Ainda assim, o Marcelo tem só seis Ligas dos Campeões no currículo..
Eu acho que o Nuno Mendes é, neste momento, top 3 do mundo. É ridículo aquilo que joga. Agora, eu acho sempre precoce falar em melhor da história quando é um miúdo e ainda tem tanto pela frente. E depois há a questão do PSG. Todos os títulos internos serão sempre pouco valorizados pela falta de competitividade, logo, a Liga dos Campeões ou as competições pela seleção vão valer muito mais, ao contrário do que aconteceria se estivesse num campeonato espanhol ou inglês.
É esperar que se mantenham os problemas físicos bem longe (algo que já o afetou recentemente) e tem condições para ser lembrado daqui a uns bons anos, mas acho cedo falar já em “melhor da história”.
Para mim, ainda é cedo para o colocar nesse patamar.
Mas claro, se continuar a ganhar títulos coletivos e contribuir com mais de 10 assistências e for marcando 5-7 golos ano acredito que sim que possa figurar nessa galeria.
Porque quem diminui Marcelo ou Roberto Carlos sinceramente, parece-me que não os viu jogar…
Não se trata de os diminuir, mas acho o Nuno mais “perfeito”. O Roberto Carlos era um portento físico e tinha um pontapé fenomenal, que o Nuno não tem. Mas o Nuno é mais disciplinado tacticamente. Ofensivamente, acho o Nuno mais apto porque ele tanto foge para a linha, como vai por dentro. No limite, estão no mesmo patamar ofensivo.
O Marcelo…tecnicamente, é o melhor de todos. Mas fisicamente e defensivamente, é capaz de ser o pior e a uma certa distância. O Gelson fez gato sapato dele, com espaço nas costas para correr.
Agora, quando vês o Nuno a “secar”, na mesma época desportiva, Yamal, Salah, Saka, etc., e ainda consegue ter contributo ofensivo de monta, mesmo quando, dos dois laterais, é o que mais vezes tem que fazer a linha de 3… para mim, mesmo sendo um pensamento arrojado, é o melhor jogador do Mundo.
É engraçado dizerem que dificilmente chega ao nível do Roberto Carlos quando, ainda por estes dias, encontrei uma publicação numa rede social qualquer (julgo que no facebook), página brasileira, em que era colocado um vídeo do Nuno Mendes com a descrição a indicar que ‘Nuno Mendes é um lateral de geração’. Nos comentários, a maioria dos brasileiros diziam que sim, que o Nuno joga nas horas do caralh0, e alguns até diziam que ele já é melhor que o Roberto Carlos.
E toda a gente sabe que, para os brasileiros, no futebol, só o que é brasileiro é que é bom…
No entanto, a história é escrita com letras de ouro… E para isso ele terá de jogar num “Real Madrid”… Ganhar mais troféus… Pode-se não gostar dessa lógica, mas é o que é.
Tenho de confessar, comecei a ver futebol qdo o Maldini e Brehme estavam no auge, o q o Brehme jogou no Itália 90 o Marcelo nem sonhou fazer na seleção brasileira.
O Júnior n vi jogar, mas vi jogos dele gravados pelo Brasil e aquele Flamengo do Zico.
O problema é que Portugal tem seleccionadores de merda e nunca ganhará um mundial. Se não, e se tivesse uma prestação num mundial semelhante à que teve na Liga das Nações no verão, teria de ganhar a Bola de Ouro.
Um defesa que sozinho anula três dos melhores extremos do mundo no curto de espaço de 3 meses e ainda se dá ao luxo de ter um alto nível ofensivo como o Nuno tem, não pode ser ignorado.
Infelizmente não temos igual do lado direito… Nem de perto. Andamos a levar com Dalots e Semedos…
Eu acredito. O puto já tem um trajecto fantástico, ainda é novo e nota-se evolução a cada ano. O único senão é mesmo o que disseste, o ser defesa. Mas acredito que com uma certa quantidade de golos, a coisa faz-se. E parece-me que ele sabe disso.