O Calão/Variação lexical - Porto/Lisboa , Norte/Sul : Diferenças ?

Quando fui para Coimbra também não sabia. Eu dizia Imperial :smiley:

Exactamente como ele :lol:

Pensa que se usava fino em todo o lado (embora também conheça o termo Imperial)

Até se usa, mas aí por Coimbra é mais frequente ouvir essa expressão. Foi o que constatei quando aí ia…

Tópico bem interessante hehe

Eu joguei, durante uns tempos, vários jogos online e usei programas de voz para comunicar (Skype, Teamspeak) e, ao falar com gente de vários pontos do país, fui-me sempre deparando com algum vocabulário desconhecido. Gostei especialmente da malta de Lisboa com o “sotaque de preto”, bem característico e inconfundível, completamente forçado e nada natural :lol:

Mas a maior pérola foi um dia um lisboeta perguntar o significado da expressão arruma-te. Contextualizando: no jogo em que estava, pediram-lhe para saír da frente/abrir caminho/permitir passagem, utilizando essa mesma expressão. É uma expressão pouco utilizada aí em “baixo” ou era apenas ignorância do rapaz?

Sinceramente acho que é mesmo ignorância! :stuck_out_tongue:

A palavra até pode não ser muito dita lá por baixo, mas faz parte do vocabulário e não do dito calão, e quase toda a gente sabe o seu significado!! :lol:

Não é calão, mas a coisa que mais acho piada é quando chamam “aguça” aos afias. :mrgreen:

Aí chegou de certeza, talvez não à tua faixa etária. (não te estou a chamar velho)

Eu pedi um pacote de pastilhas no Porto e não sabiam o que era portanto. :stuck_out_tongue:

O meu medo quando vou a Lisboa é pedir um prego para comer e me tragam um saco de pregos. :lol:

Também é usado por cá.

Já te aconteceu não saberem o que é? :o

Pois, mas para ele o prego é o bitoque. :mrgreen:

Eu sei, agora já é mais comum ser usado, antes só pessoas com raízes aqui do norte mas já radicadas em Lisboa há muito tempo conheciam este termo.

A mim nunca me aconteceu, mas já aconteceu a amigos do meu pai já à vários anos, em que não sabiam o que era um prego. Lá tiveram que explicar.

Exacto como diz o Armas.

No porto nao servem bicas? XD

K1 sesimbra é a capital das brazes da margem sul. As miudas dai sao todas loucas xD

No Porto consta que é cimbalino…Coisa que eu nunca ouvi.

E não me venham com a história das sapatilhas!

Sapatilhas:

Norte: pinchar
Sul: saltar

Norte: canalha
Sul: miudos

Norte: morcao (pronuncia-se morcuum)
Sul: parvo, idiota

Norte: botar
Sul: colocar, põe

Norte: gandulo
Sul: preguiçoso, vadio

Norte: badalhoco
Sul: porco, pessoa de hábitos poucos higiénicos

Norte: bufar
Sul: soprar

Thank u :great:

Opá. Só sei que ele é " daí ". Mas acho que ouvi Lisboa :inde:

Que é que isso do camelo quer dizer ? ( deserto ? Mário Lino ? )

Xunga aqui é como exprimires desagrado. Do género " Hoje o tempo está mesmo xunga! " ou " Estás a ser mesmo xunga comigo! ".

E acho que um Mitra , em Lisboa, é igual a um Guna , no Porto. No Porto reconhecia-se um Guna ( há uns anos, agora nem tanto ) por andarem todos com chapéus da TN da Nike ( iam todos comprar à Foot Loker :mrgreen: ), pousados em cima da cabeça. Geralmente , eram gajos dos bairros que andavam no gamanço. Fdp :twisted:

Isso para mim são sabrinas :inde:

Cimbalino é um café, tem esse nome porque era a marca das primeiras máquinas de café, La Cimbali:

[url]http://cimbali.pai.pt/[/url]

Também é sabrinas aqui na zona.

Também em Lisboa.

Sapatilha: