Foi mais ou menos assim:
-Batatinha, posso-te dizer uma coisa?
-Sim podes.
-Mas queres mesmo ouvir?
-Sim!
-Tens a certeza?
-Tenho.Diz lá amiguinho…
-VAI PRO CARA***HO!
-Baralho!? Baralho!? (batatinha a disfarçar)
-Quando era bebê desmontava o parque e saltava cá para fora (esta não me lembro, foi a velha que me disse)
-Primeira bebedeira com três anos. Eu e um primo tivemos a bela ideia de ir à adega do avô dele, abrir a torneira a uma cuba, beber e deixar aquilo a correr. Uns centos de contos de prejuízo para além da borracheira. Desta eu lembro-me.
-Ser o principal responsável por uma perna partida à minha mãe. Abri um buraco no quintal, tapei aquilo e… pronto… Devia ter uns 6 anos.
-Power Rangers, Dragon Ball, Máscara de Zorro, Inspector Gadget, tralha diversa da Disney, SNES, etc.
-Com uns 10 anos (máximo), o meu pai e o pai do referido primo eram os organizadores de uma festa lá na aldeia e o pai desse primo tinha os foguetes em casa. Lá nos lembrámos que talvez um foguetito ou outro não fazia falta. Enterrámos ligeiramente o foguete na terra e eu fui o corajoso que lá fui acender o rastilho. O foguete até levantou voo… Mas foi bater precisamente numa torre de uma linha de alta tensão que passa por ali e, felizmente era só de um tiro. Aquela porcaria rebentou mas não causou estragos. Tudo para correr mal… Quando ninguém se aleijou nesse dia… O mais giro é que, por incrível que pareça, os nossos pais nunca souberam.
-Tenho umas outras mais ‘marotas’ mas essas talvez sejam mais adequadas ao tópico ‘True Storie Bro’… :shifty:
Jamais me esquecerei dos tipos de amigo que eu - e todos - conheci:
o amigo que nunca deixava ninguém entrar em casa dele. ficavam todos à porta.
o amigo que nunca limpou o nariz na vida.
o amigo cuja vida familiar era um segredo.
o amigo asneirento.
o amigo que não podia brincar na rua.
o amigo que, quando no quarto dele, nunca te deixava tocar nas coisas dele.
o amigo que levava a bola dele para a escola e, quando fazia trampa e tu reclamavas com ele, ia-se embora e levava a bola com ele.
o amigo que só andava com raparigas.
o amigo cuja irmã mais velha era podre da boa.
o amigo que nunca emprestava material escolar a ninguém.
o amigo que usava os calções de educação física um pouco acima do umbigo.
o amigo que não sabia jogar nada à bola mas cujo voluntarismo - fazia carrinhos - era útil.
o amigo que ia sempre para a baliza.
E a táctica do costume: eu na mama, passem-me a bola que eu resolvo.
O programa Ponto de Encontro que, não terminando nunca na hora combinada, empurrava os filmes da SIC por que eu ansiava lá para os confins da noite, impedindo-me de os ver - nos anos 90, principalmente na primeira metade, os filmes que a SIC transmitia batiam tudo e todos (filmes de acção, terror, etc). Ficava pior que lixado. Quando pensava que um convidado era o último, lá chamavam mais um tipo que não via um familiar há dezenas e dezenas de anos.
Quando era puto, estava sempre a comer e a sorrir (todas as minhas fotografias o comprovam). E tinha também o hábito de ir para a despensa e, vá-se lá saber como, trancar-me lá dentro. Costumava dormir com o corpo totalmente tapado pelo cobertor, deixando apenas uma sorrateira abertura para respirar. Detestava o escuro (agora, curiosamente, já tenho um MBA em vampirismo).
O fim típico dos Power Rangers nunca escapará da minha memória também. Levavam porrada e, já aborrecidos, lá se juntavam (Megazord) e destruíam o mau. E havia também uma versão japonesa dos Power Rangers. Comparando os desenhos animados do meu tempo aos de agora, tenho pena dos putos de hoje. Havia tanto desenho animado espectacular no meu tempo.
Quedei vezes e vezes sem conta. A pior aconteceu quando armei-me em herói numa bicicleta sem travões de um amigo meu. Quando reparei que a bicicleta não travava, já vinha na descida, a alta velocidade, acabando por cair num buraco enorme (a escola perto da Esquadra da PSP em Mem Martins, naquele momento ainda em construção). E, como era impossível ver o local onde eu estava por causa do declive, fiquei, a chorar e ensanguentado, naquele buraco durante bem mais de uma hora, e por ali ficaria muito mais tempo se o meu amigo não tem vindo à procura da bicicleta.
Quando puto, os seguinte filmes e personagens e outras coisas parecidas traumatizaram-me durante uns dias: o filme “It”; uns quantos episódios do X-Files, principalmente um em que o Mulder e a Scully investigam um petroleiro assombrado por um espírito; a operação do Kane no Robocop 2; a morte do Murphy no Robocop 1; o holocausto canibal; o filme em que o Nicholas Cage persegue uma rede de filmes snuff (primeiro contacto com essa palavra); e mais umas quantas merdas que me ficaram a passear na cabeça durante uns quantos tempos.
