O Calão/Variação lexical - Porto/Lisboa , Norte/Sul : Diferenças ?

Hoje estava com um grupo de amigos e estava lá um gajo novo, lisboeta que , aparentemente, vem fazer a faculdade aqui no Porto e ele estava a falar numa linguagem muito estranha.

Que caraças quer dizer - braçe ou braze ou quê - ? Calculo que seja assim que se escreve!

:lol:

Nem toda a malta aqui usa esse termo, até acho que são poucos os que o fazem sendo que eu não o uso. Mas é braze que ele queria dizer.

São aquelas raparigas que se vestem todas de maneira igual, que parecem todas irmãs gémeas, super morenas etc. Não sei se me faço entender. Pode ser também interpretado como uma “betinha”.

Eu sou de Lisboa e nunca ouvi esse termo…

Sou de Lisboa e nunca ouvi tal termo.

Ah, sim. E porque não " betas ", só ? Aqui no Porto chamámos " fozeiras " ( embora também não, seja um termo muito usado ). São as gajas, geralmente, que moram na zona da Foz ( Porto-Matosinhos ). Mas se eu estivesse em Lisboa não usaria esse termo , como é óbvio.

Pois. Eu muito menos.

Utiliza-se bastante na margem sul do Tejo entre o pessoal da escola. É fácil perceber.

Raparigas:

Rapazes:

Obviamente tem outras caracteristicas mas via net é dificil explicar. :great:

Nunca ouvi tal na vida. :o

KingJames ele é mesmo de Lisboa ou Margem Sul??
Na Margem Sul é muito comum essa palavra que, pessoalmente, acho um termo depreciativo.

É só atravessar o rio para ouvir palavras novas? :shifty:

Já tinha conhecimento do termo, mas só através da internet. De facto, não é lá muito fácil explicar/perceber.

Oh raio essa palavra ainda não chegou aqui a Sesimbra, graças a deus que não há auto estradas nem comboios que tragam mais palavras obscenas para aqui :lol:

O termo braze é muito mais usado na margem sul, de facto. Eu, até conhecer alguns amigos do Seixal, nunca tinha ouvido falar de tal termo.

Ninguém aqui conhecia o termo braze? Temos foristas a ficarem velhos :mrgreen:

Usa-se mais na margem sul porque em Lisboa há “brazes” aos montes, na margem sul é que como há mais “xungas” distingue-se mais os “brazes”

“Braze” basicamente são betos que se vestem com um estilo mais skater tipo com volcom, vans, wesc, enjoi, element, vox, marcas assim e depois aqui em lisboa também há os betos surfistas que são os das billabongs, rip curl, o’neill, lightning bolt

Já agora uma coisa que descubri há pouco tempo, ao que parece “xunga” no Porto é uma pessoa que é foleira que não fala mal que tem más atitudes e isso tipo de coisas mas em Lisboa “xunga” é tipo uma pessoa que se veste mal. Confirmem-me isto sff

SL

:arrow: :arrow:

KingJames a maneira mais fácil de sabes se é de Lisboa ou da Margem Sul é veres se ele apareceu de camelo ou não :rotfl:

Aqui no Norte (e não só no Porto) o termo “xunga” é realmente mais utilizado para esse fim (ou seja, apelidar alguém ou algo de foleiro(a)), mas também há quem o utilize em substituição do famoso “guna” ou “mitra”, mas são poucas as que o fazem sendo que estas duas últimas palavras que referi são bem mais utilizadas.

Em relação ao termo “braze” que o @King questionou, fiquei sem perceber afinal exactamente o que significa. Já vi descrições relativamente distintas sobre o termo. :mrgreen:

aqui pelo menos onde eu vivo utilizamos xunga em vez de “guna” ou “mitra”, aliás muito pouca gente usa

Tenho um colega meu de Lisboa que quando chegou a Coimbra não sabia o que era um fino…

Eu sou da margem sul e apenas conheço esse termo porque em tempos houve uma discussão idêntica por aqui.

:inde:

Epá, só ouvi “braze” aqui no fórum e pelo que percebi é como se chamam aos “amiguinhos” de roupa de marca que se vestem num padrão bem definido.

Mas achei piada um gajo do norte queixar-se de não perceber o calão do sul quando aqui a pronúncia é bem diferente. :lol:

“Dar lanço”, “tótil”, etc etc

edit: E pedir iscas num restaurante, e servirem-lhe pataniscas de bacalhau.