NBA | Parte III |

A arbitragem foi de fact tendenciosa para a equipa da casa no jogo de ontem, com Danthay Jones a “vestir-se” de Bruce Bowen, não tanto pela defesa eficaz mas pela dureza anti-desportiva com que marcou o Kobe. É tradicional que isso aconteça nesta fase dos playoffs e os Lakers já contariam com isso.
Curiosamente penso que isso acabará por resultar em favor da equipa dos Lakers, porque o Kobe vai ficar irritado, vai elevar ainda mais o seu nível de jogo, e essencialmente porque no Staples Center a arbiragem não vai permiir que o Jones defenda como ontem. Se os Lakers querem passar às finais têm que serevestir do espiríto de luta de Kobe.
Apesar de tudo, não creio que a arbitragem tenha sido responsável pela derrota de LA, que nunca esteve confortável no ataque e permiiu inúmeros ressaltos ofensivos. Aqui tenho a dizer uma coisa sobre o Pau Gasol, que apesar de estar a ser uma eficaz arma ofensiva está a por em evidência o seu mais visível ponto fraco: falta de agressividade e de poder de choque. De vez em quando o Pau tem que dar um bocado de pau!!

Acho que querias dizer o Lebron é + físico. Sem dúvida, o gajo liga a tracção e vai por ali fora e ninguém é capaz de o mandar abaixo :wink:

É como dizes e concordo, são 2 estilos um bocado distintos. Como diria o outro , ‘a força da técnica contra a técnica da força’ :mrgreen

O Kobe ontem sacou vários lançamentos impressionantes, lembro-me de uma à meia volta em que até sofreu falta, creio que de A.Carter, foi fantástico mesmo!

Eu por acaso discordo. LA mesmo sem estar a jogar nada estava sempre encostado no marcador e foi após essa sequência (não foi essa técnica que ficou por marcar, houve mais uma série de faltas que passaram em claro…) feita ao Kobe que eles se desconcentraram e permitiram que Denver fugisse. Ontem fui para a cama decepcionado porque gosto de ver eliminatórias equilibradas, mas não gosto que sejam as arbitragens a fazer esse trabalho e ontem o árbitro claramente fez o favor de empatar a eliminatória 2-2. Hoje também espero que não façam o mesmo em Orlando. Se isso vier a acontecer, então acho bem que o árbitro não saia inteiro do pavilhão!

Resta é saber se quando faltar a força a Lebron, se vai continuar a ser um jogador de topo ou decisivo.

Jordan e Vince Carter quando lhes faltou a força, começaram a aplicar um jogo mais cerebral, mais de jogar no espaço em vez de subir com 3 jogadores à frente. Que é o que Kobe faz actualmente, tem um jogo muito seguro em vez de um jogo exuberante e de força. Quando é preciso usar o físico, Kobe também o usa, mas regra geral basta-lhe jogar o que sabe que dá e chega.

Lebron é um bicho, e vale-se disso, joga na força, consegue subir com um defesa em cima, consegue penetrar com 3 defesas em cima, mas quando estiver nos 30 anos e a força começar a faltar, será que conseguirá se refinar como jogador? E será que ele sabe atacar o cesto sem fazer passos? No último jogo ainda tentou um afundanço numa passada de 4 passos em vez dos habituais 3, mas aí, até para uns árbitros americanos já foi muito e assinaram-lhe passos. ;D

Atlantian, o Lebron tem evoluido de uma forma doida. Ele já marca triplos em catadupa, coisa que ele no início da sua carreira na NBA nem cheirava. Dada a maneira como ele é ambicioso e como não se poupa a esforços, é de esperar que ele continue a evoluir tecnicamente embora na minha opinião nunca chegue a ter uma técnica tão apurada como a de Kobe. Mas também provavelmente chegará aos 30 com mais força do que ele.

Eu sei que tem evoluido, mas mesmo esses triplos que marca, vê-se que vale-se da força que tem para armar aqueles lançamentos.

Eu sei o que custa fazer a transição e parar a um tempo e subir para lançar de triplo, não faço muitas vezes, 1º porque não sou assim tão bom, 2º porque dá cabo dos joelhos.

Daí que eu diga, que Lebron vale-se da força, mesmo para subir nesses lançamentos longos. Se reparares Kobe já não faz isso, Kobe recebe, trabalha e depois sobe, geralmente com um movimento de 180º ou em queda à rectaguarda. Lebron não faz isso, mesmo quando recebe e trabalha, acaba sempre a subir para cima do defesa, valendo-se da força bruta que tem.

