Confesso-me doente pelo Sporting, mas procuro de forma isenta ver os jogos de futebol como um espetáculo e em parte como uma ciencia que tem de ser estudada.
O Moutinho é um bom jogador, mas raramente faz a diferença, e na posição que diz querer ocupar (e ocupa muitas vezes), de nº 10, desculpem mas não chega. Ele é esforçado, defende melhor que a maioria dos médios do Sporting, corre km´s, passa bem, remata razoavelmente, é, em certa medida um jogador de equipa que se adapta a várias posições, não fazendo nenhuma delas de forma brilhante, mas raramente comprometendo.
O Moutinho está a mais no SCP, ou pelo menos no 11 titular. Não porque não tenha valor, mas porque existem jogadores que têm + potencial, que beneficiam + o espetáculo e não jogam (Matias Fernandez). As adaptações de Moutinho ás alas são ridiculas (não que concorde com a de Veloso), a nº 10 Moutinho vale menos que Romagnoli (e podem criticar, mas em democracia, que eu saiba as opiniões são livres), a 6 é o local onde avalio que mais se encaixa (isto num esquema em que a equipa joga com 1 trinco) porque se a equipa jogar com 1 trinco e 1 box-to-box, moutinho poderá encaixar na 2ª opção.
O Problema é que Moutinho quando joga, mesmo que adaptado a 6, quer pegar no jogo, organizar, pautar, o que confundo a logica do jogo, e estando jogadores com melhor visão da mecânica ofensiva em campo (Veloso, Matias Izmailov ou Vuckcevic), a equipa acaba por raramente explorar as melhores opções.
Ingratidão? Eu tenho muita gratidão ao Liedson, mas se deixar de marcar golos ou não for mais-valia, de que serve mante-lo? O problema dos treinadores é não terem a capacidade de colocar no banco os jogadores “simbolicos” e o Moutinho sendo um excelente jogador de plantel, nem sempre é uma mais valia. Não sabe jogar mal, mas não me recordo da ultima exibição brilhante.
É no entanto importante referir que, eu não digo que devemos dispensar o Moutinho, vender por + de 10M, face ao mercado actual, é um bom negócio. E 10M, hoje em dia, só se dão por excelentes jogadores.
Quanto ao Veloso, desculpem o off, a minha opinião não muda, apesar de me irritar a fraqueza psicologica, acho que o problema dele (e de outros) foi o PB, ele remata muito bem, tem uma boa visão do jogo ofensivo, defende bem, falta-lhe + velocidade (logo jogar na ala >:( ), mas consegue fazer, em muitos jogos a diferença, e isso é que distingue os bons jogadores dos jogadores de classe mundial, os de classe mundial, fazem a diferença.