Em senso comum, diria sem hesitar que o Moutinho é absurdamente mais jogador que o Veloso.
Mas talvez a realidade, num contexto europeu, seja bem diferente.
O Veloso já foi publicamente elogiado pelo Carlos Queiroz ( na altura adjunto do United), pelo director técnico da Fiorentina, pelo Arsene Wenger…
Isto porque o Veloso tem valências…que podem ser determinantes numa equipa de maior expressão e com maior qualidade.
Isto é, vejo o Veloso como um jogador que sozinho normalmente não tem a capacidade de desequilibrar/ fazer a diferença…mas uma equipa com bons jogadores, onde exista uma certa homogeneidade ao nível da técnica, de poder de desmarcação, recepção de bola e etc… o veloso tem a capacidade de exponenciar e potenciar as qualidades dos colegas.
A única razão que me faz não acreditar num salto qualitativo do futebol do Moutinho se fosse para um outro campeonato, é pelo facto…de que as grandes virtudes que normalmente os jogadores que saiem do nosso campeonato ganham lá fora…corresponderem às que o Moutinho já agrega e em doses industriais : o elevado ritmo competitivo, a regularidade exibicional, a intensidade do seu jogo, os índices resistivos…etc.
Ou seja, as grandes lacunas do Moutinho…tal como já referi, provavelmente não se ganham tão e somente a jogar num outro campeonato. Nesta fase de sénior…já com 23 anos…será complicado elevar o seu jogo nos níveis de finalização, a qualidade na utilização do seu pior pé: o esquerdo etc.
De qualquer das formas, isso não faz com que eu me deixasse de surpreender se os adeptos de um… Lyon, uma Roma, um Tottenham…se apaixonassem pela inteligência, espírito camaleónico em termos tácticos, voluntariedade, dinâmica, coração que o Moutinho coloca em cada lance. Acredito que seria um jogador muito bem-vindo…e provavelmente pegaria de estaca, pelo profissionalismo ( e já agora, naturalmente pela verba que custaria).
Eu apenas estabeleci o paralelo Moutinho/Veloso…porque ao falarmos de transferências e mercado…sinto a necessidade de separá-los.
Creio que os jogadores têm mercados diferentes ( Veloso pode sonhar mais alto). Ironicamente, talvez a grande maioria dos Sportinguistas prefira ter o João Moutinho ao Veloso.
Eu assumo que, em condições normais, isto é, com ambos os jogadores nas suas plenas faculdades, prefiro o João Moutinho.
Mas julgo que cedo nos apercebemos, que o Veloso tem algo de…diferente dos colegas no plantel do Sporting…quer ao nível da leitura de jogo, da visão de jogo, da capacidade de passe, da capacidade de remate. E é sobretudo um jogador, que num outro campeonato mais exigente, consiga elevar a sua intensidade de jogo, elevar a sua dinâmica, elevar a sua capacidade de resposta ao nível da velocidade ( por muito que se trabalhe nos treinos…só mesmo nos jogos é que se elevam as cargas de velocidade, potência e explosão).
Creio que é o que verdadeiramente falta, para o Miguel Veloso ser um médio-defensivo de dimensão europeia.
Qualquer extremo de renome, ou qualquer ponta -de-lança…gostaria certamente de receber aqueles passes açucarados do Veloso.
Cingindo-me à notícia…e ao possível interesse do Lyon…
Julgo que o Moutinho é um jogador cujo real valor futebolístico+idade+nome na europa, rondará os 15/20 milhões.
De qualquer das formas, é um jogador já bastante experiente ( pese embora a sua idade) e é o nosso capitão de equipa.
Não deve sair por menos que a clausula.
Se um Cissokho é vendido por 15…( argumentem que ele joga no porto…que é diferente bla bla bla) não aceito que o Moutinho seja vendido por menos.