Mas a questão é mesmo essa: é que o Lebron é uma força bruta enquanto o Kobe não. :mrgreen:
E depois há um factor que ainda ninguém referiu e que muito ajuda a explicar o seu desenvolvimento. É verdade que ambos os jogadores desde novos mostraram capacidades extraordinárias, embora com estilos diferentes, mas parece-me que o facto de nunca ter sido campeão da NBA faz com que o Lebron seja mais humilde e tenha os pés mais assentes na terra do que o Kobe quando tinha a sua idade e isso ajuda-o a trabalhar mais e a desenvolver-se cada vez mais. Kobe parece-me que também acalmou a partir do momento em que esteve algum tempo sem ganhar títulos. Continua a ser um jogador ambicioso e competitivo, mas já não é tanto aquele espírito do “eu é que sou o maior” que mostrava quando era mais novo.

Concordo.

Não só faz como já fez, e aqui vamos de encontro à tal liberdade que Phill Jackson está a conceder a K-Martin. Não é por acaso que o homem dos lábios no pescoço, fez o que fez no “Game 1” [15 pontos, 8 ressaltos, 2 roubos de bola, 2 desarmes] e no "Game 2" [7-10 FG, 16 pontos, 3 roubos de bola]. O Lamar Odom não o acompanha e até mesmo o Pau Gasol, tem sido uma pequena amostra do Dirk Nowitsky quando chegou à NBA, + macio que o “veet”.

Ele não é jogador para ter estes números, muito menos numa Final de Conferência, porém… Esta defesa dos Lakers, não só não consegue travar penetrações [excluindo, Vujacic e Kobe] como não tem um poste [Bynum] que imponha respeito, aliás, é um autêntico cordeiro ao lado de Néné e Chris Andersen, e do banco só vem Powell, baah. :arrow:

[hr]

Vou ser picuinhas mas há que esclarecer. Não me parece que alguém acalme ou tenha “medo” de defender Lebron, quem é bom defesa continua a sê-lo, quer tenha pela frente Michael Jordan ou Robin Lopez. As designadas “dirty plays” continuam a existir e muitas delas caem nos ombros [braços, pernas, peito, costas] de Lebron, acontece e aqui é que reside a diferença, que ele tem a tal força capaz de as “sustentar”.

Eu deixo aqui um exercício simples, reparem no jogo de pés de Lebron e de Kobe, aquando de uma penetração. Enquanto que um se desvia e esquiva dos adversários [Kobe], o outro promove o contacto e às vezes até salta para o lado do defensor - ao invés do que mandam as “regras” - só para ver se consegue + um ponto extra. A isto se chama inteligência, quer de um quer de outro. Recorrendo a um exemplo simples, o Kevin Garnett quando “leva” com as passadas do Lebron, não é parvo o suficiente para ir lá só marcar território, apenas vai na certa, caso contrário sai-lhe uma falta na rifa. Daí que eles não deixem de ser “mauzões”, não são é parvos porque com Lebron um “encontrão” não chega para o tirar do cesto.

Se há coisa que o Lebron ainda não é, e aqui presumo que os + “recentes” tenham uma imagem desvirtuada depois daquele “clutch shoot” com 1.0 segundos, é um “clutch shooter”. Não se podem confundir conceitos, uma coisa é a bola ir para o “franchise player” quando os minutos começam a apertar e isso acontece em qualquer equipa [menos em Phoenix], outro é dizer que o Lebron é um jogador de decisão “final”. Nesse aspecto, Kobe tem muito + “sangue frio” e se eu estiver a perder por 2, não meto a bola no Lebron, meto no Kobe. Aliás, basta ver o que costuma fazer Lebron em partidas equilibradas, no último minuto da partida. Cleveland, das poucas partidas que perdeu, muitas deles se deveram a decisões erradas do King, na última posse de bola. Não deixa de ser um preciosismo no meio de tanta qualidade. :wink: :arrow:

[hr]

Dos exemplos que dás, apenas Vince Carter [dos tempos de Toronto] pode ser comparável no “estilo de jogo” a Lebron, de resto, quer Michael Jordan quer Kobe Bryant não são nem nunca foram adeptos da “força” no que toca a atacar o cesto, até mesmo pelas suas características físicas. Embora compreenda que tenha havido mudanças na maneira com que Kobe, encara as marcações interiores, nunca apostou na “força”. Aquilo que ele fazia frequentemente era ir lá para dentro feito destemido, levava uma panada e já “desenquadrado” lá arranjava maneira de meter a redondinha no cesto.

