Nuno Santos

Não chamo nem um nem de outro, criativos… :grin:

Eu não gosto de jogadores com o perfil de Nuno Santos para aquela posição. Muito vertical, muito ligado à corrente, mas quando não há espaços, desaparece que lhe falta capacidade de desequilibrar, falta capacidade no 1x1, nem é particularmente dotado na definição, etc…

Mas ontem era jogo para ter esses espaços.

E diga-se q a concorrência está numa péssima forma.

2 Curtiram

Que eu me lembre, falhou duas oportunidades no último jogo contra o Porto. Nos outros, se a memória não me atraiçoa, não teve muitas chances para finalizar para além dos lances em que marcou.

Num sentido mais restrito, dou-lhes esse crédito. O Nuno Santos até pelo número de assistências do ano passado; o Paulinho porque, goste-se ou não, tem contributos directos e indirectos para outros colegas terem ocasiões em que podem aparecer nas zonas de finalização.

Agora, não interessa muito ter jogadores facilitadores se, depois, não temos gente com capacidade de finalização. Ao tê-los aos dois, acabamos por ter menos poder de fogo e até mais algumas limitações, se pensarmos que faz mais sentido criar rotinas para o Sarabia aparecer a finalizar, ao invés do Nuno Santos.

Parece-me que deveria ter sido titular e que poderia ter feito algo mais.

Ter em conta a quantidade de fora-de-jogo em que foi apanhado para aferir da sua qualidade parece-me pouco válido. Podemos fazer o mesmo exercício do outro lado. Quantas vezes foram apanhados jogadores do Borussia em fora de jogo? São maus?

Parte a parte, as linhas defensivas estiveram muito equilibradas. No stream que segui ontem, o comentador inglês teve uma “tirada” engraçada, dizendo que no jogo todo quem deve ter tido mais trabalho foram os árbitros assistentes.

1 Curtiu

O Nuno é um jogador importante, dá coisas que poucos neste plantel dão mas tem de começar a ser trabalhado como ala, onde já joga em situações pontuais e onde acabou a época no Rio Ave. Dá mais à equipa que o Matheus Reis e o Viagre no ataque e para 70% dos jogos da nossa liga dá.

Abre-se uma vaga para um extremo com magia que tem de ser atacado no mercado. Se possível já de Inverno.

https://twitter.com/nunomsantos11/status/1443161477079343105?s=20

2 Curtiram

Óbvio.

Pareceu-me que a ideia era entrar com a defesa mais desgastada. Que é sempre uma coisa arriscada, porque implica a equipa aguentar até esse ponto, implica que não sejam alemães com pulmões para 180 minutos seguidos.

Eu gosto deste gajo. Não fui daqueles que achou que vinha um perneta qualquer e achei muita crítica injusta, mas também não era propriamente um grande fã. Contudo, a sua evolução e dedicação têm-me conquistado.

2 Curtiram

O Nuno Santos é um “cruzador”. Não no sentido do Capel, q tem obviamente mais critério e olha quando cruza.

As suas assistências vêm essencialmente daí.

Portanto mais um municiador que propriamente um criativo, pelo menos como vejo as coisas.

Continuo a achar q o melhor lugar para ele é como ala neste modelo que 2 avançado, pela esquerda.

Ali, gosto de jogadores efectivamente criativos, desequilibradores ( não apenas quando há espaço, como este) ou particularmente dotados na definição, que não é o caso.

1 Curtiu

De acordo. Até porque estar mais longe da zona de definição, o deixa ter mais tempo para pensar.

Também de acordo. Porém, acho que o Nuno podia evoluir para um jogador que fosse mais letal, porque ele tem qualidade técnica (que não, necessariamente, qualidade de drible) e tem velocidade. Portanto, um elemento de maior discernimento podia fazer dele um jogador realmente válido naquela posição.

Parece-me claro que, com o regresso do Pote, o Nuno vai encostar ou recuar.

1 Curtiu

Estou à espera de o ver por lá quando o Pote voltar.

1 Curtiu

Eu também tendo a gostar mais de jogadores criativos. Mas depois olho para o rendimento do NS no ataque em múltiplos jogos e não há como não o elogiar.

É um jogador brutalmente prático. Nesse aspecto, o oposto de Capel: se o espanhol pegava na bola, metia os olhos para baixo e ia correr para a lateral transportando-a, o Nuno não se importa (até gosta muito) de jogar a um toque, ou dois no máximo, receber e entregar rápido, com agressividade ofensiva e de forma incisiva. Não há rodriguinhos nem temporizações excessivas, não é que desgoste disso mas há momentos em que o jogo não está a pedir ataque posicional e sim aceleração no lance ofensivo e ele oferece isso como poucos. Não se agarra a bola para correr com ela metros e metros, também.

Além disso, é um jogador com qualidades notórias a explorar as costas das defesas adversárias. Aí diverge muito de Jovane ou Sarabia, que pedem muito a bola no pé aos colegas que a têm atrás (médios e defesas), ao contrário dele que também a pede no espaço atrás dos defesas, desmarcando-se para aí.

Com o Pote em campo, o Nuno deixa de ser tão preponderante porque já teremos um jogador que tanto pede entrelinhas ou em apoio como se desmarca nas costas dos defesas e pede o lançamento em profundidade para finalizar. Até voltar, estando do outro lado Sarabia, tem de jogar o Nuno em muitos jogos.

É claro que contra autocarros pode e deve jogar antes o Jovane, porque aí não há espaço nas costas dos defesas e é preciso sim inventá-lo com criatividade, receber entrelinhas, definir bem entrelinhas, etc. Mas há muitos outros jogos em que convém ter quem procure movimentos de ruptura e os faça bem.

Claro que o Nuno tem de marcar mais golos mas por exemplo contra o Marítimo teve pelo menos duas boas finalizações que por azar e por mérito do guarda-redes (dependendo dos casos, variou) não entraram.

1 Curtiu

Obrigado pelo golo e entrega de sempre, rapaz.

É a posição que poderá render mais. Esconde as fragilidades, eleva o potencial e os seus pontos fortes. Um jogo competente e mais um golo.

6 Curtiram

Outro elemento com bom rendimento, na posição em que acredito que ele vai acabar por ocupar, com mais frequência.

3 Curtiram

Não é nem nunca será um craque, mas mais uma vez foi decisivo.

Com ele podemos contar sempre e sabemos que apesar de algumas limitações, vai procurar sempre a baliza e ser um jogador perigoso.

Foi-me conquistando. Grande Nuno.

10 Curtiram

Gostei muito de ver o Nuno Santos a lateral, este gajo não é um prodígio mas dá tudo em campo, e isso é meio caminho andado para as coisas correrem bem.

4 Curtiram

Neste tipo de jogos encaixa bem, mas acredito que contra adversários mais fortes não jogará ali, pelo simples facto que o N Santos defensivamente, principalmente no desarme é muito curto.

Até me assustei, não vinha cá desde o jogo com os alemães, e o primeiro comentário não lido era alguém a chamar-lhe “fraude”.

Bom jogo.

2 Curtiram

Foi sem duvida o jogador mais regular da equipa durante os 90mm, fez um golo muito importante que nos deu 3 pontos.

1 Curtiu