Adoro a Mt 07 mas é cara para aquilo que eu quero gastar. Vou tirar a carta de mota mesmo para complementar com o carro, e para economizar um bocado de combustível visto que faço 60km todos os dias para ir e vir do trabalho.
Então atira-te para a Honda CB125f. É a melhor relação de economia que podes ter. Mas tens de ter em atenção que, sendo uma 125, a potência do motor vai deixar sempre a desejar se fizeres grande parte desses 60km em AE. A mota é muito equilibrada e muito confortável para viagens citadinas. A CBR125 é um desperdicio de dinheiro para 125, porque pelo preço e consumos já podes ir para uma 250 nova ou 500 usada. Depende também um pouco do teu orçamento. Mas lá está, em economia nenhuma 125 bate a CB125F. O consumo anunciado é mesmo aquilo que gastas (se fizeres uma condução mais hardcore, no limite vais aos 2.5L/100km), a manutenção é barata e até podes fazer tu em casa as intermédias, já que é relativamente fácil mudar o óleo e filtro de ar. Atenção também que se pretendes andar com a mota à chuva e sob condições climatéricas mais complicadas, deves mesmo apontar para uma cilindrada maior.
Malta já comprei! Comprei uma CBR125. O negócio pareceu-me bom, a mota teve único dono, tem 8 mil km, era mota de garagem, está impecável. Sentei-me na mota e deu logo o click. Agora é começar a comprar o equipamento, aconselham alguma loja em específico que tenha bom equipamento e barato ou uma norauto dá para safar? Já me disseram que exceptuando o capacete e luvas, um casaco bem estimado em segunda mão nunca é mal jogado
Essas duas lojas online são das melhores para mandares vir material bom ao melhor preço.
Dou-te os parabéns pela compra, até porque seguiste o coração e não a razão. Mas acho que daqui a uns meses te vais arrepender da compra… a CBR tem uma posição de condução pouco natural e pouco confortável para quem faz viagens citadinas da distância que indicas. Aproveita a mota, apesar de tudo dentro das 125 é um grande canhão
Malta das motas, estou prestes a acabar a carta na categoria A2. Que marca é que aconselham em termos de casacos? Vale a pena todo o dinheiro que se dá por um casaco da dainese por exemplo? Estou a pensar em ir até ao Cartaxo ver a loja deles.
Se o teu objetivo é dar umas voltinhas ao fim de semana ou andar durante a semana, acho um desperdicio de dinheiro. Vai antes à Caparica Peles e compra um casaco da marca deles que costumam ser muito porreiros. Agora se tens orçamento para isso e se pretendes dar voltas longas, é normal que os casacos Dainese/Alpinestarts têm mais qualidade e vais notar a diferença entre os 300€ que pagas por comparação com 100 de marca branca… mas lá está, também pagas muito a marca e eu acabei por escolher Caparica Peles que serve o propósito que procuro e tem preços convidativos. Esses casacos de marca, tenho andado atento à outletmoto, motorrraiz ou motobuykers (tudo lojas online) porque às vezes apanhas promoções brutais e sacas um desses por 150 ou 200€.
Depende da idade acho… se tens mais de 24 anos acho que tiras já a carta A completa, se tens menos tens que te sujeitar à A2 e depois ao fim de 2 anos ou quando chegares aos 24 podes fazer o exame para A completa, apenas prático. Se já tiveres 24, vai para a A completa.