MEO vs NOS

O contrato já tinha acabado e foi pela linha de retenção.

Tendo em conta o que ele pagava, a proposta de 60€ e conseguir por 51€, ainda têm de vir activar a fibra, nem sequer há poste de ligação nas proximidades… não exigi mais.

Sinceramente, até estou a ponderar um pouco uma mudança no futuro. Sou NOS há 13 anos. De momento estou a pagar 56,99€ (umas facturas vêm mais altas outras nos 54,99€ combinados)… uma vez por outra foram chamadas (por exemplo, na época Covid liguei para a Cruz Vermelha e aquilo foi chamada de custo acrescentado)… mas penso que uma vez por outra há ali um euro ou outro a mais que não sei muito bem de onde vem.

Tenho 188 canais, 200/100mb net, o último router, box UMA e box Iris, TV Cine 24 meses, 1 mensalidade foi descontada no início do contrato, 2 telemóveis com 6000m e 6GB dados.

Não está mau, mas, sinceramente, gasto 2gb de dados… e porque os tenho para gastar. A maior parte das vezes estou por casa ou tenho wifi grátis onde trabalho.
Os TV Cine, ao fim de 6 meses é sempre a rodar filmes. Lá aparece um ou outro mais recente mas é um oásis no deserto.
O comum agora fica nos 500MB, mas sinceramente, não sinto qualquer necessidade… é só mesmo para dizer que temos 500mb.

Tendo isso em conta, não sei se não procuro mudar para algo em que a mensalidade seja mais baixa. É que isto é uma bola de neve. Tem-se mais isto e aquilo, mas a mensalidade vai subindo de ano para ano uns 2 ou 3€ e achamos que ficamos bem servidos porque temos muitos mais serviços extra, mas que, na verdade, ao final de uns meses… é para dizer que se tem.

Cada vez vejo menos tv, o meu miúdo monopoliza a tv com os canais infantis, vídeos através do Youtube… umas séries aqui e ali nos canais habituais e chega.

Gostaria bem de uma hipótese que desse menos “serviços”, mas que fosse bem mais acessível. No final do ano são 600/700€ para coisas que pouca falta fazem.

1 Curtiu

Eu apesar de ser cliente meo aplaudo a tua decisão
Apesar de satisfeito com o serviço em si sou ainda cliente porque foram os primeiros a meter aqui fibra, senão seria vdf a esta hora.
Não nos enganemos, eles fazem todos o mesmo, mas é de facto vergonhoso.

O problema é que por cada um como tu ou eu, eles comem centenas, pelo que na big picture compensa-lhes muito essas manhas.
Quando és tu a ir ter com eles a pedir coisas, estás fdd.

A única maneira de conseguir alguma condição vantajosa é esperar pelo aproximar do final da fidelização e ameaçar trocar.

A cereja no topo do bolo é uma (mais uma) entidade reguladora completamente incompetente que pouco ou nada faz para parar o cartel das telecomunicações.
Eu estive 1 ano a queixar-me porque literalmente o meu vizinho do lado tinha fibra, o PDO estava mais próximo de minha casa do que da dele, e eles recusavam meter-me fibra.
Primeiro nem admitiam e diziam que era impossível, depois de lhes provar que o meu vizinho tem fibra era porque era um PDO empresarial, e eu disse que o meu vizinho não tem nenhuma empresa e estava a servir-se dali, então depois já era porque o PDO estava cheio.

Enfim, surreal. Lá tive de esperar um ano inteiro (e foi mesmo a tempo, porque estava prestes a cancelar tudo porque o meu vizinho ia partilhar a fibra dele comigo, já tinhamos tudo pensado para ligar cabo de rede de casa dele até minha casa e meter um router para mim). Entretanto passado meio ano já tenho fibra das 3 operadoras disponíveis na rua, parece que eles andam uns atrás dos outros.

É tudo tão complexo e tão estúpido no mundo das telecomunicações, que eu nem sei por onde começar.

Sim, fazem todos o mesmo. E o modelo nem é original. Na globalidade dos países, as telecomunicações funcionam exatamente da mesma forma.

Tudo são números. Nada mais interessa.

Sim, é 100% verdade que tudo é estúpido e funciona mal, porque é a forma mais fácil e barata de trabalhar e chegar a lucros astronómicos. A maior parte dos clientes nem sequer reclama. Paga, cala-se, não está para se chatear, apesar de haverem outros clientes a pagar menos, com melhores condições. Os que reclamam, são uma minoria, como é normal em todo o tipo de negócio, mas é uma ‘minoria bem maior’ que a média. Ainda assim, acabam sempre por comer, calar e pagar. Porque hoje em dia não se vive sem comunicações eletrónicas.

