Pagaram 50 milhões pelo Carreras com 22 anos, e o Nuno Mendes quando foi emprestado ao PSG já era dos melhores do mundo com 19
Lá está. Boa comparação. Eu até já tive esta discussão com outros Sportinguistas.
Eu também me custa dizer o seguinte, mas eu vi muito jogos do Benfica o ano passado (tipo 80%, este ano, por exemplo, vi todos, gosto de ver futebol e ver os adversários) e posso dizer com 100% de convicção que o Carreras fez uma melhor época e foi mais impactante o ano passado do que o Nuno Mendes naquele ano.
Deve ser o saudosismo, tendemos a extrapolar a época do Nuno Mendes. Ele realmente fez uma boa época e mostrou ter muito potencial, mas ele não foi o melhor jogador do Sporting, para mim, nem foi o melhor lateral do Sporting (foi o Porro).
O Carreras foi o melhor jogador do Benfica, ponto.
Isto é um claro exagero. O Nuno Mendes acaba essa época com 1 golo (e que golo) e 1 assistência na liga a jogar a ala (que tem mais propensão ofensiva que a maioria dos laterais). Nem competições europeias tinha jogado ainda (só jogou playoff de liga Europa e fomos eliminados). Ele mostrou Potencial para ser dos melhores do Mundo, não jogou ao nível dos melhores do Mundo na posição naquela época.
Agora, olhando para o que sabemos, é fácil falar. Já falávamos que podia ser dos Melhores do mundo na sua posição. Mas ninguém diria que ia ser dos Melhores de SEMPRE. Ninguém dizia que ia andar na prateleira dos Roberto Carlos da vida.
E os primeiros tempos de PSG nem foram propriamente bons, porque apesar de jogar bem, estava sempre lesionado e com problemas físicos. Até houve uma altura que começou a cheirar a outro Renato Sanches….felizmente as lesões passaram e ele começou a jogar enormidades, ao ponto de agora ninguém questionar se ele é o melhor do mundo, mas sim, se ele pode vir a ser o Melhor de Sempre.
Volto a dizer, foi vendido por 45M (e ainda veio o Sarabia emprestado), podia ter sido vendido por 50M ou 55M, talvez, mas sinceramente, não acho que naquele momento alguém fosse dar mais que isso.
Essas palavras do “mais valia estares calado” assentam-te que nem uma luva. Mas é assim que aprendes a ser mais humilde, não é?
Vamos a factos, ó génio: a 6 de Agosto de 2021, na estreia contra o Vizela, Vinagre foi titular da equipa, por impedimento do Nuno. Ora vê aqui:
Vai ver os comentários a esse jogo, e à prestação do Vinagre em particular, e encontras lá gente a dizer que deveria ser ele o titular.
Agora mete a viola no saco, vai chorar, faz o que quiseres, mas por favor tenta não falar de cátedra sobre aquilo que pode parecer que sabes, mas não sabes.
Ficar bem.
E quem foi o titular até ao fim de agosto assim que o Nuno voltou da lesão? Não foi o que escrevi? Que jogou o Nuno até ir-se embora excepto quando ele estava lesionado. Fartou-se de haver gente a preferir o Vinagre em vez do Nuno
.
Os que preferiam o vinagre ao mendes devem ser os mesmos todos os verões pediam o miguel crespo “para a rotação”.
Eu sei que custa admitir que meteste água, mas é humano: não levo a mal. Tens de aceitar, primeiro, e depois seguir em frente. Eu acho que tu consegues.
Só para que fique registado: o que eu disse, e reitero, é que era do tempo em que havia aqui malta a dizer que o Nuno deveria ser o suplente do Vinagre. E, em comentários a esse jogo que referi, encontras lá malta a dizer isso: que o Nuno precisava de banco, que o Vinagre é que era bom, coisas assim.
Abraço. Não te leves muito a sério, vá.
Fartou-se não digo, mas é verdade que houve. E não foi um ou dois.
O Nuno Mendes quando voltou fez um jogo fraco, estava ainda fora dela, e a maioria do fórum dizia que o Vinagre é que devia jogar naquela fase (havendo uns maluquinhos que já falavam em upgrade)
Orgulho!
Gostaria de recordar que, em determinado momento da nossa vida, tínhamos Pedro Porro na direita e Nuno Mendes na esquerda.