Recordo com emocionante saudade a avó, a D.Aurora, de um amigo meu. Ela, que vivia no rés-do-chão do prédio ao lado do meu, costumava abrir a porta da sua casa - a porta ficava aberta como se nada fosse - ao nosso grupo para irmos lá beber água e comer pão com Becel. Às vezes, quando as crianças dos vários prédios da rua se juntavam, iam à casa dela mais de 10 crianças de uma só vez. E havia pão e Becel para todos! Sempre!
Filmes que vi mais de dez vezes: Robocop 2 (provavelmente o filme que mais vezes vi); Assalto ao Aeroporto; Batman 1 e 2; Guyver; todos os filmes das Ninja Turtles excepto o último (vi só umas 6 vezes).
Coisas que fizeram parte da infância dos da minha geração:
Palavra de honra que estou quase a chorar de alegria! Que espectacular viagem a um passado que para sempre recordarei com profunda alegria. :victory: :victory: :mrgreen: :mrgreen: Mais de duas horas muito bem passadas!
Bem, são tantas que há-de ser difícil enumera-las… Uma coisa é certa, foi das alturas mais puras, ingénuas e cheias de alegria da minha vida! Não que seja uma pessoa de andar cabisbaixo, nem que tenha sido um pãozinho sem sal durante a minha infância, mas as coisas eram feitas sem maldade e apenas por brincadeira, por diversão, sem segunda intenções.
Cresci numa zona rural, conhecida pela produção vinícola. E desde muito cedo que me recordo de ajudar (se é que se pode dizer que realmente tenha ajudado) nas vindimas, horas passadas no interior do lagar a pisar uva e depois beber o mosto e ficar meio tonto ( :inde: :lol: ).
De andar pelas serras aos caracóis, de ir beber agua a uma nascente, ir tomar banho aos rios e cascatas no verão! Andar com os amigos em terrenos alheios, por meio de mato e vinhas, a correr que nem doidos! Depois parar junta a uma arvore e ir à chichada! Coisas de miúdos… :inde: :inde:
Nas noites de verão, ficar na rua até às tantas à procura de pirilampos! Jogar às escondidas! À sirumba! À apanhada! Jogar à bolda!Muito brinquei eu nas ruas! Na altura, o movimento era mínimo, as noites quentes e calmas.
Depois, com a entrada no 2o ciclo do ensino básico, começaram outro tipo de brincadeiras. Horas a jogar futebol nos intervalos em que fingíamos que não ouvíamos o toque para a entrada, e rezávamos para que o professor faltasse.
Os meus primeiros jogos como federado. Em que fazíamos sempre festa na carrinha para casa, quer ganhássemos, quer perdêssemos! Passar tardes a jogar no ringue, baliza à baliza, ou 2 contra 2 balizas pequenas!
Os torneios de futsal do 25 de Abril! Ai já havia a vontade de ganhar e de mostrar qual a melhor equipa! Era incrível a rivalidade entre zonas da freguesia, mesmo em miúdos com 10/12 anos! :o :lol:
Mais tarde, os jogos à chuva! Que espetáculo! Campo pesado, chuva a cair! Um jogo mais físico! Sabia que era o dia de brilhar (sim, sim :lol: :inde: ) no meio campo!
A subida de divisão! A festa! O orgulho! A geração de estrelas diziam eles! :inde: :lol: :rotfl: :lol:
Ao mesmo tempo, na escola, as boas notas que conseguia tirar sem olhar para um livro! Bom aluno, bem inserido socialmente (o futebol ajudava), com amigos por todo o lado. Estava na minha praia! As manhas nas aulas e as tarde a jogar futebol ou a fazer down Hill pelas serras da freguesia!
A primeira paixão! A primeira namorada…as noites no largo da igreja! Belos tempos! Sem preocupações, sem stress! Nada mais interessava senão aquele momento!
As paixões dos amigos! As amigas delas que eram as nossas paixões! As primeiras noites fora de casa! As primeiras saídas à noite! As festas em casa de amigos quando os pais estavam fora! As experiencia da idade… 8)
Ir trabalhar para as vendimas nas ferias de verão e ganhar 5 contos por dia para poder comprar as minhas coisas sem pedir dinheiros aos meus pais!
As ferias de família! As voltas ao norte! As cascatas em Portela do Homem! As ferias de praia! Era uma semana no norte e uma semana no Algarve! As competições de natação com a minha irmã mais velha, em praias e rios…e os meus pais na margem com as mãos na cabeça!
Tanta coisa! Que tempos!
Honestamente, não me recordo de televisão (uma ou outra coisa, mas nada de mais) e ainda menos de jogos (talvez o Fifa 95, mais tarde o Need for Speed e o Swat). Mas sim das noites de verão! As tardes a andar de bicicleta pelo meio das serras e do futebol!
Honestamente, prefiro assim. Vejo pelo meu afilhado, que com 8 anos só quer saber da PSP e PS3… :inde:
E ao fim de tantos anos ainda sei a letra destas duas músicas do inicio ao fim ! Comecei a ver os vídeos e a cantar automaticamente :lol:
Saudades deste tempo.