Nuno Mendes

Ainda assim, o Marcelo tem só seis Ligas dos Campeões no currículo..

Eu acho que o Nuno Mendes é, neste momento, top 3 do mundo. É ridículo aquilo que joga. Agora, eu acho sempre precoce falar em melhor da história quando é um miúdo e ainda tem tanto pela frente. E depois há a questão do PSG. Todos os títulos internos serão sempre pouco valorizados pela falta de competitividade, logo, a Liga dos Campeões ou as competições pela seleção vão valer muito mais, ao contrário do que aconteceria se estivesse num campeonato espanhol ou inglês.

É esperar que se mantenham os problemas físicos bem longe (algo que já o afetou recentemente) e tem condições para ser lembrado daqui a uns bons anos, mas acho cedo falar já em “melhor da história”.

1 Curtiu

Defende, ataca, assiste, marca, é pouco menos do que insuperável no 1x1 defensivo, é mais disciplinado que qualquer um dos brasileiros…

De todos os laterais esquerdos que vi, o melhor até nem era esquerdino: foi o Junior.

O Maldini era top, mas menos dotado tecnicamente que o Nuno e menos interventivo na parte ofensiva, apesar de ser apto nesse aspecto.

Também vi o Brehme, que acho que era mais permeável defensivamente e também não era canhoto.

É bem possível que o Nuno seja o melhor lateral esquerdo da história. E, para mim, é o melhor jogador do Mundo em termos absolutos.

São opiniões.

Para mim, ainda é cedo para o colocar nesse patamar.

Mas claro, se continuar a ganhar títulos coletivos e contribuir com mais de 10 assistências e for marcando 5-7 golos ano acredito que sim que possa figurar nessa galeria.

Porque quem diminui Marcelo ou Roberto Carlos sinceramente, parece-me que não os viu jogar…

Não se trata de os diminuir, mas acho o Nuno mais “perfeito”. O Roberto Carlos era um portento físico e tinha um pontapé fenomenal, que o Nuno não tem. Mas o Nuno é mais disciplinado tacticamente. Ofensivamente, acho o Nuno mais apto porque ele tanto foge para a linha, como vai por dentro. No limite, estão no mesmo patamar ofensivo.

O Marcelo…tecnicamente, é o melhor de todos. Mas fisicamente e defensivamente, é capaz de ser o pior e a uma certa distância. O Gelson fez gato sapato dele, com espaço nas costas para correr.

Agora, quando vês o Nuno a “secar”, na mesma época desportiva, Yamal, Salah, Saka, etc., e ainda consegue ter contributo ofensivo de monta, mesmo quando, dos dois laterais, é o que mais vezes tem que fazer a linha de 3… para mim, mesmo sendo um pensamento arrojado, é o melhor jogador do Mundo.

5 Curtiram

Já ganhou. E até foi ele a carregar os jogos decisivos.

1 Curtiu

Superar o Roberto Carlos é dificil.

1 Curtiu

Precisamente

Vai ser o nosso terceiro Bola de Ouro.

3 Curtiram

É engraçado dizerem que dificilmente chega ao nível do Roberto Carlos quando, ainda por estes dias, encontrei uma publicação numa rede social qualquer (julgo que no facebook), página brasileira, em que era colocado um vídeo do Nuno Mendes com a descrição a indicar que ‘Nuno Mendes é um lateral de geração’. Nos comentários, a maioria dos brasileiros diziam que sim, que o Nuno joga nas horas do caralh0, e alguns até diziam que ele já é melhor que o Roberto Carlos.

E toda a gente sabe que, para os brasileiros, no futebol, só o que é brasileiro é que é bom…

6 Curtiram

Esse tipo de comparações é inútil e sinceramente acho q o Nuno n precisa desses rótulos inúteis de melhores da história.

E lamento mas para a minha forma de ver futebol o Marcelo n faz parte do lote dos melhores da história.

Seguramente n faz parte dos melhores da seleção brasileira, só o Júnior e Roberto Carlos na seleção desmentem logo essa tese.

Qdo muito pode ser dos melhores da historia do Real Madrid.

Na verdade na história do futebol acho q n tem comparação com o Maldini ou com o Brehme.

E sinceramente defensivamente o Nuno e Marcelo nem há comparação entre os 2.

Acho o Marcelo sobrevalorizado na história do futebol honestamente, n o meto definitivamente no mesmo patamar do Roberto Carlos.

Já vi q o @sotnas mencionou o Júnior, Maldini e Brehme, para mim todos melhores q o Marcelo.

Isso de vencer 6 Champions pelo Real Madrid em era de super clubes e pós Lei Bosman n é parâmetro para avaliar os melhores da história…

Eu acho que é e que será.

No entanto, a história é escrita com letras de ouro… E para isso ele terá de jogar num “Real Madrid”… Ganhar mais troféus… Pode-se não gostar dessa lógica, mas é o que é.

5 Curtiram

Estamos velhos…

2 Curtiram

Tenho de confessar, comecei a ver futebol qdo o Maldini e Brehme estavam no auge, o q o Brehme jogou no Itália 90 o Marcelo nem sonhou fazer na seleção brasileira.

O Júnior n vi jogar, mas vi jogos dele gravados pelo Brasil e aquele Flamengo do Zico.

Era bom, mas isso é muito difícil, raramente alguma Bola de Ouro foi para algum defesa, só me lembro do Cannavaro, mas posso estar enganado!

1 Curtiu

O problema é que Portugal tem seleccionadores de merda e nunca ganhará um mundial. Se não, e se tivesse uma prestação num mundial semelhante à que teve na Liga das Nações no verão, teria de ganhar a Bola de Ouro.
Um defesa que sozinho anula três dos melhores extremos do mundo no curto de espaço de 3 meses e ainda se dá ao luxo de ter um alto nível ofensivo como o Nuno tem, não pode ser ignorado.

Infelizmente não temos igual do lado direito… Nem de perto. Andamos a levar com Dalots e Semedos…

3 Curtiram

Eu acredito. O puto já tem um trajecto fantástico, ainda é novo e nota-se evolução a cada ano. O único senão é mesmo o que disseste, o ser defesa. Mas acredito que com uma certa quantidade de golos, a coisa faz-se. E parece-me que ele sabe disso.

O Mundial é o grande crivo.

Estou a falar da comunidade internacional, não da opinião dos portugueses e até europeus

Basta ver toda a bajulação feita ao Pelé, é com base nos Mundiais que ganhou, não pelas performances propriamente no Santos

Já agora @sotnas o Marcelo melhor de sempre ao pé deste? N me façam rir.

https://x.com/90sfootball/status/1978445759151256054?s=46

1 Curtiu

agora mete aí um lance dele depois do meio campo

4 Curtiram

Perfis diferentes

Não comparo sequer o Maldini ao Marcelo, quanto mais lol

O Maldini era basicamente um grande defesa

O Marcelo foi um jogador que poderia facilmente jogar em qualquer lugar do campo porque tinha uma relação com a bola excepcional

Maioritariamente jogou a lateral esquerdo, mas poderia jogar a médio interior ou inclusive médio ofensivo