Multas e Radares de Trânsito

Por experiência própria posso dizer que cometi uma infracção relativamente grave, que não vou especificar.
Fiquei sem carta por tempo indefinido e tive custos que vão chegar sensivelmente aos 6000 Francos Suiços.
Na Suiça claro.

Vai gozando, que a tua vez chegará…

E malta cá em Portugal a queixar-se por muito menos…
(mas também ganhamos menos)

Embora os ordenados sejam altamente superiores, as multas tornam por vezes contornos absurdos…

Posso dizer que a primeira multa de que fui alvo tomou contornos ridiculos.
Existem cá em áreas habitacionais, que chamamos Dreissig Zone (Zonas de Trinta), e são de trinta mesmo…
Nestas zonas, quando existe uma estrada à direita, nunca temos, prioridade, ou seja a prioridade é sempre à direita…
Por vezes mesmo complicado perceber se vem um carro dessa tal estrada à direita, e há uns tempos eu ia a falar com o meu primo, aproximei-me da intercepção e de repente aparece um carro… Eu não parei, porque enervei-me e bloqueie… Acresce portanto que era a policia… Fui logo parado e passado uns tempos a multa veio-me parar a casa…

960 Francos Suiços…

Se não fosse o valor, paciência, mas assim é muito lixado.
Estive de férias em Geneve, em 1982. Como estava em casa duns copains (não estava num hotel, etc.), deu para ter uma ideia de como a vida aí é muito diferente. Muito mesmo.

F*****e!!!
Se me acontecesse isso acho que nunca mais conduzia na vida!!!

Pois, nessa avenida foi onde passei o vermelho que dispara à velocidade no sentido Cova da Piedade Feijó, mesmo na curva do parque da paz.

Acho que hoje fui caçado na A23, ia a cerca de 130kmh…

Dass…duvido. Se era numnsitio de limite a 120, tenho sérias dúvidas que te multem, até porque se viste no tacometro 130, devias ir prai a 127/128. Mais a margem do radar…é tranquilo (isto a falar de sofá [emoji14] )

Ya era limite de 120.
Eu ia acerca de 140km quando os vi, meti pé ao travão e quando passei pelo radar devia ir a cerca de 130km…é esperar para ver.

O pior que te pode acontecer são o quê? 60 euros? E mesmo isso duvido, 130 naquela AE passam milhares… Eles gostam é de apanhar acima de 140/150

Num dia “normal” o radar só dispara 25-30km acima do limite. Se quiserem ser chatos, então foste apanhado, mas mesmo assim não pagas grande coisa.

Aqui as multas “grandes” são proporcionais à fortuna, pois isso 6.000 paus poderá não ser assim tanto. (mas não deixa de ser um valor bastante elevado).
Já houve quem pagasse 300.000.00 CHF por ir “apenas” a 140 Km/h (numa zona de 100Km/h).

Estamos a falar de uma lei que permite aos juízes darem pena de prisão por excesso de velocidade; ainda não aconteceu, mas já é possível.

Eu conduzi mais de 15 anos em Portugal e nunca tive uma multa. Aqui em poucos meses já tive uma multa de 60 paus por 1Km/h numa zona de 60km/h, à saída da autoestrada e outra porque andei 10 metros na faixa do bus.

Os cantões têm no seu orçamento uma rubrica de multas. E caso haja meses em que esse valor não é atingido a unica coisa que têm que fazer é ligar mais uma porrada de radares e pronto, é dinheiro certo em caixa.

é certo que isso tambem se faz noutros sitios, mas aqui ao menos é assumido; e por isso eu vejo as multas (pequenas) mais como um imposto que realmente uma multa/sanção.

Governo vai investir mais de 3M em radares.

[hr]

Alguém com conhecimento de causa me sabe dizer se os radares fixos de Lisboa se encontram a funcionar? :think:
Já ouvi dizer que uns sim e outros não…alguém tem informações acerca deste assunto?

Obrigado.

Pelo que ouvi dizer e se bem me lembro estão 3 activos dos 16(?).

Acho que já estão mais a funcionar

Quantos tambem nao sei exactamente mas sei que uns quantos tao, cuidado…

E no Porto, há radares ativos?

Por acaso acho que passei no da Avenida da Republica a 90kmh (depois do túnel de entrecampos), espero que esteja inativo… :mrgreen: :mrgreen:

Penso que o da VCI está.