filho que é livre de mudar de clube obviamente mas não faz tenções disso.” Pedro Boucherie Mendes

Estas passam ao lado.

Os meus primos, com 12, 10 e 8 anos são os 3 leões. Já viram várias derrotas ao meu lado. Vacilar? Equacionar mudar? Claro que não. Isso é para os fracos.

O Pinto da Costa também não…

Se ele lê isto ainda começa uma campanha de oferecer rebuçados nas escolas para os miúdos serem do fcporco… porque se os árbitros já adultos e muitos deles lampiões se deixam comprar, não vejo porque é que os miúdos inocentes e ainda sem clube hão de recusar…

É fácil falar em força mental e tudo mais quando já se é adulto.
Mas para as crianças as coisas não funcionam da mesma maneira, é diferente.

É totalmente normal que as crianças tenham dúvidas acerca do clube que devem apoiar.

Já quando se fala de pessoas adultas (com 18 anos ou mais), acho que a conversa é diferente e tem muito que ver com o carácter de cada um. Para mim, antes morto, do que mudar de clube… mas isso sou eu e outros que já somos adultos.

Isso é tudo muito bonito McCandless, e talvez se aplique a faixas etárias acima dos 18 anos (os teus exemplos são mais baixos, e provavelmente uma raridade), mas nos mais novos é pura ilusão pensar que há muitos Sportinguistas. Eu convivo diariamente com essa situação e digo-te que muitos nem sabem o que é o SCP.

Eu acho que devemos ensinar aos miúdos que somos do SPORTING CP por ser um clube honesto que não gosta de ganhar a qualquer preço e que defende a verdade desportiva e os valores éticos. Fico muito triste quando o SPORTING CP não ganha, seja lá em que modalidade for, mas fiicaria muito mais triste se fosse um clube corrupto, mafioso, batoteiro ou aldrabão. Devemos ter orgulho nos nossos lemas e ideais e nas muitas vitórias que temos tido na nossa muito eclética história. Mostra ao teu sobrinho as escutas do apito no youtube e ele já saberá a razão de o porco ganhar tantas vezes ou então se inclina para o benficaca mostra-lhes os factos dos últimos 18 anos de futebol, em que apesar de parecer que o fificócó é campeão todos os anos e fazer a capa de todos os pasquins o que é certo é que tem 2 campeonatos, 2 taças e 1 supertaça e nós, sportingzinho, temos 2 campeonatos, 4 taças e 5 supertaças… Dá que pensar… E ainda fomos a uma Final europeia e uma Meia-Final e eles nada… Pois é, vale apena ser fanfarrão e aldrabão e ter uma imprensa que publicita fantasias. Nós, roubados continuamente e massacrados pela tendenciosa imprensa com mentiras e notícias distorcidas e encomendadas até temos resistido heroicamente!
Deixem-se de histórias! Visitem o Museu Mundo Sporting e aprendam a perceber a verdadeira dimensão do nosso Enorme Clube! Não sei se podem visitar o Museu dos outros porque esses clubes tão ganhadores e gigantes nem sequer têm um!
Nós somos LEÕES! E eu Orgulho-me de ser LEÃO! Corrupto ou aldrabão, isso é que não!

E por esta e por outras que o GL e o Roquetismo tem de desaparecer de Alvalade!

A minha filha nem dois anos tem, por isso ainda não liga nada a bola.
Não quero que ela conheça um sporting como o actual, se a corja ainda la estiver daqui a uns anos, prefiro é que ela nunca ligue a bola do que sofrer por causa destes animais.

Filho meu que fique lampião leva umas bofetadas para ver se acorda prá vida!

Diz-lhe que o deserdas se ele se virar para os lamps :twisted:

Tenho a meu cargo (juntamente coma minha esposa) uma menina de 4 anos (é nossa afilhada e sobrinha, filha de uma irmã da minha esposa). Como já referi neste fórum casei com uma benfiquista, assim como toda a família dela, e mesmo dentro de portas tenho a minha mãe e a minha madrinha benfiquistas. (Alias, a minha mãe e madrinha foram atletas do benfica em várias modalidades, assim como o meu avô materno mas neste caso apenas na disciplina de “marcha” no atletismo; para fechar a minha avó foi funcionária do benfica).
Quando a miúda veio parar a nossa casa nada lhe disse sobre a sua orientação clubistica, mais, ainda por cima a ter agora “duas novas avós” benfiquistas achei que era uma luta perdida à partida.
É habitual ver os jogos em casa, num pequeno escritório onde estou habitualmente; sozinho ou com 1 ou outro amigo (Sportinguistas). Naturalmente ela gosta de estar ou pé de nós um bocadinho a ver o que nós estamos a fazer, a adrenalina do jogo passa para ela, é então que ela rapidamente percebe que “há vida” para além do benfica e que existem outros clubes, um deles chamado Sporting. O 1º jogador que “aprendeu” foi o Capel e já conhece outros.
Quando está com o irmão, avó materna e restante família, estão sempre a dizer-lhe coisas do benfica e que o Sporting não presta e que o porto é trampa. Eu pelo contrario tenho-lhe dito sempre que se deve respeitar a opção de cada um e que ela ainda tem tempo de “ser” o que quiser.

Ontem, durante o jogo, lá veio ela um bocadinho para ao pé de mim, estava o jogo mesmo a acabar e perguntou-me: “O teu Sporting está a perder outra vez?!” eu respondi com lágrimas a quererem sair dos olhos “Sim… está…” ao que ela responde " Não fiques triste… olha, eu hoje vou ser um bocadinho do teu Sporting, está bem?"

Cheira-me que vou ter ali uma Leoa. Afinal também cresci rodeado de benfiquistas e cai para o lado dos 2 unicos Sportinguistas que havia na família. Um deles o meu Padrinho. Pode ser que a história se repita. Próximo passo: Leva-la a Alvalade em breve :wink:

Também pensava assim, mas fui eu que falhei ao ser honesto e dizer claramente às minhas filhas sem qualquer mentira que este Sporting está repleto de gente sem princípios e aldrabona e como não sei ser de outra forma e infelizmente o meu irmão em relação ao futebol é mais mentiroso conseguiu fazer a cabeça à miúda com mentira atrás de mentira como se os lampiões ganhassem mais que nós, mas conseguiu.

Tristeza é o que sinto por ela ter mudado, mas a minha honestidade sempre acima de tudo.

Mas isto é novidade desde quando?

Só quem vive em zonas como Lisboa é que está algo desfasado da realidade. Nunca tive uma turma com mais de 2/3 sportinguistas (já comigo incluído) nem nunca conheci muitos e sou da Margem Sul!

Tive de esperar uns 11 anos para ver o Sporting ser campeão pela 1ª vez e nunca me passou pela cabeça mudar de clube.

Os que mudam ao sabor das dificuldades, ao sabor das vitórias podem muito bem ficar longe do Sporting. Não fazem falta.

Chamem-me fanático ou o que quiserem, seria um enorme desgosto ter um filho e não ser do Sporting. Faz parte do meu imaginário levar os meus filhos (quanto tiver) a Alvalade, torná-los sportinguistas conhecedores do clube e igualmente interessados por ele. Mas sejamos realistas, queremos ver os filhos felizes, e no estado que isto chegou eu sou tudo menos feliz por gostar tanto do Sporting. Quase que me contra argumentei, é um ponto sensível e que tenho alguma dificuldade em explorar, mas o ponto geral e que deve servir de conclusão é: Para onde caminha o Sporting? Daqui a 20 anos seremos quantos sportinguistas? :inde:

O Sporting está tal e qual como o país, como tenho lido por aqui, em crise e sem solução à vista (no nosso caso acredito que com o líder certo ainda nos podemos reerguer). Ainda hoje vi nas notícias da noite que a taxa de natalidade em Portugal está a baixar drasticamente, sendo que essa diminuição vai afectar em grande escala o futuro do país (pouco interessa para este tópico mas acho que era por causa das contribuições para a SS). No nosso clube enfrentamos um problema semelhante, cada vez “nascem” menos sportinguistas, arrisco a dizer que os novos leões só o são por influência familiar. Ponto positivo: tenho notado alguma preocupação por parte da direção em aproximar o clube dos mais novos, principalmente através do Tour do Leão (ainda o ano passado fui lá e uns três miúdos que gostavam do asslb foram para casa com camisolas do Sporting) :mais: :great:

Rui, não é por aí.
O país também é governado por uma corja de mentirosos e aldrabões, mas nem por isso deixamos de ter orgulho em sermos portugueses.
Tenho duas filhas. A mais nova é Leoa enquanto a mais velha diz-me que é do benfica. Mas percebo que esta última quer mais é se meter comigo ;D. Se calhar é o que acontece contigo também. No fundo, no fundo, acho que concordam mais com a mãe, ou seja, não ligam lá muito para futebol e clubes.
Agora mais a sério, de minha parte não vou mover qualquer influência para que sejam do Sporting. A escolha delas vai merecer o meu respeito, até porque, para mim, são o mais importante cojuntamente com a minha cara metade.
E para terminar, se o Sporting quer ter mais adeptos, tem de os conquistar por si próprio. Como? Acho que todos sabem.

podes crer!

Nasci no início do jejum e vi o Sporting campeão pela primeira vez com 14 anos. Na minha turma dominavam os corruptos e lampiões e mesmo na minha família é quase tudo lamp. No entanto sempre tive orgulho em ser do Sporting e sempre que fazia anos e havia festa lá em casa eu vestia sempre a camisola só para meter nojo. Não é preciso nenhuma mentalidade em especial. Basta educação e o meu pai nem teve de se esforçar muito para eu ser sportinguista. Portanto filho meu será do Sporting nem que se torça todo.

Quem fala mal dos miúdos esquece-se que possivelmente só é sportinguista, porque na altura de decidir apoiar este clube, os seus dirigentes e equipa técnica honravam a sua grandeza.