Pois, mas na altura também não estávamos com esta folga financeira actual. Claro que hoje é provavelmente o melhor lateral esquerdo do mundo e foi um negócio incrível para eles.
Os melhores, de longe, que vi com a verde e branca.
Éramos felizes e não sabíamos.
O clássico “agora é fácil falar”, quem diz isto não percebe é um crlho disto, na altura disse o aqui e volto a repetir, foi uma venda absolutamente vergonhosa e nem é preciso explicar muito mais que á altura tinha 18 anos, claramente já era dos melhores laterais do mundo, mesmo não estando ao nível que está hoje, e naquela altura não é quem dava 70 ou mais é mesmo nunca vender um Nuno Mendes por 45, sim 45 que ■■■■ de diferença se te fica melhor, desconta aí comissões mais salários do Sarabia se quiseres, o ponto é que foi uma venda fraca, quer dizer, para os nossos parâmetros e visão deve ter sido incrível.
Lá está, é por aqui que “deixei de chorar” , ainda assim irrita me virem aqui dizer que “falar agora é fácil", sim tal como foi o Matheus Pereira, Palhinha, Veiga, Mateus, Fatawu, entre outros, é uma falta de respeito por quem aqui de tudo fez para chamar á atenção do quão danosas foram estas decisões, e nem os títulos podem fazer isto ser menos grave, pois parece que a falta de visão e fraca capacidade negocial persegue esta direção.
Atenção, o Palhinha na minha opinião foi “dado”. Não podes vender o Palhinha para a premier por 20M. Essa foi uma brincadeira. O Nuno foi embora pelos 40/45M (já não me recordo) com o Sarabia por um ano com salários pagos descontados claro no montante da transferência do nuno. Eu sinceramente nunca pensei que o nuno se fosse tornar o melhor lateral esquerdo do mundo, ainda mais quando o vi a ter lesões atrás de lesões. O Porro foi pela cláusula que tinha (45 creio), agora os fatawus etc isso já foram decisões que tiveram a ver com a estabilidade do grupo de trabalho e se o Amorim não o achava suficientemente profissional para fazer parte do grupo, tomou a decisão dele e há que respeitar. Matheus Nunes? O Amorim queria ficar com ele, a direcção é que para apresentar resultados positivos naquele relatório e contas daquele ano, pôs o mendes a ver se encontrava clube na premier para ele pelos típicos 15M…
Com 18 anos não era claramente um dos melhores laterais do mundo coisa nenhuma. Era uma promessa, com enorme potencial. Basta ver que só um clube reparou nele, o PSG e no último dia do mercado em 2021. Ele melhorou significativamente desde que começou a ser treinado pelo Luis Enrique.
Sendo certo que em 20/21 o Nuno teve várias lesões, tendo inclusive estado lesionado no mês de agosto de 2021, no início da época antes de sair.
O lateral esquerdo não tem sido propriamente o nosso calcanhar de aquiles. O Nuno Santos, o Matheus Reis e o Maxi Araujo dão perfeitamente conta do recado. Pior ficámos quando saiu o Porro… a meio da época e por um valor abaixo do que saiu o Nuno.
Pois coitado deve ter feito um péssimo campeonato… ![]()
Isto não é verdade. Um dos melhores laterais do mundo não pode acabar a época com 1 golo e 2 assistências a jogar a ala. Era dos laterais mais promissores do mundo, sim!
Um jogador com uma época a titular, com estes números, como lateral sem nunca ter jogado competições europeias, não vale 70M coisa nenhuma. Fosses tu do clube que o comprasse por 70 e querias a cabeça do presidente por comprar um jogador como o Nuno, naquela altura.
Percebia se no Sporting q era bom, mas nunca pensei q se transformasse num monstro, q fdp de jogador, orgulho neste menino.
Já agora, ainda bem que o Luís Enrique percebeu melhor o que tem em mãos…
O Nuno consegue ser extremamente forte defensivamente e tem características físicas impressionantes… o que por aí se percebe porque é que o espanhol via nele um 3º central. Mas felizmente percebeu a tempo que o Nuno é muito mais que isso, que o Nuno é um monstro com bola, um monstro ofensivo e deu-lhe liberdade!! O espanhol de Portugal foi atrás nas duas opções, e até lá vemos a gigante diferença que é jogar com o Nuno mais à frente.
Este rapaz é um jogador fabuloso, de um talento impressionante.