Por experiência própria posso dizer que cometi uma infracção relativamente grave, que não vou especificar.
Fiquei sem carta por tempo indefinido e tive custos que vão chegar sensivelmente aos 6000 Francos Suiços.
Na Suiça claro.
Embora os ordenados sejam altamente superiores, as multas tornam por vezes contornos absurdos…
Posso dizer que a primeira multa de que fui alvo tomou contornos ridiculos.
Existem cá em áreas habitacionais, que chamamos Dreissig Zone (Zonas de Trinta), e são de trinta mesmo…
Nestas zonas, quando existe uma estrada à direita, nunca temos, prioridade, ou seja a prioridade é sempre à direita…
Por vezes mesmo complicado perceber se vem um carro dessa tal estrada à direita, e há uns tempos eu ia a falar com o meu primo, aproximei-me da intercepção e de repente aparece um carro… Eu não parei, porque enervei-me e bloqueie… Acresce portanto que era a policia… Fui logo parado e passado uns tempos a multa veio-me parar a casa…
Se não fosse o valor, paciência, mas assim é muito lixado.
Estive de férias em Geneve, em 1982. Como estava em casa duns copains (não estava num hotel, etc.), deu para ter uma ideia de como a vida aí é muito diferente. Muito mesmo.
Dass…duvido. Se era numnsitio de limite a 120, tenho sérias dúvidas que te multem, até porque se viste no tacometro 130, devias ir prai a 127/128. Mais a margem do radar…é tranquilo (isto a falar de sofá [emoji14] )
Aqui as multas “grandes” são proporcionais à fortuna, pois isso 6.000 paus poderá não ser assim tanto. (mas não deixa de ser um valor bastante elevado).
Já houve quem pagasse 300.000.00 CHF por ir “apenas” a 140 Km/h (numa zona de 100Km/h).
Estamos a falar de uma lei que permite aos juízes darem pena de prisão por excesso de velocidade; ainda não aconteceu, mas já é possível.
Eu conduzi mais de 15 anos em Portugal e nunca tive uma multa. Aqui em poucos meses já tive uma multa de 60 paus por 1Km/h numa zona de 60km/h, à saída da autoestrada e outra porque andei 10 metros na faixa do bus.
Os cantões têm no seu orçamento uma rubrica de multas. E caso haja meses em que esse valor não é atingido a unica coisa que têm que fazer é ligar mais uma porrada de radares e pronto, é dinheiro certo em caixa.
é certo que isso tambem se faz noutros sitios, mas aqui ao menos é assumido; e por isso eu vejo as multas (pequenas) mais como um imposto que realmente uma multa/sanção.
Alguém com conhecimento de causa me sabe dizer se os radares fixos de Lisboa se encontram a funcionar? :think:
Já ouvi dizer que uns sim e outros não…alguém tem informações acerca deste assunto?