Como? Não sei, perguntem ao homem como é que consegue ter tanto equilíbrio. :slight_smile: :arrow:

[hr]

E termino com a melhor tirada desta longa troca de mensagens em relação a duas lendas, do urso-chang:

A força da técnica contra a técnica da força”. Está muito bom. :clap: :clap:

Quanto à comparação entre Lebron e Kobe:

-Que posição é que Lebron não pode fazer ou defender? É possivelmente o jogador mais completo de sempre a passar pela Nba.
-Lebron não é tão bom atirador como Kobe mas tornou-se uma ameça, até nos triplos, coisa que não era nos seus primeiros anos.
-Aquilo que o barbosa diz acho que já foi mais verdade do que é agora… Lebron no início da carreira tremia no 4º período, na altura faziam-se até comparações desfavoráveis com Carmelo Anthony que elevava o nível do seu jogo nos últimos momentos do jogo. Desde que ele fez o que fez no palace of Auburn Hills ( 28 dos últimos 29 pontos da equipa ) acho que essa imagem já não se adequa.
-Se tivesse que escolher entre dar a bola ao Kobe ou ao Lebron para a última posse de bola também escolhia o Kobe mas sinceramente acho que é uma escolha difícil de fazer.
-Lebron é melhor que Kobe? Kobe é melhor que Lebron? Eu acredito mais na 1ª mas são de certeza os 2 melhores jogadores da liga.

[hr]

É certo que aos Lakers tem faltado um poste e talvez devessem ter feito um esforço para ter alguém melhor que Powell no banco mas a verdade é que os $$ não esticam… Entre Bynum, Odom e Gasol estão investidos 30 e tal milhões ( e Bynum para o ano terá um aumento de 10M ).

Derek Fisher a mim também me tem desiludido, aliás não tenho visto ninguém a jogar a grande nível na posição de base pelos Lakers.

Nos Lakers ninguém tem jogado um chavo tirando as excepções Kobe e de Gasol a espaços. Odom tem estado um nojo, Ariza ainda manda uns vipes que tapam o pouco que faz e Fisher tem sido completamente papado.

Então e hoje? Não há prognósticos? :smiley:
Por um lado temos uma equipa que poderá dar um avanço significativo na eliminatória e do outro temos uma equipa que tem de recuperar o factor casa à força toda sob pena de ficar encostada à parece e de jogar sobre brasas no próximo jogo.

O Ariza ainda fez 2 bons jogos mas fora isso tem sido complicado como dizes… E isto tudo com um plantel daqueles cheio de gente talentosa.

Eu tenho que apostar nos Cavs… Primeiro porque apostei neles no início da temporada para serem campeões e depois porque não é só o David Stern que quer ver Lebron vs Kobe.

Hoje vai dar Cavs :mrgreen: Ainda nao esqueçi o que estes marretas de Orlando fizeram aos meus campeoes :whistle:

SL

Bem, ontem houve um gamanço descarado visível com uma arbitragem caseira. Só espero que hoje não se faça de tudo para equilibrar uma série e para isso se chegue ao cúmulo de gamar a equipa da casa. Se assim for a temporada de NBA acaba hoje para mim!

Já agora, sobre os Cavs:

Um grupo Chinês acordou por estes dias a compra de 15% dos Cleveland Cavaliers. Diz-se que este acordo e o desafogo financeiro que ele garante ao dono dos Cavaliers ( Dan Gilbert ) poderá ajudar à manutenção de Lebron e à construcção de uma nova equipa competitiva após 2010.

Fisher parece que não sabe o seu lugar na equipa. Tem estado miserável, a forçar lançamentos, má escolha de lançamentos, maus passes, enfim, uma miséria.

O trabalho dele é só um, passar a bola do meio campo. Depois, é dar a quem sabe e ir-se meter num canto à espera que a bola vá lá cair e consiga um lançamento sem pressão.

FORÇA CAVS, EM CIMA DELES LEBRON, MO WILLIAMS e companhia !!!

Muito eu me rir a ler esta parte!
:rotfl: :rotfl:

Vem + uma para o Van Gundy, que é da maneira que esta eliminatória já devia estar terminada [4-0]. :slight_smile: :arrow: