:
Márinho:
o que vale é que o Português não sabe, nem quer saber, nem quer se informar…
falam aqui em receitas…e? Se os custos forem 3xs superiores às receitas o que é que acontece?
quanto à falácia do passivo…quando será que percebem que ter passivo não é mau?
o passivo não é mais do que o que se deve (em termos gerais), mas existe sempre um lado do activo.
eu tambem tenho um passivo que é o emprestimo da minha casa, sendo que o activo ( a casa) é bem superior ao que eu devo ao banco (passivo) pela mesma.
o problema mais corrente e perigoso do Sporting é o cash-flow e os resultados operacionais… O facto de nao gerar receitas suficientes para fazer face às despesas…
pegando no meu exemplo, não é mais do que eu agora ser despedido e ver-me á rasca para pagar a renda mensal ao banco, ou me coratarem 50% do ordenado e ficar com a corda ao pescoço…
Verdade que por si, o passivo não é uma preocupação, assim haja receitas suficientes para cobrir com o serviço de dívida, isto em primeira instância e depois o activo, que poderá ou não cobrir os valores do passivo. No caso do Sporting não cobre. Daí a falência técnica. E em outros clubes, não será muito diferente.
Mas no nosso caso, as preocupações passam por uma estrutura de custos muito superior à das receitas. O Sporting perde dezenas de milhões de euros, todos os anos. A banca já não disfarçará os prejuízos crónicos, os nossos activos ( passes de jogadores ) estão em grande parte nas mãos de terceiros e portanto a probabilidade de receitas extraordinárias é quase uma miragem. O acesso à CL neste momento só por milagre, portanto e neste momento, resta-nos São Patricio. O nosso activo mais valioso do qual detemos 80%. Que servirá, quando muito, para tapar metade do prejuízo que teremos este ano.
Já o disse… não fosse isto envolver o meu Sporting, o que vem aí é digno de um grande filme de suspense, com resultado totalmente imprevisível. Seria interessantíssimo de seguir, visto de fora. Não o estando, é mais digno de um filme de terror.