Entidade reguladora? Às vezes mandam umas multas de vários milhões de euros para cima das empresas. Mas qual é o problema mesmo de pagar 10 milhões de multa por uma prática irregular que lhes garante 50 ou 60 milhões? É tipo aqueles bares que pagam multa de 500 euros por noite por estarem abertos até às 6 sem licença, quando a licença custa 2500 e eles faturam 5000.

Quanto a essa situação que descreves, do ter fibra e não te quererem instalar, era com situações dessas com que eu trabalhava mais para o final da minha experiência. Sabes porque isso acontece? Vou tentar ser breve.

Em primeiro lugar, quando tu contactas o apoio a cliente, vais falar sempre com um comercial. Seja um gajo puramente vendedor, ou um assistente de customer care, é igual! Está a ser pressionado para vender e apresentar resultados. E uma migração de tecnologia, salvo raras excepções, não dá comissão. Logo, é um trabalho que não dá lucro ao assistente que te está a atender.

Em segundo lugar, um dos critérios de avaliação do assistente é o tempo que a chamada demora. E uma migração de tecnologia dá trabalho e demora tempo a registar.

Em terceiro lugar, outro critério de avaliação é a ‘rechamada’, ou seja, se um cliente voltar a contactar naquela semana, o primeiro gajo que atendeu já está a levar com a ripa. E, se o cliente quiser fazer um reagendamento ou o técnico falhar, o assistente já comeu com uma chamada longa para registar, uma rechamada e não ganhou comissão de venda.

Em quarto lugar, vais falar com um gajo que está a trabalhar para a tua operadora em outsourcing. Logo, a própria empresa em que o teu assistente trabalha, também tem resultados a apresentar coletivamente. Ou seja, têm supervisores e coordenadores a supervisionarem e coordenarem, em tempo real, cada um dos parâmetros de cada um dos assistentes. Não estranhes se ouvires, como ruido de fundo, um histérico qualquer a gritar: 'Isso demora muito? Despacha o Cliente! Migração só com acréscimo de serviços! Manda registar na Área de Cliente! Manda ir à loja! Se o sistema diz que não tem, informa que não tem e transfere a chamada para inquérito!"

Em quinto lugar os assistentes são incompetentes. Aquilo é o verdadeiro entra e sai. Ao fim de uma semana de formação (assim que sabem vender) estão a atender. Depois vão fazendo formações a conta-gotas, e sempre a correr. Se houver tráfego elevado, abortam a formação para irem atender. E, com aquele stress todo, quase ninguém pensa em fazer daquilo vida. Pelo que se estão a marimbar para os procedimentos.

Em suma: tudo tem de ser rápido, tudo tem de ser venda, tudo tem de ser resolvido às três pancada, ninguém conhece os procedimentos.

No teu caso? Há um procedimento claríssimo que diz: se o cliente diz que tem fibra nos vizinhos e um PDO próximo, encaminhas para ser analisado em BackOffice, com o máximo de informação que o cliente te consiga dar. E o BackOffice trata do resto (contacta o cliente, verifica BDs, analisa mapas e, se for preciso, manda um técnico ao local). Mas até haver um assistente que te encaminhe isso, tens de falar com 300. Pode ser que apanhes um que saiba o procedimento e te despache isso em 2 minutos para o departamento correcto.

No meu caso, perdi a conta a serviços que eu consegui ‘instalar’ de um dia para o outro onde ‘não há cobertura’, por uma questão de uma simples desatualização da BD, resolvida por mim ou por um colega do departamento técnico. Mas todos os clientes nessa situação me diziam que eu não tinha a noção da quantidade de vezes que tiveram de reclamar até eu lhe resolver o problema de forma simples. Antes não tivesse…

Agradeço a partilha, há aí muitas coisas que desconhecia e acho interessante ficar a conhecer como é que as coisas funcionam “do outro lado”.

mas é como dizes, as telecomunicações pelo mundo fora estão estruturadas para gerar lucros astronómicos à custa de funcionários, colaboradores e clientes.
Dos negócios menos éticos que há por aí, infelizmente dado que é cada vez mais uma necessidade recorrer a estes serviços (para mim por exemplo é completamene essencial).

1 Curtiu

E temos que ser honestos… o custo do servico e baixo, sao empresas que funcionam no mercado concorrencial e com necessidades de grandes investimentos e como tal nao ha milagres. Para manterem os lucros num nivel minimamente aceitavel e necessario passar por cima de muita coisa, incluindo a etica. Se jogassem pelas regras provavelmente nem lucros tinham e sem lucros…

Eu pessoalmente acho que num mercado como o nosso a situacao ideal era certas empresas serem de gestao publica. O problema e a nossa gestao publica ser o que e. O mercado e demasiado pequeno entao eletricidade, gas, telecomunicacoes devia ser sempre publico.

