Bom post e eu concordo contigo, tendemos a nos comparar com exceções à regra vigente e isso origina frustração, ansiedade, stress e angústia. Depois, quando vamos olhar para o nosso percurso, o nosso plano de vida, a nossa estratégia profissional e é um deserto autêntico. Todos ambicionamos ganhar mais, ter um bom emprego, cobrir despesas e sobrar para wherever we want, depois questionamos sobre plano de carreira, estratégia de médio e longo prazo e nada, total desconhecimento.
E eu falo em causa própria. Pois nunca investi a sério na minha carreira e fui esperando a ver, na ânsia de algo aparecer e eu conseguir agarrar. Frustração total. Depois comecei a ouvir podcasts, sobre carreiras, sobre desenvolvimento pessoal e profissional, decidi pensar e delinear um plano a médio e longo prazo. Peguei num caderno (bullet journal), defini objetivos de curto/médio/ longo prazo e agora sigo-o, fazendo algum ajusto se necessário.
Agora é seguir, sendo fiel com as estratégias, posso nunca atingir o pico na carreira pretendido e falhar. Tudo bem, ajusto, vejo onde falhei e volto a planear. Por exemplo, reparei um déficit em formação sobre liderança e estratégia, entendo ser necessário para um cargo de chefia, por isso já tratei de me inscrever num e procurei algo onde a possível propina fosse baixa e a formação com qualidade. A nível pessoal, tenho de me desafiar, por isso, inscrevi-me numa prova de trail de 30km (neste momento faço pouco exercício físico) e isto depois se liga à capacidade de superação, de foco e de fixar objetivos e cumprir (um incremento para depois em entrevistas de trabalho ter um exemplo). E assim entre tantas outras coisas.
Noto, como notei em mim, a falta de preparação e falta de capacidade de estratégia. A maioria espera as oportunidades caírem do céu e depois ficam frustrados quando nada cai. Depois, a falta de propósito é tramada… hoje vi no Insta aquele tipo bem sucedido em IT… e se eu fosse para IT? Depois desisto logo pois aquilo afinal é exigente (entre tantos outros exemplos).
Podia aqui fazer a análise política da coisa, fica para outro tópico para deixar este limpo e em linha com o título.