Relativamente ao calao e as diferentes areas do nosso pais , devo de dizer que nao sou de Minde (Alcanena)mas e la que tenho residencia muito embora nao viva la, e aprendi algum , pouco ,calao minderico!!
Nao sei se ha aqui pessoas que conhecem Minde , mas para quem nao conhece ha 30 anos atraz havia muitas fabricas de malhas, e muitos desses donos ao irem para as feiras criam o seu proprio calao na tentativa (dizem ) de enganar os clientes e entao falavam entre si , para nao serem entendidos, tendo inclusivamente criado o seu proprio dicionario!!
Entao , vou sao dar alguns exemplos da forma diferente como eles se expressavamentre si.
Penis-Mane Sousa
Vagina= Teresa da gaga
Cigano= paivante
Nozes=cascalheiras
Ha ja agora devo de dizer que Minde e uma das poucas terras senao a unica no distrito de santarem que a maioria das pessoas e sportinguista!!
So tenho pena e Do Querido Manha ser de la tambem!!
Eu riu-me bastante é com as pessoas da zona da Póvoa de Varzim e algumas mesmo de Vila do Conde e arredores com a forma como dizem os “ãos”… é que isso não existe quando falam, é mais o “am”! ;D
O Porto é conhecido por a forma como dizem os “ãos” também (onde eu não me incluo por acaso :D), sobretudo nas zonas mais bairristas, mas na PVZ eles dizem de forma bastante diferente… por exemplo "cbram" = cbrao, “pam” = pão, “cam” = cão, “anam” = anão e por aí fora! Farto-me de tripar (existe esta palavra em Lisboa?) com eles por causa disso! :mrgreen:
Lembrei-me de uma curiosa no Porto, não sei se estende para outras localidades ou até se é uma deturpação da minha sogra.
Mas dizerem que “a comida está apetitosa” não é propriamente um elogio mas sim que a mesma está salgada.
Esta lixa-me sempre que falo com alguém do norte… fico sempre a fazer contas de cabeça (porque depois não é só “…menos um quarto”, é também “… quatro menos vinte e cinco” e por aí :wall:).
Não não é. Aqui também se usa. Apetitosa, puxadinha, e a minha favorita: “tem pique”.
Agora um fenómeno aqui de Guimarães: Há uma igreja quase no centro da cidade que se chama igreja de São Gualter. 99,9% das pessoas desta terra dizem: igreja de são Gualtér. Aliás, conheço um Gualter e já ouvi a mãe dele dizer o seguinte: Gualter, mais tarde vai ter comigo à igreja de São Gualtér. Não consigo entender :inde:
Tripar é pouco usado na Margem Sul…isso é se tu te estás a referir ao movimento reflexo quando te fazem alguma coisa. Por exemplo, fazem a simulação de um soco e tu no movimento reflexo afastas a cara apesar de ele não te tocar, e o que simulou diz “tripaste” ou algo do género.
Eu sei não é…putos