Vou dar-te uma medida que, se houvesse competência para implementar, bastava para não terem de passar por cima da ética para terem bons resultados nas telecomunicações: acabar/reduzir drasticamente o Outsourcing.

Não tenhas dúvidas de que o maior cancro das empresas de telecomunicações é teres uma empresa que contrata outra empresa para fazer o serviço que era suposto fazer. Não só a empresa-cliente gasta muito mais dinheiro do que contratando diretamente (a mama tem de dar para todos menos para os que efetivamente trabalham), como a empresa contratada está mais preocupada com a sua subsistência e com os seus lucros do que com a subsistência e os lucros da empresa-cliente.

Sabes quem se fode? O subcontratado, que nunca ganha mais do que a base no SMN, caso queira seguir os procedimentos à risca (been there done that), e que até estão bem pensados e desenhados, mas são ignorados, e o Cliente que compra os serviços, que tem serviços de customer care, técnicos e de backoffice completamente ridículos.

1 Curtiu

Daqui a 10 dias vou passar uma semana a Espanha.

Preciso de comprar um cartão de dados para ter Internet (+GPS) durante toda a semana.
Qual é a melhor rede a funcionar em Espanha? Vodafone?

Eu apostaria na Movistar que é totalmente espanhola…

Tens aqui um site para veres

Movistar não é a rede associada á Meo ?

Não sei responder…

Os dados de cá não serão suficientes? Sem ter a certeza acho que na UE mantens tudo sem custos pra ti.

Preciso mesmo dum cartão, o meu não é suficiente.

Há vários de 15€= 15 dias que lá fora equivalem a menos gigas…mas um desses serve-me.
Só gostava de saber qual é a melhor rede no Norte de Espanha.

Até ando a sondar uns da Lyca mas sinceramente nem sei onde se compra isto fisicamente ?

https://www.lycamobile.pt/por/bundle/lyca-national-m-ltp/

Vais usar Roaming?

Se sim, é indiferente. As operadoras que têm protocolo de roaming com as redes portuguesas são todas elas. O equipamento escolhe sempre a que tem mais sinal, se meteres em automático.

Agora, se vais comprar um cartão espanhol, aí mais vale optares pela que tem melhor cobertura no sítio para onde vais.

Talvez seja a Movistar. Não tem qualquer associação à Meo. A Altice não está presente em Espanha.

1 Curtiu

Comprar mais NET só por 1 mês no teu cartão actual não é solução??
Tenho ideia vque o roaming funciona para chamadas, SMS e dados por igual em toda a UE.
Se estiver errado alguém que me corrija sff.

1 Curtiu

Depende da PUR.

Alguns tarifários até dão mais net em roaming que em Portugal, devido à política de neutralidade da internet, que não existe em Portugal e existe em alguns países da UE, fazendo com que os plafonds possam até ser superiores, para utilização gera, lá fora do que cá. Mas, regra geral, são iguais.

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=902223&languageId=0

Se houver PUR, ela está disponivel no site dos vossos operadores, quase de certeza. Pelo menos no da MEO está (curiosamente eu até sou Vodafone no serviço móvel).

Sim, vou usar.

Já que os preços por cá é tudo igual. 15€ = 15 dias (em roaming cerca de 10 gigas)

Então não te preocupes com o operador. É tudo a mesma merda.

1 Curtiu

Malta uma nota a quem interessar. Qd subscrevi a Meo tive 6 meses de Sportv de borla. Como esse periodo acabou, liguei para la para desativar. Fizeram as perguntas do costume, motivos etc e eu disse que provavelmente reativaria qd comecasse o campeonato em Julho. Fizeram-me contra proposta com uma ‘campanha’ de 19.99 com multiscreen durante 1 ano com fidelizacao.

Parecendo que nao, sao menos 5e mes que a atual campanha e acabei mesmo por aproveitar.

Eu tinha Sportv multiscreen 30 euros e ia desativar, fizeram-me a proposta de sportv 20 euros sem fidelizacao, contrato mes a mes. Eu ja sabia que me iam propor isto pois ja o tinham feito em 2020 quando comecou a pandemia e acabou o campeonato. No fim do campeonato vou desistir novamente e talvez usar o mesmo metodo em Agosto durante apenas um mes, para voltar aos 20 euros. Se nao propuserem isso paciencia, os jogos do SCP em casa vou ao estádio é mesmo apenas para ver os jogos fora e outros jogos e modalidade como plano secundario e nao assino novamente.

Qual o melhor serviço para um telemóvel (ainda dos antigos) só usado para chamadas? Neste caso, tem MEO, contratado a 7,99€ que já vai em 9€ e qualquer coisa, com 500m de mensagens/sms, e 500mb de dados (não são usados)?

Obrigado.

1 Curtiu